Laudo técnico ar condicionado PDF: como fazer? Modelos prontos

Aqui você irá entender como elaborar um Laudo Técnico de Ar Condicionado já com modelos em PDF e digital para usar. 

Com a alta demanda de uso de aparelhos de climatização, também aumenta a necessidade de ter um laudo técnico de ar condicionado PDF ou digital. 

Esse laudo faz com que você tenha uma prova concreta para apresentar para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e comprovar que todos os equipamentos estão dentro dos padrões permitidos e com as rotinas de serviço em dia.

O que é laudo técnico de ar condicionado?

O laudo de higienização de ar condicionado  é um documento que identifica falhas e irregularidades nos equipamentos, como queima de componentes de eletricidade e curtos-circuitos. 

Os relatórios técnicos necessários e obrigatórios são:

E vamos te explicar um pouco sobre eles, veja abaixo:

Modelo de PMOC pronto em excel para baixar

Art (Anotação de Responsabilidade Técnica)

A sigla ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica e faz parte da lei nº 6.496, instituída em 7 de dezembro de 1977. 

Desde então, ela é necessária para que o profissional possa ser responsável por um trabalho de engenharia.

Por isso, apesar da flexibilização para a atuação de de técnicos do setor, apenas engenheiros podem ser os responsáveis.

PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)

O PMOC ou Plano de Manutenção, Operação e Controle é uma exigência que está em vigor pela lei nº 13.589/2018 de acordo com a portaria nº 3523. 

A lei diz que todo proprietário ou locatário seja responsável pelo sistema de climatização e evita com que se tenha transmissão de agentes causadores de doenças respiratórias como a rinite, sinusite, asma e pneumonia.

Ou seja, ela é responsável direta pela saúde do ar de ambientes coletivos, principalmente. 

Por que é importante ter um laudo técnico ar condicionado?

Além da qualidade do ar e o cuidado com a saúde das pessoas, o documento também demonstra o profissionalismo e comprometimento do profissional de refrigeração.

Ele também garante mais fechamento de contratos, pois é mais um serviço que você pode oferecer na sua empresa, agregando valor ao seu trabalho.

Como fazer um laudo técnico de ar condicionado? 

Este documento deve conter:

  • Mapeamento de quais são os equipamentos e locais
  • Informações de todos os itens e locais inspecionados Qual o consumo energético;
  • O limite máximo suportado pelo sistema;
  • Sugestão de alterações que potencializam o rendimento do sistema;
  • Sugestão de adequações do sistema.
Modelo de PMOC em aplicativo

Como fazer o laudo técnico de ar condicionado?

Título

Esse é o primeiro passo e que não pode faltar dentro do seu laudo técnico de ar condicionado. 

A escolha de um título pode auxiliar na organização e controle dentro da empresa e fica muito mais fácil de repassar ao responsável.

Dados do cliente

Outro ponto importante é inserir todos os dados da empresa que foi prestada o serviço e incluir informações como nome fantasia, CNPJ, endereço completo, telefone, entre outros.

Prazo de validade e número de equipamentos

O profissional que fizer o laudo, deve incluir em uma lista todos os aparelhos que necessitam de manutenção, além da validade de cada um deles e a data da próxima higienização.

Preenchimento da inspeção

Esta é a parte em que o técnico preenche e gera as ordens de serviço e relatórios de visita técnica, detalhando o que foi feito, o que foi trocado e deixando anotações para conhecimento de todos. 

Assinatura

Por último, mas não menos importante, tenha a assinatura do profissional que ficou responsável pelo documento. Ele deve atestar que a limpeza seguiu todas as normas e regras necessárias e que cumpriu com a Legislação Federal 13.589.

Abaixo, está a imagem de um modelo de laudo técnico ar condicionado digital, gerado pelo software Produttivo:

Exemplo de laudo técnico ar condicionado 

Esse é um exemplo de laudo técnico ar condicionado desenvolvido pelo produtivo Produttivo e que está disponível para você baixar gratuitamente

E esse é um modelo digital preenchido e gerado automaticamente em aplicativo:

Software para Climatização e Refrigeração

Nós da Produttivo oferecemos um software que vai auxiliar na automatização das atividades, na redução do trabalho manual do dia a dia dos técnicos e garantir a agilidade necessária para o fechamento de novos contratos. 

Você pode contar com funcionalidades como:

Cadastro de ativos 

Aqui você pode cadastrar o equipamento especificando a marca, potência, número de série e outras informações. 

Após o preenchimento, você imprime com 1 clique QR Code para todos os equipamentos. Dessa forma, a identificação dos ativos fica muito mais prática durante as visitas.

Cadastro de Clientes e seus Locais 

O PMOC, obrigatoriamente, solicita a Identificação do Proprietário, Locatário ou Preposto, o que, dentro do Produttivo, chamamos de Cadastro de Clientes

Neste cadastro é possível colocar a identificação da própria empresa, dos responsáveis técnicos que irão assinar os laudos ou emissão da Art, cadastrando o CREA do engenheiro responsável, entre outras informações importantes.

Já o Cadastro de Locais vira um ambiente, onde é comprovado as unidades visitadas de maneira organizada e simples de identificar. 

Exemplificando como fica a visualização dentro do Produttivo, seria algo como:

Cliente > Unidade > Sala

Vamos imaginar que você esteja prestando serviços para a “Clínica XY”, aí o cadastro fica da seguinte forma:

Clínica XY > Unidade Centro > Sala 13

Essa jornada facilita a identificação do ar condicionado dentro de um local específico, neste caso na “Sala 13” e evita confusões ou erros na hora de elaborar seu relatório final.

Plano de Atividades

Assim que finalizado o cadastro dos ativos, vamos descrever tudo o que será realizado no equipamento:

  • Onde será realizado; 
  • Qual técnico ficará responsável pela manutenção;
  • Qual data de início e fim das atividades;
  • Qual a periodicidade;
  • Entre outros.

Aqui, entra o Plano de Atividades, que abre atividades que podem ser, por exemplo, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, automaticamente ou chamados que podem ser realizados pelo seu próprio cliente dentro da plataforma, em poucos cliques, gerando economia de tempo. 

Durante o planejamento das atividades, você ainda têm a opção de saber a quantidade de equipamentos que já foram revisados e os que ainda faltam. Isso de uma maneira bem prática e visual.

Modelo de PMOC em aplicativo

Assinatura digital

A comprovação do serviço é um pilar fundamental para você se destacar da concorrência, fidelizar seus clientes e garantir que eles te indiquem futuramente para mais pessoas/empresas.

A assinatura digital é uma funcionalidade que otimiza a burocracia de ter que recolher mil assinaturas manuais em cada visita.

Pensa só, o técnico indo até o cliente executar seu PMOC, aplicando em seu relatório, através da localização GPS, a hora de entrada e saída, tirando fotos do próprio celular do estado do equipamento antes e depois da manutenção realizada…

Ufa! É muita coisa! 

De forma digital, depois de tudo pronto, o responsável apenas assina ali mesmo na tela do celular e o relatório já pode ser enviado em tempo real para o gestor ou cliente.

Exportação do relatório 

Tanto em PDF consolidado quanto em Excel, você pode exportar os relatórios personalizados do seu jeito, de forma automática, em poucos cliques

Sim, no Produttivo o seu PMOC sai com logo da sua empresa ou do seu cliente, nas cores que desejar. Você ainda tem a opção de filtrar e selecionar as informações que fazem mais sentido de estar no seu relatório ou laudo, tudo em um layout bonito e padronizado. 

O capricho e cuidado que o seu cliente vai aprovar!

Sem falar na facilidade de enviar estes relatórios por e-mail, WhatsApp ou como achar melhor.

Esses e outros recursos você encontra no software da Produttivo. Por isso, se você tem uma empresa que presta esses serviços e precisa de um laudo técnico de ar condicionado, aqui é a solução.

Teste grátis por 15 dias

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima