Como fazer a manutenção da Segurança Eletrônica

A segurança eletrônica protege pessoas e bens, mas também precisa de manutenção adequada. Entenda a importância da manutenção preventiva de segurança e como fazer.

A instalação da segurança eletrônica é uma parte muito importante na construção e administração de imóveis. Mas, depois que o sistema é configurado, ele precisa de manutenção constante.

Isso porque quando feita antes do defeito ocorrer, previne falhas que podem colocar sua segurança em risco. Vamos entender melhor o que é segurança eletrônica, e a importância da sua manutenção.

Veja também: Modelo de checklist de manutenção de CFTV pronto para usar ou adaptar

O que é segurança eletrônica

A segurança eletrônica combina o uso de tecnologia para monitoramento com o objetivo de garantir a segurança, seja de pessoas, de um local, ou de bens materiais.

Esse sistema pode ser formado por equipamentos como câmeras de circuito interno, alarmes, luzes, sensores e outros aparelhos que deixem o ambiente mais seguro, permitindo acompanhamento integral e remoto.

Por isso, a combinação da tecnologia eletrônica aos mecanismos de segurança traz mais praticidade para esse setor, evitando que o profissional da área se coloque em situação de risco ao fazer o monitoramento.

Com a ajuda de um sistema de segurança eletrônica, a equipe de segurança pode:

  • Interceptar indivíduos invasores antes que causem danos;
  • Comunicar a força policial sem arriscar a integridade da equipe;
  • Ajudar a força policial na identificação de indivíduos;
  • Tranquilizar moradores, funcionários ou transeuntes;
  • Armazenar imagens e dados para consulta posterior.

As particularidades de cada sistema de segurança vão depender das necessidades do local e do orçamento disponível, já que o gasto aumenta com a tecnologia empregada e a quantidade de ativos.

Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Equipamentos de segurança eletrônica

Em quais equipamentos de segurança eletrônica as manutenções são mais comuns? 

  • Alarmes: as sirenes podem ser sonoras, chamando atenção para o ocorrido, ou silenciosas, que normalmente notificam a polícia ou uma central de segurança sem que os indíviduos invasores sejam avisados;
  • Luzes: além de deixar o ambiente mais claro e, portanto, mais seguro, elas facilitam a identificação de invasores, permitem acompanhar detalhes da operação, e muitas vezes são suficientes para desencorajar atitudes criminosas;
  • Câmeras: hoje esse equipamento de fácil acesso pode ser acompanhado até pelo celular, possibilitando observar o ambiente à distância e, se necessário, usar as imagens para identificação;
  • Sensores: normalmente vêm acompanhados de luzes, câmeras ou alarmes. O sensor vai detectar o movimento e assim ativar o funcionamento do aparelho complementar;
  • Biometria: você sabia que essa tecnologia também pode integrar sistemas de segurança? É indicada para casos de autenticação de identidade;
  • Catracas: ideal para empresas que precisam limitar a entrada de pessoas, pois liberam somente o acesso previamente autorizado.

Além dos ativos, é interessante que haja uma equipe de segurança, responsável pelo manejo do equipamento, auxílio de pessoal e acionamento da polícia, se necessário.

Benefícios da manutenção preventiva da segurança eletrônica

Uma vez que a instalação for concluída, é preciso acompanhar também o funcionamento do sistema para se antecipar aos problemas técnicos. Se você esperar seu sistema de segurança eletrônica apresentar defeitos para então prosseguir com a manutenção, é muito provável que sofra com falhas de segurança até que o serviço seja realizado.

Isso deixa seu imóvel, seja ele residência, indústria, ou empresa, exposto a vandalismo, furtos, perda de dados e outros inconvenientes. Ou seja, quando você deixa seu sistema vulnerável, ele não cumpre sua principal função, que é de garantir a segurança do local e seus presentes.

Outro benefício é o custo: a manutenção preventiva tende a ser mais barata que a corretiva. Esse valor tende a ser ainda mais interessante caso você precise contar com prejuízos decorrentes do período em que o sistema estava inoperante.

Além disso, a manutenção constante tende a prolongar a vida útil dos ativos, assim você garante sua segurança por mais tempo sem precisar se preocupar.

Se você ainda não se convenceu, pense na dor de cabeça que a manutenção corretiva vai causar: sistemas temporariamente desabilitados, mais responsabilidades para a equipe de segurança, presença de técnicos em horários inconvenientes… Melhor agendar a manutenção preventiva para não ter que lidar com esses incômodos no futuro.

Leia também: Manutenção de CFTV — O que não pode faltar

Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Como fazer a manutenção da segurança eletrônica

A manutenção do seu sistema de segurança eletrônica pode variar conforme as condições de exposição dos equipamentos e outras variáveis de cada aparelho. Via de regra, considera-se o tempo médio de três meses entre cada vistoria em sistemas internos, e um mês para externos, que ficam expostos às ações do tempo.

O calendário de manutenção pode ser montado de acordo com as orientações repassadas pela empresa de instalação, assim o acompanhamento já fica agendado previamente. Além disso, o time de segurança ou o profissional responsável deve ser orientado para identificar qualquer problema de funcionamento e sinalizar a necessidade de manutenção corretiva.

Na manutenção preventiva, o técnico vai verificar:

  • Integridade dos cabos;
  • Funcionamento de baterias;
  • Alcance de sinais sonoros;
  • Capacidade de detecção de sensores;
  • Entre outras peças.

Para isso, recomenda-se o uso de checklists para acompanhar a manutenção. 

Com esse acompanhamento, é possível identificar a necessidade de correção, mas também tranquilizar o proprietário quando o sistema está funcionando normalmente.

Manutenção com ferramentas digitais

Quando o técnico vai fazer a vistoria e eventuais reparos no sistema de segurança eletrônica, ele pode utilizar ferramentas digitais como checklist. É o caso do Produttivo, que conta com modelos prontos e personalizáveis para você fazer o acompanhamento da sua empresa como preferir.

Você pode usar modelos prontos de checklists de manutenção preventiva para acompanhar:

  • Conformidade dos ativos;
  • Registro fotográfico;
  • Local, data e hora do serviço;
  • Localização do ativo;
  • Assinatura.
Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

A solicitação do serviço de manutenção da segurança eletrônica pode ser feita pelo próprio cliente por QR Code. O Produttivo ainda oferece a possibilidade de gerar relatórios, enviar pesquisa de satisfação e muitas outras funcionalidades.
Faça um teste grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima