Técnico realizando manutenção de refrigeração

Manutenção de refrigeração: o que é, para que serve + planilha

Realizar a manutenção de refrigeração periodicamente, além de ser uma exigência da lei, é a melhor maneira de economizar recursos, evitar riscos à saúde das pessoas e prolongar a vida útil dos equipamentos de refrigeração. 

Entenda o que é preciso ser feito, quais itens devem ser verificados, os ganhos para as empresas e tenha acesso a um plano de manutenção pronto e gratuito em Excel, para te ajudar a controlar melhor as inspeções. 

Experimente grátis: Software de manutenção com criação automatizada de PMOC

O que é manutenção de refrigeração?

A manutenção de refrigeração é um tipo de inspeção realizada periodicamente nos equipamentos, de modo a avaliar seu funcionamento e desempenho, encontrando e solucionando falhas quando ainda estão em estágios iniciais. 

Por ser realizada de forma frequente, a manutenção de refrigeração consegue aumentar a vida útil dos equipamentos e evitar que as empresas precisem investir em novos aparelhos. 

Mas para ser empregada do jeito correto, esse tipo de inspeção deve respeitar o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que consiste em um planejamento de quando, como e com qual frequência as manutenções devem ser realizadas, para que os prazos sejam cumpridos e que nenhuma checagem seja deixada de lado.

Entre os serviços realizados pela manutenção de refrigeração estão a inspeção visual de componentes, a limpeza interna e externa dos equipamentos, troca de peças e a realização de testes para avaliação de desempenho. 

Modelo de PMOC pronto para baixar gratuitamente

Para que serve a manutenção de refrigeração?

A manutenção de refrigeração busca atingir dois objetivos principais: melhorar a qualidade do ar nos ambientes e garantir o bom desempenho dos equipamentos de refrigeração. 

Para isso ela estabelece um processo de vistoria nos principais sistemas e componentes de dos equipamentos de refrigeração, realizando trocas quando necessário, prevendo quando falhas vão acontecer e planejando o melhor momento para a realização de paradas para intervenção.

Realizar a manutenção de refrigeração também significa maior prevenção de danos e riscos, economia de energia, prolongamento da vida útil dos aparelhos e menos necessidade de realização de manutenções emergenciais, que representam paradas não programadas e mais custos para as empresas. 

Elimine o papel: Modelo de PMOC digital para inspeções mais rápidas e precisas

O que deve ser verificado na manutenção de refrigeração?

A manutenção de refrigeração começa com a realização de inspeções visuais que pretendem encontrar indícios de problemas como vazamentos, quebras, danos físicos e falta de isolamento. 

Depois disso, algumas outras estratégias de manutenção são empregadas para garantir que os equipamentos vão operar com máxima eficiência. Conheça quais são essas técnicas: 

Limpeza externa e interna

A limpeza dos equipamentos de refrigeração ajuda na recuperação do desempenho, uma vez que sujeiras nos filtros e condensadores podem ocasionar aumento de pressão, sobrecarregando os motores do compressor, o que compromete sua eficiência por completo. 

Assim, estar com a limpeza desses componentes em dia colabora para o aumento da vida útil dos aparelhos e diminui a necessidade de realização de manutenções emergenciais. 

Fluido refrigerante

Avaliar o nível do fluído refrigerante pode trazer indícios sobre vazamentos, mas além dessa verificação também devem ser observados em conjunto a existência de umidades, manchas ou bolhas. 

Outra atenção deve ser com os fluidos refrigerantes de amônia, porque eles são tóxicos e seu vazamento pode representar perigos à saúde.  

Drenos

Os drenos devem ser inspecionados e limpos para permitir que a água condensada no sistema de refrigeração seja drenada corretamente. 

Ventoinhas

As ventoinhas devem girar de maneira fluída, se isso não está acontecendo pode ser por causa de alguma sujeira acumulada ou problemas nos cabos de conexões. Durante a manutenção de refrigeração ambas as hipóteses devem ser avaliadas. 

Termostato

O funcionamento do termostato pode ser verificado a partir da análise de interruptores, controles e da equivalência entre a temperatura do ambiente e àquela apresentada no painel do refrigerador. 

Para facilitar, essa análise deve ser realizada com um medidor de temperatura de referência. 

Evaporadores

Fique atento à existência de condensação ou formação de gelos excessivos nos evaporadores, porque eles podem obstruir a passagem do fluido, o que prejudica a performance do sistema, reduzindo a capacidade de resfriamento e aumentando o consumo de energia.  

Resultados de calibrações e testes 

Os testes e calibrações servem para assegurar a qualidade no funcionamento dos equipamentos de refrigeração. Por isso é preciso analisar: 

  • Calibração dos sensores;
  • Funcionamento das proteções elétricas;
  • Funcionamento das proteções mecânicas;
  • Níveis de carga de gás refrigerante e óleo;
  • Calibração de pressostatos e proteções de sobrecarga;
  • Ajustes de superaquecimento;
  • Operação do controle de capacidade;
  • Programa de degelo.
Modelo de PMOC pronto para baixar gratuitamente

Como calcular custo de manutenção preventiva na refrigeração?

Existem diferentes tipos de custos que podem ser acompanhados pelas empresas, entre os mais comuns estão: 

  • Custos diretos: relacionados à atividades do dia a dia (peças de reposição, ferramentas, mão de obra, insumos, serviços);
  • Custos indiretos: custos que não estão diretamente relacionados às atividades do dia a dia, um exemplo é a depreciação do equipamento;
  • Custos induzidos: impactos gerados pela cadeia produtiva, como horas extras por exemplo;
  • Gastos com manutenção em percentual do RAV (Custo de reposição do ativo): mostra em quanto tempo o equipamento pode ser substituído. A fórmula do cálculo é RAV = Custo anual total de manutenção ÷ Valor para reposição das máquinas e equipamentos em uso;
  • Valor do estoque de materiais e peças de reposição de MRO (Manutenção, Reparo e Operação) expressos em percentual do RAV: diz respeito a todo o estoque das unidades fabris em avaliação, incluindo o estoque em consignação e o estoque gerenciado pelo fornecedor;
  • Custo de manutenção sobre faturamento (CMF): mostra se os custos estão dentro do esperado em relação ao faturamento da empresa. A fórmula é a seguinte: CMF = Custo Total de Manutenção ÷ Faturamento Bruto x 100;
  • Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição (CPMV): ajuda a identificar se é mais estratégico continuar mantendo o equipamento ou comprar um novo, Sua fórmula é a seguinte: CPMV = Custo Total de Manutenção ÷ Valor de Compra de Um Novo Ativo x 100.

Baixe grátis: Planilha de indicadores de manutenção com cálculo automático

Como fazer a manutenção de refrigeração?

Para que a manutenção de refrigeração seja eficaz, ela deve seguir algumas etapas. Veja quais são e o que deve ser feito em cada uma delas: 

1. Mapeie os equipamentos de refrigeração

O que permite que as rotinas de manutenção de refrigeração sejam organizadas e cumpridas é a criação do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), mas antes de criá-lo é preciso ter um mapeamento claro de todos os ativos que devem passar por inspeção.

Para isso, um inventário de máquinas e equipamentos deve ser criado. Ele deve reunir informações como:

  • Nome;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Fabricante;
  • Ano de fabricação;
  • Conformidade com normas regulamentadoras;
  • Localização;
  • Observações gerais e históricos de inspeções;

Além de oferecer uma visão geral sobre os principais equipamentos de refrigeração, o inventário de equipamentos serve como um histórico que reúne todos os dados que são importantes para a construção de um PMOC mais assertivo. 

Veja um modelo pronto em Excel de inventário de máquinas e equipamentos que pode ser baixado de graça: 

Exemplo da planilha de inventário para controle de ferramentas, máquinas e equipamentos

Depois de baixar você pode alterar cores, logo, colunas e linhas, mudando ou inserindo informações novas que sejam importantes para a sua operação. Se interessou? para baixar o material basta clicar no banner abaixo:

Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

2. Crie um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)

Depois de saber quais são os equipamentos que devem passar por manutenção é hora de criar o PMOC. Necessariamente, o plano de manutenção de refrigeração deve apresentar as informações abaixo: 

  • Identificação do ambiente, proprietário e responsável técnico pela manutenção (nome do edifício, endereço, telefone, nome da empresa, razão social, CIC/CGC, CNPJ/CPF, e-mail, registro no conselho técnico, ART) ;
  • Relação dos ambientes climatizados (local, número de ocupantes, equipamento, área climatizada em m², carga térmica em BTUs e TAG);
  • Descrição do ativo (fabricante, modelo, série, TAG, local da instalação);
  • Descrição das atividades a serem realizadas;
  • Periodicidade de realização e datas agendadas (a frequência pode ser diária, semanal, mensal, quinzenal, semestral, bimestral, trimestral ou anual).

Veja um exemplo de PMOC em Excel que pode ser baixado gratuitamente: 

Exemplo de modelo de PMOC em Excel pronto para baixar, página 04

Baixe grátis: Modelo pronto de PMOC em Excel

Ao estruturar essas informações em um sistema de manutenção ou em uma planilha, você terá um cronograma com tudo que deve ser realizado, frequência e datas estabelecidas.

É possível que alguns ajustes ainda precisem ser feitos em relação a periodicidade de cada inspeção, mas isso pode ser alterado conforme as inspeções vão sendo realizadas, para ficar mais próximo do ideal. 

Para saber se as periodicidades definidas no PMOC estão corretas, você deve analisar recomendações de fabricantes, históricos e padrões de funcionamento dos equipamentos. 

Modelo de PMOC pronto para baixar gratuitamente

3. Aplique checklists para coleta de dados durante a realização dos serviços

Os checklists são listas de verificação, contendo todos os procedimentos que devem ser realizados durante a manutenção de refrigeração, de forma ordenada e lógica. 

Eles servem para guiar as inspeções, garantindo que a equipe técnica não esqueça de verificar nada, além de comprovar a realização do serviço e servir como histórico e base de dados. 

Os modelos de checklist mais modernos são os digitais. Além de serem preenchidos direto do celular, através de aplicativos, eles reúnem uma série de recursos que agilizam a coleta de informações, como: 

  • Preenchimento automático de dados de identificação da empresa, do cliente e do equipamento inspecionado;
  • Cálculo automático de tempo de início e finalização do atendimento; 
  • Campos textuais preenchidos por comando de voz;
  • Inclusão de fotos da galeria ou tiradas na hora com marcação de data, horário e localização de onde e quando foram tiradas; 
  • Questões de checklist com pontuação que ajudam a identificar rapidamente onde foram encontradas as principais não conformidades;
  • Cálculo automático de valores de peças, materiais e serviços;
  • Consulta de histórico dos ativos por QR Code;
  • Questões obrigatórias que quando marcadas não permitem o encerramento e emissão dos checklists, sem que sejam respondidas;
  • Assinaturas digitais.

Veja um exemplo de modelo de checklist de manutenção de refrigeração emitido no Produttivo com todos os recursos citados acima:

Acesse o modelo aqui!

Os modelos digitais são uma alternativa aos modelos em papel, porque eliminam problemas comuns como perdas, esquecimentos e dificuldade de armazenamento e ainda permitem um controle maior e mais automatizado das manutenções. 

Experimente também: Checklists digitais gerados em instantes

4. Acompanhe os resultados e faça adequações 

Resultados, dados e indicadores podem ser acompanhados através da produção de checklists, laudos e relatórios que forneçam informações sobre as manutenções. 

É possível acompanhar informações sobre intervalo entre falhas, tempo necessário para cada tipo de inspeção, volume de trabalho e não conformidades mais recorrentes apresentadas pelos equipamentos. 

No Produttivo, esse acompanhamento acontece de forma bem visual através de gráficos que deixam a análise ainda mais descomplicada, veja só: 

Exemplo de indicador de não conformidade dashboard de manutenção

Ao analisar os dados gerados pelos checklists e o histórico dos equipamentos é possível: 

  • Identificar os equipamentos mais críticos;
  • Entender se a periodicidade das manutenções está adequada; 
  • Estimar o tempo necessário para cada tipo de manutenção;
  • Prever sazonalidades, identificando altas e baixas do negócio;
  • Comprovar se a precificação dos serviços está correta;
  • Entre outros. 

Experimente: Software com dashboard de indicadores para uma gestão baseada em dados

PMOC em Excel pronto para baixar 

Uma das formas mais fáceis e práticas de criar o PMOC é através de planilhas eletrônicas, como o Excel. Pensando nisso, o Produttivo preparou um modelo que pode ser baixado de graça e que te ajuda a ter maior controle sobre prazos e serviços executados. Veja só como o modelo é: 

O modelo contém capa, um anexo de identificação para inclusão de dados sobre o ambiente de instalação, equipamentos, proprietário e responsável técnico; além da relação dos ambientes climatizados e do PMOC propriamente dito. 

Junto ao PMOC em Excel, o Kit também contém um modelo de checklist, um modelo de ordem de serviço e um guia de normas e legislações sobre manutenção de refrigeração. 

Veja os materiais extras: 

  • Checklist de manutenção de refrigeração:
  • Ordem de serviço de manutenção de refrigeração:
  • Guia com normas e legislações sobre manutenção de refrigeração:

Baixe grátis: Kit PMOC em Excel

Quais são os principais tipos de manutenção de refrigeração?

É preciso conhecer os principais tipos de manutenção de refrigeração, para entender a melhor técnica a ser empregada a depender do tipo de equipamento. Conheça quais são as principais: 

Manutenção de refrigeração corretiva

A manutenção de refrigeração corretiva acontece quando o aparelho já apresentou algum problema que levou o equipamento a falha, por isso a intervenção é realizada de forma emergencial para resolver a irregularidade o quanto antes e voltar o equipamento à operação. 

Isso significa que a manutenção corretiva deve ser evitada ao máximo, principalmente em casos de equipamentos críticos, como as câmaras frigoríficas, que não podem ficar sem funcionar porque podem afetar a qualidade dos produtos.

Modelo pronto e digital: Checklist de Manutenção Corretiva 

Manutenção de refrigeração preventiva

Por sua vez, a manutenção de refrigeração preventiva é um tipo de intervenção planejada, conforme as disposições do PMOC. Ela acontece com recorrência para evitar que os equipamentos cheguem à falha e que manutenções corretivas precisem ser realizadas. 

Assim, a manutenção preventiva consegue identificar irregularidades quando ainda são simples e fáceis de resolver, aplicando as soluções de forma rápida e eficaz. 

Modelo pronto e digital: Checklist de Manutenção Preventiva

Manutenção de refrigeração preditiva 

A manutenção de refrigeração preditiva, assim como a preventiva, também busca antever as falhas, mas faz isso através do monitoramento do funcionamento dos equipamentos, utilizando sensores e tecnologias capazes de entender padrões e apontar quando as falhas vão acontecer para que soluções sejam aplicadas com antecedência.

Podem ser monitorados dados como temperatura, pressão, superaquecimento e consumo elétrico dos equipamentos, por exemplo. 

Modelo pronto e digital: Checklist de Manutenção Preditiva 

Quais são os componentes dos sistemas de refrigeração? 

Ao ser realizada, a manutenção de refrigeração deve conferir os principais sistemas e componentes dos equipamentos. Saiba quais são:

Compressor

O compressor é o componente responsável por comprimir o fluido refrigerante, aumentando a pressão e temperatura, além de impulsioná-lo através do sistema.

Condensador 

O condensador tira o calor do fluido refrigerante fazendo com que ele se dissipe no ambiente. Ele recebe o fluído como gás quente e o resfria. 

Evaporador 

O evaporador fica em contato com o ambiente e tem a função de trocar o calor presente na parte interna do sistema de refrigeração. 

Válvula de expansão

A válvula de expansão desempenha a função de fazer o fluido refrigerante sair do condensador e entrar no evaporador na forma líquida e com baixa pressão. 

Ventiladores

Os ventiladores servem para dissipar o calor do sistema ao circularem o ar sobre os trocadores. 

Tubos e tubulações

São responsáveis por conectar os componentes do sistema, contribuindo para que o fluido refrigerante percorra o caminho necessário.  

Sensores e controladores 

Os sensores monitoram a temperatura para que ela corresponda àquela definida no painel do refrigerador, assegurando desempenho e eficiência

Bomba de circulação

É o componente que permite a movimentação do fluido refrigerante de forma constante no sistema e a troca de calor. 

Separadores de óleo 

Garantem aumento de vida útil do sistema, porque captam o óleo do fluido refrigerante e o devolvem ao compressor, assegurando a lubrificação das partes móveis. 

Acumuladores de líquido 

Protegem o compressor do líquido refrigerante indesejável ao realizarem o armazenamento do refrigerante líquido que retorna ao compressor nos momentos de variação na carga de refrigeração.  

Filtros 

Auxiliam na remoção de partículas indesejadas do ar ou do fluido refrigerante. 

Modelo de PMOC pronto para baixar gratuitamente

Quais são as vantagens da manutenção de refrigeração?

A manutenção de refrigeração oferece benefícios que garantem durabilidade ao equipamento e economia às empresas. Confira as principais vantagens: 

Aumento de vida útil dos equipamentos

Se a manutenção de refrigeração garante a inspeção constante dos sistemas, isso significa que eles estarão operando sempre em seu melhor estado e com bom desempenho. 

Isso garante que a durabilidade dos equipamentos aumente e que as empresas não precisem investir em novos equipamentos, só porque os que estavam sendo utilizados foram levados à quebra total. 

Minimização de perdas de produtos armazenados

Problemas na temperatura ou no funcionamento dos equipamentos de refrigeração, além de paradas não programadas, podem causar a perda de alimentos ou produtos, trazendo prejuízos para as empresas. 

Com manutenções preventivas esse tipo de problema é minimizado, porque o sistema é constantemente monitorado de forma a identificar falhas quando ainda estão em estágios iniciais e corrigi-las antes que causem grandes problemas. 

Máxima eficiência e desempenho para os ativos 

A manutenção de refrigeração avalia os principais sistemas e componentes, realizando trocas, reparos e intervenções que façam com que os equipamentos voltem a operar em máxima eficiência, o que resulta até mesmo em economia de energia. 

Mais segurança 

Sistemas inspecionados com recorrência garantem processos mais seguros: alimentos e produtos são preservados, a qualidade do ar é mantida e a temperatura dos locais é controlada como necessário. 

Cumprimento de normas e leis 

Fazer a manutenção de refrigeração também significa estar em conformidade com normas e legislações que exigem a inspeção dos sistemas, como a lei 13.589, a NR 10, entre outras!

Experimente: PMOC digital

Software para manutenção de refrigeração 

Os softwares de manutenção de refrigeração, são sistemas que facilitam a criação, controle e acompanhamento das inspeções, evitando que os processos sejam feitos em papel e sofram com perdas, rasuras e dificuldades de armazenamento. 

Um exemplo é o sistema do Produttivo, em que o PMOC é criado de forma automática, com base na periodicidade em que as inspeções devem acontecer, os técnicos são notificados sobre os serviços com instruções e podem preencher os checklists direto do celular através do aplicativo. 

Os checklists digitais criados no Produttivo ainda contam com recursos que agilizam a criação dos relatórios, como preenchimento por voz, anexação de fotos feita na hora do preenchimento, cálculo automático de valores, assinatura digital e muito mais. 

E para controlar a operação, os gestores conseguem acompanhar o andamento de cada atividade, os chamados abertos pelos clientes e os indicadores sobre a operação. Tudo isso de forma integrada, prática e simples! 

Software de manutenção para controle automático de serviços

Que tal experimentar todas essas funcionalidades de forma gratuita? Faça seu cadastro no sistema e aproveite todas as funcionalidades liberadas enquanto durar o período de teste. 

Realize a manutenção de refrigeração com mais rapidez, segurança e praticidade com a ajuda do Produttivo. Abandone o papel, automatize suas operações e veja resultados de forma prática para o seu negócio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima