Estratégias de Manutenção: qual é a mais indicada?

Saiba quais são as estratégias de manutenção mais indicadas para a sua empresa, como funcionam, características, como aplicar e mais!

Não existe tipo certo ou errado de manutenção e sim aquele que melhor se encaixa ao seu tipo de operação e ao equipamento que você trabalha. Uma estratégia de manutenção bem elaborada deve garantir alta disponibilidade dos equipamentos, redução de desperdícios e custos saudáveis de manutenção. 

Para isso, é importante entender como analisar o desempenho dos equipamentos e, depois, os tipos de manutenção mais adequados para cada cenário. Vamos conferir?

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O que são estratégias de manutenção?

As estratégias de manutenção são o conjunto de ações, definidas através do plano de manutenção, para organizar e trazer qualidade aos serviços prestados. 

O gestor de manutenção ou supervisor de equipe define qual o tipo de manutenção mais adequado para aquele modelo e idade do equipamento.

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Por que se preocupar com as estratégias de manutenção?

Além disso, as estratégias de manutenção trazem inúmeros benefícios para o seu negócio, como: 

Ampliar a vida útil dos equipamentos 

Uma boa estratégia de manutenção garante equipamentos mais saudáveis e, com isso, maior vida útil. Com menor desgaste e ativos funcionando por mais tempo, o gasto com novos equipamentos ou manutenções emergenciais é otimizado.

Aumento da produtividade do time em campo

Afinal, com o planejamento bem definido as estratégias têm o papel de otimizar o tempo que os técnicos para realizar as tarefas, você tem o controle de rotas de visita, estoque de peças, e tudo isso se transforma em direcionamento assertivo para a equipe, que executa tudo com mais segurança e agilidade.

Serviços ou produtos de maior qualidade e credibilidade

Com equipamentos e máquinas em pleno funcionamento, a consequência é a certeza de entregas que irão atender as expectativas dos clientes ou da diretoria.

Uma gestão baseada em estratégias de manutenção se apoia em dados e indicadores para justificar as decisões tomadas, mostrando transparência e inteligência por parte de sua liderança.  

Como definir as estratégias de manutenção? 

Análise dos equipamentos

Que são tipos de falha, Curva PF e Curva da Banheira, que são metodologias que auxiliam a gestão a entender e analisar o comportamento dos equipamentos perante sua vida útil. 

Com isso, poder identificar padrões e manutenções mais adequadas a cada um deles.

Antes de abordar os principais assuntos referentes às estratégias de manutenção, é importante esclarecer o conceito de Curva PF

Trata-se de uma ferramenta analítica que exibe, por meio de um gráfico, o conflito entre o período que ocorre a falha potencial e a falha funcional.

  • Falha potencial: é um sinal que indica que a máquina está com um defeito, mas não para de funcionar, como um pequeno vazamento. Se o problema for solucionado neste momento, o custo com reparo e o período de inércia da máquina será menor;  
  • Falha funcional: é quando o vazamento prejudica outros componentes e a falha interrompe a produção da máquina, gerando custos mais altos, uma vez que estamos tratando de manutenções corretivas. 

Após conhecer os conceitos de falha potencial e falha funcional, agora, ficou mais fácil definir quais são as principais estratégias de manutenção para a sua empresa, começando por definir qual tipo de manutenção será melhor aplicada. 

Defina a criticidade do equipamento

Neste momento, você pode contar com o apoio da matriz de criticidade, aquela que citamos mais cedo. 

Por meio de alguns critérios pré-estabelecidos, é possível definir quais são os equipamentos que precisam ser ajustados com prioridade e quais são aqueles que devem ficar em segundo plano.

Escolha o tipo de manutenção

Entre os tipos de manutenção mais utilizados estão:

Manutenção Corretiva

Trata-se de um reparo que tem como objetivo corrigir um defeito em um ativo para que ele volte a funcionar dentro da operação, em um curto período de tempo. 

Geralmente, ele é emergencial ou programado.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, como o nome já diz, é um tipo de estratégia que se antecipa e prevê as possíveis falhas com o auxílio do plano de manutenção, uma ferramenta que ajuda o gestor a planejar a periodicidade dos serviços que precisam ser executados. 

Esse tipo de manutenção acaba evitando os prejuízos de uma manutenção corretiva não planejada, por exemplo, porém, como ela requer um acompanhamento recorrente, um corpo técnico maior, seu investimento também é alto.

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Manutenção Preditiva 

Já a manutenção preditiva tem o papel de prevenir falhas também, o que a difere da manutenção preventiva são as tecnologias mais avançadas de acompanhamento e controle dos equipamentos como sistemas, medidores de calor, entre outros.

Essas tecnologias são aplicadas, principalmente, em ativos com valor agregado maior, onde mesmo uma manutenção preventiva pode ser um grande prejuízo se não bem implementada.

Agora, veja abaixo outras dicas para definir estratégias de manutenção que são essenciais para a estruturação de um planejamento assertivo e resultados baseados em performances reais. 

Observe a frequência 

Outro ponto que não pode ser ignorado é definir a frequência de manutenção, ou seja, a sua periodicidade. 

A partir daí, é mais fácil montar a sua estratégia de manutenção.

Uma dica interessante é verificar no equipamento qual é o período para troca de um determinado item, para isso utilize o manual de instruções do equipamento, esse documento deve ser o guia para qualquer tipo de manutenção realizado pelo técnico. 

Crie um plano de manutenção eficiente

Depois de entender seus equipamentos, o histórico dele e quais manutenções priorizar, é hora de colocar tudo isso em um calendário de manutenção.

Assista ao tutorial abaixo e saiba como criar seu plano de manutenção do zero. 

Este material está disponível gratuitamente aqui

Use a tecnologia ao seu favor

Por meio de aplicativos e softwares, como do Produttivo, é possível acompanhar toda a sua estratégia de manutenção. Você acompanha a operação de ponta a ponta:

  • Cadastros de clientes, locais, ativos, peças e materiais, com isso você não perde nenhuma informação importante e ainda gera um histórico de atendimento completos que pode ser acessado de qualquer lugar. Outro ponto é a leitura do QR Code, que agiliza o preenchimento em campo. Basta ler o código e as informações do ativo são preenchidas automaticamente no seu formulário;
  • Planejamento automático de planos de manutenção e serviços recorrentes: muito usado nas manutenções preventivas e serviços que tem periodicidade pré definida pois, além da geração de alertas e lembretes, os agendamentos automáticos reduzem o retrabalho de direcionar o mesmo serviço mais de uma vez para o mesmo cliente ou técnico. 
  • Questões de conforme e não conforme que estão dentro das ordens de serviços, checklists e formulários. Essas questões geram pontuações para analisar o estado do ativo/local do serviço e a partir daí começar a montar as estratégias de manutenção, resultando em melhorias contínuas;
  • Dados e Indicadores dos serviços, afinal para uma gestão ser estratégica de verdade, não basta pensar no operacional, também é preciso acompanhar os números. Já pensou em saber tudo através de relatórios de volume de trabalho, ou tempo de atendimento, por exemplo? Isso é saber usar a tecnologia a seu favor! No dashboard do Produttivo você pode acessar as informações dos serviços e o desempenho das equipes de maneira simples e muito prática;
Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Utilizando todos esses recursos da ferramenta Produttivo, você poderá entender com mais clareza quais são os impactos que a falta de um equipamento pode trazer para a rotina da operação e montar uma estratégia mais assertiva. 

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