técnica realizando o inventário de máquinas e equipamentos da empresa

Inventário de máquinas: como fazer e planilha para download

O inventário de máquinas é uma ferramenta simples, mas poderosa na gestão de equipamentos. Ele ajuda a organizar os ativos e fornece informações que beneficiam a tomada de decisão da gestão. 

Neste artigo te mostramos como esse documento pode ser criado do zero e ainda oferecemos diferentes modelos prontos de inventário de máquinas, para que você possa utilizar no sistema que mais faz sentido para sua operação: Word, Excel ou em aplicativo. 

Experimente grátis: Modelo de inventário de máquinas e equipamentos digital pronto para usar

O que é um inventário de máquinas? 

O inventário de máquinas é um documento técnico que registra em detalhes as informações dos ativos pertencentes à empresa. 

Nele devem estar listados todos os equipamentos, junto de informações como: modelo, marca, código ou número de identificação, sistemas de segurança do ativo e outros dados que sejam necessários. Veja um exemplo: 

Inventário para controle de equipamentos, modelo digital criado no Produttivo

Além disso, é indicado que o inventário de máquinas e equipamentos traga a localização dos ativos. Isso porque em organizações que têm um grande volume de maquinários, encontrar o equipamento certo pode demorar horas, o que prejudica a operação. 

A sinalização da localização dos equipamentos pode ser realizada por meio da planta baixa da empresa, através do uso de números os símbolos que identifiquem a posição exata dos maquinários. 

Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

O que é o inventário de máquinas e equipamentos NR 12?

O inventário de máquinas e equipamentos era uma exigência contida na NR 12, que determinava quais informações o documento deveria apresentar e estabelecia sua atualização mediante a quaisquer alterações nas informações apresentadas. 

Nesse sentido, o inventário era o ponto de partida para todas as ações recomendadas pela NR 12, que se preocupava em garantir a segurança no uso de máquinas e equipamentos, ao instruir procedimentos de segurança e adoção de medidas preventivas. 

Porém, na nova versão da norma publicada em 2019, o trecho que tratava sobre o inventário de máquinas foi retirado, deixando de ser uma obrigatoriedade exigida pela norma regulamentadora. 

Experimente grátis: Modelo de checklist NR 12 digital para adequação à norma 

Quais são as exigências do inventário de máquinas e equipamentos NR 12?

Na versão de 2010, norma regulamentadora nº 12 fazia as seguintes exigências quanto ao uso do inventário de máquinas e equipamentos: 

“12.153. O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.

12.153.1. As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão para aplicação desta Norma. 

12.154. Toda a documentação referida nesta norma, inclusive o inventário previsto no item 12.153, deve ficar disponível para o SESMT, CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração – CIPAMIN, sindicatos representantes da categoria profissional e fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.”

Apesar do inventário de máquinas não ser mais uma obrigatoriedade pela lei, ele é fundamental para a realização de uma boa gestão de ativos. Afinal, sem conhecer os maquinários de uma empresa, como será possível implementar ações que contribuam para o aumento de vida útil e melhor segurança dos trabalhadores? 

Baixe gratuitamente: Modelos de checklist em Word para adequação à normas regulamentadoras 

Para que serve um inventário de máquinas e equipamentos? 

Além de auxiliar na adequação de outros requisitos exigidos pela NR 12 e que precisam ser cumpridos pelas empresas, o inventário de máquinas serve, acima de tudo, para garantir o controle de equipamentos.

Assim, ao ter em mãos informações sobre cada maquinário, a gestão de ativos consegue ser mais eficiente e organizada. As decisões passam a ser tomadas com base nos dados, sendo possível estabelecer cronogramas de manutenção mais assertivos, reduzir desperdícios e proporcionar mais segurança aos operadores. 

Experimente: Checklist de máquinas e equipamentos digital pronto para usar

Quais são as vantagens do inventário de máquinas e equipamentos?

O inventário de máquinas é um documento necessário para a realização de qualquer planejamento na empresa. A partir dele é possível ter informações completas sobre depreciação, vida útil e localização dos ativos. 

Por isso, o documento contribui para resultados como: 

Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

Como fazer inventário de máquinas e equipamentos?

Existem vários formatos e jeitos de fazer o inventário de máquinas e equipamentos. Tudo depende da quantidade de maquinários que vão integrar o documento e dos objetivos da empresa ao elaborá-lo. 

Abaixo separamos um passo a passo que te ensina a como criá-lo do zero, com as principais informações que ele deve conter.

1. Identifique o equipamento

A identificação do equipamento é informação obrigatória nos inventários de máquinas. Nela devem constar dados como: 

  • Número de série do ativo;
  • Tipo de equipamento;
  • Nome do fabricante;
  • Ano de fabricação;
  • Modelo;
  • Identificação dos responsáveis pela operação e manutenção da máquina.

Veja um exemplo: 

Identificação do equipamento Inventário de máquinas

Essas informações servem para descrever precisamente os ativos, impedindo confusões entre equipamentos novos e antigos, evitando erros e prejuízos.   

2. Indique a localização

É fundamental que o inventário de máquinas também apresente o local em que os ativos estão instalados, podendo ser através da indicação do setor, sala ou do espaço ocupado.

Outra opção é atrelar o inventário à planta baixa da empresa, a partir de uma representação gráfica, na qual os equipamentos podem ser destacados um a um. 

O objetivo é facilitar a localização dos equipamentos sempre que necessário. 

3. Inclua fotos

Apesar de não serem obrigatórias, os registros fotográficos podem ser utilizados para melhorar o inventário de máquinas e equipamentos. Isso porque, são recursos que também melhoram a localização dos ativos. 

Fotos do equipamento Inventário de máquinas

4. Apresente as características técnicas

Os inventários de máquinas podem se tornar muito mais estratégicos, se também forem utilizados para mapear as características técnicas dos equipamentos. 

Nesse caso você deve complementar o documento com dados sobre: 

  • Capacidade de produção dos equipamentos;
  • Velocidade;
  • Consumo de energia;
  • Vida útil;
  • Taxa de depreciação;
  • Potência;
  • Período de uso;
  • E mais detalhes que achar necessário. 
inventário de máquinas descrição técnica dos ativos

5. Aponte as medidas de segurança adotadas

Mapear as medidas de segurança de cada ativo é importante para prevenir e diminuir os riscos de acidentes de trabalho, tanto de manutentores que vão manusear o equipamento, quanto de operadores. 

Você pode incluir informações como: proteções, sistemas de parada de emergência e qualquer outra medida ou dispositivo de segurança do maquinário. 

6. Anexe a documentação técnica 

As documentações técnicas também são itens opcionais para incluir no seu inventário de máquinas. Elas ajudam a dar uma visão geral dos ativos e você pode recorrer a elas sempre que necessário. 

São exemplos de documentos que podem ser anexados ao inventário: manuais, desenhos, projetos, documentos de segurança do trabalho relacionados ao equipamento, laudos e relatórios de conformidade.

7. Identifique os pontos de risco

Por fim, é possível incluir os pontos de risco com base na análise de risco realizada para o ativo. 

No campo podem ser apresentados os riscos de cada equipamento e o caminho para acessar o documento que contém a análise de risco. 

Método HRN para identificação de pontos de risco

A identificação do perigo dos maquinários, pode ser realizada através do método HRN. Ao classificar numericamente os riscos, esse método ajuda a identificar se o risco é aceitável ou não.

Para realizar o cálculo utilize a fórmula: 

HRN = LO x FE x DPH x NP

Em que: 

  • LO: Significa a probabilidade de ocorrência;
  • FE: Representa a frequência de exposição;
  • DPH: Indica o grau de dano possível;
  • NP: Diz respeito ao número de pessoas em risco. 

Logo, um cálculo possível poderia ser: 

HRN = 1 x 2,5 x 0,1 x 1 

HRN = 0,25

Para estabelecer as notas para os ativos considere as seguintes classificações: 

Probabilidade de ocorrência (LO):
0,033Quase impossívelPode ocorrer em circunstâncias extremas
1Altamente improvávelMas pode ocorrer
1,5ImprovávelEmbora concebível
2PossívelMas não usual
5Alguma chancePode acontecer
8ProvávelSem surpresas
10Muito provávelEsperado
15CertezaSem dúvida 
Frequência de exposição (FE): 
0,5Anualmente
1Mensalmente
1,5Semanalmente
2,5Diariamente
4Em termos de hora
5Constante
Grau de dano possível (DPH): 
0,1Arranhão ou Escoriação
0,5Dilaceração, corte ou enfermidade leve
1Fratura leve de ossos (Ex: dedos das mãos e dos pés)
2Fratura grave de ossos (Ex: mão, braço, perna)
4Perda de dedos da mão ou do pé
8Amputação da perna, da mão ou perda parcial da audição ou visão
10Amputação de duas pernas, mãos ou perda parcial da audição ou visão em ambos os ouvidos e olhos  
12Enfermidade permanente ou crítica
15Fatalidade 
Número de pessoas em risco (NP): 
1Entre 1 e 2 pessoas
2Entre 3 e 7 pessoas
4Entre 8 e 15 pessoas
8Entre 16 e 50 pessoas
12Mais de 50 pessoas 

Modelo de inventário de máquinas e equipamentos

Para facilitar a forma como você controla seus ativos, o Produttivo preparou diferentes formatos de inventário de máquinas para você usar. Confira as possibilidades e escolha o formato que mais se adapta a sua operação: 

Inventário de máquinas e equipamentos PDF

O inventário de máquinas em PDF, preenchido em aplicativo, é um dos modelos mais atuais e tecnológicos, ideal para empresas que desejam automatizar e digitalizar processos. 

Com a ajuda da tecnologia, esse inventário é criado de forma automática, padronizada e bem profissional. 

Um exemplo é o sistema do Produttivo, no qual é possível cadastrar todos os ativos da sua empresa junto das informações necessárias. E o melhor: você nem precisa fazer o cadastro manual dos equipamentos, pode subir uma planilha que já usa, dentro do sistema, e o cadastro é realizado automaticamente. 

Assim você tem um inventário de máquinas digital e estratégico. Dá só uma olhada em como os equipamentos ficam cadastrados: 

cadastro de ativos inventário de máquinas do Produttivo

Ao clicar no equipamento que você deseja, é possível ver outras informações que foram cadastradas. Olha só: 

inventário de máquinas descrição técnica dos ativos

Outro diferencial é que o próprio sistema já cria um QR Code exclusivo para cada equipamento, que você pode imprimir e colocar no ativo, facilitando ainda mais a sua identificação e localização. Confira:

qr code inventário de equipamentos

O QR Code é integrado à abertura de chamados e caso o equipamento apresente algum problema, é só escanear o QR Code, que vai direcionar a pessoa para uma página de abertura de chamados em que todas as informações da ocorrência podem ser preenchidas.

Outra forma de criar um inventário de máquinas e equipamentos no Produttivo é através da criação de um relatório em PDF. Para isso você só precisará criar um formulário, selecionar o ativo na hora do preenchimento e pronto: o próprio sistema inclui as informações no PDF final, com base nos dados cadastrados na ferramenta. Veja um exemplo: 

Inventário para controle de equipamentos, modelo digital criado no Produttivo

Experimente o modelo de inventário de máquinas e equipamentos do Produttivo

Inventário de máquinas e equipamentos Excel 

Agora se você deseja um inventário de máquinas mais simples, uma boa opção é a planilha em Excel. 

Preparamos um modelo pronto para você baixar e utilizar. Na planilha estão as informações mais comuns de serem abordadas em um inventário de máquinas como: 

  • Data do inventário;
  • Cliente;
  • Endereço;
  • Responsável técnico;
  • ID do equipamento;
  • Número de série;
  • Nome do equipamento;
  • Fotos;
  • Setor em que está instalado;
  • Localização dentro do setor;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Fabricante;
  • Ano de fabricação;
  • QR Code;
  • Sistemas de segurança;
  • Pontos de risco;
  • Adequação à NR 12;
  • Descrições. 

Veja só como a planilha é: 

planilha em excel kit inventário de máquinas e equipamentos

Ainda é possível editá-la, incluindo outras informações que sejam relevantes para seu segmento de atuação. Para ter acesso a esse material de forma gratuita, basta clicar no banner abaixo! 

Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

Inventário de máquinas Word 

Outra opção é o inventário de máquinas em Word, que não tem tantos recursos como as planilhas em Excel ou aplicativos e é mais aconselhável para operações menos complexas e empresas com poucos ativos, porque o gerenciamento se torna mais fácil.

Veja um exemplo que está disponível no nosso kit de inventário de máquinas: 

O modelo também pode ser personalizado com sua logo, cores da empresa e demais informações que sejam necessárias para o gerenciamento. Você pode baixá-lo aqui!

Quando o inventário de máquinas deve ser feito?

A recomendação é que o inventário de máquinas seja realizado o quanto antes, porque através dele outras ações serão possíveis e melhor implementadas na empresa. 

Ele também deve ser atualizado sempre que existirem mudanças de layout, no sistema de segurança ou em outras informações apresentadas no documento. 

Onde obter as informações para fazer o inventário de máquinas? 

As informações que vão compor o inventário de máquinas podem ser obtidas de diferentes formas: 

  • Consulta aos manuais dos fabricantes;
  • Conversas com os operadores do maquinários;
  • Instruções dos responsáveis pelo setor de manutenção;
  • Equipe do setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Quem pode fazer o inventário de máquinas?

Na versão de 2010 da NR 12 a exigência era que apenas profissionais qualificados e legalmente habilitados fizessem a elaboração do inventário de máquinas e equipamentos. São exemplos o engenheiro mecânico e o engenheiro eletricista. 

Mas como a exigência caiu por terra, atualmente qualquer profissional pode elaborar o documento nas empresas. Porém, a recomendação de especialistas continua sendo para que profissionais qualificados estejam envolvidos na sua criação. 

Modelo de Inventário de Equipamentos digital

O inventário de máquinas e equipamentos é obrigatório nas empresas?

Como vimos, de acordo com a nova versão da NR 12, o inventário de máquinas passa a não ser mais obrigatório para as empresas. 

Apesar da não obrigatoriedade, esse continua sendo um documento importante na organização da empresa e na criação de estratégias assertivas para o negócio. 

Quais máquinas precisam de inventário? 

De forma geral, a NR 12 estipulava que todos os maquinários de grandes empresas e indústrias, que representassem risco aos trabalhadores, tivessem um inventário. 

Os únicos equipamentos que a norma excluia da obrigatoriedade eram: 

  • Máquinas com certificado do Inmetro;
  • Eletrodomésticos (Geladeiras, microondas);
  • Máquinas estáticas (Transformadores, painéis elétricos);
  • Equipamentos movidos por força humana (Carrinho de mão). 

Para quem não se aplica a realização do inventário de máquinas e equipamentos?

Em seu texto, a NR 12 definia que apenas as microempresas e as empresas de pequeno porte não precisariam de um inventário de máquinas e equipamentos. 

Qual a importância do inventário de máquinas?

O inventário de máquinas e equipamentos é importante para toda a empresa, porque centraliza as informações sobre os ativos da companhia e serve como fonte de dados para outros setores. 

Além disso o inventário também: 

  • Evita problemas decorrentes do mau uso de ativos;
  • Organiza e melhora a gestão de ativos;
  • Permite avaliar a conformidade dos equipamentos com a NR 12;
  • Fornece uma visão geral dos ativos da empresa, essencial para a realização de inspeções e auditorias;
  • Ajuda na identificação de pontos de melhoria dos ativos;
  • Melhora o planejamento das ações relacionadas aos ativos;
  • Facilita a gestão da manutenção e o acompanhamento das inspeções;
  • Contribui para a conservação dos ativos;
  • Ajuda a direcionar treinamentos sobre o uso de máquinas, melhorando a capacitação dos operadores. 

Planilha de inventário de máquinas e equipamentos

Facilite a criação de inventário de máquinas para a sua empresa com esse modelo pronto que preparamos. 

A planilha pode ser personalizada para incluir todas as informações que você achar relevantes sobre o assunto. Confira como ela é: 

planilha em excel kit inventário de máquinas e equipamentos

Ou se preferir, te convidamos a testar o sistema do Produttivo por 15 dias grátis. Nele você pode não só criar inventários digitais e automáticos, como gerenciar atividades da equipe técnica e solicitações de chamado, emitir relatórios digitais em segundos, acompanhar indicadores de operação e muito mais! 

Descomplique a forma como você gerencia seus ativos, com a ajuda do Produttivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima