MTBF e MTTR o que são e quais as principais diferenças

MTBF e MTTR: o que são e quais as principais diferenças?

Você sabe o que é MTBF e MTTR? Esses dois indicadores de manutenção permitem calcular a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

Com esses dados, é possível identificar pontos de atenção, tomar decisões mais assertivas e até evitar a parada dos ativos. Continue acompanhando o artigo para conhecer os benefícios desses indicadores e como calcular.

Experimente grátis: Software de manutenção para controle de serviços e indicadores

O que é MTBF e MTTR?

MTBF significa Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre as falhas

Já MTTR é a sigla para Mean Time To Repair, que pode ser traduzido como tempo médio de reparo. De maneira simplificada, é o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção.

Por outro lado, o MTBF considera três intervalos: a primeira falha, o retorno à operação após a manutenção, e uma nova falha.

Ambos são indicadores de manutenção, utilizando dados do próprio equipamento para prever possíveis falhas e determinar índices como confiabilidade e eficiência da equipe de manutenção.

É possível obter esses dados por meio de fórmulas, como veremos mais adiante. 

O que é MTTF?

Outro indicador de manutenção é o MTTF (Mean Time to Failure), que representa o tempo médio sem falhas, ou seja, estima o tempo entre o retorno da operação após a manutenção, e uma nova falha.

Diferentemente do MTTR e MTBF, ele não precisa de fórmula: para saber o MTTF do equipamento, basta saber quanto tempo ele tem de funcionamento antes de precisar de substituição.

Por isso, esse indicador é recomendado para estimar a vida útil dos ativos até o momento da troca, sendo mais utilizado para dispositivos que não podem ser reparados.

Qual a diferença entre MTBF e MTTR?

Os indicadores podem ser usados juntos, mas representam conceitos diferentes:

  • MTBF: indica a disponibilidade de um determinado ativo, que pode ser a máquina ou o equipamento; 
  • MTTR: indica a eficiência da equipe para efetuar um reparo de equipamento ou máquina. Quanto menor o MTTR, maior a eficiência do time.

O MTTR precisa ter como foco diminuir o indicador ao máximo para que a produtividade não seja afetada com a inércia dos equipamentos, enquanto o MTBF é ao contrário — o ideal é que ele esteja sempre crescendo. 

Como calcular MTBF?

O cálculo do MTBF é feito com base em três variáveis:

  • Tempo Real de Disponibilidade (TD): período em que o ativo irá operar, sem precisar de nenhuma interrupção para reparo; 
  • Tempo Total de Manutenção (TM): período em que o ativo ficou inerte em virtude de manutenção e falhas; 
  • P (Parada): quantidade de vezes que a máquina ficou ociosa devido ao reparo.

Qual a fórmula de MTBF?

Para obter o MTBF, subtraia o tempo de manutenção do tempo de disponibilidade, e divida esse número pela quantidade de paradas:

fórmula do MTBF

Imagine que um gerador está com disponibilidade integral de 24 horas para operar. 

Durante o dia, ocorreram três interrupções: uma hora, duas horas e 30 minutos (0,5 horas), totalizando 3,5 horas.

MTBF = [24 – 3,5] / 3 = 6,8333 horas ou 410 minutos

Com base nesses números, é possível desenvolver ações para solucionar problemas relacionados ao equipamento.

Dessa forma, você pode aumentar produtividade da equipe, diminuir os gargalos na linha de produção, reduzir furos no estoque e evitar atrasos na entrega. 

O cenário ideal para a empresa é quando o MTBF aumenta, porque mostra que o processo de manutenção preventiva foi feito com sucesso. 

Então, o aumento do MTBF indica que as técnicas de manutenção ou análise estão sendo aplicadas com eficiência, sendo um ótimo guia para os técnicos que o acompanham. 

Como calcular MTTR?

Não basta apenas descobrir o intervalo de tempo em que um determinado equipamento poderá sofrer uma manutenção; é necessário entender também o período em que ele ficará parado durante o momento do reparo.

Isso é muito importante para sua empresa conseguir definir ações, como o investimento em um equipamento temporário, por exemplo.

Entender quando um ativo ficará disponível novamente também ajuda a descobrir o quanto a sua força de trabalho é eficiente e quanto tempo a sua empresa está preparada para ficar sem esse equipamento.

O mais indicado é que seu valor permaneça sempre baixo. Além disso, é fundamental deixar claro que o MTTR pode ou não estar conectado com o MTBF

Isso ocorre porque o cálculo utiliza somente duas variáveis, que são o TM (tempo total de manutenção) e o P (quantidade de paradas). 

Qual a fórmula de MTTR?

A fórmula é a seguinte: para saber o MTTR, divida o tempo total de reparo pela quantidade de paradas.

Fórmula do MTTR

Se aplicarmos o mesmo exemplo do tópico anterior, o resultado será o seguinte:

MTTR = 3,5 / 3 = 1,1666 horas ou 70 minutos

Então, o MTTR desse ativo é de 70 minutos. É esse o período que a força de trabalho necessita para fazer com que o equipamento funcione corretamente.

Aqui, a regra é clara: quanto menor for o resultado do MTTR, melhor a performance da equipe de manutenção.

Como calcular o tempo de disponibilidade?

A disponibilidade inerente é um outro indicador de manutenção. Esse dado ajuda a programar a manutenção preventiva para os períodos de ociosidade do equipamento, evitando que tenha que ser desligado durante a operação para o reparo.

A porcentagem da disponibilidade pode ser calculada pelo MTBF dividido pela soma do MTBF + MTTR, e então multiplicado por 100.

Vamos voltar para o exemplo do gerador. Se o MTBF é 410 minutos e o MTTR é 70 minutos, o cálculo da disponibilidade ficará assim:

[410 / (410+70)] x 100 = 85,41%

O ideal é que a disponibilidade dos equipamentos chegue o mais perto possível de 100%.

O que é confiabilidade e como calcular?

Já a confiabilidade é um indicador de manutenção regulamentado pela norma NBR-5462 da ABNT. Ela determina a probabilidade de um equipamento de cumprir uma função requerida sob condições específicas, durante um intervalo de tempo determinado.

Quanto maior o intervalo entre as falhas (ou seja, mais alto o MTBF), melhor será a confiabilidade da máquina.

Quais os benefícios de MTBF e MTTR na manutenção?

O uso dos indicadores MTBF e MTTR na manutenção ajuda no entendimento da operação, identificando pontos críticos e oportunidades de melhoria. 

Esses e outros indicadores ajudam a prever possíveis falhas, facilitam na hora de programar as intervenções conforme o tipo de manutenção, e medem o tempo necessário para correção dos problemas.

Com isso, também auxiliam no planejamento do período de desligamento da máquina e ociosidade dos colaboradores.

Assim, o gestor identifica os pontos que precisam de atenção, como o tempo gasto para reparo e a disponibilidade do equipamento, e pode traçar estratégias para corrigir esses problemas e aumentar a produtividade da empresa.

Quais são os indicadores de manutenção?

Além do MTBF e MTTR, existem outros indicadores de manutenção, como:

  • CMF: o Custo de Manutenção sobre Faturamento deve ser calculado dividindo o custo total de manutenção pelo faturamento bruto, e então esse número é multiplicado por 100;
  • CPMV: Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição é um indicador financeiro permite analisar o custo de manutenção empregado em cada equipamento e identificar se seria mais vantajoso continuar mantendo o ativo ou comprar um novo;
  • ERV: o Estimated Replace Value, ou Valor Estimado de Troca, é a quantidade de capital que você terá que bancar para comprar um novo equipamento. Para calcular, divida o custo total de manutenção pelo valor de compra de um novo ativo, e multiplique por 100;
  • Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida: o objetivo do CMUP é conhecer o quanto o custo de manutenção impacta o preço final de cada unidade de produto fabricado em uma indústria. Para fazer a conta, divida o custo de manutenção pelo total de unidades produzidas;
  • Backlog: é compreendido como o tempo levado pelos técnicos para efetuar todos os serviços, apontando a relação entre as demandas de serviços e a capacidade que os profissionais têm de atendê-los;
  • HH Empregado por Tipo de Manutenção: para obter esse indicador, é preciso levantar o total de Homem Hora investido na inspeção e segmentar, através das ordens de serviço, por tipo de manutenção aplicada;
  • Fator de Produtividade da Mão de Obra: também conhecido como Wrench Time, tem o propósito de mensurar o tempo médio que um funcionário seu leva para colocar um ativo de volta em operação de forma 100% eficiente.

Esses são alguns dos indicadores avaliados na manutenção que ajudam a otimizar seu negócio.

Como calcular MTBF e MTTR automaticamente?

Para facilitar o cálculo do MTBF e do MTTR, o Produttivo criou um material gratuito, a Planilha Indicadores de Manutenção.

A planilha já vem com fórmulas prontas para calcular os principais indicadores, basta substituir as informações de exemplo com os números da sua empresa. Olha só:

Para baixar grátis, é só clicar aqui e fazer uma cópia ou baixe no seu computador e preencha com as informações corretas. Você pode fazer isso acessando o menu “Arquivo” e depois clicando em “Fazer uma cópia” para editar online no Google Sheets ou em “Fazer o download” para editar no Excel no seu computador.

Para calcular os indicadores, basta substituir os números de exemplo com as informações corretas da sua empresa. O campo ‘Fórmula’, que está presente em todos os indicadores, já vem com a fórmula correta de cada indicador, portanto não precisa alterar esse campo. Basta alterar os números que a fórmula faz o cálculo automaticamente.

Softwares com indicadores de manutenção

Para acompanhar os indicadores de manutenção da sua empresa, o Produttivo oferece relatórios e gráficos confiáveis.

A partir do histórico de serviços, é possível obter dados como tempo de atendimento, volume de trabalho, indicador de inspeção e até pesquisa de satisfação.

exemplo do painel de análise de indicadores de manutenção no app Produttivo

Ainda não conhece o Produttivo? Somos um sistema para planejar, executar e comprovar serviços, com recursos como:

  • Modelos de ordem de serviço, checklist e relatórios digitais;
  • Plano de manutenção automatizado;
  • Sistema de abertura de chamados;
  • Relatórios inteligentes;
  • E muito mais!
Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Comece a usar gratuitamente e aproveite para testar todas as funcionalidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima