Entenda o que é manutenção industrial na prática, como aplicar na sua empresa e conheça oportunidades de carreira na área.
Se você quer começar a atuar na área da manutenção industrial, ou crescer profissionalmente nesse segmento, separamos algumas dicas importantes para te ajudar.
Veja também: Modelos de checklist digitais para manutenção preventiva
- O que é Manutenção Industrial?
- Qual a importância da manutenção de máquinas industriais?
- Quais são os objetivos da manutenção industrial?
- Quais os tipos de manutenção industrial?
- Como fazer um plano de manutenção industrial?
- Cursos de manutenção industrial essenciais para uma carreira de sucesso
- Como a tecnologia pode ser uma aliada da manutenção industrial?
O que é Manutenção Industrial?
Muitas vezes, a manutenção industrial é associada com o conserto de equipamentos industriais. Essa definição não está errada, mas o conceito vai muito além disso.
Podemos definir manutenção industrial como um conjunto de metodologias teóricas e práticas que monitoram e analisam os instrumentos (sejam eles equipamentos, equipes, gestão, espaço físico de trabalho, entre outros) que fazem parte do ambiente industrial.
Isso significa que a manutenção industrial engloba não apenas a parte técnica de máquinas e aparelhos, mas também os processos daquele setor, incluindo gestão de pessoas e procedimentos.
Normalmente, essas metodologias são aplicadas com base no planejamento de manutenção industrial, como veremos adiante.
Leia também: PCM: Planejamento e Controle da Manutenção
Qual a importância da manutenção de máquinas industriais?
A manutenção industrial não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento. Com o aumento da competitividade e abertura de novos mercados, aumentar a disponibilidade operacional dos equipamentos e melhorar a qualidade dos produtos e entregas garante diferencial competitivo. Entenda como:
Redução de custos para a empresa
Com a manutenção preventiva e preditiva dos equipamentos, é possível prevenir falhas e reduzir seu impacto, diminuindo a necessidade de ações corretivas e reduzindo gastos relacionados. Até mesmo as paradas de produção, que geram tempo ocioso e reduzem o fluxo de produção, podem ser evitadas, minimizando prejuízos inesperados.
Maior confiabilidade dos equipamentos
Ativos em bom estado de conservação tendem a apresentar menos falhas, o que contribui para o aumento da vida útil, velocidade de produção e produtividade da equipe.
Poder de investimento
Menos prejuízos = mais dinheiro em caixa! Isso permite com que a empresa tenha margem para investir em novos produtos e tecnologias. Como falamos no começo do texto, a manutenção industrial não envolve apenas consertar equipamentos.
Com o auxílio do Planejamento e Controle da Manutenção, por exemplo, a gestão se torna mais eficiente e a saúde financeira da empresa fica mais sólida. Isso beneficia os colaboradores, os acionistas que investem na empresa e todo o ecossistema que faz parte da indústria.
Oportunidades profissionais
Não podemos esquecer das portas que se abriram conforme a manutenção industrial foi ganhando espaço. Ao ganhar espaço, esse segmento deu espaço a cargos de gestão de manutenção, como Supervisor de Manutenção.
Profissionais que se mantêm atualizados, bem informados e estão em busca de capacitação constante saem na frente e têm mais chance de conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
Preservação do meio ambiente
Outro item advindo do PCM é a economia de recursos naturais e diminuição dos impactos ambientais. Quando a manutenção é realizada adequadamente, o impacto na indústria na natureza é menor.
Esse assunto, além de ser um ponto a favor da empresa, atualmente tem muito peso também com os consumidores.
Agora que você já conhece as vantagens da manutenção industrial, que tal colocar em prática o planejamento que vai agregar todos os benefícios a curto, médio e longo prazo, para a sua empresa?
Quais são os objetivos da manutenção industrial?
Sabemos que a manutenção industrial busca acompanhar todos os processos de forma ampla, desde a saúde do maquinário até outros componentes, como a equipe e o ambiente.
De forma mais detalhada, podemos considerar que os principais objetivos da manutenção industrial são:
Averiguar a necessidade de serviços
Como a inspeção faz parte da manutenção industrial, essa etapa verifica pontos importantes, seja nos equipamentos ou na operação como um todo, e assim abre espaço para identificar se há necessidade de intervenção.
Assim, é possível trabalhar os pontos de melhoria antes que as falhas e aperfeiçoar processos que já estão com desempenho satisfatório, mas que ainda podem melhorar.
Aumentar a disponibilidade dos equipamentos
Como falamos anteriormente, a conservação dos equipamentos é uma parte importante da manutenção industrial.
Ao acompanhar constantemente seu desempenho, é mais fácil prevenir falhas que reduzem a vida útil e aumentam o tempo ocioso do maquinário, prolongando sua disponibilidade de funcionamento e melhorando o aproveitamento.
Evitar imprevistos
Você talvez já tenha passado por situações em que um erro ou defeito poderia ter sido evitado se houvesse acompanhamento adequado. Esse é um dos papéis da manutenção: ao verificar possíveis falhas, é mais fácil planejar intervenções sem dar espaço para o surgimento de imprevistos, como paradas.
Impedir danos maiores
Mesmo que a falha já esteja instaurada, com a manutenção periódica é possível constatar eventuais problemas antes que eles tomem proporções maiores.
No caso da manutenção de equipamentos, isso significa identificar o defeito a tempo de corrigi-lo apenas com uma troca de peça, e não com a substituição total do ativo, que é muito mais onerosa.
Outro exemplo são as falhas no processo de produção: se observadas logo, evitam que a prática se torne um problema estrutural e não apenas pontual.
Reduzir custos
Os pontos que mencionamos acima têm um benefício em comum, que é a redução de custos. Quando os problemas são identificados e resolvidos o quanto antes, os custos de correção são menores.
O mesmo é válido para outros aspectos da operação: o acompanhamento periódico de todos os processos evita o prejuízo com suspensão das atividades, tempo ocioso e queda na produtividade.
Garantir qualidade
A gestão da qualidade também faz parte do processo de manutenção industrial, trazendo melhorias para os produtos, serviços e também no ambiente de trabalho.
Quais os tipos de manutenção industrial?
A manutenção industrial pode ser subdividida tipos de manutenção, sendo cada um indicado para casos diferentes. Entenda melhor como funciona:
Manutenção Preventiva
Oriunda do termo “prevenir”, este tipo de manutenção tem como objetivo evitar o aparecimento de falhas no equipamento, prolongando sua vida útil e abrindo espaço para medidas corretivas não emergenciais.
Por isso, tende a diminuir o custo com a manutenção corretiva (veja mais a seguir) e evita o desligamento total do equipamento, já que permite identificar pontos de melhoria antes que eles se tornem um problema.
A manutenção preventiva é indicada para todos os tipos de ativos, devendo ser usada periodicamente para garantir que eventuais defeitos sejam controlados e evitados antes que uma intervenção mais extensa seja necessária.
Leia mais aqui: Tudo que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva
Manutenção Corretiva
É indicada para a correção de uma falha, ou seja, a resolução de um problema quando ele já está danificando o processo ou equipamento. Normalmente, tem caráter urgente.
Tende a ser uma opção mais onerosa, pois normalmente só ocorre após a falha impactar a operação, resultando muitas vezes na interrupção temporária do seu funcionamento.
Leia mais aqui: Manutenção Corretiva: 3 exemplos para você avaliar seus conhecimentos
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva faz o acompanhamento constante do desempenho do equipamento por meio de variáveis e parâmetros. O técnico responsável pode aplicar análises de vibração, ferrografia, entre outras técnicas de prevenção de falhas e panes nos ativos.
Enquanto a manutenção preventiva é feita periodicamente de acordo com o tempo de uso ou outro parâmetro, na preditiva o equipamento é monitorado constantemente e só é realizada alguma interferência caso algum indicador esteja fora do padrão, mesmo que isso não signifique uma falha.
Leia mais aqui: O que é, exemplos e tendências da Manutenção Preditiva
Manutenção Detectiva
Um dos tipos mais tecnológicos de manutenção, a detectiva conta com a autoanálise dos sistemas dos equipamentos, que podem ser automatizadas ou por comando, a fim de fazer a detecção de falhas imperceptíveis aos sentidos humanos.
Como fazer um plano de manutenção industrial?
Para colocar seu plano de manutenção industrial em prática, primeiro mapeie todos os equipamentos e as rotinas de manutenção de cada um, com suas devidas periodicidades.
Então, coloque essas informações em um calendário ou cronograma de manutenção.
Estabeleça também os indicadores de manutenção, itens importantes para uma análise completa e um trabalho bem realizado.
Para te ajudar, disponibilizamos um material gratuito com uma planilha de manutenção pronta e guia de boas práticas.
Faça o download grátis e coloque seu plano de manutenção em prática agora mesmo!
Cursos de manutenção industrial essenciais para uma carreira de sucesso
Falamos sobre como a manutenção industrial abriu espaço para novas carreiras no mercado de trabalho. Então, que tal aprimorar seus conhecimentos e turbinar seu currículo?
Separamos três cursos essenciais para quem está começando ou quem quer se especializar, cada vez mais, na área de manutenção industrial. Olha só:
Tecnólogo em Manutenção Industrial
Oferecido pelo Senai, o curso de Tecnólogo em Manutenção Industrial capacita os alunos para realizar a gestão e implementação de projetos e processos dentro do ambiente industrial.
Além do curso, o Senai ainda auxilia no ingresso ou recolocação no mercado de trabalho, com vagas de estágio e empregos efetivos.
Confira a disponibilidade do curso na sua região.
Pós-Graduação em Engenharia da Manutenção Industrial
A Pós-graduação em Engenharia da Manutenção Industrial da Estácio investe em uma grade curricular de peso, com matérias como:
- Gestão de Custos e Investimentos de Manutenção;
- Gestão de Manutenção em Sistemas Elétricos;
- Gestão de Projetos – Visão PMI;
- Gestão de Serviços de Terceiros Materiais;
- Entre outros.
Confira a disponibilidade do curso na sua região.
Pós-Graduação em Engenharia da Manutenção Industrial Sistemas 4.0
Voltado às tendências de mercado, o curso de Pós-graduação em Engenharia da Manutenção Industrial Sistemas 4.0 oferecido pelo Sistema FIEP prepara o profissional do futuro que, além da gestão dos indicadores, também busca soluções tecnológicas para desempenhar um ótimo papel nas empresas.
Confira a disponibilidade do curso na sua região.
Como a tecnologia pode ser uma aliada da manutenção industrial?
Assim como as indústrias estão cada vez mais conectadas com a tecnologia, a manutenção industrial também pode se beneficiar dos recursos digitais.
A automação dos processos auxilia em diversas estratégias de manutenção, ajudando na integração das informações e no diálogo entre os setores e também com clientes.
Um exemplo são os sistemas para abertura de chamado, plataformas digitais que conectam a empresa como um todo e permitem o acompanhamento de todas as etapas do processo de manutenção.
É o caso do Produttivo, que ajuda a planejar e executar serviços, com funcionalidades como plano de manutenção.
Também é possível usar modelos prontos de checklists de manutenção para acompanhar a operação no ambiente industrial.
Você pode aproveitar as vantagens da tecnologia na sua operação agora mesmo, comece a usar o Produttivo gratuitamente!
Você já trabalha na área da manutenção industrial? Compartilhe sua experiência nos comentários!