Manutenção de compressores como fazer + modelo de checklist

Manutenção de compressores: como fazer + checklist

A manutenção de compressores é fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e evitar gastos desnecessários.

Neste artigo, vamos ver o que não pode faltar na manutenção de compressor e um modelo de checklist para te ajudar nesse processo. Boa leitura!

Veja também: Modelo de checklist de máquinas e equipamentos para preencher no sistema Produttivo e acompanhar a equipe de manutenção

Por que a manutenção de compressores é tão importante?

A manutenção de compressores é essencial para preservar sua vida útil e garantir a boa performance dos ativos, favorecendo o bom funcionamento pelo maior período possível.

Por ser um equipamento de alto custo operacional, o ideal é realizar a manutenção preventiva programada e assim evitar o aparecimento de falhas.

Caso o compressor não receba os cuidados preventivos adequados, a tendência é que ele pare de funcionar inesperadamente, causando paradas na programação, atrasos na produção e elevando o custo de manutenção.

Além dos riscos à rotina de trabalho, uma eventual falha nos compressores pode causar acidentes de trabalho, já que esse tipo de aparelho opera sob pressão e assim pode até explodir. Portanto, é melhor investir na manutenção do compressor e evitar riscos à segurança do trabalho, além dos prejuízos para a empresa.

Caso não seja possível prevenir as falhas, o indicado é realizar a manutenção corretiva o quanto antes para que o problema seja resolvido e o equipamento volte a operar assim que possível.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Como funciona a manutenção de compressores?

A manutenção de compressores consiste em reparos e ajustes que devem ser feitos regularmente para manter o funcionamento adequado (continue lendo para ver uma sugestão de cronograma de manutenção de compressores).

Entre essas ações estão limpeza, aperto ou troca de peças, lubrificação e outros cuidados que, quando tomados preventivamente, garantem que o compressor continue operando normalmente e com menos risco de paradas ou outras falhas.

Se a manutenção for realizada regularmente conforme indicado, o equipamento tem sua vida útil estendida, retardando a necessidade de substituição do compressor.

Quais os desafios da manutenção de compressores?

Embora muito necessária, a manutenção de compressores também apresenta alguns desafios para as empresas, tais como:

  • Minimizar o impacto da manutenção na operação do equipamento e na rotina de produção, já que os reparos podem ser demorados;
  • Escolher o lubrificante adequado para cada tipo de compressor;
  • Escolher as peças apropriadas para o ativo, tendo em vista que vão se tornando obsoletas com o passar dos anos;
  • Fazer um plano de manutenção efetivo que atenda às necessidades do equipamento e da empresa;
  • Encontrar mão de obra qualificada.

Isso não quer dizer que podemos negligenciar a manutenção só por conta dos desafios! É preciso buscar soluções para que a manutenção seja eficiente e adequada às suas necessidades.

Um recurso que pode ajudar é o plano de manutenção do Produttivo, um sistema para gerenciar tarefas operacionais, te ajudando a planejar, executar e comprovar seus serviços.

Com o plano de manutenção do Produttivo, é possível agendar os atendimentos automaticamente na frequência que você quiser. O sistema é integrado à agenda dos técnicos, que recebem o alerta do serviço pelo celular, e vinculado ao cadastro dos ativos, assim todo o histórico fica armazenado e disponível para consulta.

Teste grátis essa e outras funcionalidades que podem te ajudar a superar os desafios da manutenção de compressores.

Quais são os tipos de compressores?

Um dos desafios que falamos acima é escolher o lubrificante e peças indicados para o compressor em questão. Mas quais são os tipos de compressores? Vamos ver os principais:

Compressor de pistão

É um compressor industrial que funciona pela movimentação de pistões fechados em cilindros que comprimem o gás em uma entrada e liberam sob pressão na saída. Ou seja, não utiliza motores elétricos ou combustíveis.

Pode ser utilizado em vários segmentos, por isso é um dos tipos mais vendidos. O compressor de pistão também é chamado de compressor alternativo, e pode ser encontrado em dois modelos:

  • Compressor de pistão 1 estágio: a compressão é realizada por um ou dois cilindros de diâmetro igual, que aspiram, comprimem e jogam o ar para o reservatório. A pressão é de 120 a 140 psi;
  • Compressor de pistão 2 estágios: os cilindros são de tamanhos diferentes, de modo que o cilindro maior aspira, comprime e joga o ar para o cilindro menor. A pressão é de 175 psi.

Apesar dos diferentes modelos, o funcionamento e portanto a manutenção dos compressores de pistão é igual. 

Compressor de membrana

No compressor de membrana, o ar comprimido não entra em contato com outras partes do equipamento, assim não é contaminado por resíduos de óleo. Isso ocorre porque a membrana separa o êmbolo da câmara de sucção e compressão, impedindo o contato do ar com as partes deslizantes.

É muito utilizado nas indústrias farmacêutica, química e alimentícia, entre outras.

Compressor rotativo

O compressor rotativo utiliza um cilindro com ação rotativa para fazer a compressão do gás internamento, atuando de maneira mais simples e com menos gasto energético.

Esse tipo de compressor possui menos componentes, gasta menos energia e tende a ser mais barato.

Turbocompressor

O turbocompressor é mais utilizado em usinas químicas e refinarias de petróleo. No turbocompressor, turbinas internas comprimem o ar.

Pode ser subdividido em dois tipos, conforme o sentido da passagem do ar comprimido:

  • Turbocompressor radial: também chamado de compressor centrífugo, ele capta o ar do ambiente, armazena sob altíssima pressão em um reservatório próprio e então transforma em ar comprimido. O escoamento de ar é paralelo ao eixo do motor;
  • Turbocompressor axial: o ar passa pelo eixo por meio de fileiras de lâminas que convertem a energia em pressão. O escoamento de ar entra paralelo ao eixo, mas sai de forma perpendicular.

É muito importante saber qual é o tipo de compressor em questão para solicitar a manutenção de compressores mais adequada ao equipamento.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

O que analisar na manutenção de compressores?

Apesar dos diferentes tipos de compressores, alguns pontos não podem faltar no seu checklist de manutenção. São eles:

  • Tensão das correias: a correia faz parte do motor e sua tensão deve ser verificada periodicamente, ajustando com os dedos. Quando a correia apresentar desgaste, recomenda-se a troca, que deve ocorrer a cada seis meses;
  • Serpentinas resfriadoras: as serpentinas resfriadoras também não devem estar soltas nem desgastadas, o que pode ocorrer com a vibração;
  • Vazamentos: é preciso conferir diariamente se não há vazamentos nas válvulas ou rachaduras, que podem dispersar o ar (afetando a pressão) e até causar explosões;
  • Nível de óleo e lubrificação e as devidas substituições: a lubrificação é muito importante para o bom funcionamento do compressor, portanto os níveis de óleo e lubrificante devem ser verificados regularmente e trocados quando necessário;
  • Remover e limpar o filtro de admissão: o filtro de admissão precisa ser retirado e limpo com frequência para garantir que o ar produzido está adequado para utilização;
  • Limpeza semanal: a limpeza semanal em todas as partes do compressor evita o acúmulo de sujeira e impurezas que prejudicam seu funcionamento;
  • Testes de segurança: para evitar acidentes de trabalho, faça testes de segurança que analisem as válvulas e tubulações em busca de vazamentos ou outros desgastes.

Estas são algumas sugestões que funcionam para a maioria dos compressores, mas sempre verifique com o técnico o que é mais indicado para o seu equipamento.

Como fazer manutenção de compressores?

Para que a manutenção de compressores seja eficaz e funcional, é fundamental levar em consideração alguns pontos:

  • Siga as orientações do fabricante. O manual normalmente informa a periodicidade indicada para a manutenção e outras informações relevantes;
  • Verifique as especificações técnicas dos lubrificantes e dos componentes que serão trocados. Dessa forma, a operação ocorrerá sem problemas; 
  • Siga as orientações do fornecedor quando for aplicar as inspeções periódicas. Isso é importante porque os componentes foram selecionados e produzidos para atingirem a melhor performance de acordo com as condições predeterminantes;
  • Na inspeção periódica, você deve verificar o nível de óleo e saturação de filtro de ar, uma vez que o filtro obstruído pode prejudicar a refrigeração do óleo. Diante desse cenário, a vida útil do compressor diminui, pois aumenta a temperatura e oxidação do ativo;
  • É importante ainda verificar a temperatura de descarga do compressor e da rotação e pressão de ar na linha;
  • Importante: analise o panorama atual da operação. Se a rotina de trabalho é mais intensa que as recomendações do fornecedor, provavelmente, será necessário fazer a manutenção com mais frequência.
Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Escolha correta do lubrificante

Outro ponto importante na manutenção de compressores é a escolha do lubrificante adequado. No mercado, é possível encontrar lubrificantes de base mineral e sintética. De acordo com a recomendação do fabricante, cada compressor de ar pode exigir uma versão diferente do produto. 

É importante destacar ainda que o mesmo compressor pode receber lubrificantes com diferentes bases, com o objetivo de melhorar sua performance ou até prolongar o período de troca, conforme as necessidades da operação.

O lubrificante para compressor pode ser:

Lubrificante de base mineral: entre 2.000h e 4.000h de vida útil;

Lubrificante de base sintética: até 12.000h de vida útil.

Na hora de escolher lubrificante, atente-se à viscosidade do produto, conforme a orientação do fabricante.

Cronograma de manutenção de compressor de ar

Lembra dos pontos que precisam ser analisados na manutenção de compressores? Alguns deles devem ser verificados com periodicidade específica para que o compressor continue funcionando bem.

Veja uma sugestão de cronograma para a manutenção dos compressores:

Diariamente

Todos os dias é preciso verificar o nível de óleo antes da partida, e drenar o condensado do reservatório após a parada.

Trimestralmente

A cada três meses, inspecione juntas, válvulas, conexões e tubulações em busca de vazamentos, já que a vibração do compressor pode causar esse tipo de problema.

A cada 600 horas de uso

Após 600 horas de uso do compressor, orienta-se a limpeza do elemento filtrante com jato de ar comprimido seco, limpeza da grade do protetor de correia e limpeza externa da unidade compressora para remover o acúmulo de resíduos.

Também recomenda-se a verificação da tensão das correias e o alinhamento da polia do motor em relação ao volante do compressor.

Anualmente

Uma vez por ano, faça a conferência da válvula de segurança. A inspeção das válvulas de segurança a cada doze meses é exigida e regulamentada pela NR-13.

Após 5 anos

A cada 5 anos de uso do compressor, recomenda-se fazer o teste hidrostático do reservatório de ar para verificar sua resistência. O teste hidrostático também é uma exigência da Norma Regulamentadora nº 13.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Como fazer o plano de manutenção de compressores?

O plano de manutenção contém todos os dados relativos ao compressor e as análises de performance, indicando qual é o tipo de manutenção mais recomendado para cada situação e a frequência das vistorias.

Para montar o seu plano de manutenção, é muito simples.

  • Anote todos os compressores instalados, incluindo os modelos. Além disso, registre o total de horas de operação de cada um;
  • Verifique se há pontos de vazamento de ar ou óleo; 
  • Observe se o processo operacional teve muitas oscilações de pressão ou temperatura;
  • Agende a limpeza ou troca dos elementos que fazem parte do sistema de filtragem das unidades (filtro de sucção, óleo, coalescer e By Pass);
  • Aproveite o Kit Plano de Manutenção gratuito do Produttivo que contém uma planilha pronta para uso e um guia de boas práticas.

Veja na prática como usar o material gratuito do Kit Plano de Manutenção:

Faça o download grátis do Kit Plano de Manutenção com modelo pronto em Excel + guia de boas práticas

Modelo de checklist para manutenção de compressores

Para garantir que a manutenção de compressores seja feita de forma padronizada e efetiva, o que acha de investir em um checklist digital?

O Produttivo conta com mais de 20 modelos prontos para uso, incluindo um modelo de checklist de manutenção de compressores digital, que você pode personalizar como quiser. Olha só como fica o relatório exportado no sistema:

Outra opção é o modelo de Checklist NR 13, que é ideal para a inspeção de caldeiras, tubulações e vasos de pressão. Veja como ele fica abaixo:

O modelo digital é preenchido pelo celular do técnico durante o atendimento e conta com vários recursos para facilitar o serviço, como:

  • Preenchimento automático do cabeçalho com dados da empresa, do cliente e do ativo, para o técnico não perder tempo com o preenchimento manual;
  • Relatório fotográfico para comprovar os serviços realizados;
  • Lista de peças e equipamentos com cálculo automático do orçamento;
  • Questões de resposta obrigatória para registrar não conformidades;
  • Campo para observação com preenchimento por voz;
  • Assinatura dos responsáveis pelo serviço;
  • E muitos outros recursos.

Outra opção é o modelo de Checklist de Manutenção Preventiva. Vamos ver como ele fica após o preenchimento:

Assim que o técnico finalizar o atendimento, um relatório em PDF é gerado na hora e pode ser compartilhado por e-mail ou WhatsApp. O gestor acompanha a operação mesmo à distância pelo painel web, e o cliente pode receber atualizações por WhatsApp em tempo real.

São muitas funcionalidades para você acompanhar todas as etapas da manutenção de compressores e trazer mais eficiência para sua empresa.

Confira todos os modelos digitais de checklists, relatórios e ordens de serviço, ou faça já o teste grátis e comece a usar o Produttivo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima