Como fazer Manutenção de Ar Condicionado

Você sabe a importância de fazer manutenção de ar condicionado? Veja a seguir quando realizar e quais os riscos de não ter os cuidados adequados com o aparelho.

A manutenção de ar condicionado é essencial para preservar a qualidade do ar do ambiente e evitar danos ao aparelho e seus usuários.

A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre manutenção em ar condicionado para orientar seus clientes quanto a esses cuidados.

Experimente grátis: Checklist de Manutenção Preventiva

Quando fazer a manutenção de ar condicionado?

A frequência da manutenção do ar condicionado vai depender do modelo do aparelho e das indicações do fabricante. Normalmente, indica-se que a manutenção preventiva seja feita anualmente em residências e a cada seis meses em espaços públicos, com alto fluxo de pessoas.

Você pode recomendar que seus clientes façam uma manutenção programada, mais conhecida como preventiva, ou ainda indicar a manutenção corretiva quando for preciso. Vamos entender melhor suas diferenças:

Manutenção preventiva em ar condicionado

A manutenção preventiva é a mais indicada porque é capaz de identificar possíveis falhas antes mesmo que ocorram, evitando a necessidade de desligamento do aparelho.

Normalmente essa manutenção é feita de seis em seis meses, embora esse prazo possa variar conforme indicação da empresa responsável pela instalação. Na visita, o técnico vai identificar peças que precisem ser substituídas ou apenas realizar uma limpeza profissional.

Além de manter o ar condicionado funcionando, esse tipo de manutenção tende a ser mais econômica. O usuário pode manter um agendamento prévio de manutenção preventiva considerando a data da instalação, e o técnico faz a vistoria no dia marcado.

Manutenção corretiva

Diferentemente da preventiva, a manutenção corretiva só ocorre quando uma peça ou o sistema inteiro apresenta problemas de funcionamento. Nesse caso, é preciso solicitar uma visita técnica e aguardar o diagnóstico.

Após entender o problema, o técnico pode recomendar troca de peças ou até mesmo substituição total do aparelho. Muitas vezes é possível evitar a demanda por uma manutenção corretiva quando os cuidados preventivos são realizados corretamente.

Limpeza

Embora a manutenção precise ser realizada por profissional, a limpeza do dia a dia normalmente pode ser feita pelo próprio usuário. Uma vez ao mês, remova o painel frontal e limpe os filtros com um pano.

Esse cuidado é essencial para que o aparelho continue emitindo ar com boa qualidade. Caso o usuário perceba que só a limpeza não está sendo suficiente, é preciso entrar em contato com o técnico para agendar uma manutenção profissional.

Sinais de necessidade de manutenção no ar condicionado

Mesmo considerando o prazo de seis meses a um ano para as vistorias técnicas, o aparelho pode apresentar defeitos de funcionamento e exigir intervenção profissional antes desse período.

Alguns dos sinais que o ar condicionado precisa de manutenção corretiva são:

  • Barulho excessivo durante o uso;
  • Resfriamento insuficiente;
  • Odor forte ou desagradável;
  • Gasto excessivo de energia;
  • Vazamento ou goteira.

A origem do problema deve ser analisada pelo técnico, que então poderá sugerir os reparos adequados. Caso o cliente note alguma dessas irregularidades, deve consultar um profissional o quanto antes para evitar agravamento do problema.

Os defeitos podem ser causados por mau funcionamento de peças como:

  • Termostato;
  • Filtros;
  • Compressor;
  • Drenos;
  • Ventoinha;
  • Parte elétrica.

Quando há mau funcionamento do aparelho, além de não servir seu propósito de resfriamento, ainda pode agravar doenças respiratórias.

Leia também: Limpeza de coifa: como funciona e modelo de laudo pronto

Manutenção de Ar Condicionado Automotivo

O ar condicionado do carro também está sujeito a erros de funcionamento que necessitam de manutenção. Os sinais de defeito são os mesmos: mau cheiro, barulho, ineficácia no resfriamento, entre outros.

A manutenção preventiva deve ser feita a cada 10 a 20 mil quilômetros rodados, e pode ser feita junto com a revisão do veículo, mas deve ser adiantada caso necessário. Ao notar qualquer sinal de problema, procure um centro automotivo.

Alguns cuidados, como limpeza dos filtros e dutos, podem ser feitos pelo próprio dono do carro e até estão previstos no manual do proprietário. Porém, caso o problema persista ou esteja apresentando defeitos graves, o melhor é consultar um profissional.

Manutenção de ar condicionado: o que diz a lei?

Você sabia que manutenção em ar condicionado é lei? De acordo com a Lei nº 13.589/2018, art. 1º, “todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes”.

A legislação se refere a espaços delimitados que usam equipamentos para climatização, e também se aplica a ambientes de uso restrito, como laboratórios, hospitais e indústrias.

Além disso, o art. 2º esclarece que manutenção são as “atividades de natureza técnica ou administrativa destinadas a preservar as características do desempenho técnico dos componentes dos sistemas de climatização, garantindo as condições de boa qualidade do ar interior”.

Com isso, a lei estabelece que os planos de manutenção devem considerar os padrões de qualidade da ANVISA para a qualidade do ar, temperatura, umidade e grau de pureza, entre outros pontos de atenção.

Para auxiliar sua empresa a atuar em conformidade com a lei, o Produttivo disponibiliza um modelo pronto de PMOC.

Exemplo de checklist PMOC pronto para uso

Com o sistema Produttivo, você pode criar um relatório completo com:

  • Registro fotográfico;
  • Checklist para avaliação de não conformidades;
  • Assinatura digital do técnico e do cliente;
  • Dados do equipamento com preenchimento automático;
  • E muitas outras funcionalidades.

Faça já um teste e experimente o app Produttivo com 15 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima