Computador aberto com planilha de manutenção

Planilha de manutenção: como organizar e controlar demandas

Você usa a planilha de manutenção para organizar a rotina de serviços da sua empresa? Essa ferramenta é ideal para controlar os reparos dos equipamentos e garantir seu bom desempenho.

No artigo a seguir, vamos te mostrar a importância da planilha, como fazer uma e até um modelo gratuito para baixar. Acompanhe!

Veja também: Relatórios, ordens de serviço e checklists de manutenção para exportar no Excel

O que é uma planilha de manutenção?

A planilha de manutenção é um documento organizado em formato de tabela, geralmente criado em programas de planilhas eletrônicas ou em softwares, para acompanhar e registrar informações relacionadas à manutenção de equipamentos, veículos ou qualquer outro tipo de ativo.

É uma ferramenta essencial para empresas, indústrias e até mesmo profissionais autônomos que precisam gerenciar e controlar as atividades de manutenção, garantindo o bom funcionamento dos ativos ao longo do tempo.

A planilha contém informações como data da última inspeção, problemas encontrados, tipo de manutenção realizada e recomendação de prazo para a próxima vistoria. Todos os dados ficam armazenados no mesmo documento, facilitando o controle do gestor e o conhecimento da equipe técnica.

Fazendo o acompanhamento das informações preenchidas na planilha, você fica ciente de quando deve fazer a próxima manutenção preventiva e pode se programar adequadamente.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Quais os benefícios de usar uma planilha de manutenção?

O uso de uma planilha de manutenção pode trazer diversas vantagens para sua empresa. Vamos ver alguns benefícios da planilha de manutenção:

Organização

Um dos principais benefícios da planilha de manutenção é o seu uso como cronograma de atividades, permitindo programar manutenções preventivas com base em intervalos de tempo ou dados preditivos.

Assim, suas manutenções são planejadas com antecedência e há menos risco de esquecimento ou abstenção.

Leia também: Manutenção planejada: o que é, principais tipos e como fazer

Controle

Com a planilha de manutenção, é possível controlar e monitorar de forma eficiente o desempenho dos ativos, facilitando a identificação de problemas recorrentes e até indicando quando é hora de fazer manutenção corretiva, preventiva ou ainda a substituição total do ativo.

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva: entenda as diferenças

Economia

O uso de uma planilha de manutenção ainda pode ajudar na redução de custos, já que a manutenção correta tende a prolongar a vida útil dos equipamentos, diminuir o tempo de inatividade ou ociosidade e reduzir as paradas inesperadas que atrapalham a produção.

Leia também: Controle de equipamentos: 8 dicas para fazer o seu

Como fazer uma planilha de manutenção?

A planilha de manutenção pode ser feita manualmente em programas como Excel e Google Sheets, ou ainda em sistemas como o Produttivo.

Independentemente do formato, alguns dos principais elementos presentes em uma planilha de manutenção são:

  • Descrição do ativo: identificação do equipamento, máquina ou veículo que requer manutenção;
  • Data de manutenção: registro da data em que a manutenção foi realizada;
  • Tipo de manutenção: indicação do tipo de manutenção, como preventiva, corretiva ou manutenção preditiva;
  • Detalhes da manutenção: espaço para descrever o que foi realizado durante a manutenção, quais peças foram trocadas, quais reparos foram feitos, entre outras informações;
  • Responsável: nome do técnico ou equipe responsável pela execução da manutenção;
  • Custo: registro dos custos envolvidos na manutenção, incluindo mão de obra, peças sobressalentes e quaisquer outros gastos;
  • Observações: campo opcional para anotar informações adicionais relevantes que o técnico tenha observado;
  • Próxima manutenção: data da próxima manutenção recomendada.


Além disso, uma planilha de manutenção geralmente mantém um histórico de todas as manutenções anteriores do ativo, permitindo rastrear sua performance ao longo do tempo.

Você pode fazer uma planilha para cada ativo ou ainda utilizar um único documento. O importante é que sua planilha seja completa, fique sempre atualizada e seja de fácil entendimento.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Planilha de manutenção grátis para baixar

Para quem preferir as versões em Excel e Google Sheets, o Produttivo criou uma planilha de manutenção gratuita, o Kit Plano de Manutenção.

O material vem com uma planilha pronta para preencher e um guia de boas práticas para você aproveitar a tabela ainda mais. Olha só como fica:

Imagem ilustrativa da planilha de manutenção disponibilizada para ser baixada gratuitamente no Kit plano de manutenção

Ficou com alguma dúvida? Vamos ver como a planilha de manutenção do Produttivo funciona na prática:

Para baixar o Kit Plano de Manutenção com planilha de manutenção gratuitamente, é só clicar aqui.

Planilha de manutenção digital para usar em aplicativo

Mas se você preferir digitalizar e automatizar sua planilha de manutenção, o Produttivo conta com todos os recursos que sua empresa precisa.

Especialmente desenvolvido para te auxiliar no planejamento, execução e comprovação da manutenção, ele conta com modelos prontos de checklists, ordens de serviço e relatórios. Depois de preenchidos, os formulários podem ser exportados para Excel ou PDF.

Conheça o modelo de Checklist de Manutenção Preventiva:

O checklist é ideal para registrar todas as informações do reparo com praticidade e confiabilidade, já que o preenchimento é feito pelo celular ou tablet durante o atendimento, e todas as informações ficam armazenadas no sistema.

Outra opção é o Relatório Técnico de Manutenção Corretiva, para documentar tudo que foi observado durante as corretivas:

Os modelos contam com recursos como questões de conformidade com pontuação, marcação automática de data e hora, registro fotográfico para comprovação e muito mais.

O Produttivo também conta com um modelo de Checklist de Máquinas e Equipamentos, perfeito para suas inspeções:

Todos os modelos podem ser personalizados com as cores e logo da sua empresa. Você também pode criar seu próprio formulário, para que a planilha de manutenção atenda às suas necessidades.

Além disso, o Produttivo ainda conta com a funcionalidade Plano de Manutenção. Com ele, é possível agendar as próximas manutenções e receber alertas. O recurso ainda é totalmente integrado com a agenda dos técnicos e vinculado ao cadastro dos ativos, para que sua equipe tenha acesso ao histórico sem depender de pilhas de papel.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Para começar a usar agora mesmo essa e outras funcionalidades, é só fazer o cadastro! Você também pode conversar com um consultor para ver como o Produttivo pode te ajudar na elaboração da planilha de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima