O que é excelência operacional e como alcançar?

Você sabe o que é excelência operacional? Esse termo está muito associado à melhoria contínua e à qualidade dos serviços prestados, que são pontos positivos que a maioria das empresas busca alcançar.

Mas, para atingir a excelência operacional, é preciso colocar seus pilares em prática e investir em algumas ferramentas e metodologias.

No artigo a seguir, entenda o que é a excelência operacional, qual sua importância e como alcançá-la. Boa leitura!

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O que é excelência operacional?

Excelência operacional é um conceito que se refere à execução eficiente das operações de uma empresa. Trata-se de alcançar níveis superiores de desempenho em todas as áreas de negócios, com o objetivo de melhorar continuamente a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços, e a satisfação dos clientes.

No livro In Search Of Excellence (“Em Busca da Excelência” em tradução livre), os autores Thomas J. Peters e Robert H. Waterman Jr. realizaram uma extensa pesquisa com o objetivo de entender o que move as grandes empresas. A partir desse estudo, eles tiveram descobertas que trazem resultados na gestão até hoje.

Os autores notaram que empresas que atingem a excelência operacional possuem lideranças mais flexíveis, que estimulam a autogestão de seus funcionários. Elas conseguiam ter muito mais ações inovadoras, otimizando processos e, como ponto central, buscavam a melhoria contínua do trabalho executado.

Por não estacionarem suas práticas, as empresas com alto nível de excelência operacional estavam sempre na ponta do mercado, oferecendo novas soluções e buscando metodologias que tornassem o trabalho mais produtivo.

Ou seja, a excelência operacional está relacionada à melhoria contínua nos processos para alcançar o maior nível de qualidade possível com o máximo de eficiência e o mínimo de gastos.

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Quais os pilares da excelência operacional?

Os pilares da excelência operacional são os fundamentos sobre os quais as empresas constroem suas estratégias para alcançar altos níveis de desempenho e eficiência. Os cinco pilares são:

Cultura

A cultura da empresa é definida por seus valores e ações, refletindo no dia a dia de trabalho. É o primeiro pilar a ser trabalhado, pois é ele que vai guiar como líderes e colaboradores devem agir para o crescimento da empresa, considerando seus princípios.

Estratégia

Já a estratégia se baseia em determinar qual o objetivo da empresa (sem esquecer sua cultura) e quais os passos a serem seguidos para chegar lá.

Além de estabelecer um objetivo principal, defina também propósitos secundários e métricas para avaliar seu sucesso.

Processos

Uma vez que a estratégia tenha sido definida, é preciso implementar uma abordagem sistemática para gerenciar e melhorar os processos da empresa de modo que ajudem a conquistar o objetivo escolhido.

Isso inclui a padronização de processos, a identificação e eliminação de desperdícios e a otimização de fluxos de trabalho.

Pessoas

Outro pilar muito importante para excelência operacional são as pessoas — os trabalhadores que compõem o quadro de funcionários da empresa. Investir no seu desenvolvimento e capacitação, garantir que a equipe possua as habilidades e o conhecimento necessários para executar suas funções de maneira eficaz, contribui para os objetivos de excelência operacional da organização.

Também é essencial investir na motivação dos colaboradores, por meio de promoções, benefícios, planos de carreira e outros incentivos.

Tecnologia

Por fim, utiliza tecnologias avançadas e inovadoras para automatizar processos, melhorar a eficiência, otimizar o trabalho da equipe e oferecer soluções melhores e mais rápidas aos clientes. A inovação deve ser vista como uma ferramenta contínua de crescimento e melhoria.

Esses pilares são interdependentes e devem ser trabalhados de forma integrada para alcançar a excelência operacional.

Qual a diferença entre excelência operacional e melhoria contínua?

Embora a excelência operacional e a melhoria contínua sejam conceitos relacionados, não são a mesma coisa. A melhoria contínua é uma das ferramentas para a excelência operacional, que depende de outros pilares para ser desenvolvida.

Enquanto a melhoria contínua é mais focada na qualidade dos produtos e serviços, a excelência operacional pode ser alcançada por meio dessa melhoria em conjunto com outras estratégias.

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Quais são os benefícios da excelência operacional?

Buscar a excelência operacional envolve diversas áreas, logo, toda a empresa pode ser beneficiada. Alguns dos ganhos principais são:

Melhoria na qualidade dos produtos e serviços

Um dos principais benefícios da excelência operacional é a garantia que produtos e serviços vão atender ou superar as expectativas dos clientes, já que a melhoria contínua é um dos focos da excelência.

Redução de custos

A eficiência operacional pode levar a custos mais baixos por meio da redução do desperdício de recursos e mais eficiência na operação. Também há mais produtividade, o que melhora a margem de lucro e o desempenho financeiro geral da empresa.

Aumento da satisfação do cliente

Clientes satisfeitos são mais propensos a ser fiéis e a recomendar a empresa para outros consumidores. A excelência operacional assegura que as necessidades dos clientes sejam priorizadas e atendidas de maneira consistente e confiável para que eles se tornem promotores do seu serviço.

Maior engajamento dos colaboradores

Ao envolver e capacitar os colaboradores, eles contribuem com suas ideias e se sentem responsáveis pelo sucesso da empresa, participando ativamente das ações de melhoria.

Vantagem competitiva

Empresas que operam com excelência são mais ágeis e podem responder rapidamente às mudanças no mercado. Elas também são mais inovadoras, conseguindo se adaptar e se antecipar às demandas do mercado, o que as coloca à frente da concorrência.

Quais ferramentas ajudam na excelência operacional?

Como você já sabe, a excelência operacional pode ser conquistada a partir do investimento da empresa em diferentes pilares. Mas além disso, existem algumas ferramentas e metodologias que ajudam nesse processo, vamos conhecer algumas delas:

5 porquês

A metodologia dos 5 porquês consiste em, ao identificar um problema ou situação que precisa ser resolvida, perguntar cinco vezes por que aquilo ocorreu.

Na excelência operacional, os 5 porquês ajudam a chegar à causa raiz de um problema para que ele possa ser corrigido definitivamente.

Lean Manufacturing

Já Lean Manufacturing se baseia em reduzir o desperdício sem prejudicar a qualidade, diminuindo a quantidade de recursos gastos, mas mantendo a eficiência nas entregas.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA segue uma sequência de ações: Plan, Do, Check e Act (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Veja como funciona:

  • Plan/ Planejar: planejamento do objetivo e do que precisa ser feito para alcançá-lo;
  • Do/ Fazer: implementação das medidas definidas no tópico anterior, ou seja, colocar as ações em prática;
  • Check/ Verificar: avaliar se as ações implementadas estão sendo eficazes;
  • Act/ Agir: por fim, são feitas as adaptações necessárias para que o objetivo definido seja atingido.

Automação

Muitos processos feitos manualmente podem ser automatizados com o auxílio da tecnologia. Faça um levantamento de todas as operações da empresa e verifique quais delas podem ser automatizadas para que sua equipe tenha tempo e disposição para se dedicar a tarefas mais importantes.

Um exemplo é o preenchimento de formulários, como laudos e relatórios: em vez de depender da coleta manual de informações, conte com softwares para que os dados sejam preenchidos de forma automática ou com apenas alguns cliques.

Com o Produttivo, você cria e preenche checklists, relatórios, ordens de serviço e outros documentos pelo celular, registrando as informações com rapidez e confiabilidade.

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Como alcançar a excelência operacional?

Alcançar a excelência operacional é um processo contínuo que envolve a implementação de várias estratégias e práticas para otimizar o desempenho da empresa. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira:

Crie uma cultura de inovação e melhoria contínua

A melhoria contínua e a inovação dos processos deve ser uma prioridade para as empresas, portanto crie uma cultura interna que favoreça o progresso, incentivando novas sugestões, a transparência e a busca pelo sucesso tanto individual como coletivo.

Estruture um planejamento estratégico

Não é possível alcançar a excelência operacional sem antes fazer um planejamento estratégico — ele deve detalhar quais são as metas da empresa, suas estratégias, próximos passos, indicadores a serem acompanhados e outras informações.

A partir disso, a empresa deve colocar as atitudes em prática, guiando-se sempre pelo que foi definido anteriormente e fazendo as modificações necessárias.

Instrua o time e invista em qualificação

Ofereça treinamento e desenvolvimento contínuo para os funcionários para que eles também possam participar ativamente da busca pela excelência e tenham os conhecimentos necessários para isso.

Capacite os colaboradores também para tomar decisões e resolver problemas de forma independente.

Torne o gerenciamento um hábito

Quando não há gerenciamento contínuo, é mais fácil que erros passem despercebidos e se agravem, acarretando outros problemas. Por isso, invista na capacitação das lideranças e crie uma rotina de gerenciamento para que toda a operação esteja sempre sendo acompanhada, de modo que os gestores identifiquem possíveis falhas ou oportunidades de melhoria rapidamente.

Solucione erros assim que identificá-los

Sabemos que falhas são comuns, mas esperar para resolvê-las pode acarretar custos altos para a empresa. O gestor deve mapear as falhas e estar um passo à frente delas, traçando estratégias que corrijam o erro imediatamente e impeçam que ele ocorra de novo.

Implemente tecnologias

Adote tecnologias que possam automatizar processos repetitivos e reduzir erros humanos causados por procedimentos que são feitos manualmente. Um exemplo é o Produttivo, um sistema de controle que permite automatizar:

Gere checklists digitais e online com o Produttivo

Analise dados e indicadores

Outro passo muito importante para a excelência operacional é definir indicadores-chave para monitorar o desempenho dos processos e identificar áreas de melhoria.

Utilize os dados obtidos para tomar decisões informadas e ajustar estratégias conforme necessário.


O Produttivo é uma ferramenta de automação de serviços, reduzindo tarefas manuais do gestor e da equipe.

Por meio do painel web e do aplicativo, relatórios de auditoria, ordens de serviço e laudos técnicos são gerados de forma automática, reduzindo desperdício de tempo da equipe no preenchimento de formulários manuais.

O gestor também economiza seu tempo ao programar automaticamente atividades como agendamento de serviços recorrentes e envio de pesquisas de satisfação para os clientes.

Além disso, os dados são computados em tempo real e armazenados em nuvem, ideal para registrar serviços prestados e também viabilizar indicadores importantes para as estratégias do gestor.

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