software de manutenção

Software de Manutenção: o que é, importância e como escolher

A partir do momento em que a manutenção tornou-se uma parte estratégica nas empresas, a busca por software de manutenção também cresceu, a fim de trazer informações seguras sobre o monitoramento dos equipamentos, cronograma de serviços mais efetivos, entre outros aspectos.

O software de manutenção vai muito além de aumentar a vida útil dos equipamentos, mas também na qualidade dos produtos finais em linhas de produção, evitar acidentes e desperdício de recursos. Conheça os principais tipos de softwares e as funcionalidades mais importantes.

Experimente grátis: Software e Aplicativo de Manutenção com controle automático dos serviços

O que é software de manutenção?

É um sistema que gerencia manutenções preventivas em equipamentos e máquinas, principalmente aquelas que necessitam de acompanhamento técnico e manutenção preventiva contínua. O sistema pode variar em sua complexidade, por exemplo, somente ajudando a planejar e controlar a execução de manutenção, como também coletar dados em tempo real do equipamento, monitorando o uso para aumentar a eficiência.

O software de manutenção impacta em diversas atividades, desde a comprovação da execução da manutenção até a tomada de decisões mais assertivas por parte da gestão.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Qual a importância de um software de manutenção?

O software de manutenção padroniza processos que antes eram manuais e, consequentemente, passíveis de falhas, como atrasos, decisões baseadas em achismos e falta de comprovação. Confira outros benefícios!

Redução de custos

Como o software ajuda no controle de manutenções preventivas, são evitadas paradas que desperdiçam recursos, matéria-prima, além de manutenções corretivas que são, em sua grande maioria, mais caras.

Maior controle sobre tempo de atividade

Ao monitorar os equipamentos, é possível aumentar a eficiência dos mesmos, uma vez que se entende quando é o melhor momento para a realização da manutenção – evitando a quebra dos equipamentos e também intervenções desnecessárias antes do tempo.

Melhor consumo de materiais

Neste ponto, o benefício é principalmente para a matéria-prima utilizada na produção, já que a máquina opera com eficiência, evitando desperdício. Imagine uma máquina têxtil sem manutenção danificando peças? É desperdício de material! Outros exemplos são equipamentos que necessitam de água em sua refrigeração. Se estiverem sem manutenção e houver superaquecimento, aumenta o consumo de água. 

Centralização de informações

A equipe de gestão recebe informações de um único sistema, padronizando também a forma como essas informações são recebidas. A equipe de manutenção segue roteiros para realização dos serviços, inserindo no sistema e gerando indicadores para gestores. 

Aumento de produtividade

Um dos maiores benefícios sentidos e também objetivo de toda empresa que contrata um software de manutenção é o aumento da produtividade, uma vez que paradas inesperadas são extintas ou reduzidas, gerando maior lucro e produtos de alta qualidade.

Controle e planejamento da manutenção

Esse é um ponto que desafia muitas gestões, mas fica descomplicado com um software de manutenção. Todas as informações dos equipamentos são inseridas no software, criando um histórico de manutenção e um planejamento eficaz.

Conformidade com leis e normas regulamentadoras

Existem NRs, como a NR10, NR12, NR33 e NR35 que contemplam diversos tipos de trabalho para diferentes setores, padronizando as rotinas de manutenção. Isso ajuda a prevenir acidentes de trabalho. Um software pode ajudar a padronizar o trabalho de manutenção, aumentando a segurança da equipe.

Existem também leis, como a do PMOC, dispondo sobre a obrigatoriedade da manutenção de sistemas de climatização e refrigeração. Logo, essas manutenções devem ser realizadas dentro do prazo, ou a empresa pode ser multada. 

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

O que um software de manutenção precisa ter?

O mercado oferece diversas opções de software de manutenção, cada um com suas particularidades. Mas é essencial encontrar funcionalidades básicas para otimizar o tempo da gestão de equipamentos. O primeiro ponto é justamente o software ajudar a agilizar e organizar o trabalho, não somente registrar dados. 

Assim, o software deve viabilizar a criação de um plano de manutenção, gerar ordens de serviços para a equipe técnica, notificá-los, bem como a geração de relatórios dos serviços. Para o gestor, é importante ter visibilidade sobre a agenda de serviços da equipe e acesso fácil ao histórico e indicadores.

Software de manutenção com checklists de manutenção preventiva para testar grátis

Quais são as principais razões para usar um software focado em manutenção?

Normalmente quando um software de manutenção entra nas estratégias de uma empresa é porque alguns gargalos estão atrapalhando a operação. Por exemplo:

  • Falta de histórico dos serviços executados;
  • Paradas frequentes de equipamentos;
  • Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Produtos com defeitos;
  • Muito tempo investido nas manutenções e pouco resultado;
  • Falta de padronização da manutenção.

O software de manutenção precisa resolver estes problemas, pois interferem diretamente na motivação da equipe, como também nos resultados produzidos. Com o software, a equipe deixa de realizar manutenções com base na experiência e passa a executar o serviço utilizando dados reais e embasados.

Quais os tipos de softwares de manutenção?

Já mencionamos que os softwares podem se adequar ao segmento que precisa ser atendido. Portanto, existem alguns tipos de softwares de manutenção que você vai conhecer a seguir, cada um com suas particularidades.

Saúde

Aqui entram softwares de gestão da manutenção para hospitais e clínicas, visando o aumento da segurança dos equipamentos, que precisam de um alto nível de confiabilidade nos seus resultados.

Indústria

Os softwares de manutenção industrial reduzem as paradas não programadas, ampliando a disponibilidade dos equipamentos, permitindo até mesmo que a gestão realize projeções de crescimento da produção a partir de dados obtidos no software.

Automobilística

Os softwares disponíveis para o segmento podem se desdobrar em outras funcionalidades, como o controle da frota, de quilometragem, aquisição de peças de reposição, criação de rotas para aumentar a eficiência do consumo de combustível, entre outros pontos.

Software de manutenção com checklists de  controle de frota para testar grátis

Prestação de serviços

Empresas prestadoras de serviços podem contratar softwares de manutenção para atender com maior agilidade diversos segmentos, realizando manutenções, auditorias, inspeções, emitindo relatórios e laudos de alta confiabilidade.

Software de Manutenção Produttivo

O Produttivo é um sistema e aplicativo para recebimento, execução e comprovação de serviços em campo. O gestor conta com um painel para controle da agenda dos técnicos, cadastrar clientes e seus equipamentos, acesso a indicadores dos serviços e satisfação dos clientes. Veja outras funcionalidades:

Plano Automático de Manutenção Preventiva

No sistema o gestor pode criar planos automáticos, determinando qual o tipo de serviço precisa ser executado, responsável, cliente e periodicidade. Com isso, evita manutenções atrasadas e economiza tempo.

agendamento de atividades em um software de manutenção

Alertas de não conformidade

Quando o técnico, durante um atendimento, detecta uma não conformidade e registra no preenchimento do formulário via app, é gerado um alerta no relatório. No painel, o gestor pode, a partir do relatório, abrir um plano de ação para resolver o problema, gerando uma nova ordem de serviço.

alertas de conformidade em software de manutenção

Personalização e flexibilidade

O Produttivo atende a diversos segmentos, pois seus formulários e checklists podem ser adaptados: se existem formulários no papel, em Word ou Excel, eles podem ser incluídos no sistema para preenchimento via aplicativo.

Modelos de relatórios e checklists

Estão disponíveis diversos modelos de formulários, como checklists de manutenção preventiva, ordens de serviço, relatórios de visita técnica, relatórios fotográficos e muitos outros. Todos eles podem ser adaptados para a empresa e cliente.

Existem outros recursos que agilizam a rotina do técnico:

  • Preenchimento automático do cabeçalho dos formulários;
  • Inserção de fotos no formulário diretamente pelo celular;
  • Emissão de relatório logo após a finalização do preenchimento via aplicativo, pronto para ser compartilhado em um modelo bonito com logo e cores da empresa;
  • Notificação no celular de novos serviços a serem realizados.

Recursos para clientes:

  • Página exclusiva para abertura de chamados;
  • Recebimento de notificações automáticas no WhatsApp sobre o andamento dos chamados;
  • Recebimento de informações do serviço prestado via e-mail;
  • Pesquisa de satisfação.
Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Você pode experimentar o Produttivo gratuitamente. Faça seu cadastro ou acesse o banner abaixo para começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima