Kit – 7 modelos de ordem de serviço em Word ou Excel

Kit com 7 modelos de ordem de serviço grátis + planilha para controle. Confira também dicas para criar seu próprio modelo. 

A ordem de serviço, também conhecida como OS, é um documento bastante comum e presente em empresas de diversos setores. O procedimento é usado com o objetivo de formalizar a prestação de serviços com o cliente. Os ganhos de seu uso vão muito além de um simples registro. Quando criado de maneira adequada, um bom modelo de ordem de serviço otimiza os processos e traz maior eficiência e produtividade no dia a dia.

Kit Modelo de Ordem de Serviço [Baixe Grátis] 

O que vem nesse Kit?

  • 7 modelos de ordem de serviço para baixar, imprimir ou usar no Excel;
  • Bônus: Planilha para controle das Ordens de Serviços.

Confira abaixo os modelos disponibilizados no kit: 

1 – Modelo Ordem de Serviço (OS) Word Simples

Modelo Ordem de Serviço Manutenção Corretiva

2 – Modelo de Ordem de Serviço (OS) Word com Fotos

Modelo de Ordem de Serviço Manutenção Corretiva Fotográfico

3 – Modelo de OS Word –  Relatório Fotográfico 

Modelo Relatório Fotográfico Serviços de Limpeza

4 – Modelo de OS  Word com Checklist

Modelo de Ordem de Serviço Word com Checklist

5 – Modelo de Ordem de Serviço Word  com Foto e Checklist 

Modelo de Ordem de Serviço Manutenção Preventiva
Modelo Ordem de Serviço

 

6 – Modelo de Ordem de Serviço Excel com Pontuação

Modelo de Ordem de Serviço Word com Checklist

7 – Modelo de Ordem de Serviço Excel com Foto e Checklist

OS71
Modelo de Ordem de Serviço com foto e questões de não conformidade

Bônus: Planilha para controlar suas ordens de serviço

Na planilha de controle de OS’s você preenche opções como:

  • Código de Serviço;
  • Tipo de Serviço;
  • Cliente;
  • Equipamento;
  • Data e Hora de Solicitação;
  • Responsável Técnico;
  • Entre outros.

E ainda dispõem da aba de gráficos, que vão te mostrar o status dos serviços, tipos de serviços realizados e o tempo médio da equipe.

Olha como fica na prática. 👇

Planilha de controle de Ordem de Serviço

Planilha de Controle de Ordem de Serviço Gráficos

Gostou? Então baixe agora mesmo o modelo que mais lhe chamou atenção e comece a usar agora mesmo.

Por que é importante ter um modelo de ordem de serviço?

  • Registro: o acordo entre cliente e empresa fica documentado. É possível rever e comprovar as responsabilidades de cada parte;
  • Organização: a OS ajuda no planejamento e rotina. Se torna mais fácil planejar as atividades de cada equipe técnica e passar as orientações para cada profissional;
  • Padronização: com um modelo de ordem de serviço, as informações seguem um padrão, independente de quem seja o responsável pelo preenchimento. Facilita o histórico e gestão de dados;
  • Gestão estratégica: as ordens de serviços podem ser uma rica fonte de informação para o crescimento do negócio. Com o histórico, é possível medir e avaliar, quantas OS’s foram atendidas no mês, quais serviços foram mais requisitados, as peças que foram trocadas e outras variáveis. Com esses dados, sua empresa tem tomadas de decisão mais assertivas;
  • Satisfação do cliente: com uma OS detalhada, padronizada e assertiva, a prestação de serviços ganha mais transparência e qualidade. Além disso, o documento pode ser usado ao final do atendimento como forma de comprovação.

Dicas para criar um excelente modelo de ordem de serviço

As OS’s podem ser usadas para diferentes trabalhos, como reparos, instalações, manutenções e inspeções. O primeiro passo antes criar um modelo é entender que, por conta dessas diferentes aplicações, as ordens de serviço devem ser personalizadas para cada tipo de negócio e cliente.

Separamos abaixo algumas dicas para que você possa criar e personalizar os melhores modelos e fazer deles um diferencial competitivo para seu negócio.

1) Busque sair do básico

Quando falamos em OS, muitas pessoas pensam em um documento simples e com poucas informações, como data, local, nº do chamado, nome do cliente, motivo do atendimento e serviço realizado.

Mas é possível ir além do que já é praticado no mercado e tornar a sua ordem de serviço completa e diferenciada. O primeiro passo é construir um modelo detalhado.

Você pode inserir diversos campos que ajudem no acompanhamento e execução da atividade, com informações importantes para a sua administração. É possível colocar as peças e materiais usados, os procedimentos para realizar o serviço, o responsável, o prazo de conclusão, status, tempo gasto no atendimento e informações de execução.

2) Acompanhe e comprove

Outra dica fundamental é colocar informações sobre a execução do serviço. Isso pode ser feito de duas maneiras: através de um campo de status que possa ser atualizado conforme o trabalho é feito e por meio de um campo de antes e depois.

O antes e depois ainda é uma prática pouco explorada e que tem um grande potencial de deixar a sua ordem de serviço mais completa, assertiva e confiável para o cliente. Além disso, ela ajuda na comprovação de todo o processo.

Se você recebeu um chamado para trocar determinada peça de um equipamento, por exemplo, e ao chegar no local seu técnico verificou que o problema não corresponde ao citado pelo cliente, é possível comprovar através de descrição e fotos exatamente o que aconteceu e a solução para o problema.

Neste artigo, mostramos a diferença que o relatório fotográfico pode para sua OS.

3) Valorize a sua marca

Ter a sua identidade presente no modelo de ordem de serviço também é importante para diferenciar seus serviços dos demais. É possível chegar a esse resultado de algumas formas.

A primeira delas é adaptar seu próprio modelo seguindo as dicas anteriores. Sem dúvidas, com isso você já sairá na frente. Além disso, você também pode criar cabeçalhos e rodapés com a sua marca e as cores que diferencia você dos correntes.

Outra dica é personalizar a sua ordem de serviço para cada cliente, principalmente se você atende pessoas jurídicas ou possui contratos de serviço. Você pode fazer isso colocando a marca da empresa atendida e informações pertinentes a ela.

4) Mantenha um processo

Como qualquer inovação, aderir a um modelo de ordem de serviço deve ser um processo contínuo. Começar com o procedimento e não ser 100% fiel a ele ou desistir depois de alguns dias, pode não ser efetivo e até gerar retrabalho.

Portanto, se você deseja ter resultado com o uso das ordens de serviço, busque permanecer com o procedimento, buscar melhorias para ele e também orientar toda a equipe sobre a importância dessa atividade para a operação.

Esperamos que você goste das dicas para criar seus modelos de ordens de serviço e aproveite os exemplos para testar na sua operação. Qualquer dúvida sobre o funcionamento ou mesmo sobre o assunto, você pode deixar nos comentários ou nos chamar no chat ao lado.

Será um prazer conversar com você! 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima