relatorio de visita tecnica

O que é Relatório Fotográfico e por que é importante?

A rotina de prestadores de serviço exige a entrega de diversos relatórios para demonstrar o trabalho realizado, seja para clientes finais ou para controle. Dentre os mais comuns, está o relatório fotográfico, documento que gera um bom acompanhamento e credibilidade ao que foi feito.

Continue lendo para entender o que é, como é feito e quais as vantagens que esse tipo de controle dá à sua operação de campo.

modelo relatorio fotografico

O que é um Relatório Fotográfico

O relatório fotográfico é um documento que empresas prestadoras de serviço utilizam para o acompanhamento da execução de um trabalho. Ele é gerado a partir de fotos e anotações realizadas em vistorias ou no momento em que o serviço é realizado.

Bastante comum em serviços de manutenção, um bom exemplo é a utilização do mesmo para verificação de um equipamento. O técnico tira fotos do equipamento antes e depois do objeto e coloca as considerações a respeito dos problemas e soluções aplicadas. Outro exemplo de utilização desse relatório é o acompanhamento de obras de construção civil. O auditor da obra realiza vistorias periodicamente tirando fotos e descrevendo o andamento de cada etapa.

Qual é o objetivo do relatório fotográfico?

O relatório fotográfico serve justamente para demonstração do serviço por meio de fotos. Ele pode ser aplicado em diversas áreas e alguns exemplos práticos de uso, são:

  • Acompanhamento da execução de serviços
  • Acompanhamento do andamento das etapas de uma obra
  • Comparação do equipamento antes e depois da manutenção
  • Auditoria de serviços realizados por fornecedores terceirizados
  • Histórico das manutenções realizadas em um equipamento

Qual a vantagem do Relatório Fotográfico?

A principal vantagem de se aplicar o relatório fotográfico é a credibilidade a ser relacionada ao trabalho realizado, já que que ele pode ser utilizado como evidência e histórico dos serviços. Além disso, é uma ferramenta prática para alinhar o andamento de um projeto e serviços com gestores, supervisores ou até mesmo com o cliente.

Como fazer um Relatório Fotográfico

O Relatório Fotográfico pode ser elaborado por um auditor ou pelo próprio técnico que realiza o serviço. Para isso, é necessário que ele leve para campo um formulário de anotações, uma câmera fotográfica ou um celular.

Após tirar as fotos e realizar as anotações em campo, o responsável deve criar um documento com as fotos dos procedimentos anexadas. Junto de cada imagem, devem estar as legendas, que são, basicamente, legendas para as fotos que descrevam o porquê da imagem naquele contexto.

Também é importante que o documento contenha a identificação do cliente, o objetivo do relatório e a data que foi realizado. Opcionalmente, é possível adicionar uma observação geral e uma identificação do serviço, equipamento ou obra.

As maneiras mais comuns de fazer esse tipo de relatório são pelo computador, no Word ou uma planilha Excel, depois de finalizada a atividade. No entanto, já existe como realizar relatório fotográfico de um jeito mais rápido e prático, por meio de aplicativos de celular. Assim, é possível evitar o retrabalho no escritório, já que o relatório é gerado de forma automática a partir das informações coletadas em campo pelo celular ou tablet. Além disso, esses softwares também agregam informações adicionais no relatório, como localização GPS e assinatura digital.

modelo relatorio fotografico

Aplicativo para fazer relatório fotográfico

Com a tecnologia, o trabalho de comprovar serviços se torna muito mais ágil. No aplicativo do Produttivo, o técnico preenche as questões de checklists e pode inserir imagens, criando um relatório fotográfico de forma ágil e segura.

As fotos vêm com marcação de data e localização GPS, tornando a informação mais segura. Além disso, o preenchimento pelo aplicativo permite a emissão de relatórios em poucos cliques, que pode ser exportado em PDF e enviado para o gestor ou cliente.

Comece a usar o aplicativo e sistema do Produttivo clicando no link abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima