Técnico realizando inspeção periódica

O que é inspeção periódica e qual a frequência ideal?

A inspeção periódica deve ser realizada em diversos tipos de equipamentos, locais e instalações, garantindo que os ativos recebam manutenção adequada conforme o cronograma.

No artigo a seguir, vamos entender qual a diferença da inspeção periódica para outros tipos de inspeção, conhecer seus benefícios e mostrar como a tecnologia pode ajudar no planejamento e execução das inspeções. Boa leitura!

Veja também: Modelos digitais de checklists e laudos de inspeção para vários segmentos

O que é uma inspeção periódica?

A inspeção periódica é um tipo de vistoria que ocorre com uma frequência previamente definida, como diária, semanal ou mensal, entre outras. A periodicidade da inspeção normalmente é estabelecida com base nas necessidades do equipamento ou instalação que passará pela auditoria.

Em alguns casos, a inspeção periódica é uma exigência de órgãos fiscalizadores, como veremos mais adiante. Nessas situações, a frequência das inspeções é definida por normas regulamentadoras e outras diretrizes.

Mas ainda que a inspeção periódica não seja determinada pelas autoridades, é recomendável estabelecer um cronograma de vistorias para garantir que os equipamentos estejam funcionando corretamente.

Caso a inspeção periódica aponte uma possível falha, é mais fácil corrigir o problema com a manutenção preventiva antes que ele se espalhe e leve à suspensão das atividades.

Relatório de inspeção digital para usar no sistema do Produttivo. Relatórios com mais de 13 opções de campo de respostas, questões de não conformidade, recursos de confiabilidade e personalização de questões

Quais são os tipos de inspeção?

Além da inspeção periódica, existem diferentes tipos de inspeção que se aplicam a diversos segmentos. Vamos conhecer os principais:

  • Inspeção de segurança: verifica se todas as medidas de prevenção e controle estão sendo seguidas, com o objetivo de reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de evitar acidentes em geral;
  • Inspeção sanitária: exigida pela Anvisa em algumas situações, verifica as condições sanitárias em espaços como hospitais, indústrias de medicamentos e alimentos, locais com climatização, entre outros;
  • Inspeção de qualidade: conforme o nome já indica, avalia se os padrões de qualidade foram alcançados, por isso é muito comum em produtos e serviços.

É possível que uma inspeção se encaixe em mais de uma categoria, como uma inspeção de segurança que seja feita com periodicidade definida e portanto seja considerada uma inspeção periódica de segurança. 

Qual o objetivo da inspeção periódica?

O principal objetivo da inspeção periódica é garantir que os equipamentos ou locais sejam vistoriados com uma frequência pré-estabelecida, permitindo verificar seu funcionamento e facilitando a identificação de não conformidades.

Além disso, a inspeção periódica pode auxiliar em:

  • Padronização de processos: a inspeção ajuda a garantir que todos os procedimentos estejam sendo seguidos, assegurando a padronização dos processos em todas as etapas do serviço;
  • Redução de acidentes: as vistorias trazem mais segurança para os trabalhadores, uma vez que os equipamentos são avaliados com frequência, evitando que os profissionais sejam surpreendidos com uma falha que possa causar acidentes;
  • Identificação de riscos: quando realizada periodicamente e de forma estratégica, a inspeção consegue identificar falhas e corrigi-las o quanto antes, evitando que apresentem riscos
  • Otimização da produtividade: a inspeção contribui para a boa performance dos equipamentos, de modo que a equipe consegue executar mais tarefas e manter sua produtividade; 
  • Aumento da qualidade: ao inspecionar produtos e serviços periodicamente, a empresa assegura o cumprimento dos padrões de qualidade e garante sua excelência.

Viu quantos benefícios a inspeção periódica pode trazer para a sua empresa? 

Quais são os tipos de inspeção periódica?

Como mencionamos anteriormente, a inspeção periódica pode ser implementada em diferentes situações. Vamos conhecer os tipos de inspeção periódica mais comuns:

Inspeção veicular

A inspeção veicular deve ser realizada segundo a periodicidade estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo a Resolução nº 716/2007, a inspeção veicular periódica deve ser realizada a cada dois anos “para fins de avaliação das condições de segurança dos veículos”.

Mesmo para veículos que não entram na obrigatoriedade da resolução, a inspeção veicular é recomendada para atestar sua segurança. Empresas que realizam esse tipo de serviço podem contar com o Checklist de veículos digital do Produttivo para ajudar na inspeção, vamos conhecer:

Experimente o modelo de Checklist de veículos em aplicativo

Inspeção de segurança do trabalho

Já a inspeção de segurança do trabalho pode envolver diversas práticas, como:

  • Verificar a entrega e uso dos EPIs;
  • Avaliar a integridade dos equipamentos de proteção coletiva;
  • Vistoriar os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas de proteção e controle implementadas.

Seu objetivo é preservar a segurança dos trabalhadores, de modo que o plano de inspeção pode variar conforme a empresa.

Para registrar a inspeção de segurança do trabalho, uma opção é investir no Checklist de segurança do trabalho digital, como esse modelo do Produttivo:

Experimente o modelo de Checklist segurança do trabalho em aplicativo

Inspeção predial

Por sua vez, a inspeção predial verifica o desempenho, a funcionalidade e a vida útil de um imóvel e suas instalações, incluindo a segurança, estado de conservação, condição de manutenção dos equipamentos, aspectos técnicos e operação como um todo.

Conforme a NBR 1674, da ABNT, a inspeção predial é obrigatória para todos os edifícios, embora a fiscalização fique a cargo de cada município e do Governo Estadual.

Veja um modelo de Laudo de inspeção predial que ajuda a documentar a inspeção conforme os padrões da norma:

Experimente o modelo de Laudo de inspeção predial em aplicativo

Inspeção de equipamentos

A inspeção de equipamentos é uma exigência da Norma Regulamentadora nº 12, do Governo Federal. Seu objetivo é identificar potenciais falhas nos ativos e atestar que estão aptos para uso, ou que necessitam de reparo antes de serem utilizados.

O Produttivo conta com um modelo de Checklist NR-12 que é ideal para guiar a inspeção de máquinas e equipamentos conforme as diretrizes da norma, olha só:

Experimente o modelo de Checklist NR-12 em aplicativo

Inspeção aeronáutica

Por fim, a inspeção aeronáutica é obrigatória para aeronaves conforme a ANAC, devendo ocorrer a cada 100 horas entre um voo e outro.


A inspeção periódica ainda pode ser usada em outros segmentos, conforme a necessidade da empresa e normas de segurança aplicáveis.

Qual a frequência da inspeção periódica?

A frequência da inspeção periódica vai depender do equipamento em questão, das recomendações do fabricante, de regulamentos específicos e outras variáveis.

As inspeções periódicas podem ser feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, trimestralmente, anualmente ou qualquer outra frequência que esteja alinhada com as necessidades do equipamento e da empresa.

Uma opção para não perder a periodicidade é criar um plano de inspeção que liste quando cada inspeção foi realizada e quais são as próximas datas recomendadas. Para isso, você pode usar o Kit Plano de Manutenção, um material gratuito do Produttivo.

Ele vem com uma planilha de Excel para baixar e editar com as suas informações, olha só:

Modelo de plano de manutenção preventiva excel para baixar

O material é totalmente gratuito, você pode baixá-lo aqui. Ideal para acompanhar a frequência da inspeção periódica e não perder nenhum prazo!

Como a tecnologia pode ajudar na inspeção periódica?

Para obter os melhores resultados com a inspeção periódica, que tal investir na tecnologia? Algumas ferramentas, como o Produttivo, ajudam a planejar a inspeção por meio de planos de inspeção totalmente digitais, a executar através de relatórios, laudos e checklists online, e a comprovar o serviço para o cliente ou a gestão.

Veja só algumas funcionalidades que podem auxiliar em todas as etapas da inspeção periódica:

Checklist de inspeção visual

O checklist de inspeção visual é perfeito para empresas que realizam esse tipo de serviço, em que o técnico faz a análise do equipamento em busca de não conformidades para então indicar se algum tipo de manutenção será necessário.

Na versão digital, o checklist pode ser preenchido diretamente pelo celular ou tablet durante a inspeção, assim o técnico não precisa digitalizar as informações depois. Dê uma olhada no Checklist de inspeção visual digital do Produttivo:

Ele ainda conta com alguns diferenciais que facilitam a inspeção, como:

  • Marcação automática do horário de início e fim da inspeção;
  • Relatório fotográfico com fotos tiradas na hora, com marcação de data, horário e local;
  • Preenchimento por voz, facilitando o registro do diagnóstico e observações
  • Campo para assinatura do técnico e outros responsáveis;
  • E muito mais!

Experimente o modelo de Checklist de inspeção visual em aplicativo

Laudo de inspeção predial

Já o laudo de inspeção predial é indicado para empresas que trabalham com manutenção predial e administração de condomínios. Exigido por lei, ele registra os dados do imóvel e informa possíveis riscos, nível de alerta e outras questões importantes.

Vamos ver como fica o modelo de Laudo de inspeção predial preenchido e exportado em PDF pelo Produttivo:

Além do preenchimento no aplicativo, o laudo digital pode ser encaminhado para o cliente por e-mail ou WhatsApp, e o gestor tem acesso a todos os laudos e atividades em tempo real por meio do Painel Web, que pode ser acessado de qualquer lugar. 

Também é possível personalizar os laudos com a logo e cores da sua empresa ou do cliente, reforçando sua marca e trazendo ainda mais profissionalismo para os relatórios.

Experimente o modelo de Laudo de inspeção predial em aplicativo

Plano de inspeção digital

Já o plano de inspeção digital é uma opção mais prática às versões em Excel, pois permite programar as inspeções com antecedência de forma automática, dispensando o agendamento manual.

Veja alguns benefícios do plano de inspeção do Produttivo:

  • Serviços agendados automaticamente com a periodicidade escolhida;
  • Alertas automáticos sobre serviços próximos ou contratos a vencer;
  • Calendário totalmente integrado à agenda dos técnicos;
  • Vinculado aos ativos cadastrados, permitindo acompanhar históricos.

Experimente o Plano de inspeção em aplicativo

Software para inspeção periódica

O Produttivo é um software e aplicativo que te ajuda em todas as etapas da inspeção periódica e outros serviços, contando com recursos como:

Você pode testar todas essas funcionalidades agora mesmo, é só fazer o cadastro e aproveitar o período gratuito com todos os recursos liberados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima