Software para PMOC: o que é e como funciona?

O software para PMOC é uma forma prática e automatizada de elaborar o Plano de Manutenção, Operação e Controle, que é obrigatório para aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos do sistema de refrigeração.

Entenda quais são os benefícios de usar um programa para PMOC, quais são as principais funcionalidades para ficar de olho e conheça um software para PMOC com teste grátis para usar agora mesmo.

Veja também: Software de manutenção para AVAC-R e outros segmentos

O que é um software para PMOC?

Para empresas que precisam fazer o Plano de Manutenção, Operação e Controle em equipamentos de refrigeração, o software para PMOC ajuda na coleta das informações, armazena os dados e permite apresentar o laudo de forma prática e confiável.

O PMOC pode ser feito em papel, mas fica sujeito a rasuras, perda, despadronização das informações coletadas e ainda ocupa espaço para ser armazenado. Quando preenchido em software, o PMOC não traz essas dores de cabeça e você ainda tem benefícios como:

  • Armazenamento em nuvem, assim não ocupa espaço e ainda fica disponível para consulta de qualquer lugar;
  • Padronização das questões com opção de questões obrigatórias, o que impede a conclusão do formulário enquanto não forem respondidas;
  • Possibilidade de incluir fotos da galeria ou tiradas na hora, com marcação de data e horário;
  • Entre outras vantagens.

O software para PMOC permite elaborar e preencher o documento de forma totalmente digital, com recursos que automatizam o processo.

Modelo de PMOC DIgital para usar dentro do sistema do Produttivo

O que é PMOC?

O PMOC, sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, é um conjunto de documentos que reúne todos os dados sobre os equipamentos de refrigeração e climatização de um local.

Ele é obrigatório segundo a Lei nº 13.589/2018, que determina que todos os equipamentos AVAC passem por manutenção adequada e devidamente registrada em laudos técnicos e relatórios, compondo o PMOC.

O PMOC pode ser preenchido em papel, mas por ser muito extenso e complexo, o mais recomendado é que ele seja elaborado em um software específico. Veja um exemplo de PMOC preenchido com o software Produttivo:

Experimente o PMOC digital do Produttivo

Continue acompanhando o artigo para entender melhor como o software para PMOC funciona e quais são as principais funcionalidades para buscar em um sistema.

Como o software para PMOC funciona?

Com um software para PMOC, o primeiro passo é cadastrar os equipamentos da sua empresa ou de seus clientes. Assim, o sistema exibe uma lista de ativos, clientes, locais e outras informações.

Também é possível incluir informações como endereço e telefone, que só precisam ser cadastradas uma vez — ao preencher os relatórios, esses campos serão preenchidos automaticamente, sem necessidade de fazer o preenchimento manual.

O cliente cadastrado recebe um link exclusivo para abrir chamados, assim como um QR Code para ser anexado ao equipamento. Esse código também pode ser usado pelo técnico para acessar o histórico do equipamento.

A empresa prestadora de serviços ainda pode agendar suas tarefas com antecedência, deixando-os programados no software na periodicidade desejada.

Na hora de fazer o preenchimento dos laudos técnicos, é possível optar por modelos prontos, ou criar seu próprio formulário personalizado. No Produttivo, você pode criar relatórios, ordens de serviço e checklists que atendam às necessidades da sua empresa e de seus clientes.

Ah, e também dá para customizar o relatório com as cores e logo da sua empresa ou do cliente, deixando o PMOC ainda mais profissional.

Por meio do aplicativo, a equipe em campo recebe a tarefa a ser realizada e faz o preenchimento dos formulários pelo celular ou tablet durante a visita técnica. Não é preciso voltar ao escritório para transcrever e digitalizar as informações!

O gestor, por meio do painel web, pode receber os chamados, direcioná-los para os técnicos e acompanhar o preenchimento do PMOC mesmo à distância, tendo um controle completo de toda a operação.

Veja como ficam visualizadas as tarefas no computador:

Software para PMOC

E no celular: 

PMOC no celular

Assim que os formulários forem preenchidos, eles podem ser exportados em PDF ou Excel e encaminhados para o cliente por e-mail ou WhatsApp.

Tudo isso de qualquer lugar, agilizando os serviços, facilitando o trabalho do técnico, dando mais controle ao gestor e aumentando a confiabilidade do cliente na empresa.

Quais são os benefícios do software para PMOC?

O software para PMOC traz muitos benefícios para as empresas que prestam serviços de climatização e refrigeração, vamos conhecer alguns deles:

Facilidade para o cliente

O software para PMOC é vantajoso não só para a empresa prestadora do serviço, mas também para o cliente, que tem facilidade na hora de abrir um chamado e solicitar a manutenção.

Ao priorizar a satisfação do cliente, sua empresa garante fidelização e se destaca no mercado.

Confiabilidade dos relatórios

Outro benefício do software para PMOC é a confiabilidade dos relatórios emitidos pelo sistema, já que as informações podem ser armazenadas em nuvem, assim não se perdem, e os laudos podem ser acessados a qualquer momento.

Com a opção de anexar fotos tiradas na hora, também garante a veracidade das informações, e recursos como assinatura digital são mais um diferencial para assegurar a confiabilidade do sistema.

Leia também: Modelo de relatório fotográfico: o que é e como fazer

Ah, mesmo os relatórios feitos em software para PMOC podem ser exportados e compartilhados com clientes e órgãos fiscalizadores, ideal para comprovação!

Padronização das questões

Quando a equipe de campo trabalha com vários equipamentos e clientes, é comum que os relatórios sejam despadronizados, com os técnicos usando seus próprios critérios para responder às questões. Com isso, alguns pontos passam despercebidos e não são analisados.

Por outro lado, o software para PMOC permite criar formulários padronizados para todos os profissionais. Alguns sistemas, como o Produttivo, oferecem a opção de marcar as questões como obrigatórias, assim é preciso respondê-las para finalizar o preenchimento.

Além disso, o gestor pode selecionar o tipo de resposta para as questões, assegurando que sejam compatíveis. Algumas opções de resposta são textos longos, curtos, múltipla escolha, seleção única, lista de peças e materiais, entre outras.

Comunicação em tempo real

Diferente do PMOC em papel, que pode exigir o retorno ao escritório para repassar as informações, o software para PMOC permite a comunicação em tempo real. O gestor vai acompanhando o desenvolvimento de cada tarefa por meio do painel, e o cliente pode receber atualizações do status do serviço por WhatsApp.

Maior controle

Normalmente, o PMOC envolve muitos equipamentos e uma equipe grande de profissionais encarregados. Com o software para PMOC, a equipe tem todas as informações necessárias sobre cada equipamento para que nenhum fique de fora das inspeções, trazendo mais controle na realização do serviço.

O gestor também se beneficia, porque sabe exatamente no que sua equipe está trabalhando e pode redistribuir tarefas conforme necessário ou identificar pontos de atenção ao longo da execução das atividades.

Software de manutenção para controle automático de serviços

Quais são as principais funcionalidades em um software para PMOC?

Ao escolher um software para PMOC, é importante ficar de olho em funcionalidades que agilizam o serviço sem comprometer a qualidade dos documentos. Selecionamos algumas dicas para te ajudar na escolha, olha só:

Cadastro de ativos

No PMOC, ter a relação dos ambientes climatizados e a situação dos equipamentos que estão dentro de cada um desses espaços é indispensável e facilita muito o trabalho da equipe em campo, que tem um histórico para se basear. 

Por isso, busque softwares que permitam cadastrar o equipamento especificando a marca, potência, número de série e outras informações, como o local onde ele se encontra.

Software para PMOC - Cadastro de Ativos

Cadastro de clientes e seus locais

O PMOC, obrigatoriamente, solicita a Identificação do Proprietário, Locatário ou Preposto, o que, dentro do Produttivo, chamamos de Cadastro de Clientes.

Nesse cadastro, é possível colocar a identificação da empresa que contratou os serviços, dos responsáveis técnicos que irão assinar os laudos ou emissão da ART, cadastrando o CREA do engenheiro responsável, entre outras informações importantes.

Já o Cadastro de Locais lista todos os ambientes, identificando os endereços e comprovando as unidades visitadas de maneira organizada e simples de identificar.

Vamos imaginar que sua equipe tenha uma manutenção de ar condicionado na clínica ABC, unidade Centro, tendo sido chamada especificamente por conta do aparelho presente na sala 1. O cadastro de todas essas informações garante que a equipe seja direcionada para o local certo.

Exemplo de como funciona o cadastro de clientes, locais e ativos no Produttivo

Plano de atividades

Outra funcionalidade que não pode faltar no software para PMOC é o plano de atividades, para agendar serviços futuros de forma automatizada.

Após o cadastro dos equipamentos, descreva tudo o que será realizado no ativo em questão, onde será realizado, qual técnico ficará responsável pelo serviço, qual a periodicidade, entre outros dados.

Aqui entra o Plano de Atividades, que abre automaticamente chamados que podem ser, por exemplo, mensais, bimestrais, semestrais ou anuais.

Durante o planejamento das atividades, você ainda têm a opção de saber a quantidade de equipamentos que já foram revisados e os que ainda faltam. Tudo isso de uma maneira bem prática e visual.

Assinatura digital

Como você já sabe, PMOC tem que ser emitido e assinado por um profissional, e também recomendamos pedir a assinatura do cliente, assim ambas as partes atestam que o serviço foi concluído como esperado.

E a assinatura digital é uma funcionalidade que veio para otimizar aquela burocracia toda de ter que recolher assinaturas manuais na prancheta em cada visita.

Depois que toda a documentação foi preenchida e finalizada, o responsável pode assinar o relatório ali mesmo na tela do celular, e pronto! É só encaminhar o relatório pronto e assinado para o cliente ou gestor.

Exemplo de como funciona a coleta de assinaturas digitais no Produttivo

Exportação do relatório final

Como o PMOC é um conjunto de documentos, o ideal é que os relatórios finais sejam exportados em um formato que possa ser usado posteriormente como necessário. 

Com o Produttivo, você pode exportar seus laudos tanto em Excel como em PDF, personalizados do seu jeito, de forma automática, em poucos cliques. 

Sim, no Produttivo o seu PMOC sai com a logo da sua empresa ou do seu cliente, nas cores que desejar. Você ainda tem a opção de filtrar e selecionar as informações que devem ser exibidas no seu relatório ou laudo.

Sem falar na facilidade de enviar os relatórios por e-mail ou WhatsApp, como achar melhor.

Indicadores de serviços

Outro diferencial para procurar em um software para PMOC são os indicadores de manutenção, que reúnem as informações dos relatórios em formato de gráficos visuais e fáceis de entender.

Os indicadores mostram diversos dados totalmente integrados à sua operação, como tempo de atendimento, volume de trabalho, não conformidades mais comuns, entre outras informações, para conhecer seus pontos fortes e gargalos a serem trabalhados.

Exemplo de indicador de não conformidade dashboard de manutenção

Leia também: Dashboard de manutenção: o que é e quais dados acompanhar

Pesquisa de satisfação

Para garantir a satisfação dos clientes, invista em um software para PMOC com pesquisa de satisfação integrada.

Com o Produttivo, é possível personalizar a pesquisa e fazer disparos automáticos ou manuais, ideal para receber feedbacks dos clientes e saber áreas de melhoria para trabalhar com sua equipe.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis no Produttivo, um software para PMOC que permite planejar, agendar e comprovar serviços de forma totalmente digital.

Faça um teste grátis e aproveite para conhecer o sistema com todas as funcionalidades liberadas! 

Quais empresas podem investir em um software para PMOC?

O PMOC é obrigatório para empresas e imóveis residenciais, além de outros tipos de edificações. Existem dois tipos principais de empresas que mais operam com um software para PMOC, são eles:

  • Empresas que possuem contratos fechados e recorrentes atendendo grandes clientes, como hospitais, shoppings, indústrias, entre outros estabelecimentos de grande porte;
  • Médias e pequenas empresas que prestam serviços pontuais de PMOC, com clientes individuais que apenas precisam da comprovação deste tipo de manutenção realizada.

Se sua empresa se encaixa em uma das categorias acima, recomendamos utilizar um software para PMOC para automatizar a coleta e consulta de informações, já que o alto fluxo de dados exige organização e controle. 

Modelo de PMOC em software

Agora que você já sabe tudo sobre o software para PMOC, que tal conhecer um sistema para usar agora mesmo?

O Produttivo foi desenvolvido para auxiliar no planejamento, execução e comprovação de serviços, inclusive atividades de manutenção, inspeção e vistorias incluídas no PMOC. O sistema conta com um modelo de PMOC digital que já vem pronto para uso, olha só:

Além do modelo digital, você também pode elaborar seu próprio PMOC, personalizando as questões e os diferentes tipos de resposta, como checklist, seleção única ou múltipla, números, lista de peças e materiais, textos longos ou curtos, e muito mais.

Faça o teste grátis e comece a usar o modelo de PMOC em software agora mesmo! Nem precisa cadastrar cartão de crédito.

Se preferir, agende uma demonstração com um consultor para entender como preencher o  PMOC através do Produttivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima