Manutenção Mecânica

Manutenção mecânica: o que é, objetivos e exemplos

A manutenção mecânica é o processo pelo qual máquinas e equipamentos têm sua vida útil preservada, garantindo máxima eficiência nas operações, qualidade no processo produtivo e reduzindo riscos de acidentes de trabalho. 

Neste artigo te mostramos como a manutenção mecânica acontece, quais são os tipos de manutenções mais comuns e como é possível fazer um planejamento de manutenção mecânica. 

Experimente grátis: Checklist digital de máquinas e equipamentos 

O que é manutenção mecânica? 

A manutenção mecânica é um processo de averiguação e verificação das condições de um equipamento ou máquina, para garantir o seu pleno funcionamento, boas condições de uso e alta eficiência de operação. 

As ações realizadas em uma manutenção mecânica envolvem inspeções periódicas, reparos, troca de peças e consertos, visando a redução de paradas não programadas de equipamentos, que podem afetar diretamente o processo produtivo. 

Assim, a função de uma manutenção mecânica é eliminar prejuízos causados por quebras, falhas e paradas de equipamentos; reduzir os custos de manutenções corretivas e potencializar a operação dos maquinários. 

kit plano de manutenção mecânica para baixar gratuitamente

Qual o objetivo da manutenção mecânica?

A manutenção mecânica tem uma série de objetivos a cumprir: evitar prejuízos ocasionados por paradas inesperadas, eliminar perdas de produção e riscos de acidentes de trabalho. 

A manutenção mecânica pode ser reativa, quando corrige os defeitos assim que os encontra ou proativa, quando busca impedir que esses defeitos venham a acontecer e ocasionar falhas. 

São exemplos de outros objetivos ao qual a manutenção mecânica se propõe resolver: 

Aumentar a disponibilidade e confiabilidade de máquinas e equipamentos 

Todas as ações realizadas pela manutenção mecânica precisam ter o objetivo central de elevar o aproveitamento dos equipamentos. Para isso devem otimizar a confiabilidade dos ativos, realizar reparos sempre que uma não conformidade for encontrada e demais melhorias que tenham como propósito aumentar a produtividade do equipamento.

Eliminar danos graves 

Outra finalidade da manutenção mecânica é eliminar danos graves que podem acontecer devido a negligências com equipamentos e ao não cumprimento do cronograma de manutenções. São exemplos de danos graves: quebra de maquinários críticos, grandes perdas de produção, paradas não programadas que afetam toda a logística de operação e acidentes de trabalho. 

Reduzir custos 

Ao trabalhar com prevenção, a manutenção mecânica reduz custos, porque controla prejuízos ocasionados por paradas de produção, pensando sempre no melhor momento para realizar a parada dos ativos. 

Além disso, a manutenção mecânica também faz com que os equipamentos não sejam utilizados até o seu desgaste total, sem possibilidade de recuperação e ainda reduz a necessidade de realização de manutenções corretivas que são bem mais custosas do que manutenções preventivas. 

checklist de manutenção mecânica preventiva para usar digitalmente

Importância da manutenção mecânica

Além de aumentar a disponibilidade dos ativos, eliminar danos graves e reduzir custos, a manutenção mecânica é importante porque traz benefícios como: 

Aumenta a segurança dos processos 

Ao reduzir falhas, a manutenção mecânica contribui para que os riscos de acidentes de trabalho ocasionados por defeitos, quebras de componentes, incêndios e falhas elétricas diminuam, garantindo maior segurança às operações

Melhora a qualidade dos produtos 

Parte do que garante a qualidade de uma produção são as condições de operação dos maquinários e, ao preservar o funcionamento de equipamentos, a manutenção mecânica auxilia no cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos. 

Controla prejuízos 

As frequentes inspeções proporcionadas pela manutenção mecânica evitam surpresas desagradáveis e colaboram para previsões mais assertivas. Sem falar que ao cuidar da disponibilidade dos ativos, a empresa precisará recorrer muito menos a manutenções corretivas. E caso seja necessário realizar algum reparo, as paradas são programadas de forma a não afetarem a linha de produção, os resultados e custos da empresa. 

kit plano de manutenção mecânica para baixar gratuitamente

Exemplos de manutenção mecânica 

Toda manutenção mecânica tem o objetivo de preservar o funcionamento do ativo. Entre elas estão: 

Manutenção mecânica industrial 

Na manutenção mecânica industrial os profissionais devem prever a depreciação e quebra dos ativos, para evitar perdas e substituições que gerem mais custos às empresas. 

Nesse tipo de manutenção mecânica o cuidado deve ser em realizar uma gestão da manutenção que promova a alta eficiência dos equipamentos. Para isso, a equipe deve fazer uma análise da criticidade de cada ativo e acompanhar indicadores de desempenho como: o OEE (Eficácia Geral do Equipamento), o MTBF (tempo médio entre falhas) e o MTTR (tempo médio de reparo) e a confiabilidade do equipamento. 

Além disso, as recomendações dos fabricantes devem ser sempre atendidas e os cronogramas de manutenção preestabelecidos devem ser seguidos rigorosamente. 

São exemplos de atividades realizadas na manutenção mecânica industrial: lubrificação, ajustes, trocas, reparos e consertos de máquinas e componentes, realização de medições, realização de diagnósticos de problemas, análises de viabilidade técnico-econômica, vistorias, perícias e soldagens. 

checklist de manutenção mecânica preventiva para usar digitalmente

Manutenção mecânica de automóveis

A manutenção mecânica de automóveis tem o intuito de promover o funcionamento do veículo ao longo do tempo, cuidando dos componentes do veículo e preservando seu estado de conservação. 

Entre as atividades desenvolvidas por profissionais da área estão: a verificação do estado do motor e do câmbio, a inspeção das baterias e velas da ignição, troca de filtro, alinhamento, balanceamento e o monitoramento do desempenho dos freios.  

checklist manutenção mecânica automotiva

Quais são os tipos de manutenção mecânica?

Cada equipamento demanda um tipo de manutenção e para saber a manutenção ideal para cada equipamento é preciso conhecer suas vantagens e seus usos: 

Manutenção preventiva 

As manutenções preventivas são manutenções planejadas que acontecem mediante a criação de um cronograma de manutenção considerando as necessidades de cada ativo, como nível de criticidade, vida útil e horas trabalhadas. 

Seu objetivo é evitar quebras inesperadas e manutenções corretivas não planejadas, que aumentam os custos da manutenção, por isso acontecem de forma regular e não podem ser negligenciadas. 

Para definir qual a frequência de manutenções preventivas de um equipamento existem alguns critérios, como: 

  • Produtividade: A manutenção é agendada de acordo com o número de produção ou horas trabalhadas; 
  • Tempo: Leva em consideração quando foi a última vez que o equipamento passou por manutenções e qual é o intervalo de tempo mais indicado para a realização da próxima;
  • Uso: Baseado na quantidade de uso da máquina para então determinar quando devem ser realizadas as manutenções preventivas. 

Entre as ações realizadas em manutenções preventivas estão limpezas, aperto de parafusos, regulagens de motores, averiguação de drenos, medição da compressão do ar, identificação de vazamentos, avaliação de desgastes em correias e mais.

Para a realização da manutenção preventiva é indispensável o cumprimento dos planos de manutenção e o uso de checklists de manutenção preventiva, que avaliam as não formidades de cada ativo. Abaixo você vê um exemplo desses relatórios: 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é indicada para equipamentos com altos níveis de criticidade pelos custos que envolvem sua implementação. Ela usa recursos tecnológicos para acompanhar o desempenho e coletar dados sobre os equipamentos e assim poder prever as ações mais indicadas para preservar o funcionamento dos ativos. 

O grande diferencial da manutenção preditiva é que ela pode detectar os problemas logo no início, o que faz com que eles sejam corrigidos sem resultar em falhas e prejuízos para as empresas. 

As ferramentas utilizadas na manutenção preditiva são configuradas para detectar qualquer sinal de anomalia que indique que o equipamento não está funcionando como deveria, como alterações nos fluídos lubrificantes e hidráulicos, dissipação de calor, vibrações e até ruídos fora do comum.

A análise de vibração, a termografia, a análise de óleo e o ultrassom são alguns exemplos da aplicação da manutenção preditiva. 

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva tende a ser o tipo de manutenção mais cara, porque só prevê alguma ação depois que o equipamento para de funcionar, demanda estoque sobressalente e uma equipe disponível 2h horas. Sua finalidade é consertar o ativo o mais rápido possível para que os impactos de sua parada sejam minimizados. 

Existem dois tipos de manutenção corretiva: 

  • Manutenção corretiva planejada: Acontece antes do ativo parar totalmente, quando ele ainda está apresentando falhas. Sua finalidade é resolver o problema de forma rápida, segura e mais barata do que se o ativo parasse totalmente. 
  • Manutenção corretiva não planejada: É uma ação emergencial que acontece após o equipamento ter parado de vez e sem nenhum planejamento prévio. 

São exemplos de defeitos que demandam manutenções corretivas: vazamentos, quebra de peças, ruídos fora do comum, rompimento de estruturas e tudo que atrapalhe o desempenho do ativo. 

kit plano de manutenção mecânica para baixar gratuitamente

Planejamento de Manutenção Mecânica 

A manutenção mecânica demanda um planejamento que serve para acompanhar o funcionamento dos ativos e intervir quando necessário, sempre programando paradas para que não aconteçam prejuízos à produção. 

É através do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) que todas as ações são planejadas: quais são os ativos críticos, qual tipo de manutenção cada equipamento deve receber, qual é a periodicidade correta para realização das manutenções, qual será o calendário a ser seguido e como será a forma de acompanhamento do desempenho dos equipamentos. 

Para realizar o planejamento de manutenção mecânica é necessário realizar alguns passos: 

Criação de um plano de manutenção 

Toda manutenção precisa de um cronograma que deve conter a equipe responsável pelas manutenções, quais tipos de manutenções serão realizadas e o prazo para a realização. 

É nessa etapa também que é construído o inventário de equipamentos, com todas as informações importantes para a realização das manutenções. Os equipamentos também devem passar por uma análise de criticidade que avalia critérios como: 

  • Risco à segurança: Qual é o nível que o dano ao ativo causa à saúde dos colaboradores e do meio ambiente? 
  • Impacto na qualidade do produto: Quanto o defeito altera a qualidade final do produto? 
  • Indisponibilidade de produção: Qual é o tempo em que o equipamento ficará fora de operação em casos de defeitos? 
  • MTBF (Tempo médio entre falhas): Tempo decorrente entre a falha mais recente e a anterior; 
  • MTTR (Tempo médio para reparo): Quanto tempo será necessário para que o aparelho volte a funcionar? 
  • Custo de manutenção: Qual é a soma total dos gastos com manutenção por equipamento? 
Kit inventário de máquinas e equipamentos pronto para baixar gratuitamente

Agendamento de paradas 

Ao ter as informações dos ativos, é possível planejar o agendamento das paradas para momentos estratégicos, que não impactem a produção, nem os custos da operação. 

Para isso, crie um calendário com as datas, os responsáveis pelas manutenções e demais informações que sejam necessárias. E não se esqueça de alinhar as datas com o time de produção.

Veja abaixo um exemplo de plano de manutenção em excel disponibilizado para você baixar gratuitamente: 

calendário plano de mantenção mecânica para baixar

Instruções de manutenção e checklists de acompanhamento 

Outro documento que deve integrar o plano de manutenção mecânica são as instruções de manutenção, detalhando as ações a serem realizadas, materiais, peças, ferramentas e equipamentos utilizados para os reparos. 

Essa é uma parte fundamental para o controle dos custos envolvidos na manutenção, para que nada fique de fora. 

Também é indispensável a criação de checklists padronizados determinando questões de não conformidade para avaliação dos ativos. É possível incluir questões sobre sistemas mecânicos, de lubrificação, temperatura do ativo, aderência a normas regulamentadoras e demais perguntas que sejam importantes de serem averiguadas. 

Veja abaixo um exemplo de checklist de máquinas e equipamentos digital que você pode experimentar e personalizar gratuitamente: 

Monitoramento das ações 

Para finalizar, é preciso garantir que o calendário montado no plano de manutenção mecânica seja seguido à risca, com a possibilidade de gerar sérios prejuízos à empresa caso seja negligenciado. 

Qualquer alteração no cronograma precisa ser documentada e relatada. Além disso, é importante acompanhar indicadores de desempenho que mostram como têm sido a performance do ativo e que podem fornecer informações importantes para as próximas manutenções. 

Alguns indicadores de manutenção que podem ser acompanhados: 

checklist de manutenção mecânica preventiva para usar digitalmente

O que faz um mecânico de manutenção? 

O mecânico de manutenção é o responsável por fazer a instalação, montagem, controle, auditorias, inspeções e testes em máquinas e equipamentos. 

O profissional deve ter conhecimentos aprofundados sobre maquinário, elétrica e mecânica e realizar algum curso de nível técnico na área de manutenção mecânica:  industrial ou automotiva. 

A atuação do mecânico de manutenção industrial estará muito relacionada à manutenção em máquinas como envasadoras, agitadores, motores elétricos e compressores, nas quais ele trabalhará muito com elementos de máquinas como correias, rolamentos, eixos, mancais, acoplamentos e polias. 

No seu dia a dia é comum que ele desempenhe as seguintes funções: 

  • Instalações de equipamentos;
  • Realização de manutenções preventivas e corretivas;
  • Criação de planos de manutenção; 
  • Análises de viabilidade técnico-econômicas;
  • Diagnóstico de problemas mecânicos, elétricos e hidráulicos;
  • Inspeções e vistorias;
  • Emissão de laudos técnicos e ordens de serviço.

Veja também: Contrato de manutenção preventiva: como fazer e modelo

Quer saber mais sobre manutenção mecânica? Saiba que você pode otimizar seus resultados de manutenção com o Produttivo, um app de execução e comprovação de serviços com emissão de checklists, ordens de serviço e relatórios fotográficos 100% digital, com informações integradas ao sistema, para deixar seu acompanhamento de manutenção mais completo. 

Conheça todas as funcionalidades do sistema testando de forma gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima