Aplicativo de check list o que é e como utilizar

Aplicativo de check list: o que é e como utilizar

O aplicativo de check list é uma ótima ferramenta para controlar as atividades do dia a dia e garantir que todas as tarefas sejam realizadas e padronizadas. Por isso, é uma boa opção para empresas e prestadores de serviços.

Veja todos os benefícios que o aplicativo de check list oferece, saiba como usar e aproveite para testar gratuitamente os modelos de check list que separamos!

Veja também: Aplicativo de check list, relatório e ordem de serviço digital

O que é um aplicativo de check list?

O aplicativo de check list é uma versão digital dos modelos usados em papel ou Excel, com recursos que eliminam a burocracia e trazem maior agilidade para os preenchimentos.

É como se fosse uma lista de tarefas ou itens que pode ser preenchida diretamente pelo celular, usando modelos prontos ou versões que podem ser personalizadas conforme suas necessidades.

Assim que uma atividade for completada, é só preencher o quadradinho, ou marcar um check. Dessa forma, você consegue ver o que já foi feito e o que ainda falta fazer na sua lista de afazeres.

Por ser uma ferramenta intuitiva e prática, ela pode ser usada em inúmeras situações. Além disso, as versões para celular ou tablet dispensam as folhas de papel — o checklist está disponível na palma da sua mão e fica sempre armazenado para consultas futuras.

demonstração dos recursos disponíveis no aplicativo de checklist do Produttivo

Quais são as vantagens de um aplicativo de check list?

O aplicativo de check list traz mais praticidade e agilidade no acompanhamento das tarefas a serem realizadas. Vamos ver alguns exemplos práticos das vantagens do app checklist para empresas:

Mais produtividade e assertividade

Usando um aplicativo de check list em vez do papel, sua equipe reduz o tempo gasto com o preenchimento manual, acelerando os atendimentos e assim aumentando a produtividade dos técnicos, que podem direcionar seu tempo e atenção para outras atividades.

Ganho com eficiência operacional

Você já pensou nos gastos que tem quando parte do trabalho da equipe é preencher manualmente o checklist e depois repassar essas informações?

Não é só o tempo dos funcionários que é mal direcionado, mas também os recursos da sua empresa. Investir em um aplicativo de check list pode ser mais econômico, além de trazer mais profissionalismo e qualidade operacional para a sua rotina.

Leia também: O que é excelência operacional? 5 ações para reduzir riscos

Menos ocorrência de retrabalho

Alguns checklist apps, como o Produttivo, geram um relatório em PDF após o preenchimento, o aplicativo de check list elimina também o retrabalho de passar tudo para o computador.

As informações já ficam disponíveis para o gestor e até para o cliente logo após o preenchimento, nada de ficar digitando ou transcrevendo.

Melhora a gestão da qualidade

O aplicativo de check list garante preenchimentos mais padronizados e confiáveis, já que define um modelo padrão, dentro do nível de qualidade estabelecido pela empresa e que deve ser seguido por toda a equipe.

Além disso, o gestor tem acesso a tudo que foi preenchido, proporcionando um controle maior do fluxo de informações e da rotina da equipe, o que reflete diretamente na qualidade do serviço, diminuindo atrasos, reclamações sobre a execução do serviço e outros problemas.

Aplicativo de relatórios digitais para usar digitalmente

Reduz o risco de perda de dados

Perder documentos e informações é um dos riscos quando lidamos com checklists em papel, e nem sempre é possível recuperar esses dados. Por outro lado, o aplicativo de check list armazena todos os dados em nuvem.

Por isso, mesmo que a versão impressa seja extraviada, todas as informações preenchidas ficam preservadas e podem ser facilmente acessadas de qualquer lugar, inclusive de outro aparelho.

Mais segurança na gestão de dados

O armazenamento de dados em nuvem também garante a privacidade dos seus clientes e o sigilo do seu serviço, já que é possível limitar o acesso às informações cadastradas para que só pessoas autorizadas possam visualizar.

Relatórios completos

O check list é uma excelente ferramenta de organização, mas os dados obtidos por ele ainda podem ser compilados, trazendo dados e indicadores que ajudam a identificar pontos fortes e fracos da empresa.

Assim, os aplicativos de check list podem gerar relatórios completos automaticamente, traduzindo as informações registradas em gráficos e indicadores que vão ajudar na tomada de decisões.

Exemplo de gráfico de indicadores com base em checklists preenchidos gerado pelo Produttivo
Exemplo de gráfico de indicadores gerado pelo Produttivo

Aplicativos de check list gratuitos

Agora que você já conhece as vantagens do aplicativo de check list, vamos conhecer algumas opções gratuitas?

  • Evernote: com versões gratuitas e pagas, o Evernote permite criar check lists, lembretes, anotações e outros recursos. Pode ser utilizado tanto por empresas quanto para uso pessoal para gerenciar tarefas;
  • Notion: o Notion também é ideal para empresas, já que permite organizar as atividades e conta com muitas funcionalidades para você registrar suas informações como preferir. A versão para uso individual é gratuita, enquanto as opções para empresa são pagas;
  • Pipefy: outra plataforma para gestão de processos é o Pipefy, que oferece checklists entre seus recursos. São diferentes planos para assinatura, mas você pode testar gratuitamente;
  • Trello: já o Trello oferece diferentes planos, inclusive uma versão gratuita. São muitas funcionalidades para organizar sua lista de tarefas, inclusive check lists;
  • Produttivo: voltado para empresas prestadoras de serviços, o Produttivo disponibiliza modelos de checklists para diversos segmentos, e você também pode personalizar o seu. São diferentes planos conforme as necessidades da sua empresa, mas você pode testar grátis sem cartão de crédito, é só se cadastrar e aproveitar todos os recursos.
demonstração dos recursos disponíveis no aplicativo de checklist do Produttivo

Aplicativo de check list de manutenção

Para empresas que trabalham com manutenção e prestação de serviços, o aplicativo de check list garante que todas as atividades sejam realizadas e registradas — basta o técnico fazer o preenchimento conforme o checklist.

Pensando nisso, o Produttivo oferece a opção de personalizar seu modelo de checklist com questões obrigatórias, exigindo seu preenchimento para a conclusão da tarefa. E para quem procura praticidade, uma opção é aproveitar os modelos de check list prontos para uso.

Vamos conhecer alguns deles:

Check list de manutenção preventiva

O check list de manutenção preventiva é ideal para agilizar o serviço durante esse tipo de manutenção, com recursos como: cabeçalho preenchido automaticamente com os dados da empresa e do cliente, lista de itens para inspeção, diagnóstico com preenchimento por voz, registro fotográfico com marcação de data e hora (ideal para comprovação do serviço) e até assinatura digital.

Se sua empresa atua com manutenção preventiva, aproveite o teste grátis e comece a usar esse modelo agora mesmo!

Check list de máquinas e equipamentos

Para facilitar o check list de máquinas e equipamentos, nosso modelo conta com QR Code que registra todas as informações do ativo e preenche o cabeçalho automaticamente, além de registro de localização e horário de início do serviço, questões com pontuação e muitos outros recursos.

Que tal começar a usar gratuitamente para a inspeção de equipamentos?

Check list de manutenção predial

Já o check list de manutenção predial ajuda na inspeção de imóveis e edificações, registrando fotos com data e hora, questões de não conformidade com pontuação, registro de fim do trabalho e outras funcionalidades.

Esse modelo é ideal para ajudar na elaboração do laudo de inspeção predial, faça o teste agora mesmo!

Check list gerador de energia

Nosso check list gerador de energia conta com 15 tipos de resposta para ajudar na execução da manutenção desse tipo de equipamento.

Você pode fazer o teste grátis e começar a usar esse modelo agora mesmo, não precisa cadastrar cartão de crédito.

Leia também: Checklist gerador de energia: como fazer + modelo pronto

Check list caminhão

O check list caminhão é indicado para empresas que atuam com gestão de frota. Ele facilita a inspeção e controle dos veículos, com check list das peças, relatório fotográfico para comprovação e até preenchimento por voz.

Conheça todos os benefícios desse modelo para acompanhamento de caminhões, é só se cadastrar gratuitamente e começar a usar!

Check list veículos

Outra opção para o controle de frotas é o check list de veículos, que ajuda no registro da entrada e saída dos veículos, comprovação da manutenção, fotos com antes e depois, e outros recursos.

Faça o teste grátis para aproveitar todas as funcionalidades desse modelo, não precisar cadastrar cartão de crédito.

Check list segurança do trabalho

O relatório de segurança do trabalho é essencial para preservar a saúde dos colaboradores, e um check list segurança do trabalho ajuda a registrar as informações com praticidade.

Os recursos como registro de data e hora, checklist da inspeção com fotos e até assinatura digital ajudam no cuidado com os funcionários, e você pode aproveitar tudo isso no teste grátis.

Check list de EPI

Você sabia que o fornecimento de EPIs é responsabilidade da empresa, que também é obrigada a comprovar sua entrega e fazer o controle do uso?

Por isso, invista em um check list de EPI para estar em conformidade com a lei e registrar quais equipamentos foram entregues, identificar não conformidades e comprovar o uso por meio de fotos.

Teste esse modelo agora mesmo!

Check list de combate a incêndio

Outra obrigação da empresa é manter extintores e sistemas de combate a incêndio sempre atualizados, e isso pode ser feito através de um check list de combate a incêndio.

Inspecione os equipamentos, identifique não conformidades e registre informações por meio do relatório fotográfico. Comece a usar esse modelo e garanta a segurança da sua empresa!

Leia também: Prevenção e Combate a Incêndio: o que é e quais são as principais medidas

Nenhum desses modelos de check list atendeu às necessidades da sua empresa? Você pode conferir todos os nossos modelos prontos ou ainda personalizar com questões que façam sentido para o seu negócio.

Além dos relatórios, ordens de serviço e check lists digitais, o Produttivo traz funcionalidades incríveis, olha:

  • Relatórios inteligentes: são gerados automaticamente após a finalização do serviço e podem ser encaminhados ao cliente por e-mail ou WhatsApp;
  • Página para abertura de chamados: personalizada para seus clientes solicitarem serviços de forma prática;
  • Dados e indicadores: apresentados por meio de gráficos fáceis de ler para identificar gargalos e oportunidades de melhoria para a empresa;
  • Plano de atividades: para você planejar seus serviços com antecedência e não perder tempo.

O Produttivo é um aplicativo de check list completo que vai modernizar ainda mais sua operação. Conheça todos os nossos recursos e leve mais agilidade, produtividade e assertividade para sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima