qr code

QR Code: o que é, como funciona e como usar?

Você sabe o que significa e como ler QR Code? Saiba mais sobre essa tecnologia e como usá-la como aliado na sua empresa.

Você já deve ter visto QR Codes para fazer login em sites, fazer transferências via Pix e até visualizar cardápios de restaurantes. Semelhante a um código de barras, ele pode ser escaneado pelo celular, convertendo a imagem em informações.

A seguir, vamos entender melhor como funciona o QR Code e te mostrar como você pode usá-lo para potencializar o seu negócio.

O que significa QR Code?

QR Code é um termo em inglês em que code significa “código” e QR é a sigla para quick response, ou seja, “resposta rápida”.

Portanto, um código de resposta rápida contém informações codificadas que podem ser lidas por um aparelho e transmitidas de maneira mais completa, como textos, a partir da imagem presente no código.

Enquanto o código de barras exige um leitor específico, o QR Code atualmente pode ser lido pela câmera da maioria dos aparelhos celulares, o que contribui para sua popularização.

Cada código gerado nesse formato é único, de modo que não é possível usar um mesmo código para exibir informações diferentes.

Como funciona QR Code?

Com o código gerado em formato de imagem, usa-se um aparelho (até mesmo um celular comum) para escanear o QR Code e assim as informações contidas nele serão enviadas para o aparelho.

Uma das informações mais comuns de encontrar em um QR Code é o link para um site, permitindo que o usuário possa acessar uma determinada página sem precisar passar por todo o processo de busca.

Basta apontar a câmera do celular para o código e esperar que ele exiba a URL para acesso. Em algumas situações, pode ser necessário usar um aplicativo específico para a leitura do QR Code.

No caso do Produttivo, o QR Code é vinculado a um ativo (equipamento ou maquinário), e ao escanear o código, é possível obter as informações do ativo. Além disso, o QR Code preenche automaticamente as informações para abertura de chamado, dispensando o preenchimento manual.

Ao criar um código personalizado, você deve selecionar as informações que deseja exibir quando ele for escaneado. Caso queira disponibilizar diferentes dados, você pode criar mais de um QR Code.

Leia também: Software para gestão de equipes externas

Como ler QR Code?

Nos aparelhos celulares mais modernos, para ler o QR Code você só precisa abrir o aplicativo da câmera, apontá-la para o código (como se fosse tirar uma foto) e esperar o conteúdo ser exibido na tela.

Em alguns casos, é preciso primeiro abrir um aplicativo de leitura de QR Code, como o WhatsApp ou o Produttivo, permitir o acesso do app à câmera, e então escanear a imagem. Nessas situações, normalmente as informações são exibidas dentro do próprio aplicativo.

Caso seu aparelho não tenha essa funcionalidade, considere fazer o download de um app para ler QR Code ou use outro tipo de aparelho, como um tablet.

Leitor de QR Code

Se seu aparelho celular ou tablet não tem leitor de QR Code integrado à câmera, uma opção é fazer o download de um aplicativo específico para essa função. Alguns exemplos são:

  • QR Code Reader: app gratuito para Android;
  • Barcode Scanner: disponível para Android e iOS;
  • Online QR Scanner: ideal para ler códigos no computador.

Como criar QR Code

Para quem quer criar o próprio código, também existem sites e aplicativos que permitem criar QR Code. Alguns apps, como o WhatsApp, disponibilizam um código personalizado para o usuário acessar a versão pelo computador.

Se você quer criar um código exclusivo para compartilhar seus conteúdos, pode usar um dos sistemas a seguir:

Basta escolher o que você deseja divulgar, preencher com as informações e pronto! Mas atenção: alguns códigos podem expirar, portanto atente-se à validade do QR Code gerado.

Outra opção é usar uma extensão para o navegador, como é o caso do The QR Code Extension, para ser usado via Google Chrome.

Como usar QR Code em empresas

Como o QR Code é ideal para transmitir informações de maneira rápida e compacta, ele pode ser usado por empresas que queiram disponibilizar dados aos clientes.

Isso é muito comum em museus, que usam o código para oferecer a possibilidade de acesso a mais informações, e também em restaurantes, em que o QR Code direciona o cliente para um cardápio.

Outra possibilidade é a utilização do QR Code na manutenção e serviços. Veja alguns usos mais comuns:

Histórico

Quando a empresa lida com ativos, como é o caso da manutenção, agregar um QR Code ao equipamento permite que seu histórico seja acessado, trazendo um banco de dados maior para o técnico.

Link

Outra possibilidade dos códigos é que eles direcionem o usuário para uma página específica. No Produttivo, ao escanear o QR Code do ativo, a página é direcionada para um link de abertura de chamado, permitindo que qualquer pessoa com o código possa solicitar a manutenção daquele ativo por meio de um link exclusivo.


Você já usa QR Codes na sua empresa? Conte sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima