Técnico fazendo a manutenção de motores elétricos

Manutenção de motores elétricos: o que verificar + planilha

Para ter resultados, a manutenção de motores elétricos deve ser realizada regularmente, com base em um plano de manutenção estratégico e com a ajuda da tecnologia, para facilitar a identificação e correção de não conformidades, que possam atrapalhar o desempenho dos ativos e contribuir para paradas não programadas. 

Veja o que deve ser verificado durante as inspeções, como montar um plano de manutenção eficiente e ainda tenha acesso à uma planilha de manutenção em Excel para baixar de graça e organizar as manutenções. 

Controle as manutenções em um só sistema: Conheça o software de manutenção do Produttivo e emita planos de manutenção de forma automática!

O que é a manutenção de motores elétricos?

A manutenção de motores elétricos é um processo de checagem realizada periodicamente para averiguar o funcionamento dos equipamentos, identificando irregularidades quando ainda são simples de resolver. 

Ao inspecionar sistemas, componentes e peças, a manutenção de motores elétricos, assegura que os equipamentos estão em boas condições de uso. Ela também consegue prever quando um determinado componente vai falhar, facilitando ações que corrijam as não conformidades antes de se agravarem. 

Por realizar uma série de ações preventivas, que colaboram para a preservação do desempenho e vida útil dos equipamentos, a manutenção de motores elétricos é a melhor estratégia a ser empregada. 

Fazem parte das verificações realizadas pela manutenção de motores elétricos, a inspeção visual de componentes, análises termográficas, medições, testes de isolamento, troca de óleo, limpezas e lubrificação. 

Por meio desse tipo de inspeção, podem ser detectados problemas como vazamentos, corrosões que possam comprometer o funcionamento do equipamento ou vibrações e ruídos que indiquem que algo não está funcionando como deveria. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Para que serve a manutenção de motores elétricos? 

A função da manutenção de motores elétricos é detectar qualquer anomalia que possa aparecer nos equipamentos, buscando identificar as causas e garantir que a irregularidade seja resolvida e não volte a se repetir.  

Ao corrigir os problemas detectados, a manutenção de motores elétricos também é responsável por:

  • Evitar que acidentes de trabalho aconteçam, deixando o ambiente de trabalho mais seguro;
  • Reduzir o número de paradas não planejadas e os impactos que têm no processo produtivo;
  • Diminuir a necessidade de realização de manutenções corretivas;
  • Reduzir custos com manutenção;
  • Aumentar a performance e vida útil dos equipamentos; 
  • Promover economia de energia. 

Registre as manutenções com mais agilidade no aplicativo: Modelo de checklist de manutenção preventiva digital do Produttivo

Quais falhas são mais comuns em motores elétricos?

Entre as falhas mais comuns encontradas em motores elétricos estão: 

  • Superaquecimento de componentes;
  • Conexões com desgastes ou deterioradas;
  • Cargas desbalanceadas; 
  • Desequilíbrio de correntes de tensão;
  • Sobrecarga em circuitos elétricos;
  • Baixa resistência;
  • Obstruções em trocadores de calor. 

Se não tratadas por meio de manutenções preventivas, essas falhas podem levar os equipamentos a paradas não planejadas que comprometem e prejudicam todo o processo produtivo, aumentando o consumo de energia e os custos de manutenção, principalmente os relacionados à manutenções corretivas.

Quais itens devem ser verificados durante a manutenção de motores elétricos? 

As rotinas de manutenção de motores elétricos costumam ser montadas com muito cuidado, levando em conta cada equipamento e fazendo algumas verificações fundamentais para garantir o correto funcionamento dos equipamentos, são elas: 

Limpeza 

A limpeza tem o intuito de remover sujeiras e poeiras que podem atrapalhar o funcionamento do motor ou obstruir os sistemas de ventilação. 

As escovas também devem ser higienizadas e inspecionadas, para averiguar a existência de desgastes ou danos. 

Nível de óleo 

O óleo é a substância que protege e lubrifica os mancais do motor elétrico, se ele não está no nível adequado pode levar os mancais ao desgaste, prejudicando assim o funcionamento do motor elétrico. 

A periodicidade correta de substituição do óleo deve acontecer com base nas indicações e recomendações dos fabricantes, variando para cada tipo de equipamento.  

Lubrificação

A lubrificação é importante porque consegue manter os rolamentos e outras peças funcionando sem problemas, por isso também deve ser realizada com base na indicação dos fabricantes. 

Devem ser respeitados a quantidade de lubrificante a ser utilizado na primeira lubrificação, o tipo de lubrificante ideal e os prazos de relubrificação. 

Calibração 

Outra ação preventiva de manutenção de motores elétricos que pode ser aplicada é a calibração dos motores.

Ela é indicada quando há desregulamento de peças ou desafixação do motor, problemas que podem ser ocasionados por troca de peças ou pela vibração que o próprio motor emite naturalmente ao longo do tempo. 

Vibração 

A análise de vibração é um procedimento de manutenção preditiva essencial, não só para descobrir falhas nos motores elétricos, mas também para determinar de onde elas estão vindo, a causa raiz do problema, porquê acontecem e quando é o momento certo de fazer a troca de peças e componentes. 

Através dessa técnica são identificadas oscilações no funcionamento do motor e um diagnóstico completo é determinado, utilizando para isso gráficos que demonstram a vibração de forma precisa.  

Passagem da corrente elétrica pelo rolamento 

Problemas na passagem da corrente elétrica pelo rolamento, podem ser identificados através da medição dessas correntes elétricas. Essa técnica têm como objetivo identificar onde está o problema, que pode aparecer em: 

  • Inversores de frequência;
  • Projeto do motor elétrico;
  • Cabeamento assimétrico;
  • Aterramento e máquina acionada;
  • Assimetria de fluxos;
  • Eletricidade estática de correias industriais.

Teste de isolamento 

Ao realizar testes de isolamento, a manutenção de motores elétricos evita que curtos circuitos e outros problemas elétricos aconteçam, prejudicando a máquina, mas também a segurança dos trabalhadores. 

O teste acontece da seguinte forma: uma tensão elétrica é aplicada ao motor e nos seus terminais são medidas a resistência elétrica. Se ela estiver fora dos parâmetros, significa que existem problemas na isolação elétrica do motor, que devem ser investigados e resolvidos o quanto antes.

Inspeção visual e verificação de desgastes 

A inspeção visual é uma inspeção geral, que busca encontrar sinais de desgaste, vazamentos, existência de sujeiras, oxidação e peças danificadas que no longo prazo podem levar o equipamento à falha. Nela são verificados: 

  • Estado da vedação e realização de trocas, quando necessário; 
  • Estado dos mancais, verificando se há ruídos e níveis de vibração que não são frequentes; 
  • Limpeza da carcaça para que não ocorra acúmulo de óleo ou de pó na parte externa do motor;
  • Anel de fixação do comutador;
  • Existência de folgas entre o eixo e o mancal;
  • Estado de escovas, rolamentos, mancais e anéis coletores;
  • Interruptor de partida;
  • Parafusos no pé do motor. 

Modelo pronto e digital: Conheça o checklist de inspeção visual do Produttivo!

Histórico de funcionamento 

A avaliação do histórico de funcionamento dos equipamentos e de investigações e soluções aplicadas em inspeções anteriores, ajuda os profissionais a planejar melhor a manutenção de motores elétricos, levando em conta padrões, tipos de falhas mais comuns e tempo médio entre as falhas. 

Assim, ao olhar o histórico completo dos equipamentos fica mais fácil identificar as causas, direcionar melhor os esforços da manutenção e implementar ações preventivas mais assertivas, diminuindo paradas não programadas e aumentando a disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Relatório de manutenção em motores elétricos

O relatório de manutenção de motores elétricos é um recurso que ajuda na criação de histórico, no acompanhamento da gestão sobre os serviços realizados e na comprovação ao cliente. 

O objetivo desse documento é registrar tudo que foi verificado, as ações implementadas durante as rotinas de manutenção, o diagnóstico e as recomendações feitas pela equipe técnica, além do “antes e depois” do equipamento. 

É comum que os relatórios de manutenção sejam feitos em formato de checklist, o que ajuda os profissionais a não esquecerem de nada que deve ser verificado, a guiar a manutenção e comprovar o que foi feito. 

Para complementar o documento, também é importante que sejam listadas todas as irregularidades encontradas, quais foram os serviços realizados e o que a equipe técnica indica para as próximas ações. 

Veja um exemplo de relatório de manutenção de motores elétricos digital, emitido no sistema do Produttivo: 

Emita relatório de manutenção no aplicativo: Conheça o modelo de checklist de manutenção do Produttivo

O diferencial desse modelo, é que ele é preenchido no aplicativo do Produttivo, sem necessidade de acesso à internet e com todas as informações salvas em nuvem. Existe também uma série de recursos que agilizam a criação do documento como: preenchimento automático de informações, questões de checklist com pontuação, anexação de fotos, coletas de assinaturas digitais e mais!

Você ainda pode personalizar seu relatório, alterando questões, tipos de resposta, cores e logo. Experimente grátis, enquanto durar o período de teste!

Quais são os tipos de manutenção de motores elétricos?

Existem três tipos de manutenção principais que podem ser implementadas em motores elétricos. Saiba mais sobre cada uma: 

Manutenção preventiva de motores elétricos

A manutenção de motores elétricos preventiva é realizada periodicamente para identificar problemas e irregularidades quando ainda estão em estágios iniciais, resolvendo-os antes que eles causem a falha do equipamento e prejudiquem os processos produtivos. 

Esse é o tipo de manutenção mais indicada, porque preserva a performance e vida útil dos equipamentos, realizando pequenos ajustes, que fazem com que trocas ou substituições de equipamentos novos não sejam necessárias. 

Manutenção preditiva de motores elétricos

A manutenção preditiva também pretende identificar anomalias antes que elas se transformem em falhas potenciais, atuando quando ainda são apenas sintomas. 

A diferença é que a manutenção preditiva faz isso através do monitoramento do funcionamento dos equipamentos. Para isso, utiliza recursos tecnológicos como sensores instalados nos equipamentos e que monitoram temperatura e vibração ou por meio de inspeções periódicas que fazem a medição desses parâmetros.  

Os objetivos da manutenção preditiva são: 

  • Anular desmontagens desnecessárias para inspeção; 
  • Melhorar o período de disponibilidade dos equipamentos;
  • Diminuir as as manutenções de emergência;
  • Evitar o agravamento das falhas;
  • Aumentar o grau de confiança na performance do ativo;
  • Selecionar previamente as pausas de fabricação. 

Manutenção corretiva de motores elétricos 

A manutenção corretiva é a menos usual entre os outros tipos de manutenção, porque ela só age quando o equipamento falha totalmente, provocando a sua parada. 

Esse tipo de intervenção busca agir rapidamente para garantir que o equipamento volte a operar o quanto antes, sem considerar o custo-benefício de peças, por exemplo, o que faz com que o investimento seja maior. 

Como fazer um plano de manutenção de motores elétricos?

Uma manutenção adequada impede não só que problemas ocorram, mas evita perdas de produção e falhas que podem exigir manutenção com valores mais altos.

Por isso, o plano de manutenção de motores elétricos é tão importante, porque com ele é possível prever com mais clareza tudo o que ocorre em cada motor, quando deve ser feita a manutenção e qual tipo de manutenção deve ser aplicada. 

Veja um passo a passo simples de como fazer seu plano de manutenção de motores elétricos: 

1. Mapeie os motores elétricos

É necessário mapear todos os motores elétricos existentes na empresa, reunindo informações como: 

  • Marca;
  • Série; 
  • Modelo; 
  • Fabricante;
  • Ano de fabricação;
  • Conformidade com normas regulamentadoras;
  • Data da última inspeção;
  • Descrição e histórico dos reparos feitos;
  • Entre outros. 

Esse tipo de controle pode ser feito através de um inventário de equipamentos, que pode ser montado facilmente em uma planilha em Excel. Veja um exemplo desenvolvido pela equipe do Produttivo e que pode ser baixado de graça:

Exemplo da planilha de inventário para controle de ferramentas, máquinas e equipamentos

Baixe grátis: Modelo de inventário de equipamentos em Excel

Esses dados auxiliam os profissionais a entenderem o que já foi realizado no equipamento, evitando retrabalhos e auxiliando nas tomadas de decisão. Além de disponibilizar um histórico do equipamento para consultas futuras.

Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

2. Defina procedimentos e rotinas de inspeção 

Depois de conhecer os motores elétricos e ter registros sobre o histórico do seu funcionamento é hora de pensar: o que deve ser feito para mantê-los em boas condições? 

É aqui que devem ser listadas as checagens e definidas as periodicidades das manutenções. Ou seja, pense de quanto em quanto tempo devem ser realizadas as limpezas, lubrificações e inspeções visuais para garantir a performance do motor elétrico. 

Alguns materiais podem ajudar os profissionais na definição das periodicidades, como: 

Depois de estudar esses fatores, determine quando cada avaliação deve ser feita, não se esqueça de considerar procedimentos básicos como:

  • Análise de viração;
  • Inspeções visuais;
  • Testes em rolamentos;
  • Trocas de escovas;
  • Nível de óleo e lubrificação;
  • Entre outros. 

3. Crie cronogramas de manutenção 

Em seguida, transfira as periodicidades das inspeções e as checagens que devem ser realizadas em cada uma, para um cronograma de manutenção. 

O cronograma pode ser montado em uma planilha em Excel com as datas pré-agendadas de quando cada manutenção deve acontecer, isso vai facilitar o controle e garantir que os prazos sejam cumpridos e que não aconteçam esquecimentos. 

Veja esse plano de manutenção criado pelo Produttivo e que também pode ser baixado de graça: 

Modelo de plano de manutenção preventiva excel para baixar

Baixe grátis: Plano de manutenção em Excel para organizar as inspeções 

4. Capacite a equipe técnica 

Um passo que nem todos planejam, mas que é extremamente necessário é a capacitação da equipe técnica.

Manter os técnicos treinados, contribui para que as rotinas de manutenção dos motores elétricos sejam de excelência, garantindo o máximo de eficiência e a satisfação do cliente.

Não só para empresas que possuam equipes grandes, mas também para empresas pequenas e autônomas, o conhecimento e preparo se tornam um diferencial de mercado. 

Não precisam ser grandes treinamos. Mas vale tirar um tempo e deixar isso pré-estabelecido em um plano para estudar – com informações gratuitas inclusive;

5. Acompanhe e analise indicadores 

É indispensável que o plano de manutenção de motores elétricos seja acompanhado, incluindo os resultados que estão sendo alcançados.  

Para isso, os gestores precisam definir metas alcançáveis e se comprometer com a coleta e análise dos dados. Só assim os profissionais vão entender se estão no caminho certo. 

Alguns exemplos de indicadores que podem ser acompanhados são:

Baixe grátis: Planilha de indicadores de manutenção com cálculo automático!

Quais são as vantagens da manutenção de motores elétricos? 

A manutenção de motores elétricos evita o agravamento de uma série de problemas, promove segurança no ambiente de trabalho e torna as decisões mais assertivas. Além disso, ela também proporciona:

  • Maior durabilidade e aumento da vida útil dos motores;
  • Melhora na performance e desempenho no dia a dia;
  • Diminui o consumo excessivo de energia;
  • Maior qualidade operacional;
  • Redução nos custos de manutenção;
  • Previsão sobre quando os problemas vão acontecer;
  • Redução de paradas não programadas;
  • Redução da necessidade de manutenções corretivas emergenciais;
  • Redução no número de acidentes de trabalho. 

Software de manutenção: Como o Produttivo agiliza a manutenção de motores elétricos?

Utilizar um software de manutenção para controle, registro e execução das inspeções é um grande diferencial para as empresas, que conseguem acabar com tarefas manuais e burocráticas e ganhar mais tempo para trabalhar em áreas estratégicas do negócio. 

A equipe técnica também consegue fazer mais serviços em menos tempo, porque não precisa lidar com retrabalhos e dispõe de recursos que agilizam o preenchimento do documento. 

O Produttivo é um sistema e aplicativo de manutenção que reúne recursos que digitalizam e automatizam tanto as tarefas da gestão, quanto as da equipe técnica. Conheça o que é possível fazer através do sistema e os ganhos para sua operação: 

Software de manutenção para controle automático de serviços

1. Criação de planos de manutenção automáticos

A gestão ganha mais tempo, porque os planos de manutenção de motores elétricos são criados de forma automática pelo próprio sistema! 

Basta selecionar a periodicidade em que os serviços devem acontecer, quando as atividades devem ser criadas no sistema, a qual cliente se destina e o tipo de formulário que a equipe deve responder para comprovar e registrar o serviço, e pronto! 

plano de manutenção de motores elétricos automático e digital feito no Produttivo

Na data programada o sistema avisa a equipe técnica, com todas as instruções necessárias. Veja só:

2. Cadastro de clientes, equipamentos, peças e materiais 

O cadastro de clientes e equipamentos ajuda no controle, na organização e na automatização dos processos. Com esses dados cadastrados, os gestores conseguem criar atividades dizendo a qual cliente ou equipamento se destina. 

Já a equipe técnica, não precisa preencher dados de identificação toda vez que for responder um novo relatório, o próprio sistema faz isso! 

Outro recurso que poupa tempo da equipe técnica, é o cálculo automático de valores de peças e materiais, ideal para criação de orçamentos. O técnico não precisa fazer o cálculo, basta selecionar a quantidade de peças utilizadas e o próprio sistema oferece o valor no relatório final! Veja só: 

cadastro de equipamentos para manutenção de motores elétricos do Produttivo

3. Emissão de relatórios de manutenção digitais 

Os relatórios digitais são preenchidos no aplicativo, sem precisar de acesso à internet e ainda contam com uma série de recursos que aumentam a confiabilidade das informações apresentadas e permitem um preenchimento mais rápido, como: 

  • Preenchimento automático de informações de identificação dos clientes, equipamentos e da empresa;
  • Cálculo de tempo de atendimento e de valores de serviços, peças e materiais;
  • Questões de checklist com pontuação e geração de alertas, facilitando a identificação de não conformidades;
  • Fotos tiradas pelo aplicativo com marcação de data, hora e local;
  • Marcação de questões como obrigatórias, que impedem que o relatório seja gerado antes de serem respondidas, evitando esquecimentos;
  • Coleta de assinaturas digitais na tela do celular ou tablet. 

4. Sistema de abertura de chamados 

Os clientes fazem solicitações de orçamento ou de manutenções em uma página de abertura de chamados personalizada, através de link exclusivo ou escaneando o QR Code dos equipamentos. 

Na página de abertura de chamados, os clientes conseguem incluir informações de contato, a descrição da solicitação e ainda anexar fotos. Veja só: 

5. Monitoramento de dados e indicadores 

Dados e indicadores sobre a operação podem ser acompanhados de forma descomplicada através de gráficos bem visuais e fáceis de analisar, atualizados em tempo real, com base nas informações preenchidas nos relatórios. 

Através dos indicadores é possível acompanhar: 

  • Não conformidades;
  • Volume de trabalho por técnico, período ou cliente; 
  • Tempo de atendimento;
  • Satisfação dos clientes;
  • Histórico de serviços. 
Exemplo de indicadores operacionais

O Produttivo oferece soluções de ponta a ponta, para uma manutenção de motores elétricos mais eficiente. Faça seu cadastro e teste todas as funcionalidades do sistema de graça, enquanto durar o período de teste! 

Ou se preferir, agende uma demonstração com um de nossos consultores para entender como as funcionalidades do sistema podem se adaptar à sua operação para trazer mais produtividade, agilidade e qualidade operacional! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima