Ordem de Serviço Telecom: como fazer?

Usar a ordem de serviço telecom é contar com um guia completo para manter seus gestores e sua empresa alinhada. Quer saber mais? Leia o artigo!

Um dos setores que mais cresce no Brasil é o das telecomunicações. Em 2021, o setor já movimentou mais de R$150 bilhões de reais

Com isso, aumentam também as oportunidades de manutenção e instalação.

Nesse cenário entra a ordem de serviço telecom, um procedimento fundamental para garantir a padronização e confiabilidade dos serviços prestados. 

A ordem de serviço, além de ser fonte de comprovação, ajuda no gerenciamento das equipes, agendamento das manutenções e organização dos processos internos da empresa. Elas podem ser realizadas em papel ou via aplicativo

Quer saber mais sobre ordem de serviço telecom? Continue acompanhando o post abaixo e saiba como é realizado esse controle, qual a importância e exemplos prontos.

Veja também: Sistema de Ordem de Serviço – O que você precisa saber antes de contratar um 

O que é ordem de serviço telecom?

Antes de falarmos sobre telecom, é preciso entender o que é a ordem de serviço e para quê ela serve, não é mesmo? 

A OS é um documento que registra toda a prestação de serviços realizada por uma empresa e serve como um guia completo de todos os processos que precisam ser seguidos.

Ela pode documentar uma manutenção realizada ou até mesmo indicar o que precisa de algo que precisa ser feito.

Veja também: Ordem de serviço online: como funciona e como emitir

Qual a importância da ordem de serviço para o segmento de telecom?

A partir da ordem de serviço, é possível planejar quando o serviço vai ser realizado, como, por quem e com quais recursos (equipe, ferramenta e peças). O que contribui para:

  • Melhor gestão financeira da empresa;
  • Organização e planejamento da agenda dos técnicos;
  • Redução de retrabalho e desperdícios;
  • Controle de estoque;
  • Comprovação do trabalho, minimizando possíveis atritos com o cliente.

Leia também: Ordem de serviço digital: como fazer e modelos prontos

O que deve conter e como fazer?

Os principais tópicos que podem estar incluídos dentro de uma ordem de serviço telecom são:

  • Dados do cliente;
  • Informações do ativo;
  • Número do pedido;
  • Data de emissão;
  • Descrição do serviço a ser realizado;
  • Indicação dos materiais necessários e das tarefas do serviço;
  • Procedimentos de segurança adotados; 
  • Fotos; 
  • Assinaturas.

Vamos detalhar o passo a passo de como montar a sua ordem de serviço telecom:

Passo 1 – Cabeçalho da Ordem de Serviço

  • No cabeçalho da OS vão informações como:
  • Identificador: é um número ou alguma informação para você se organizar internamente qual ordem de serviço é. Muitas empresas chamam também de “chamado”. Por exemplo, chamado #001
  • Dados da sua empresa: nome, CNPJ, endereço, telefone e outros
  • Dados do cliente: endereço, setor e outras informações
  • Logo: insira a marca da sua empresa e do seu cliente. Vai gerar diferencial para a sua empresa!

Passo 2 – Informações do equipamento

Logo abaixo do cabeçalho vem os dados do equipamento ou ativo no qual o serviço vai ser realizado. 

Aqui você pode inserir informações como: marca, modelo, número de série, fabricante e local onde o equipamento está instalado. 

Em aplicativos de ordem de serviço, como o Produttivo, essas informações são puxadas automaticamente por meio da leitura do QR Code.

Passo 3 – Informações da visita e responsável

Depois das informações do equipamento, vem a seção com as informações do trabalho, como: técnico(a) responsável pelo serviço e horário de início e fim.

Passo 4 – Detalhamento do serviço

Essa etapa pode ser personalizada de acordo com o tipo de serviço que você realiza. Alguns exemplos bem comuns são:


Ordem de Serviço de Manutenção Corretiva: é comum que a ordem de serviços tenha campos de “Diagnóstico”, “Solução” e “Peças trocadas”. 

Em diagnóstico, o técnico(a) deve preencher qual foi o motivo do problema, muitas vezes identificado por meio de testes e medições.

Em solução, vem o detalhamento do que foi realizado para solucionar o problema apresentado durante a visita técnica.

Por fim, insira, se houver, as peças trocadas para somar no valor total da ordem de serviço.

Ordem de Serviço de Manutenção preventiva ou Inspeção: aqui o foco são as questões de conformidade e não conformidade

Você deve inserir todas as questões que devem ser verificadas pelo técnico (a) durante o serviço. 

Por exemplo: medir tensão, analisar aparência externa e interna do equipamento e outros. 

Neste link, separamos diferentes modelos de checklist dependendo de sua atuação.  


Ordem de Serviço de Instalação: você pode substituir os campos de “Diagnóstico” e “Solução” por “Serviço realizado” com o detalhamento.

Passo 5 – Fotos de comprovação

O uso das fotos é recomendado para todos os tipos de serviço. Elas comprovam o trabalho executado e geram mais confiabilidade para seu cliente, gerando credibilidade para a sua empresa. 

Nos aplicativos de ordem de serviço, as fotos saem automaticamente no PDF final da ordem de serviço, eliminando o trabalho de passar para o computador e formatar.

Você pode usar as fotos para comprovar o antes e depois do serviço ou uma não conformidade, por exemplo.

Passo 6 – Valor do serviço, aprovação e método de pagamento

Chegando na fase final da ordem de serviço, aqui você coloca o valor total dos serviços e, se houver, peças utilizadas.

Algumas operações inserem também a forma de pagamento e, se precisar da aprovação do cliente, há um campo para assinar que foi aprovado.

Parte 7 – Assinatura

Por fim, insira a assinatura do técnico responsável e do cliente. 

Nos aplicativos, também existe esse recurso para ser assinado diretamente na tela do celular.

Software ordem de serviço telecom: como a tecnologia pode te auxiliar?

A partir de um sistema de ordem de serviço você consegue ter um impacto direto na qualidade, agilidade e diminuição de erros da sua empresa.

Além disso, o controle das operações pode ser realizado de onde você estiver.

O Produttivo possui funcionalidades como: 

  • Ordens de serviços digitais com qr code, fotos, assinatura digital e outros 10 recursos
  • Relatórios gerados em PDF ou excel automáticos com todas as informações coletadas
  • Abertura de chamados para os clientes;
  • Cadastro de clientes e equipamentos;
  • Acompanhamento de tarefas da equipe em tempo real.

Além disso, com o software você consegue emitir a OS em poucos minutos e controlar várias fases da operação e são elas: a elaboração do orçamento, a execução do serviço realizado, o acompanhamento do trabalho e a conclusão da ordem de serviço telecom. 

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