Geolocalização para que serve e qual sua funcionalidade

Geolocalização: para que serve e como funciona?

O termo geolocalização se refere à localização geográfica de uma pessoa ou estabelecimento, e hoje em dia pode ser facilmente acessado pelo celular.

Essa tecnologia pode ser de grande ajuda para empresas, já que facilita a localização das equipes externas ou de um determinado local, como o endereço do cliente para atendimento.

A seguir, veja como usar esse recurso a seu favor para aumentar a produtividade e facilitar a logística do seu negócio.

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O que é geolocalização?

Geolocalização é uma forma de localizar pessoas ou objetos por meio da tecnologia. Ela se baseia em coordenadas geográficas (latitude e longitude), que são detectadas por satélites e então enviadas pela internet para o celular, tablet ou computador.

Atualmente, a geolocalização é popularmente utilizada para encontrar endereços, mas também pode ser usada para determinar onde uma pessoa se encontra, a partir das coordenadas do celular ou outro dispositivo com esse recurso. Nesse caso, a geolocalização é uma forma de rastreio, podendo ser atualizada em tempo real.

App de controle e execução de serviços com recurso de geolocalização

Para que serve a geolocalização?

A geolocalização é usada principalmente para determinar a localização de um objeto, estabelecimento ou pessoa, desde que utilize um dispositivo que permita esse tipo de identificação. A maioria dos aparelhos celulares atuais oferecem a tecnologia de geolocalização por meio de GPS (falaremos mais sobre isso adiante).

Também existem aplicativos que enviam a localização do aparelho em tempo real, como o WhatsApp e o Google Maps. Por isso, esse recurso pode auxiliar na busca por aparelhos perdidos ou extraviados.

Já o Produttivo permite usar a geolocalização para que o técnico tenha acesso ao endereço do cliente para a visita técnica. O recurso é automático e ajuda na produtividade e assertividade do serviço.

Como funciona a geolocalização?

A geolocalização pode ser realizada de diferentes formas, conforme o tipo de dispositivo utilizado. Vamos ver algumas delas:

GPS

GPS é a sigla para Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. É um dos sinais mais utilizados, e é emitido por satélites que fazem a triangulação do objeto rastreado para então fornecer a localização.

Seus dados são precisos e acessíveis, sendo muito usado por aparelhos celulares no dia a dia.

Radiofrequência

Já a radiofrequência baseia-se em ondas de rádio, com dados fornecidos por torres telecom. Embora não seja muito utilizado pelos usuários de celular, essa tecnologia pode ser usada pela operadora para rastrear os aparelhos.

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AGPS

Este método combina o GPS com a radiofrequência, sendo mais rápido e confiável. O AGPS também é chamado de GPS assistido.

Wi-fi

Para realizar a geolocalização via wi-fi, é preciso que o aparelho esteja conectado a uma rede wireless. Nesse caso, a localização é baseada na intensidade do sinal (quanto mais perto, mais forte a conexão).

Qual a diferença entre GPS x Geolocalização?

Embora a palavra geolocalização seja muitas vezes usada como um sinônimo de GPS, são conceitos diferentes: geolocalização é um conceito amplo de determinar a localização de um item, já GPS é uma das tecnologias utilizadas para obter a geolocalização.

Ou seja: o GPS é uma forma de geolocalização, mas não é a única, como falamos acima.

Funcionalidades da geolocalização

A geolocalização pode ser utilizada de diversas maneiras, vamos ver algumas das mais comuns:

Geobehavior

Quando a geolocalização é utilizada para mapear o comportamento do consumidor, chamamos de geobehavior (behavior = comportamento). É muito utilizado em áreas como vendas e marketing, usando as informações de localização para determinar novas estratégias de negócios.

Geoprocessamento

O geoprocessamento é mais usado no processamento de dados. Um exemplo é a topografia, que depende dos dados levantados pela geolocalização para determinar a atuação dos profissionais da área.

Geomarketing

O geomarketing é semelhante ao geobehavior, mas mais voltado ao marketing. É o caso dos anúncios em redes sociais, que levam em consideração a localização do usuário para exibir sugestões de restaurantes, lojas e outros estabelecimentos próximos.

Assim, o geomarketing evita que você receba anúncios de lugares distantes, priorizando os que ficam próximos à sua localização no momento.

App de controle e execução de serviços com recurso de geolocalização

Em quais áreas a geolocalização pode ser usada?

Você provavelmente já usa a geolocalização no dia a dia, mas ela também pode fazer parte da rotina da sua empresa. Olha só:

Geolocalização no Marketing

Quando utilizada no marketing, a geolocalização permite identificar o local de origem dos consumidores, direcionando estratégias para as tendências de cada região.

Geolocalização no RH

Já no setor de Recursos Humanos, a geolocalização possibilita localizar funcionários e equipes, facilitando o controle do ponto e a gestão de times em atendimentos externos.

Geolocalização em Processos Logísticos

Na área de logística, a geolocalização permite localizar a frota remotamente, acompanhando o trajeto, e organizar as operações que envolvem transporte e veículos. 

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Geolocalização em Games e Aplicativos

Apps que usamos na nossa rotina também utilizam a geolocalização. É o caso de aplicativos de transporte, como Uber, e de delivery, como iFood. É por meio da geolocalização que o motorista ou entregador localiza o endereço.

Além disso, alguns apps de jogos se baseiam na localização do usuário para exibir diferentes funcionalidades, como o game Pokémon Go — diferentes Pokémons aparecem conforme o jogador se move.

Geolocalização no Google

Muitos aplicativos do Google usam a geolocalização para expandir suas funcionalidades. Uma delas é o Google Maps, que pode ser usada para encontrar endereços, buscar mapas e obter direções em tempo real.

Geolocalização em Visita Técnica

A geolocalização é uma aliada nas tarefas de campo, como a visita técnica, pois facilita a navegação do técnico até o local de atendimento.

No Produttivo, o endereço do cliente é exibido por meio das coordenadas geográficas, e a localização fica armazenada em nuvem e registrada em relatório.

imagem de um relatório de visita técnica com recurso de geolocalização
No relatório de visita técnica gerado pelo Produttivo, consta o endereço do cliente e a localização por GPS do serviço

Como autorizar a geolocalização?

Dependendo da tecnologia utilizada, a geolocalização precisa ser autorizada pelo usuário para funcionar. Para a localização via GPS, é preciso autorizar o app em questão nas configurações do celular.

Por outro lado, a geolocalização por radiofrequência ou wi-fi não precisa do consentimento do usuário, de modo que os aparelhos se tornam automaticamente rastreáveis assim que se conectam à rede.

Quais são os benefícios da geolocalização?

A geolocalização pode ser uma aliada na produtividade da equipe, gestão de tempo e sucesso do cliente, já que fornece informações confiáveis e atualizadas sobre a operação. Algumas das vantagens da utilização dessa tecnologia são:

Estratégia de negócio aprimorada

A partir da geolocalização, é possível traçar estratégias alinhadas com as necessidades da empresa, embasadas em dados concretos e abrangentes.

Por exemplo: ao direcionar o técnico para um atendimento, a geolocalização permite estimar o tempo gasto e os dados obtidos podem ser usados para definir a melhor rota na elaboração de um cronograma de visitas.

Fortalecimento de informações mais corretas para clientes

Os benefícios da geolocalização também se estendem ao cliente, já que facilita o compartilhamento de informações atualizadas.

Um exemplo é a entrega de encomendas rastreável, que permite ao cliente saber em qual etapa sua compra se encontra, do despacho para a transportadora até a entrega ao destino final.

Localização em tempo real

A localização em tempo real garante que as informações estejam sempre atualizadas, mantendo o gestor a par de cada etapa da operação. Assim, qualquer falha pode ser identificada e corrigida o quanto antes.

É o caso dos apps de delivery: caso o cliente identifique que o entregador está seguindo uma rota incorreta, pode entrar em contato imediatamente e solicitar a correção do trajeto o quanto antes.

Retorno financeiro

Assim como a geolocalização favorece as estratégias de negócios, ela também pode melhorar o retorno financeiro da empresa, pois apresenta oportunidades de cortes de gastos, adotar campanhas mais assertivas para o público-alvo, entre outras possibilidades.

Quais são as desvantagens da geolocalização?

Por outro lado, a geolocalização também pode apresentar algumas desvantagens, já que acessa dados particulares dos usuários.

Insegurança

Ainda que endereço não seja considerado um dado sensível (ou seja, que abrem margem para a discriminação), o compartilhamento da localização em tempo real pode ser delicado para algumas pessoas.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), “Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:

I – mediante o fornecimento de consentimento pelo titular […]”.

Portanto, o usuário deve concordar com a captação de sua localização, e as informações obtidas não podem ser compartilhadas com terceiros.

Geolocalização Produttivo

O Produttivo utiliza a geolocalização para determinar a localização de onde será realizado o serviço, facilitando o direcionamento do técnico e garantindo ao cliente que o serviço foi feito no lugar certo.

Quando o técnico conclui o serviço, um relatório com a localização é enviado automaticamente por e-mail ou WhatsApp para o gestor.

Você pode usar nossos modelos digitais ou personalizar suas ordens de serviço, checklists e relatórios com questões de conformidade, cálculo automático, relatório fotográfico, localização, e muito mais.

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