Mensagem Automática Whatsapp para Clientes

76 modelos de mensagem automática whatsapp para clientes

O recurso de mensagem automática whatsapp para clientes é uma boa opção para iniciar conversas de forma mais rápida e de estar disponível sempre que o cliente precisar. Uma estratégia que promete alavancar seus negócios. 

Neste artigo, você descobre como configurar as mensagens automáticas no whatsapp, tem indicações de aplicativos que melhoram a comunicação com seu cliente na plataforma e se inspira com uma série de modelos de texto para enviar. 

Veja também: Página de solicitação de serviços online para melhorar a comunicação com o cliente

O que é mensagem automática no WhatsApp? 

As mensagens automáticas no WhatsApp para clientes são textos configurados na plataforma para serem enviados automaticamente, sempre que um cliente entra em contato com a empresa. 

As mensagens têm o intuito de direcionar o atendimento, oferecer uma resposta rápida ao cliente e garantir que ele tenha sempre uma boa experiência ao precisar da empresa. 

Ou seja, é uma estratégia potente para empresas que desejam encantar seus clientes logo no primeiro contato e com isso fechar mais contratos.

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Para que servem as mensagens automáticas no WhatsApp?

A mensagem automática no WhatsApp para clientes é utilizada para: 

  • Oferecer retorno instantâneo e reduzir o tempo de espera por resposta;
  • Criar atalhos para solicitações comuns dos clientes; 
  • Oferecer esclarecimento sobre o horário de atendimento e outras informações da empresa importantes ao cliente;
  • Conseguir direcionar corretamente as solicitações.

Leia também: Gestão de serviços: o que é e como fazer em 8 passos

Quando enviar mensagem automática no WhatsApp para clientes? 

As mensagens automáticas do WhatsApp podem ser enviadas em diferentes momentos da jornada do cliente: no primeiro contato com a empresa, numa ação de vendas ou para lembrar o cliente de algum compromisso, tudo depende da sua estratégia. 

Listamos abaixo algumas opções de momentos para realizar o envio de mensagens automáticas:

  • Primeiro contato com a empresa;
  • Agradecimento quando alguma compra ou contrato é fechado;
  • Atualização do status de realização de um serviço ou de entrega de um produto;
  • Erratas ou mensagens de desculpas;
  • Aviso de férias, recesso ou ausência;
  • Despedida ou encerrando o contato com o cliente;
  • Solicitação de dados;
  • Lembretes de compromissos;
  • Pesquisa de satisfação. 

Quais são os benefícios de realizar o atendimento ao cliente no WhatsApp? 

O maior objetivo em usar o recurso de mensagens automáticas do Whatsapp para clientes é o de encantá-los e promover uma boa experiência com a empresa. Com isso, a organização pode ganhar em:

  • Facilidade na comunicação com o cliente, afinal o WhatsApp é um aplicativo amplamente utilizado pelas pessoas;
  • Rapidez na comunicação com o cliente, que é direcionado para a pessoa ou setor certos de forma ágil;
  • Atendimento mais personalizado uma vez que existem recursos que permitem a personalização das mensagens incluindo o nome do cliente, por exemplo;
  • Liberdade na criação da mensagem com a possibilidade de inclusão de emojis, gifs, vídeos e áudios, indo além do texto!
  • Comunicação segura, uma vez que os usuários sabem que estão conversando com empresas;
  • Disponibilidade em tempo integral, possibilitando a empresa de sempre estar pronta para oferecer uma resposta às soluções e posicionar os clientes, acabando com a ansiedade para o atendimento;
  • Escalabilidade, em que é possível atender um maior volume de solicitações priorizando as demandas mais urgentes; 
  • Centralização de informações, assim qualquer pessoa do time terá acesso a todas as informações importantes para a realização do atendimento; 
  • Metrificação, uma vez que os atendimentos geram dados que podem guiar as ações da empresa;
  • Acompanhamento do nível de satisfação do cliente realizado através do disparo de pesquisas de satisfação sempre que um atendimento é encerrado.

Mensagem automática Whatsapp para clientes exemplos

Em dúvida sobre o que escrever na mensagem de whatsapp para o seu cliente? Aqui vão algumas sugestões de acordo com o tipo de mensagem que você deseja enviar, confira:

Mensagens de saudação e boas-vindas

  1. Olá! Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. Como podemos te ajudar?
  2. Olá! Obrigado por ter entrado em contato com a gente. O que você gostaria de saber?
  3. Oi! Ficamos muito felizes com o seu contato. Como podemos te ajudar?  (Detalhar as opções com os respectivos números. Exemplo: Opção 1; Opção 2; Opção 3);
  4. Olá, tudo bem? Recebemos a sua mensagem e vamos responder o mais rápido possível. Enquanto isso você gostaria de compartilhar comigo o que precisa? 
  5. Olá, tudo bem? Me chamo [NOME] e estou aqui para te ajudar. Para começar você poderia compartilhar comigo o motivo do seu contato? 
  6. Olá, obrigada por entrar em contato com a [NOME]. Recebemos sua mensagem e vamos retornaremos em [TEMPO];
  7. Olá, estamos muito felizes em te atender! Entraremos em contato com você assim que possível, dentro do nosso horário comercial [horário de atendimento] ou em até [horas] horas a partir dessa mensagem;
  8. Olá, obrigada pelo contato! Recebemos a sua mensagem e entraremos em contato em breve. Enquanto isso, que tal conferir o nosso portfólio, na página a seguir? [link];
  9. Olá, ficamos felizes em receber o seu contato! Nossa prioridade é te ajudar. Em breve, um membro da nossa equipe de suporte entrará em contato com você. Mas enquanto isso gostaria de compartilhar o motivo da sua mensagem?
  10. Olá! Obrigada pela mensagem. Entraremos em contato em menos de uma hora para responder a quaisquer perguntas. Sinta-se à vontade para encontrar outros itens aqui [Link];
  11. Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA] Digite sua dúvida e um atendente responderá em instantes;
  12. Olá! Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]! É sempre um prazer atender você. Se precisa conversar com algum de nossos atendentes digite sua dúvida e aguarde que em alguns minutinhos vamos respondê-lo;
  13. Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]! Deixe sua dúvida que responderei em seguida;
  14. Olá, tudo bem? Sou a [NOME] e vou te ajudar hoje. Gostaria de pedir para que tenha em mãos seus documentos e dados cadastrais para estar preparado quando essas informações forem solicitadas;
  15. Seja bem-vindo à central de atendimento da [NOME DA EMPRESA]. Como podemos ajudar?
  16. Olá! Que bom te ver por aqui! Logo, logo você será atendido. Mas enquanto isso aproveito para te convidar a dar uma olhadinha na promoção desta semana [link].
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Mensagens de atualização do serviço ou pedido 

  1. Olá, [NOME]! Um novo serviço está planejado para [DATA E HORA] Nós vamos enviar uma mensagem sempre que o andamento deste serviço for atualizado;
  2. Olá, [NOME]! Temos uma atualização: O serviço foi iniciado, a previsão da conclusão é para [DATA E HORA]. Você será avisado assim que o serviço for concluído;
  3. Olá [NOME]! O serviço foi concluído. Aproveite para avaliar nosso serviço e compartilhar sua opinião;
  4. Olá [NOME]! Seu pedido [NÚMERO] foi confirmado e estamos aguardando o pagamento. Depois que o pagamento for aprovado, ele seguirá para a separação. Caso o pedido já tenha sido pago, basta aguardar nossa mensagem confirmando, está bem?
  5. [NOME DO CLIENTE], tudo bem? Já recebemos a confirmação do pagamento referente ao pedido [NÚMERO]. Agora seu pedido vai para a separação. Avisamos quando ele estiver pronto para ser enviado!
  6. [NOME DO CLIENTE] a sua nota fiscal do pedido [NÚMERO] já foi emitida. Em breve vamos enviar o código de rastreio para acompanhar seu pacote. Qualquer dúvida basta responder essa mensagem;
  7. Ebaaaa, [NOME]! Seu pedido foi enviado. Ele pode ser rastreado através desse código [NÚMERO]. Se ficar com alguma dúvida é só responder essa mensagem;
  8. Eba! Seu pedido [NÚMERO] saiu para entrega! 
  9. Olá, [NOME] Tudo bem? Passando para avisar que houve uma tentativa de entrega com falha para o seu pedido [NÚMERO] Mas fique tranquilo, serão realizadas mais 2 novas tentativas de entrega. Pedimos que fique atento aos chamados de nossos entregadores nos próximos dias;
  10. Parece que algo não funcionou como deveria, [NOME].Fomos informados pela transportadora de que, infelizmente, seu pedido [NÚMERO] foi extraviado. Acesse este link para ter mais informações sobre os procedimentos a serem realizados a partir de agora: [link]. Ou responda a esta mensagem para ter mais detalhes;
  11. EBAA! Seu pedido chegou, [NOME]! Que tal nos contar como foi a experiência comprando com a gente?

Mensagens de desculpas ou resolução de problemas

  1. Agradecemos o seu contato e informamos que estamos com lentidão em nosso sistema. Em breve vamos responder a sua mensagem!
  2. Temos boas notícias! Nosso técnico já está a caminho para resolver a sua solicitação;
  3. Lamentamos o ocorrido! Nossa equipe vai solucionar o problema dentro das próximas 24 horas. Enquanto isso, aproveite este cupom de desconto: [CUPOM DE DESCONTO];
  4. Olá, tudo bem? Obrigado por nos avisar sobre o problema. Vamos buscar uma solução. Para isso, peço que [INSTRUÇÕES SOBRE O SUPORTE]. Caso o problema persista, entre em contato através do [LINK] e abra um chamado com a nossa equipe técnica; 
  5. Olá! Você pode fazer a sua solicitação diretamente pela nossa página de abertura de chamados através desse link [LINK]. E logo um técnico será direcionado até você. Caso fique com alguma é só responder essa mensagem;
  6. Olá! Recebemos a sua solicitação e estamos trabalhando para resolver o problema.. Se precisar, entre em contato com a nossa equipe técnica através do [LINK]. Mas, se quiser manter o contato por aqui, basta responder esta mensagem.
  7. Olá, lamentamos pelo ocorrido! Já estamos fazendo o máximo para resolver seu problema. Poderia aguardar [TEMPO] enquanto buscamos uma solução?
  8. Olá! Obrigada pelo retorno, lamento que o problema tenha ocorrido. Nossa equipe já está trabalhando para entender o que aconteceu e buscar uma solução. Vamos te informar por aqui sobre cada etapa do processo, tudo bem?
  9. Agradecemos a sua solicitação de serviços. Abrimos um ticket de atendimento em seu nome e um de nossos técnicos entrará em contato com você dentro de [TEMPO];
  10. Estamos enfrentando uma lentidão inesperada em nossos serviços devido à manutenção programada. Voltaremos em até [TEMPO];
  11. Boas notícias, [NOME]! O nosso técnico está a caminho e chegará em breve;
  12. Lamentamos que sua experiência conosco não tenha sido insatisfatória. Nossa equipe analisará a sua reclamação e logo entrará em contato com você. Enquanto isso, aproveite este cupom de desconto [CUPOM];
  13. Olá, Tudo bem? O tempo de espera está mais lento excepcionalmente hoje. Pedimos desculpas!  Vamos nos esforçar para entregar seu pedido o mais rápido possível. Como forma de compensar a sua paciência e fidelidade, te oferecemos um cupom de desconto para usar na sua próxima compra [CUPOM].

Mensagens de agradecimento 

  1. Obrigada por escolher comprar com a [NOME]! Vamos atualizar o status do seu pedido por aqui, tudo bem? Qualquer dúvida é só chamar!
  2. Obrigado por confiar na [NOME]! Em sua próxima visita, aproveite este cupom de desconto: [CUPOM];
  3. Agradecemos por usar nossos canais de atendimento. Entraremos em contato o mais breve possível!
  4. Agradecemos por comprar os nossos produtos! Lembre-se de que estamos aqui para responder a qualquer pergunta que você possa ter ao usá-los: basta enviar uma mensagem por esse canal;
  5. Obrigada por comprar com a [NOME]. Em breve um membro da nossa equipe entrará em contato para saber como foi sua experiência.

Mensagens de ausência e espera

  1. Obrigada pelo contato! Estamos com um alto volume de solicitações, mas vamos te atender em até [TEMPO];
  2. Olá! Agradecemos seu contato! Estamos indisponíveis no momento, mas confira o nosso horário de funcionamento: [HORÁRIO]. Enquanto isso deixe sua mensagem que vamos responder assim que possível, tudo bem?
  3. Olá! Que bom te ver por aqui! No momento não estamos disponíveis, mas deixe sua mensagem e vamos responder o mais rápido possível;
  4. Obrigada pelo contato, ficamos muito felizes em ter você aqui! Infelizmente hoje estamos com um tempo de espera acima do normal. Mas não se preocupe, vamos responder sua solicitação com muito carinho em breve. Enquanto isso te convidamos para.. [AÇÃO];
  5. Olá! Obrigada pela mensagem, mas estou fora do escritório agora, te retornarei em [TEMPO]. Enquanto isso, gostaria de compartilhar comigo o que precisa? 
  6. Oii, como vai? Ficamos bem felizes com a sua mensagem, mas agora estamos em horário de almoço, voltamos às [HORA] para dar andamento a sua solicitação, tudo bem? 
  7. Olá! Agradecemos seu contato, mas no momento nosso time de atendimento está indisponível, pois estamos em [MOTIVO]. Mas você pode contar pra gente o que precisa e logo responderemos a sua mensagem. Um abraço!
  8. Olá, seja bem-vindo a [NOME]. Nosso horário de atendimento pelo WhatsApp é [DIAS E HORÁRIOS]. Caso deseje ser atendido por alguém da nossa equipe, pedimos que volte a entrar em contato em algum dos dias e horários mencionados. Enquanto isso você pode tirar suas dúvidas nessa FAQ que preparamos [LINK] Obrigada pela compreensão e até breve!

Mensagens de recesso e férias 

  1. Olá! Ficamos felizes em te ver por aqui! Nossa equipe está em recesso até o dia [DATA], mas enquanto isso te convidamos a.. [AÇÃO]. Obrigada pela compreensão e nos vemos em breve!
  2. Oii, obrigada pelo contato! Nós tiramos alguns dias para descansar, mas dia [DATA] já estaremos de volta, prontos para proporcionar a melhor experiência para você. Enquanto isso, aproveite esse cupom que preparamos especialmente para você [CUPOM]. E caso tenha alguma dúvida, pode consultar a nossa FAQ [LINK]. Abraços e até logo!
  3. Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes com a sua mensagem, mas no momento estamos em recesso, voltaremos a realizar os atendimentos no dia [DIA]. Mas quanto isso pode explicar o que deseja e assim que retornarmos vamos responder sua solicitação com muito prazer! Obrigada pela compreensão;
  4. Olá, tudo bem? Estou de férias e retorno no dia [DATA]. Enquanto isso, se tiver alguma dúvida você pode recorrer a algum dos meus colegas [DESCREVER O NOME, NÚMERO E E-MAIL]. Obrigada pela compreensão e até breve! 

Mensagens de despedida 

  1. Foi um prazer falar com você, [NOME]. Posso te ajudar em mais alguma coisa? 
  2. Até a próxima, [NOME]! Fico à disposição caso precise, será um prazer te atender novamente!
  3. Esperamos ter resolvido suas solicitações. Pode entrar em contato com a gente sempre que precisar. Até mais e um abraço!
  4. Que bom que conseguimos te ajudar! E lembre-se, caso precise de qualquer coisa, estaremos aqui. 

Mensagem para solicitação de dados

  1. Olá! Obrigada por entrar em contato com a [NOME DA EMPRESA] Para agilizarmos seu atendimento, pedimos que envie sua dúvida acompanhado do seus dados pessoais: nome, e-mail e CPF. Assim, nossa equipe poderá encontrar as informações de forma mais rápida, agilizando seu atendimento;
  2. Olá, sou a [NOME]! Vou te ajudar nesse processo. Peço que por gentileza tenha em mãos seu RG e CPF. E atenção: nossos atendentes não perguntam informações de pagamento ou dados do cartão de crédito;
  3. Olá! Obrigada por entrar em contato com a [NOME DA EMPRESA]. Será um prazer te ajudar. Para agilizar o atendimento precisamos que você nos envie sua dúvida, o nome de usuário, o e-mail do cadastro e seu CPF.

Mensagens de promoção e alerta 

  1. Olá, [NOME]! Tudo bem? Entramos em contato para avisar que estamos com uma promoção de [EXPLICAR CONTEXTO DA PROMOÇÃO]. Para participar basta usar o cupom [CUPOM]. Aproveite! 
  2. Olá, [NOME]! Estamos com saudades e por isso preparamos um cupom especial para você usar em todos os nossos serviços [CUPOM]. Espero que goste e até mais!
  3. Olá, [NOME]! Tudo bem? Estamos passando para alertar que esse é o nosso número oficial e que em nenhum momento nossos atendentes pedem dados sobre pagamento ou número do cartão de crédito. Fique atento e qualquer dúvida, estamos à disposição;
  4. Olá, [NOME]! Tudo bem? Passando para avisar que estamos com uma promoção especial neste mês para todos os clientes que fecharem contrato com a gente. O prêmio será [EXPLICAR]. Mas é só até o final do mês! Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar com a gente é só responder esta mensagem;
  5. E aí, [NOME]! Tudo certo? Você já está participando da nossa promoção de indicação? A cada cliente fechado que vier por uma indicação sua você ganha [EXPLICAR]. Para participar basta [EXPLICAR REGRAS]. Não fique de fora dessa! 

Mensagens de lembrete de compromissos 

  1. Olá, tudo bem? Passando para confirmar a sua presença no [EXPLICAR]. Podemos confirmar? 
  2. Olá, [NOME]! Aqui é a [NOME], da [NOME DA EMPRESA], gostaria de confirmar nossa reunião [DIA E HORÁRIO]. Caso precise, você pode reagendar através desse link [LINK]. Nos vemos em breve!
  3. Oii, tudo bem? Passando aqui para que você não se esqueça da nossa conversa no [DIA E HORÁRIO]. Caso precise alterar o dia ou horário é só responder essa mensagem, tudo bem?
  4. Olá, [NOME]! Não se esqueça! Seu [EXPLICAÇÃO DO COMPROMISSO] está agendado para [DATA E HORA]. Podemos confirmar sua presença? Digite 1 para “Sim” e 2 para “Não”. Obrigada pela atenção!

Mensagem de vendas 

  1. Olá! Muito obrigada por escolher a [NOME DA EMPRESA]! Temos outros produtos que achamos que podem te interessar. Dá só uma olhada [COLOCAR LINK]. E caso precise de qualquer ajuda, estamos à disposição! 
  2. Olá! Tudo joia? Estamos com algumas novidades e achamos que você poderia gostar. [EXPLICAR AS NOVIDADES]. Caso tenha se interessado ou queira saber mais é só me responder por aqui. Obrigada pela atenção!
  3. Olá, tudo bem? Vi que você se interessou por [EXPLICAR O QUE] e achamos que outros produtos poderiam te interessar também: [LINK] O que achou? Caso precise de alguma ajuda estou à disposição. E desde já muito obrigada por confiar no nosso trabalho!

Cuidados para ter ao enviar mensagens automáticas no WhatsApp para clientes 

Antes de escolher o tipo de mensagem que você vai enviar ao seu cliente é muito importante ficar atento a alguns detalhes: 

  • As mensagens devem ter gênero neutro; 
  • Evite fazer muitas perguntas, isso pode confundir o cliente;
  • Lembre-se de usar um tom cordial em todas as mensagens e de procurar formas de mostrar o quanto o cliente é importante para a empresa;
  • Tente deixar o atendimento o mais personalizado possível. Procure incluir variáveis como o nome da pessoa ou da empresa na qual ela trabalha, por exemplo;
  • Ofereça sempre uma opção para que o cliente consiga falar com alguém da equipe de atendimento;
  • Ofereça possibilidades de respostas de modo que o cliente só precise digitar o número da opção para ter a informação ou ser direcionado ao lugar certo;
  • Na hora de criar as mensagens, pense no caminho que o cliente vai percorrer para ter certeza de que a jornada não tem nenhum furo e certifique-se de que deu opções para sanar as dúvidas mais recorrentes;
  • Humanize o texto;
  • Indique o tempo de resposta para que o cliente não fique ansioso com o retorno;
  • Especifique quais informações do cliente serão necessárias para realizar o atendimento;
  • Peça para que os colaboradores se apresentem quando forem cuidar das demandas;
  • Inclua informações sobre o horário de atendimento. 

Leia também: Saiba como implementar um sistema de abertura de chamado

Como colocar mensagem automática para cliente passo a passo?

Para configurar a mensagem automática no Whatsapp para clientes é só seguir esse passo a passo: 

  1. Acesse o WhatsApp Business;
  2. Vá em “Configurações”;
  3. Clique em “Ferramentas Comerciais”;
  4. Em seguida selecione a opção que deseja: “Mensagem de saudação”, “Mensagem de ausência” ou “Respostas Rápidas”;
    1. A mensagem de saudação será enviada após a primeira mensagem do cliente ou depois de 14 dias de inatividade;
    2. A mensagem de ausência é enviada sempre que você não estiver disponível e ainda é possível configurar um horário;
    3. As respostas rápidas são respostas frequentes que você pode enviar apenas ao digitar uma barra “/” na conversa, agilizando o atendimento. 
  1. Habilite o botão de “Enviar a mensagem”
  2. Na caixa de texto, escreva a mensagem desejada e salve.

Agora, caso você deseje disparar mensagens automáticas conforme algum gatilho ou selecionando perfis específicos de clientes, a dica é contratar um serviço de automação que realize o disparo em massa de mensagens. Esse recurso é muito utilizado para empresas que desejam enviar mensagens de vendas, por exemplo. 

Leia também: Aplicativo de serviços: 4 apps para melhorar sua gestão

Aplicativos de Mensagem Automática no WhatsApp

Quer otimizar ainda mais as mensagens automáticas de Whatsapp que você envia para os seus clientes? Aqui vão 4 dicas de aplicativos que vão te ajudar!

  • Produttivo: O Produttivo é um software de gestão de serviços completo. Focado no gerenciamento de serviços de campo, a plataforma permite o agendamento de serviços; emissão de relatórios, checklists e ordens de serviço; acompanhamento de indicadores e claro, envio de notificações automáticas via Whatsapp para os clientes com o status do andamento dos serviços. Você pode testar gratuitamente todos os recursos da plataforma por 15 dias grátis e nem precisa cadastrar o cartão de crédito!
  • What Auto: O app permite a criação de respostas automáticas, configuração no seu próprio bot e personalização do tempo de resposta. Um diferencial é que além do WhatsApp, o recurso pode ser utilizado no Telegram também; 
  • AutoResponder: Diferente do aplicativo anterior, o AutoResponder só pode ser utilizado no WhatsApp e têm recursos como mensagem de boas-vindas, personalização, envio para grupos, contatos, números desconhecidos e mais!
  • uRocket: É uma ferramenta focada no disparo em massa de mensagens. Através dela é possível criar fluxos de mensagens, segmentar disparos, personalizar texto com variáveis como nome ou fazer disparos pontuais. 
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