Técnica fazendo a manutenção proativa

Manutenção proativa: o que é e como aplicar em 11 passos?

Problemas em máquinas e equipamentos só podem ser resolvidos quando a causa raiz é identificada e corrigida. Através de técnicas de manutenção proativa, esse processo fica mais fácil, porque os equipamentos são acompanhados e analisados em tempo real. 

Entenda como a manutenção proativa pode ser implementada na sua empresa, passo a passo, e quais tecnologias utilizar para tornar a manutenção dos ativos muito mais eficiente. 

Automatize processos e elimine o papel: Software de Manutenção Produttivo para controle completo dos serviços

O que é manutenção proativa?

A manutenção proativa reúne uma série de técnicas e estratégias para prevenir a antecipar não conformidades em máquinas e equipamentos, antes que elas levem os ativos à falha. Por isso, pretende identificar sinais de desgastes e mau funcionamento. 

A diferença desse tipo de manutenção, é que ela se preocupa em encontrar e resolver o problema em sua raiz, evitando que comprometa outros componentes e sistemas do equipamento no longo prazo. 

Fazem parte da manutenção proativa processos como: monitoramento de funcionamento dos ativos, análise de dados e indicadores, análises de falhas e realização de inspeções periódicas

Todos esses procedimentos em conjunto, ajudam na definição de padrões e tendências, e na criação de histórico, importante para a identificação de irregularidades com mais agilidade e precisão. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Manutenção proativa exemplos

Para entender a manutenção proativa vamos usar um exemplo: em uma indústria um determinado equipamento vem apresentando falhas recorrentes. Mesmo depois de passar por manutenções corretivas e preventivas, o equipamento continua a apresentar as mesmas falhas. 

Como o equipamento é considerado crítico para a indústria e sua paralisação impacta o processo produtivo, os gestores decidem aplicar técnicas de manutenção proativa, começando pela instalação de sensores que captam dados como temperatura e vibração do ativo. 

Em conjunto, um plano de manutenção automático e digital é utilizado para garantir que as manutenções preventivas estão acontecendo dentro dos prazos estipulados. Checklists de inspeção digitais também são aplicados para ter maior controle sobre o histórico de funcionamento e soluções aplicadas. 

A partir do emprego dessas técnicas, os manutentores identificam que existe um problema no óleo lubrificante usado no maquinário, que não é o mais indicado para esse tipo de equipamento por sua baixa qualidade. Ao fazer a troca do óleo, os profissionais estão agindo proativamente para que as irregularidades no maquinário não voltem a se repetir. 

Esse problema ilustra como a manutenção proativa está preocupada em identificar a causa raiz das irregularidades e em estabelecer ações práticas que previnam o aparecimento de falhas no equipamento. 

Controle a realização das manutenções e cumpra todos os prazos: Experimente o plano de manutenção automático do Produttivo

Como funciona a manutenção proativa? 

A manutenção proativa evita falhas inesperadas de equipamentos críticos, reduz o tempo de inatividade e os custos de manutenção, principalmente os relacionados à manutenção corretiva. 

Isso acontece, porque as técnicas empregadas por ela ajudam a identificar e solucionar falhas antes que elas levem a paralisação dos serviços, impedindo que as não conformidades se agravem ao longo do tempo. 

Para que seja implementada em sua máxima eficácia, segue alguns procedimentos: 

  • Treinamento e capacitação do time, para que estejam aptos a operar novas tecnologias e realizar análises; 
  • Criação de planos de manutenção, considerando cada tipo de manutenção com base em conhecimentos e históricos de funcionamento dos equipamentos; 
  • Adoção de investimentos em novas tecnologias de gestão de serviços e monitoramento de desempenho dos ativos;
  • Realização de análises de falhas;
  • Realização de inspeções periódicas. 

Através da implementação da manutenção proativa será possível obter dados como: 

  • Temperatura de rolamentos, grandes motores e equipamentos rotativos;
  • Pontos quentes existentes em equipamentos eletrônicos;
  • Existência de vazamentos;
  • Isolamentos defeituosos;
  • Terminações defeituosas;
  • Disjuntores sobrecarregados. 

Identifique e registre não conformidades com mais rapidez e segurança: Conheça o checklist digital de manutenção preventiva do Produttivo

Qual é a diferença entre manutenção reativa e proativa? 

A manutenção reativa, também chamada de manutenção corretiva, só realiza intervenções depois que o ativo é levado à falha, ou seja, a manutenção só acontece depois que os equipamentos apresentam algum problema que demande algum tipo de ajuste ou conserto. 

Já a manutenção proativa utiliza uma série de técnicas que monitoram constantemente os maquinários para que as ações sejam realizadas preventivamente, de modo a identificar problemas em estágios iniciais, corrigindo-os quando ainda são simples, para que não levem o equipamento a uma parada não programada.  

Além de agirem de formas diferentes e terem objetivos distintos, outra diferença é o investimento necessário para o emprego de cada técnica. As manutenções corretivas, por exemplo, tendem a ser mais caras no longo prazo, porque precisam ser realizadas com urgência, sem considerar custo-benefício.  

Quais são os benefícios da manutenção proativa? 

A adoção de técnicas de manutenção proativa impacta diferentes etapas do processo produtivo, desde a produtividade da equipe técnica até a performance dos ativos. Confira: 

Aumento de vida útil e confiabilidade dos equipamentos 

Por ser realizada de forma contínua, a manutenção proativa antecipa falhas, resolvendo-as quando ainda são simples. Isso evita o acontecimento de paradas não planejadas, que prejudicam todo o processo produtivo, e altos investimentos em corretivas emergenciais para fazer o equipamento voltar a funcionar o quanto antes. 

Outro benefício é que com inspeções regulares é possível ter históricos sobre os ativos e entender padrões de funcionamento de forma a aplicar as ações corretas no tempo certo, aumentando assim a performance, vida útil, confiabilidade e disponibilidade dos ativos. 

A falha de um equipamento passa a não ser mais uma surpresa e ações são implementadas para que a paralisação das atividades não aconteça. 

Redução de custos de manutenção

Os ajustes e consertos realizados em manutenções proativas são mais simples, porque os reparos são menores e acontecem de forma constante. Essa periodicidade de reparos ajuda a frear o desgaste de peças e evitar que tenham que ser trocadas por inteiro, o que faz com que o investimento seja menor.

Por outro lado, se esses pequenos ajustes não são feitos ao longo do tempo, uma peça ou componentes inteiros devem ser trocados para garantir que o ativo volte a funcionar. Como essas paradas acontecem de forma inesperada, as peças precisam ser substituídas o quanto antes, sem levar em conta o custo-benefício. Tudo isso colabora para que os custos de manutenção se elevem.  

Mais segurança no ambiente de trabalho 

Se os equipamentos são inspecionados regularmente, isso significa que a conformidade com as principais normas de segurança são acompanhadas e que ajustes são realizados quando necessários. 

Esse tipo de monitoramento proporcionado pela manutenção proativa garante um ambiente de trabalho mais seguro, reduzindo os riscos com máquinas e equipamentos, e consequentemente, os acidentes de trabalho e desenvolvimento de doenças ocupacionais. 

Conformidade com normas e legislações 

Fazem parte das verificações realizadas durante as inspeções de rotina, o cumprimento e a conformidade com normas regulamentadoras e técnicas sobre os equipamentos e sistemas avaliados. 

Isso faz com que a empresa identifique rapidamente quando algo foge do padrão e crie planos de ação para resolver as irregularidades detectadas. Esse processo contribui para que as empresas estejam adequadas à lei, evitando qualquer problema judicial. 

Aumento da produtividade 

Quando a equipe técnica sabe que os equipamentos estão em boas condições, a produtividade aumenta, porque os colaboradores se sentem mais seguros. 

Além disso, a própria produtividade e performance do equipamento melhoram, porque ele sempre está passando por ajustes e inspeções que garantam as condições ideais para o seu funcionamento. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Como implementar a manutenção proativa?

Implementar a manutenção proativa com eficácia, inclui a adoção de diferentes processos que facilitam a execução e a análise das ações realizadas. Saiba mais sobre cada etapa: 

1. Crie metas e objetivos para a implementação da manutenção proativa 

Comece a implementação da manutenção proativa com um planejamento claro, que defina as principais metas e objetivos a serem alcançados. 

Ao escolher metas, ficará muito mais fácil identificar se as ações desenvolvidas estão gerando o resultado esperado, se existem gargalos ou melhorias que precisam ser aplicadas, além de fazer com que a equipe saiba exatamente em qual direção seguir. 

As metas precisam atender aos critérios SMART, ou seja, precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos. 

Um exemplo pode ser a redução em 10% do tempo médio entre falhas (MTBF) nos próximos seis meses. 

Em alguns casos, como esse do exemplo, será necessário reunir dados e recorrer à históricos para realizar as comparações e entender a evolução obtida com as ações implementadas.

2. Monte uma equipe multidisciplinar

O próximo passo é reunir uma equipe multidisciplinar para tocar o projeto. Reunir pessoas de diferentes áreas e com conhecimentos variados será benéfico para a aplicação da manutenção proativa, porque vai garantir a qualidade das ações e análises mais completas. 

Devem fazer parte da equipe de manutenção proativa profissionais que se dediquem a garantir o cumprimento das metas estipuladas, aplicando melhoria contínua nos processos e cuidando da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. 

3. Garanta treinamento e capacitação aos colaboradores  

Os profissionais também precisam estar bem qualificados e treinados, só assim poderão assumir algumas responsabilidades como a análise de dados sobre as manutenções realizadas e a operação de tecnologias de monitoramento. 

Sabendo como implementar e analisar as técnicas de manutenção proativa, será possível agir com mais rapidez e assertividade. 

4. Estabeleça um plano de manutenção e garanta o seu cumprimento 

A manutenção proativa faz uso de diferentes estratégias de manutenção ao longo da vida útil do ativo e cada uma deve ser empregada no momento certo para obter os melhores resultados. 

Comece criando um inventário de máquinas e equipamentos que reúna todas as informações necessárias para identificação e conhecimento dos equipamentos da empresa. Veja um exemplo que pode ser baixado de graça: 

Exemplo da planilha de inventário para controle de ferramentas, máquinas e equipamentos

Baixe grátis: Planilha em Excel de inventário de máquina e equipamento

Para saber quais tipos de manutenção aplicar nos equipamentos e quando, é necessário realizar uma análise mais aprofundada que leve em consideração questões como: 

  • Idade do equipamento;
  • Tempo de uso;
  • Recomendação de fabricantes;
  • Históricos de funcionamento;
  • Expertise da equipe técnica responsável pelo ativo;
  • Manuais de manutenção e operação;
  • Nível de risco dos equipamentos;
  • Nível de criticidade dos ativos;
  • Custo dos equipamentos. 

Depois de avaliar cada critério é hora de criar um plano de manutenção, que considere todos os tipos de intervenção. O plano de manutenção deve formalizar o tipo de inspeção a ser realizada, quais verificações serão feitas, a periodicidade em que devem acontecer e para qual data estão agendadas. Veja um exemplo que também pode ser baixado de graça: 

Modelo de plano de manutenção preventiva excel para baixar

Baixe grátis: Plano de manutenção em Excel

No plano de manutenção deve constar todo o planejamento das intervenções a serem realizadas. Para a eficácia da manutenção proativa é importante que todas as medidas sejam cumpridas nos prazos adequados. 

5. Implemente estratégias de PCM 

Para o sucesso da implementação da manutenção proativa é preciso colocar em prática algumas técnicas de PCM (Planejamento e Controle da Manutenção), como: 

  • Definir metas e indicadores de desempenho para controle das atividades de manutenção;
  • Determinar critérios para a priorização dos serviços de manutenção;  
  • Criar um plano de manutenção preventiva para os ativos e garantir seu completo cumprimento;
  • Programar as atividades de manutenção e definir a equipe responsável; 
  • Criar padrões e procedimentos de trabalho;
  • Detalhar planos de ação para resolução de não conformidades;
  • Avaliar e incorporar novas tecnologias para otimização do trabalho;
  • Promover a capacitação dos profissionais;
  • Controlar a documentação técnica da manutenção;
  • Coordenar um programa de análises de falhas;
  • Gerenciar os custos de manutenção;
  • Acompanhar a qualidade dos serviços;
  • Monitorar e indicadores de manutenção e desempenho. 

Ao serem realizadas, essas atividades vão garantir o controle do desempenho dos ativos e da eficácia das ações de manutenção executadas pela equipe técnica. É isso que vai permitir análises e identificação de pontos de melhoria, que potencializem os resultados da manutenção proativa. 

6. Registre todas as manutenções realizadas

Todas as manutenções precisam ser documentadas, só assim os equipamentos terão um histórico sobre seu funcionamento, e comparações de parâmetros e padrões poderão ser feitas. 

Esse registro pode acontecer de diferentes formas: por meio de ordens de serviço, checklists, relatórios fotográficos, laudos e demais formulários que ofereçam um retrato fidedigno de tudo que foi realizado. 

Quanto mais informações forem registradas sobre a manutenção, mais dados poderão ser analisados e mais insights podem ser obtidos para a otimização da manutenção proativa. 

Por isso, inclua questões de checklist sobre o que foi verificado durante a manutenção, campos para inclusão de diagnósticos, fotos para coleta de evidências sobre irregularidades encontradas, informações de identificação sobre o equipamento, quando a inspeção foi realizada e quanto tempo levou. 

Veja um exemplo de checklist de manutenção preventiva criado e preenchido no sistema do Produttivo: 

Abandone o papel e registre as manutenções no aplicativo: Conheça o modelo de checklist de manutenção preventiva digital do Produttivo

O diferencial dos modelos de relatórios digitais emitidos no sistema do Produttivo, é que o preenchimento acontece em aplicativo, sem precisar de acesso à internet para isso. As fotos são anexadas diretamente ao relatório final com marcação de data e hora, as questões de checklist tem um sistema de pontuação e geram alertas e o cálculo de valores de peças e materiais é feito automaticamente. 

7. Invista em monitoramento em tempo real 

Os sistemas de monitoramento em tempo real coletam dados sobre o funcionamento dos equipamentos através de sensores e geram alertas quando eles fogem dos padrões. 

Utilizar esse tipo de tecnologia vai facilitar a antecipação de problemas, porque sempre que uma anormalidade é identificada, a equipe técnica é avisada e pode implementar ações para correção. 

É possível monitorar dados como: temperatura, tensão, vibração, pressão e realizar análises de óleo e testes elétricos. 

8. Monitore pontos críticos e não conformidades 

O monitoramento de pontos críticos e de não conformidades, é fundamental para a identificação de desvios que possam determinar a necessidade de uma intervenção. 

Podem ser considerados pontos críticos qualquer parte dos equipamentos e sistemas que apresentem altos níveis de desgaste ou qualquer outra irregularidade que prejudique o funcionamento dos ativos. 

Para realizar esse monitoramento, diferentes estratégias podem ser utilizadas, inclusive combinadas umas às outras, como: inspeções visuais, medições, testes, uso de sensores e demais sistemas de monitoramento de funcionamento ou técnicas de manutenção preditiva. 

9. Faça análises de falhas 

A realização do FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) na manutenção proativa ajuda a identificar falhas, suas origens e consequências. 

Através desse tipo de análise, a causa raiz do problema é identificada e corrigida, de modo que a irregularidade não volte a se repetir. 

É possível utilizar a metodologia FMEA para descobrir não conformidades em diferentes áreas: produtos, processos, serviços, sistemas, softwares e principalmente na manutenção. 

Veja como calcular o FMEA passo a passo em nosso artigo: FMEA: o que é e como calcular

10. Analise dados e indicadores 

Na manutenção proativa, a análise de dados é o que vai ditar os próximos passos e ações a serem desenvolvidas. Isso acontece porque ao construir um banco de dados sólido, com informações sobre cada equipamento, fica muito mais fácil identificar padrões e estabelecer correlações entre eventos, frequências e tipos de intervenções realizadas. 

Através da análise de dados, previsões sobre quando uma falha vai acontecer podem ser feitas, assim como o planejamento das manutenções preventivas pode ser otimizado para acontecer nos intervalos mais adequados.

Os indicadores, por sua vez, vão ajudar a equipe a entender sobre o seu desempenho e sobre o quão perto estão de atingir os objetivos criados na fase de planejamento. 

Tendo no que se basear, as decisões conseguem ser muito mais assertivas e estratégicas, conduzindo o negócio aos resultados que são almejados. 

11. Utilize softwares de manutenção 

Os softwares de manutenção podem ser bons aliados da estratégia de manutenção proativa, porque permitem a digitalização e automatização de tarefas manuais e a criação de um histórico em nuvem, que atualiza dashboards de dados em tempo real. 

Utilizando softwares de manutenção será possível: 

  • Agendar planos de manutenção de forma automática;
  • Notificar automaticamente os serviços atribuídos à equipe técnica, com instruções do que deve ser feito; 
  • Notificar clientes sobre o andamento dos serviços e de suas solicitações;
  • Receber, gerenciar e executar chamados utilizando um canal oficial e integrado à toda operação;
  • Produzir ordens de serviço, checklists, laudos e relatórios totalmente digitais, preenchidos por aplicativos;
  • Ter informações preenchidas nos relatórios salvas em nuvens e que atualizam painéis de indicadores em tempo real;
  • Consultar históricos de informações em instantes, escaneando QR Code de identificação dos equipamentos no celular ou usando filtros no painel de acesso. 

Um exemplo de software de manutenção é o Produttivo, um sistema pensado para garantir mais organização e controle sobre as manutenções, centralizando tudo em uma mesma ferramenta. 

Através de sistemas como o Produttivo, é possível garantir o cumprimento dos planos de manutenções, evitar esquecimentos e melhorar o registro e armazenamento das informações, essenciais para tomadas de decisões.

Você pode fazer seu cadastro e experimentar de forma gratuita todas as funcionalidades do Produttivo ou agendar uma apresentação com um dos nossos consultores para entender melhor sobre o uso do sistema aplicado à sua operação! 

Software de manutenção para controle automático de serviços

Como o software de manutenção do Produttivo ajuda a automatizar as operações?

O sistema do Produttivo é dividido entre o painel web, acessado pelo computador com funcionalidades mais focadas no gerenciamento e organização dos serviços; e o aplicativo, acessado pela equipe técnica, para agilizar a emissão de relatórios e o registro dos serviços realizados.

Entenda mais sobre as funcionalidades do sistema e como elas ajudam na otimização da manutenção proativa: 

1. Cadastro de clientes, equipamentos, peças, materiais e serviços 

O cadastro de dados sobre a empresa, os clientes e os equipamentos auxilia na organização dos serviços, criação de histórico e permite que algumas atividades sejam automatizadas. 

cadastro de ativos inventário de máquinas do Produttivo

No preenchimento dos relatórios, por exemplo, a equipe técnica não precisa preencher as informações a cada novo serviço, porque o próprio sistema faz isso de forma automática, poupando tempo. 

Já o cadastro de dados sobre peças, materiais e serviços automatizam o cálculo de valores envolvidos em cada manutenção e agilizam a criação de orçamentos. No aplicativo, a equipe técnica só precisa selecionar o serviço realizado ou as peças utilizadas e o próprio sistema faz o cálculo automaticamente. 

2. Criação de planos de manutenção automáticos com notificação para a equipe técnica 

Os planos de manutenção também são criados de forma automática pelo sistema, com base na recorrência das atividades. Basta selecionar informações como: 

  • Para qual cliente se destina o plano de manutenção criado;
  • Qual formulário a equipe técnica deve responder durante a manutenção;
  • A frequência de realização das inspeções (diária, semanal, mensal, quinzenal, entre outros);
  • Quando a atividade deve ser criada no painel para visualização da equipe e dos gestores;
  • Data de quando as atividades vão começar e quando vão finalizar de acordo com o contrato;
  • Horário estimado de tempo de execução para os serviços e horário em que devem acontecer.
Como funciona a criação de plano de manutenção proativa no Produttivo

Assim que a atividade é criada, a equipe técnica é notificada no celular com instruções sobre o serviço e dados de contato do cliente, o que ajuda no planejamento. 

3. Visão completa do andamento dos serviços 

Os gestores conseguem visualizar todo o andamento dos serviços, identificando aqueles que estão programados para acontecer no dia, os que estão atrasados e os que já foram concluídos.

exemplo de como funciona o agendamento de serviços do Produttivo

4. Relatórios digitais para preencher no aplicativo 

Os relatórios de manutenção digitais facilitam o trabalho da equipe técnica em campo, que só precisa do celular para registrar a execução dos serviços e dar o diagnóstico aos equipamentos. O sistema funciona mesmo sem acesso à internet e assim que o celular é conectado a uma rede sincroniza todas as informações e as salva em nuvem. 

Além de acabar com dificuldades ocasionadas pelo uso do papel como rasuras, esquecimentos e retrabalho, os relatórios digitais possuem recursos que agilizam o preenchimento do relatório: 

  • Preenchimento automático de dados de identificação da empresa, dos clientes e dos equipamentos;
  • Cálculo automático do tempo de execução dos serviços;
  • Localização GPS preenchida automaticamente;
  • Preenchimento por comando de voz em campos textuais;
  • Anexação de fotos com marcação de data, horário e local de quando e onde foram tiradas;
  • Cálculo automático de valores de serviços, peças e materiais;
  • Questões de checklist com pontuação e emissão de alertas aos gestores; 
  • Mais de 13 opções de campo de resposta: número, seleção múltipla ou única, textos curtos e longos, entre outros;
  • Coleta de assinaturas digitais.

Veja um exemplo de checklist de manutenção preenchido e exportado no sistema do Produttivo em PDF: 

5. Página de abertura de chamado para gerenciamento das solicitações

Os gestores e a equipe técnica são notificados sobre todos os chamados abertos, que são realizados através de uma página bem profissional, personalizada para a empresa: 

Eles podem ser abertos via link exclusivo ou através do escaneamento do QR Code dos equipamentos e contém campos para descrição da solicitação, inclusão de dados de identificação do solicitante e fotos. 

6. Comunicação automática e em tempo real com os clientes 

Os clientes são avisados em tempo real e de forma automática sobre o andamento dos serviços via WhatsApp. É possível acompanhar desde o planejamento do serviço até seu início e finalização. 

Veja um exemplo da notificação que os clientes recebem: 

7. Acompanhamento facilitado de dados e indicadores 

Os dados e indicadores são atualizados em tempo real com base no preenchimento dos relatórios e trazem informações importantes como: não conformidades mais comuns, tempo de atendimento, volume de trabalho e nível de satisfação dos clientes

Exemplo de indicadores operacionais

Os gráficos são bem visuais, fáceis de entender e ajudam a identificar se o volume de não conformidades diminuiu e se as estratégias de manutenção proativa estão sendo bem empregadas. Assim, as decisões conseguem ser mais embasadas e assertivas. 

Software de manutenção para controle automático de serviços

Realize manutenção proativa com mais agilidade, qualidade e eficiência com a ajuda do Produttivo. Faça seu cadastro no sistema e comece a criar planos de manutenção automáticos, emitir relatórios digitais e acompanhar o resultado de todas intervenções de forma simples e ágil. 

Fale com um de nossos consultores e entenda como o Produttivo pode digitalizar, automatizar e transformar a sua operação! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima