Sistema de manutenção: o que é, para que serve e qual o melhor?

Um sistema de manutenção ajuda no acompanhamento da vida útil dos equipamentos e minimiza os danos causados por paradas. Entenda como aplicar na sua empresa.

Empresas que trabalham com ativos precisam ter um sistema de manutenção para aumentar a eficiência dos equipamentos com o menor custo possível.

Além disso, esse tipo de software é indicado para gerenciar toda a manutenção sem comprometer o aproveitamento. Continue lendo o artigo para saber mais sobre isso!

Experimente grátis: Software de manutenção com controle automático dos serviços

O que é um sistema de manutenção?

O sistema de manutenção é uma forma digital de planejamento e gerenciamento de tudo que envolve a manutenção dos ativos da empresa ou local.

Seu principal objetivo é aliar controle dos serviços necessários com a redução dos custos (seja de uma eventual parada ou até da própria manutenção) levando em consideração também o bom funcionamento do equipamento.

Por isso, é indicado para indústrias ou prestadores de serviço que atendem outras empresas, auxiliando em todas as etapas.

Quando usado na forma de software ou app, atua como um complemento ao plano de manutenção, auxiliando no seu planejamento, controle e execução.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Para que serve o sistema para controle de manutenção?

O sistema de manutenção pode ser usado para criar planos de manutenção, acompanhar cronogramas e agenda de equipes técnicas, preencher ordens de serviço e checklists digitais, visualizar não conformidades identificadas pelos técnicos, criar planos de ação corretivos, visualizar indicadores e históricos das máquinas e equipamentos, entre outros. 

Quais os principais objetivos do sistema de manutenção?

Indicado para facilitar o gerenciamento dos ativos, o sistema de manutenção oferece várias vantagens, como:

Vida útil do equipamento

O principal passo para prolongar a vida útil de um equipamento é realizar as manutenções adequadas, pois isso estende o tempo de uso. Com os devidos reparos e cuidados preventivos, é possível aumentar a vida útil das peças e ainda evitar a parada total em caso de necessidade de troca.

Segurança

Quando um equipamento não recebe a manutenção adequada, ele fica sujeito a falhas que não apenas prejudicam seu rendimento, mas também podem trazer riscos à segurança de funcionários e clientes.

Ambiental

Usando um sistema de manutenção, você não depende mais de pilhas de papel, que são prejudiciais ao meio ambiente e ainda geram retrabalho, além de serem mais suscetíveis a danos.

Disponibilidade

Com o planejamento adequado, sua empresa evita a interrupção do funcionamento do ativo e assim mantém sua disponibilidade, sem prejudicar o negócio ou o cliente.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Como funciona o sistema para controle de manutenção?

Com um sistema para controle de manutenção, você consegue acompanhar todas as etapas da sua operação. Olha só:

Planejamento

Ao receber o chamado do cliente, você planeja a execução do serviço pela equipe, coordenando a disponibilidade e todos os outros aspectos do atendimento. Tudo isso pelo app ou computador, a um clique de distância. 

Programação

Além do planejamento da execução do serviço, com o sistema de manutenção você pode elaborar um plano de atividades para agendamentos automáticos e criar alertas integrados à agenda dos técnicos.

Execução

Tendo um sistema de manutenção, o técnico pode acessar todas as informações pertinentes ao equipamento, e o software ainda mantém o gestor informado do andamento do serviço.

Registro

Após a finalização do atendimento, o serviço fica registrado no sistema, que atua como um histórico, ou seja, todas as informações referentes àquele cliente, local ou ativo ficam registradas para consulta posterior e acompanhamento.

O registro também pode ser feito na forma de e-mails automáticos para o cliente e o gestor, trazendo um relatório com todas as informações do serviço.

Indicadores

Alguns sistemas de manutenção permitem a elaboração de gráficos com dados que auxiliam na análise dos indicadores do trabalho.

Você pode criar gráficos com o tempo de atendimento, pontuação alcançada em cada inspeção, volume de trabalho e outras funcionalidades que ajudam a mensurar o desempenho, identificar gargalos e monitorar a saúde dos equipamentos. 

Controle

Alguns sistemas, como o Produttivo, permitem a extração de relatórios para fazer o acompanhamento e controle dos serviços prestados.

Quais as vantagens de implementar um sistema de manutenção?

  • Redução de custos: investir em um software reduz os custos recorrentes com retrabalho pela dependência de documentos físicos em papel. Com a automação, a equipe pode fazer mais atendimentos e aumentar o rendimento financeiro;
  • Integração: com um único sistema, é possível compartilhar o acesso entre gestor, técnico e clientes, permitindo o acompanhamento integrado de todas as partes;
  • Agilidade: o técnico não precisa mais ir até o escritório para transferir as informações do atendimento — o sistema registra os dados na hora e eles podem ser acessados pelo gestor em tempo real. Além disso, o preenchimento automático economiza tempo enquanto preza pela confiabilidade das informações. O agendamento automático do plano de manutenção também vai agilizar a rotina dos técnicos;
  • Confiabilidade: as questões obrigatórias, marcação de data e local, assinatura e cerca virtual que limita a área do serviço são alguns dos recursos que ajudam na comprovação e mostram que sua empresa é confiável;
  • Fim do retrabalho: para não depender de outros funcionários registrando e armazenando os dados obtidos pelo técnico, invista no sistema de manutenção para realizar todas essas tarefas e direcione seus colaboradores para atividades mais importantes;
  • Maior controle de qualidade: reflete no aumento da vida útil e disponibilidade dos equipamentos.
Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Qual o melhor sistema de manutenção?

Um exemplo de sistema de manutenção é o Produttivo, um software para ordens de serviço e checklists de manutenção. Com o app, o gestor pode acompanhar o desenvolvimento dos chamados técnicos à distância, e ainda gerar relatórios com um clique.

Conheça algumas das funcionalidades:

Que tal testar o Produttivo gratuitamente? Clique aqui e aproveite 15 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima