Disponibilidade inerente

O que é disponibilidade inerente na manutenção e como calcular?

A disponibilidade inerente é um indicador de manutenção que mede a proporção do tempo em que um equipamento está disponível para uso.

No artigo a seguir, entenda a importância da disponibilidade para equipamentos industriais, como calcular e veja um modelo de calculadora de disponibilidade em Excel gratuito para baixar.

Veja também: Software de manutenção para controle automático de serviços com cálculo de indicadores

O que é disponibilidade inerente?

Na manutenção, a disponibilidade inerente refere-se à capacidade de um equipamento estar operacional e pronto para desempenhar suas funções quando necessário, sem apresentar panes ou paradas.

A disponibilidade é um dos indicadores de manutenção mais importantes na gestão de ativos, pois está diretamente relacionada à eficiência operacional.

O conceito de disponibilidade é definido pela NBR 5462, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A gestão da disponibilidade inerente envolve o uso das melhores estratégias de manutenção, como manutenção preventiva, preditiva e corretiva.

O objetivo é aumentar o tempo que o equipamento se mantém disponível para uso, otimizando o equilíbrio entre a necessidade de manutenção e a minimização do tempo de inatividade não planejado. Isso é crucial em setores de alta criticidade, como manufatura, produção, transporte e muitos outros em que a excelência operacional é fundamental.

Planilha de indicadores de manutenção pronta para baixar de graça

Qual a diferença entre disponibilidade e confiabilidade?

A confiabilidade e a disponibilidade são indicadores semelhantes, mas possuem algumas diferenças entre si. Enquanto a disponibilidade está relacionada à capacidade do equipamento de operar conforme o programado, a confiabilidade mede a capacidade do equipamento de desempenhar uma função sob determinadas condições e dentro de um intervalo de tempo.

Ou seja, a disponibilidade mede a proporção do tempo em que um equipamento está disponível para uso, enquanto a confiabilidade mede se o ativo é confiável considerando a probabilidade dele desempenhar bem suas funções. Tanto a confiabilidade quanto a disponibilidade são essenciais para elaborar o PCM.

Leia também: RCM: O que é manutenção centrada na confiabilidade?

Quais são os tipos de disponibilidade?

Na manutenção industrial, existem três tipos de disponibilidade, vamos conhecê-los:

Disponibilidade física

A disponibilidade física leva em consideração o total de horas que o equipamento está disponível para uso em relação ao tempo de funcionamento da empresa. Esse tipo de indicador não é usado na manutenção e sim em decisões estratégicas da empresa, já que não está relacionado somente ao maquinário.

Leia também: Tipos de manutenção: quais suas diferenças?

Disponibilidade inerente

Já a disponibilidade inerente, como falamos anteriormente, está relacionada ao tempo em que um equipamento está disponível para uso, desconsiderando o período de inatividade que impede sua utilização. É um indicador exclusivo de manutenção.

Disponibilidade operacional

Por fim, a disponibilidade operacional se refere ao tempo em que o ativo ficou parado para manutenção e portanto não pode ser operado. O indicador pode ser usado tanto na manutenção quanto em setores de produção e outros relacionados.

Planilha de indicadores de manutenção pronta para baixar de graça

Qual a importância da disponibilidade inerente para a manutenção?

A disponibilidade inerente é o indicador que mede o tempo em que o equipamento está disponível para uso. Portanto, quanto maior a disponibilidade, melhor para a empresa.

Na prática, um bom índice de disponibilidade inerente pode trazer muitas vantagens, como:

Eficiência operacional

A disponibilidade inerente está diretamente ligada à eficiência operacional da empresa. Equipamentos que têm alta disponibilidade inerente estão mais propensos a operar de maneira eficiente, minimizando o tempo de inatividade e garantindo que estejam prontos para desempenhar suas funções quando necessário.

Redução de custos

Equipamentos com alta disponibilidade inerente geralmente requerem menos manutenção corretiva, que é muitas vezes mais dispendiosa e imprevista. Ao reduzir as falhas não planejadas, os custos associados à paralisação da produção, reparos de emergência e substituição de peças podem ser minimizados.

Planejamento de manutenção

A disponibilidade inerente também facilita o planejamento de atividades de manutenção. Se os equipamentos são confiáveis e previsíveis em termos de desempenho, as atividades de manutenção podem ser programadas de forma mais eficaz, reduzindo a necessidade de interrupções não planejadas na operação.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Equipamentos que são projetados levando em consideração a disponibilidade inerente tendem a ter uma vida útil mais longa. A manutenção preventiva pode ser implementada de maneira mais eficaz, prolongando a vida útil do equipamento e evitando a depreciação prematura.

Satisfação do cliente

Empresas que mantêm altos níveis de disponibilidade inerente em seus processos e equipamentos são mais propensas a atender às expectativas dos clientes em termos de prazos de entrega e qualidade do produto. Isso contribui para a satisfação do cliente e a reputação positiva da empresa no mercado.

Segurança no trabalho

A segurança do trabalho também tem relação com a disponibilidade: equipamentos que estão operacionais quando esperado contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro, já que falhas inesperadas podem apresentar riscos para os trabalhadores. A disponibilidade inerente ajuda a reduzir esses riscos.

Leia também: 17 indicadores de segurança do trabalho para acompanhar

Como calcular a disponibilidade inerente?

Para calcular a disponibilidade inerente, primeiro precisaremos de outros dois dados: MTBF e MTTR. Vamos entender melhor o que são esses indicadores:

  • MTBF: o MTBF, ou Mean Time Between Failures, é o tempo médio entre falhas.  Aqui, medimos o tempo de bom funcionamento do equipamento entre a manutenção e o aparecimento de uma nova falha;
  • MTTR: o MTTR, ou Mean Time to Repair, representa o tempo médio de reparo. É o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção, indicando a eficiência da equipe para efetuar o reparo do equipamento.

Antes de chegar na fórmula da disponibilidade inerente, precisamos conhecer a fórmula desses indicadores.

Fórmula do MTBF

Para calcular o MTBF, vamos usar os seguintes dados:

  • Tempo Real de Disponibilidade (TD): período em que o equipamento irá operar sem precisar de nenhuma interrupção para reparo; 
  • Tempo Total de Manutenção (TM): período em que o equipamento ficou parado por conta de manutenção e falhas; 
  • P (Paradas): quantidade de vezes que o ativo ficou ocioso devido ao reparo.

Tendo esses números em mãos, vamos usar a seguinte fórmula para calcular:

Fórmula de como é calculado o MTBF, sendo MTBF = (TD - TM) / P
MTBF = (TD – TM) / P

Imagine que um equipamento deve operar 24 horas por dia; esse é o seu tempo real de disponibilidade (TD). Durante o dia, ocorreram três interrupções ou paradas (P): de uma hora, de duas horas e de 30 minutos (0,5 horas), totalizando 3,5 horas como tempo total de manutenção (TM).

Portanto: MTBF = [24 – 3,5] / 3 = 6,8333 horas ou 410 minutos.

Fórmula do MTTR

O MTTR também pode ser calculado a partir de uma fórmula ainda mais fácil de entender:

Fórmula de como é calculado o MTTR, sendo MTTR = Tempo Total de Manutenção / Número de Reparos
MTTR = Tempo Total de Manutenção / Número de Reparos

O tempo total de manutenção é o mesmo que usamos logo acima, e o número de reparos é a quantidade de vezes que o equipamento precisou passar por manutenção para voltar a operar.

Voltando para o exemplo anterior, em que tivemos três paradas (número de reparos) para manutenção, totalizando 3,5 horas (tempo total de manutenção).

Logo: MTTR = 3,5 / 3 = 1,1666 horas ou 70 minutos.

Agora que você sabe calcular o MTBF e o MTTR, chegou a hora de conhecer a fórmula da disponibilidade inerente.

Fórmula da disponibilidade inerente

Assim como o MTBF, a disponibilidade inerente deve estar constantemente crescendo, pois mostra que o equipamento está cada vez mais disponível para ser utilizado.

Para calcular a porcentagem da disponibilidade inerente, vamos usar a seguinte fórmula:

Fórmula de como é calculado a disponibilidade inerente, sendo % Disponibilidade = (MTBF / MTBF + MTTR) x 100
% Disponibilidade = (MTBF / MTBF + MTTR) x 100

Vamos usar novamente o exemplo do equipamento que citamos anteriormente. Se o MTBF é igual a 6,83 e o MTTR equivale a 1,16, concluímos que disponibilidade = 6,83 / (6,83 + 1,16) x 100 = 85,48%.

Se ficou difícil calcular a disponibilidade inerente de forma manual, não se preocupe! Continue lendo o artigo para entender como calcular a disponibilidade de forma automática no Excel e aproveite um modelo gratuito de planilha de indicadores pronta para usar.

Como calcular a disponibilidade no Excel?

Para facilitar o cálculo da disponibilidade inerente e de outros indicadores de manutenção, o Produttivo criou uma planilha gratuita em Excel, a Planilha Indicadores de Manutenção.

A planilha calcula automaticamente os principais indicadores de manutenção, como:

  • MTBF;
  • MTTR;
  • Taxa de falhas;
  • Disponibilidade inerente;
  • CMF;
  • CPMV;
  • E CMUP.

O material já vem pronto para usar, é só substituir com os números da sua empresa que a planilha já faz o cálculo de forma automática. Olha só:

Exemplo de como funciona o cálculo automático de disponibilidade da planilha de indicadores de manutenção do Produttivo

Para baixar gratuitamente a planilha Indicadores de Manutenção para calcular a disponibilidade no Excel, é só clicar na imagem abaixo!

Planilha de indicadores de manutenção pronta para baixar de graça

O Produttivo é um software para planejamento, acompanhamento e controle da manutenção, com mais de 30 modelos de relatórios, ordens de serviço e checklists prontos para usar.

Olha só o modelo de Checklist de Manutenção Preventiva do Produttivo, ideal para ajudar na disponibilidade inerente dos equipamentos:

Os formulários são preenchidos diretamente no celular ou tablet do técnico durante o atendimento, e podem ser personalizados com as cores e logos da empresa. Também é possível criar seu próprio relatório inteligente, para atender às suas necessidades.

Após o serviço, o relatório pode ser enviado automaticamente por e-mail ou WhatsApp, e o gestor ainda acompanha todas as atividades pelo painel web.

O Produttivo também conta com a funcionalidade plano de manutenção automático, para planejar os serviços com antecedência e não sofrer com paradas inesperadas:

Além disso, o Produttivo ainda oferece recursos como:

Todo o acompanhamento é feito pelo computador por meio do painel web ou via aplicativo, assim sua equipe não precisa transcrever ou digitalizar informações, e ainda não sofre com as dores de cabeça causadas pelos relatórios em papel, como rasuras ou extravio.

Você pode começar a usar o Produttivo agora mesmo, com todas as funcionalidades liberadas, é só fazer o cadastro e aproveitar o teste grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima