Sistema de refrigeração: o que é e como fazer a manutenção

O sistema de refrigeração é um conjunto de equipamentos que ajudam a refrescar o ambiente, como aparelhos de ar condicionado e seus componentes.

Mas esse tipo de sistema deve receber manutenção periódica para assegurar seu bom funcionamento. A seguir, vamos entender melhor a importância do sistema de refrigeração, como fazer a manutenção adequada e como modelos digitais de checklist podem ajudar.

Veja também: Modelo de PMOC digital em aplicativo pronto para usar

O que é sistema de refrigeração?

Um sistema de refrigeração é um conjunto de componentes e processos projetados para remover calor de um espaço, a fim de reduzir e manter sua temperatura abaixo da temperatura ambiente.

Os sistemas de refrigeração são utilizados tanto para climatização industrial quanto doméstica. Seus usos mais comuns envolvem: conforto térmico dos ocupantes, melhor desempenho de máquinas e equipamentos, preservação de alimentos, bebidas e medicamentos, entre outros.

Como funciona um sistema de refrigeração?

O ciclo do sistema de refrigeração consiste no processo de retirar o calor de um ambiente para reduzir sua temperatura e transferir este calor para outro espaço. Veja como o processo funciona:

  1. Compressão: o refrigerante gasoso é comprimido pelo compressor, aumentando sua pressão e temperatura;
  2. Condensação: o refrigerante, agora quente e pressurizado, passa pelo condensador, onde libera calor para o ambiente e se condensa em um líquido de alta pressão;
  3. Expansão: o líquido refrigerante passa pelo dispositivo de expansão, onde sua pressão é reduzida, resultando em uma queda significativa de temperatura;
  4. Evaporação: o refrigerante frio e de baixa pressão entra no evaporador, onde absorve calor do ambiente que precisa ser resfriado, evaporando-se e transformando-se novamente em gás. O ciclo então recomeça.

Esse é o funcionamento básico da maioria dos equipamentos presentes em um sistema de refrigeração, embora cada aparelho tenha suas características.

Quais são os tipos de sistema de refrigeração?

O sistema de refrigeração pode ser dividido em alguns tipos, vamos conhecê-los:

  • Refrigeração: processo de retirar o calor de um espaço para reduzir sua temperatura e transferir este calor para outro espaço;
  • Arrefecimento: reduz a temperatura de um equipamento até alcançar a temperatura ambiente;
  • Resfriamento: é a redução de temperatura até o congelamento. Já o congelamento é o resfriamento para além da sua temperatura de congelamento;
  • Isolamento térmico: visa limitar o fluxo de calor em um espaço, mantendo-o refrigerado. 

Para tais fins, existem os agentes refrigerantes, que podem ser refrigerantes líquidos ou gelo e gelo seco.

Quais equipamentos fazem parte do sistema de refrigeração?

Existem diversos equipamentos no mercado de refrigeração, cada um com sua aplicação, como na indústria, laboratórios, hospitais, entre outros segmentos. Os equipamentos de um sistema de refrigeração mais comuns são:

  • Condensadores;
  • Torres de resfriamento;
  • Chiller;
  • Compressor de refrigeração;
  • Climatizadores e ar condicionado;
  • Resfriadores;
  • Unidade de ar seco;
  • Trocador de calor;
  • Desumidificador de ambientes;
  • Termorregulador;
  • Bombas de refrigerante;
  • Estabilizadores de temperatura.

A utilização de cada um vai depender das necessidades do ambiente.

Quais são os cuidados que se deve ter com um sistema de refrigeração?

Para que o sistema de refrigeração esteja sempre operando adequadamente, é preciso tomar alguns cuidados regulares. Veja as medidas que devem ser implementadas periodicamente no cuidado com o sistema de refrigeração:

  • Manutenção preventiva: a manutenção preventiva deve ser feita de maneira regular, mesmo que o ativo não apresente falhas. Dessa forma, é possível identificar e corrigir problemas ainda em estágio inicial, evitando que causem danos mais graves;
  • Limpeza dos filtros: a limpeza dos filtros pode fazer parte da rotina de manutenção preventiva ou ter sua própria periodicidade. A remoção de impurezas dos filtros ajuda na eficiência energética do aparelho e diminui a propagação de agentes causadores de alergias e doenças respiratórias;
  • Verificação do nível do fluido refrigerante: o nível do fluido sempre deve estar dentro dos parâmetros recomendados, portanto faça a verificação e complete, se necessário. Caso o nível do refrigerante esteja caindo com frequência, é preciso inspecionar mais a fundo o problema.
  • Inspeção das tubulações: faça uma inspeção visual das tubulações para verificar sinais de desgaste, danos ou vazamentos, que indicam a necessidade de manutenção corretiva.

As ações de limpeza, verificação e inspeção podem fazer parte do plano de manutenção preventiva, que estabelece ações preventivas para evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios.

A periodicidade dos cuidados vai depender das necessidades específicas do ativo e de questões como disponibilidade da equipe de manutenção, recomendações do fabricante, entre outras.

Caso o equipamento apresente problemas de funcionamento, é preciso solicitar uma manutenção corretiva emergencial, pois isso significa que a falha já está instaurada e precisa ser corrigida o quanto antes para que o ativo volte a operar normalmente.

Como fazer a manutenção do sistema de refrigeração?

A manutenção de um sistema de refrigeração é essencial para garantir seu funcionamento eficiente e prolongar sua vida útil. Separamos alguns passos gerais para ajudar na elaboração de um plano de manutenção de sistemas de refrigeração, que pode ser aplicado tanto a unidades domésticas quanto comerciais e industriais. Olha só:

Inspeção visual

Realize inspeções periódicas para identificar sinais óbvios de desgaste ou depreciação. Isso inclui verificar o estado dos componentes principais, como tubos, válvulas, conexões e o próprio refrigerante.

Limpeza dos componentes

Faça a limpeza dos componentes para evitar o acúmulo de sujeira que prejudica o desempenho do aparelho e pode até afetar a qualidade do ar. Veja como fazer:

  • Condensador: limpe as bobinas do condensador regularmente para remover poeira, sujeira e detritos. Isso pode ser feito com uma escova suave ou um aspirador de pó;
  • Evaporador: limpe as bobinas do evaporador para evitar o acúmulo de gelo e garantir uma transferência de calor eficiente;
  • Filtros de ar: troque ou limpe os filtros de ar regularmente para garantir uma circulação de ar adequada e evitar o sobreaquecimento do sistema.

Verificação dos níveis de refrigerante

Certifique-se de que o sistema tenha a quantidade adequada de fluido refrigerante — níveis baixos podem indicar vazamentos que precisam ser reparados. A adição de refrigerante deve ser feita por um técnico qualificado.

Lubrificação das partes móveis

Lubrifique componentes móveis, como rolamentos e eixos do compressor, para reduzir o atrito e prevenir o desgaste excessivo.

Verificação e ajuste de termostato

Verifique o termostato para garantir que ele está funcionando corretamente e ajustado à temperatura desejada. Substitua-o se estiver defeituoso.

Checagem de vazamentos

Utilize detectores de vazamento de refrigerante para inspecionar possíveis áreas de fuga. Faça o reparo de qualquer vazamento encontrado para evitar a perda de eficiência e proteger o meio ambiente.

Inspeção de componentes elétricos

Verifique todas as conexões elétricas, fiação e componentes como relés, capacitores e motores. Substitua qualquer componente defeituoso e aperte conexões soltas.

Teste de pressão e temperatura

Realize testes regulares de pressão e temperatura no sistema para garantir que ele está operando dentro dos parâmetros normais. Ajustes podem ser necessários se houver desvios significativos.

Descongelamento

Para sistemas que apresentam formação de gelo no evaporador, faça descongelamentos regulares para manter a eficiência do sistema. Isso pode ser feito manualmente ou através de ciclos automáticos de descongelamento, dependendo do sistema.

Manutenção preventiva programada

Estabeleça um cronograma de manutenção preventiva com base nas recomendações do fabricante. Isso pode incluir inspeções mais detalhadas e manutenção de componentes específicos.

Treinamento e segurança

Certifique-se de que qualquer pessoa que realize a manutenção esteja devidamente treinada e siga todas as normas de segurança aplicáveis, especialmente ao lidar com refrigerantes e componentes elétricos.

Documentação

Para um bom funcionamento do sistema de refrigeração, além de um plano de manutenção apropriado, é preciso seguir todas as normas regulamentadoras e leis específicas.

De acordo com a Lei 13.589/ 2018, todo edifício que seja climatizado ou refrigerado necessita do PMOC, que é o Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Cada equipamento que faz parte de um sistema de refrigeração precisa ter seu próprio PMOC, o que requer cuidado ainda maior com a elaboração de um histórico e comprovação dos serviços.

Modelo digital de checklist de sistema de refrigeração

Para facilitar o controle da manutenção e o registro das informações do PMOC, você pode utilizar os modelos digitais do Produttivo.

O Produttivo é um sistema composto por painel web e aplicativo que conta com relatórios, checklists, ordens de serviço e outros formulários para registrar a manutenção e formar um histórico do equipamento.

Além dos modelos prontos, é possível personalizar seus formulários como você preferir para atender às suas necessidades. Veja um exemplo de PMOC criado dentro do sistema e preenchido por aplicativo:

A partir das questões de checklist, o técnico tem um roteiro para seguir quanto ao que deve ser observado, e ele vai documento as informações direto pelo aplicativo no celular ou tablet.

Enquanto o técnico realiza o serviço, o gestor tem acesso a todas as informações mesmo à distância. Conheça os principais recursos do Produttivo para a manutenção de sistema de refrigeração:

Faça já um teste grátis e experimente o PMOC digital e todos os outros diferenciais do Produttivo!

Se preferir, agende uma demonstração gratuita com um consultor e tire suas dúvidas sobre os benefícios do Produttivo para a manutenção de sistema de refrigeração e climatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima