o que é confiabilidade

O que é confiabilidade e como calcular

Você sabe o que é confiabilidade? Esse conceito, muito utilizado na manutenção, ajuda a determinar o período de funcionamento de um ativo e pode ser usado na tomada de decisões e planejamento.

No artigo a seguir, vamos te mostrar a importância desse indicador e como calcular a confiabilidade de máquinas e equipamentos.

Experimente grátis: Software de manutenção com indicadores para uma gestão baseada em dados

O que é confiabilidade?

Confiabilidade é um termo muito utilizado para designar quão confiável é uma pessoa, um item ou até um sistema.

Ele pode ser usado em diversos segmentos para determinar se aquele objeto ou indivíduo será capaz de cumprir com as funções exigidas dentro do prazo esperado.

Por isso, a confiabilidade é usada na gestão de pessoas, em análise de dados e até serviços, como a manutenção de equipamentos.

O que é confiabilidade na empresa?

Em empresas, a confiabilidade de um colaborador está relacionada à sua capacidade de desempenhar suas funções e executar as tarefas que são de sua responsabilidade.

Quando avaliamos a confiabilidade dos funcionários, estamos analisando se podemos confiar neles para delegar demandas, compartilhar informações e encarregá-los de projetos e objetivos.

O que é confiabilidade de dados?

Já na gestão de dados, a confiabilidade avalia se as informações são confiáveis. Nesse caso, ela é utilizada para definir se os dados utilizados para embasar decisões são concretos e correspondem à realidade.

O que é confiabilidade de serviço?

A confiabilidade em serviços se refere à habilidade de prover um serviço conforme o combinado, evitando falhas no processo.

Prestadores de serviço podem aumentar sua confiabilidade ao se comprometer somente com aquilo que seguramente serão capazes de entregar, mantendo um padrão de qualidade e fornecendo o serviço da maneira mais tranquila possível.

O que é confiabilidade na manutenção?

Na manutenção, o que é confiabilidade é determinado pela NBR-5462 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo um indicador de manutenção.

A confiabilidade pode ser definida como a capacidade do equipamento de desempenhar uma função sob determinadas condições e dentro de um intervalo de tempo.

Na prática, significa a probabilidade do ativo desempenhar bem suas funções. Para isso, é preciso considerar também o tempo esperado de funcionamento e as exigências do projeto.

Por isso, a confiabilidade na manutenção pode ser calculada para determinar se é possível confiar naquele equipamento para que ele execute corretamente suas tarefas. Além disso, ela ajuda a prever falhas e auxilia no planejamento da manutenção.

Vamos ver um exemplo: imagine que você precise que um gerador funcione sem parar e sem perder qualidade por 1000 horas. A confiabilidade permite calcular qual é a probabilidade de que isso aconteça (ou seja, o funcionamento correto do gerador pelo tempo necessário).

Quanto maior a confiabilidade da máquina, melhor.

Quais são os objetivos da confiabilidade na manutenção?

Como falamos logo acima, a confiabilidade é um excelente indicador que ajuda a determinar se um equipamento é confiável e pode ser usada como referência na elaboração do plano de manutenção. Outros objetivos da confiabilidade na manutenção são: 

Reduzir ou eliminar a ocorrência de erros

Se a confiabilidade de um equipamento está baixa, esse ativo tem grandes chances de apresentar falhas de funcionamento. Assim, a probabilidade indica que pode ser necessário realizar a manutenção corretiva ou até fazer a substituição total do equipamento, aumentando a confiabilidade e reduzindo a ocorrência de erros.

Diminuir a gravidade da falha

Ainda que seja possível impedir totalmente a ocorrência de falhas, podemos reduzir sua frequência e diminuir sua gravidade.

O cálculo da confiabilidade pode ser aplicado juntamente com a análise de criticidade para definir prioridades e identificar urgências. Quando um equipamento de alta criticidade apresenta baixa confiabilidade, é preciso priorizar seus reparos.

Leia também: Matriz GUT: exemplos, modelo e como fazer

Aumentar a detecção de falhas em estágio inicial

Ao entender a confiabilidade de todos os equipamentos utilizados pela empresa, é possível acompanhar os índices de cada um e assim detectar não conformidades o quanto antes, abrindo espaço para corrigir a falha antes que ela se espalhe.

Kit Plano de manutenção para baixar com planilha pronta em excel e guia de boas práticas

Como calcular a confiabilidade?

Agora que o conceito de o que é confiabilidade já está mais claro, chegou a hora de entender como calcular essa porcentagem; afinal, seu plano de ação deve ser baseado em dados concretos.

Para calcular a confiabilidade, precisaremos de algumas informações:

MTBF

O primeiro dado que precisamos ter é o cálculo do tempo médio entre falhas (MTBF).

Esse indicador diminui o tempo gasto com manutenção do tempo de atividade total do ativo. Em seguida, esse número é dividido pelo número de paradas. A fórmula é a seguinte:

Fórmula para calcular MTBF. É calculada da seguinte forma: MTBF = (TD-TM)/P
MTBF = (TD-TM)/P

Imagine que um elevador precisa operar durante 24 horas. Durante esse período, ocorreram três interrupções: de uma hora, de duas horas e 30 minutos (0,5 horas, já que trinta minutos é metade de uma hora), totalizando 3,5 horas. Portanto:

MTBF = [24 – 3,5] / 3 = 6,8333 horas ou 410 minutos

Quanto maior o MTBF, mais saudável está o equipamento, pois significa que opera por longos períodos sem apresentar falhas.

Taxa de falhas

Outra informação que precisamos ter é a taxa de falhas, que é o inverso do MTBF. Para calcular esse número, vamos usar a letra grega lambda (λ) como referência.

A fórmula é a seguinte:

Fórmula para calcular a taxa de falhas. É calculada da seguinte forma: λ = 1/MTBF
λ = 1/MTBF

Vamos voltar ao exemplo do elevador: para descobrir sua taxa de falha, só precisamos dividir 1 pelo cálculo do MTBF que fizemos anteriormente:

λ = 1 / 6,8333 = 0,1463

Fórmula da confiabilidade

Por último, além dos dados que você já calculou, precisaremos também da constante de Néper (e), cujo valor é 2,7182, e do período de tempo (t) em que espera que o ativo cumpra suas funções. É você quem define essa informação. 

Agora sim, temos tudo que precisamos para calcular a confiabilidade (R) do equipamento:

Fórmula para calcular a confiabilidade. É calculada da seguinte forma: R (t) = e^⁻λ.t
R (t) = e^λ.t

Usaremos como exemplo o intervalo (t) de 10 dias. Conforme nosso cálculo anterior, sabemos que a taxa de falha (λ) é igual a 0,1463. Logo:

R (10) = e ⁻⁰⸴¹⁴⁶³ ̽ ¹⁰ = 58,81%

Ou seja, a confiabilidade do nosso elevador é de 58,81%.

Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade: qual a diferença?

Além de entender o que é confiabilidade, também é interessante saber diferenciar dois indicadores parecidos, que são a disponibilidade e a manutenibilidade:

  • Confiabilidade: como já falamos, a confiabilidade está relacionada à probabilidade do ativo desempenhar uma função durante um certo período de tempo, estabelecendo o quanto ele é confiável;
  • Disponibilidade: calcula quanto tempo o equipamento fica disponível para uso considerando o período em que ele opera corretamente, sem apresentar paradas;
  • Manutenibilidade: tem a ver com a facilidade para manutenção do ativo após ele apresentar falhas.

Todos esses conceitos são definidos pela Norma Brasileira 5462, da ABNT. Juntos, eles fornecem informações valiosas sobre o equipamento, ajudando na compreensão de toda a operação.

É com base na confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade que você pode planejar a manutenção preventiva e aproveitar todos os seus benefícios.

Leia também: O que é manutenibilidade e quais são os benefícios

O que é manutenção centrada na confiabilidade?

A manutenção centrada na confiabilidade, também conhecida como RCM (sigla para Reliability Centered Maintenance) é uma metodologia que indica as técnicas de manutenção mais adequadas para atingir o resultado desejado.

Como existem diversos tipos de manutenção, o uso dessa estratégia aliada aos indicadores ajuda a definir qual é a manutenção mais indicada para cada ativo, como:

  • Manutenção preventiva, que é realizada antes mesmo que o equipamento apresente falha para evitar problemas futuros;
  • Manutenção corretiva, em que o ativo já apresentou falha e é preciso fazer reparos para que ele volte a funcionar corretamente; e
  • Manutenção preditiva, utilizando aparelhos e medições para prever tendências do equipamento e assim se antecipar às falhas.

Por isso, a RCM é ideal para te ajudar a definir prioridades e traçar um planejamento que atenda às necessidades da sua empresa.

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva: tabela comparativa

Como a tecnologia pode ajudar na confiabilidade?

Alguns sistemas oferecem diversas ferramentas para você acompanhar todas as etapas da sua operação e assim monitorar a confiabilidade dos seus equipamentos.

Com o Produttivo, você pode personalizar e criar checklists de manutenção no aplicativo — o técnico preenche as questões de não conformidade no celular ou tablet durante o serviço, e o gestor acompanha tudo à distância pelo painel.

Olha só o nosso modelo de checklist de manutenção preventiva:

Também dá para usar o plano de atividades para planejar e agendar as manutenções e assim não perder nenhum serviço:

Painel de agendamento de paisagens do Produttivo

E para que a sua gestão seja baseada em dados, o sistema mostra seus indicadores de manutenção em gráficos fáceis de entender.

Para começar a usar o Produttivo e aproveitar essas e outras funcionalidades, é só clicar no banner abaixo e iniciar seu teste grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima