Pessoa analisando eficiência energética

Eficiência energética: o que é, benefícios e como calcular

A eficiência energética busca reduzir o gasto de energia, permitindo que os aparelhos operem com a mesma capacidade, mas com consumo menor.

Seu objetivo é gerar economia de recursos, minimizar o impacto ambiental do consumo energético e potencializar o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Entenda o que é a eficiência energética, veja como implementar e saiba o que diz a norma regulamentadora.

Veja também: Checklist NR 10 digital para registrar serviços com eletricidade

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é a utilização otimizada de energia para alcançar um determinado resultado desejado, normalmente por meio do uso consciente dos recursos energéticos disponíveis, de modo a minimizar o desperdício e aumentar o desempenho.

Em outras palavras, a eficiência energética concentra-se em obter o máximo desempenho com o mínimo consumo de energia, como usando tecnologias mais modernas e eficientes ou investindo em fontes renováveis e limpas.

Ela pode ser aplicada em vários contextos, desde o uso doméstico de eletricidade até processos industriais e transporte.

Modelo de Laudo técnico elétrico digital para usar em aplicativo com mais de 13 opções de campo de resposta, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Qual a importância da eficiência energética?

A eficiência energética busca operar com a mesma qualidade, mas reduzindo o consumo de energia. Dessa forma, permite apresentar os mesmos resultados enquanto reduz o impacto do gasto energético no meio ambiente, diminui gastos desnecessários e estimula o bom uso dos recursos.

Quais são os tipos de eficiência energética?

No Brasil, a eficiência energética é classificada em diferentes oito tipos: A+, A, B, B-, C, D, E, F e G. Quanto mais próximo de A+, maior é a eficiência energética do item em questão, seja ele um imóvel, eletrodoméstico ou até meio de transporte.

Um item classificado como A+ terá o desempenho energético mais eficiente, enquanto outro classificado como G será considerado menos eficiente. Cada tipo é ainda classificado com uma cor, do verde ao vermelho.

Etiqueta com as classificações de energia

A classificação da eficiência energética é definida pelo INMETRO, órgão governamental federal que é responsável pelo cálculo, monitoramento e emissão do selo, como veremos mais adiante.

Quais são os benefícios da eficiência energética?

A eficiência energética é capaz de trazer muitas vantagens que vão desde o consumidor até efeitos positivos ao meio ambiente. Vamos conhecer esses benefícios:

Redução dos impactos ambientais

Menor consumo de energia tende a significar menos emissões de gases causadores de efeito estufa e outros poluentes associados à produção e uso de energia, o que é fundamental para combater as mudanças climáticas e reduzir o impacto ambiental.

Economia e redução de custos

Utilizar energia de forma mais eficiente pode levar a economias significativas nos gastos com energia, tanto para consumidores individuais quanto para empresas e até governos. Se um equipamento consome menos energia, mas continua apresentando o mesmo desempenho, a economia virá na conta de luz e na redução do desgaste dos aparelhos.

Melhor qualidade do ar

Assim como a produção e o uso de energia afetam o meio ambiente, também impactam na qualidade do ar, que sofre com a emissão de poluentes e prejudica a saúde da população. A boa qualidade do ar está diretamente relacionada à qualidade de vida.

Impulsionamento da economia local

Investimentos em eficiência energética podem estimular a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, criando empregos e fortalecendo a economia.

Além disso, quando optamos por equipamentos com maior eficiência energética, reduzimos gastos com contas e, em consequência, temos meios para consumir em lojas e serviços da cidade, impulsionando a economia local.

Qual o papel da indústria na eficiência energética?

A indústria de modo geral é um dos grandes consumidores de energia, por isso tem papel fundamental na aplicação da eficiência energética. Vamos entender melhor:

Consumo de energia

Pelo alto potencial de consumo devido às operações de produção, processamento e fabricação que frequentemente exigem grandes quantidades de energia, a eficiência energética na indústria pode resultar em economias substanciais de energia.

Tecnologias eficientes

A indústria tem um papel muito importante na adoção e desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética. Isso inclui investir em equipamentos e processos mais eficientes, como motores elétricos, sistemas de iluminação, sistemas de gestão de energia e tecnologias de recuperação de calor.

Práticas operacionais

As práticas operacionais dentro das instalações industriais também têm um impacto significativo na eficiência energética, inclusive otimizar o uso de equipamentos, ajustar os processos de produção para reduzir o consumo de energia, implementar programas de manutenção preventiva para garantir que os equipamentos funcionem de forma eficiente e educar os funcionários sobre práticas de economia de recursos.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Inovação e pesquisa

A indústria ainda está presente no financiamento e na condução de pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias de eficiência energética. Isso pode incluir a pesquisa de materiais mais eficientes, processos de produção mais limpos e novas formas de aproveitamento de energia.

Legislação e regulamentação

As indústrias estão sujeitas a normas de eficiência energética que não se aplicam aos consumidores individuais, podendo incluir padrões de eficiência para produtos e equipamentos industriais, requisitos de relatórios de emissões de gases de efeito estufa e incentivos financeiros para investimentos em eficiência energética.

Ou seja, a indústria está diretamente relacionada à eficiência energética, tanto por meio de medidas práticas de redução do consumo de energia quanto por meio do desenvolvimento de tecnologias mais eficientes.

Esses esforços, além de beneficiar as empresas reduzindo custos operacionais, também contribuem para objetivos mais amplos de sustentabilidade e segurança.

Qual a relação entre eficiência energética e sustentabilidade?

A relação entre eficiência energética e sustentabilidade é profunda e essencial para alcançar um desenvolvimento sustentável, entenda porquê:

  • Redução de emissões: melhorar a eficiência energética reduz o consumo de energia, o que por sua vez reduz as emissões de gases e outros poluentes, sendo fundamental para reverter as mudanças climáticas;
  • Conservação de recursos naturais: ao usar menos energia para realizar as mesmas tarefas, a eficiência energética contribui para a conservação de recursos naturais não renováveis, como petróleo, gás natural e carvão. Isso ajuda a preservar esses recursos para as gerações futuras e reduz a dependência de fontes de energia não sustentáveis;
  • Redução do impacto ambiental: a eficiência energética também pode reduzir o impacto ambiental negativo associado à produção, transporte e uso de energia, incluindo a poluição do ar, a degradação do solo e da água e a perda de habitat, contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
  • Promoção da segurança energética: melhorar a eficiência energética reduz a dependência de fontes de energia importadas e voláteis, promovendo assim uma maior segurança energética. Isso ajuda a reduzir os impactos de interrupções no fornecimento de energia e flutuações nos preços;
  • Benefícios econômicos: outra vantagem da eficiência energética são os benefícios econômicos, como redução nos custos de energia e criação de empregos nesse segmento.

Como melhorar a eficiência energética na empresa?

As empresas podem investir na eficiência energética sem precisar, necessariamente, investir em uma nova fonte de energia renovável. A eficiência energética está até mesmo nos processos do dia a dia, que podem ser revisados a fim de aumentar a produtividade da equipe. Olha só:

Redução de emissões

Reduzir a emissão de gases poluentes contribui com a preservação da saúde de trabalhadores e do meio ambiente. Além disso, a empresa estará dentro de normas e legislações, como a Lei Federal nº 1413/ 1975, que fala do controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. 

Investimento em novas tecnologias

Quando as empresas investem em novas tecnologias e manutenções de equipamentos, reduzem a obsolescência que levam ao descarte dos ativos, prolongando sua vida útil, e evitam desperdícios de materiais.

Além disso, a empresa pode optar por substituir equipamentos obsoletos por novos, que estejam com classificação alta de desempenho energético. Também é possível investir em maquinários com recursos como desligamento automático ou sensores que ajudam a poupar energia durante os períodos de downtime.

Planejamento de processos

Na indústria, fazer avaliações periódicas de consumo é muito importante para encontrar gargalos na operação. A fim de reduzir o desperdício de insumos na cadeia produtiva, investir no planejamento e automação de processos também contribui para aumentar a eficiência energética.

Como praticar a eficiência energética?

Praticar a eficiência energética envolve adotar hábitos e tomar medidas conscientes para reduzir o consumo de energia. Separamos algumas práticas que as empresas podem adotar para ser mais eficientes energeticamente:

  • Utilizar iluminação eficiente: substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa. Também é possível investir em lâmpadas que ligam e desligam automaticamente conforme a presença de pessoas no ambiente, evitando que fiquem sempre acesas;
  • Desligue aparelhos quando não estiverem em uso: sempre que possível, desligue máquinas e equipamentos quando não estiverem em uso. Mesmo em modo de espera, esses aparelhos consomem energia;
  • Ajuste a temperatura: reduza o uso de climatização e refrigeração ajustando a temperatura para níveis confortáveis, mas eficientes. Use termostatos programáveis para otimizar o uso de energia;
  • Isolamento e vedação: certifique-se de que portas e janelas estejam bem isoladas e vedadas para evitar vazamentos de ar, o que pode aumentar o consumo de energia para aparelhos AVAC;
  • Escolha equipamentos eficientes: ao adquirir máquinas e equipamentos para sua empresa, escolha modelos com classificação de eficiência energética A ou superior. Eles consomem menos energia durante o uso;
  • Incentive o transporte sustentável: crie programas de incentivo que recompensem a equipe por caminhar, andar de bicicleta, usar transporte público ou compartilhar carros sempre que possível para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de carbono;
  • Faça manutenção regular de equipamentos: mantenha equipamentos e sistemas com as estratégias de manutenção adequadas para garantir que funcionem de forma eficiente e não sejam fonte de desperdício;
  • Promova a conscientização: promova treinamentos para a equipe sobre a importância da eficiência energética e incentive a adoção de práticas eficientes no dia a dia da empresa.

Como calcular a eficiência energética?

A eficiência energética pode ser calculada para mostrar o desempenho dos equipamentos em termos práticos. O cálculo da eficiência energética envolve determinar a quantidade de energia útil produzida (ou fornecida) em relação à quantidade total de energia consumida. 

Existem diferentes métodos de cálculo dependendo das normas aplicáveis, mas uma opção é utilizar a fórmula a seguir:

Eficiência energética = (Energia útil produzida ÷ Energia total consumida) x 100%

Primeiro, identifique a energia útil produzida pelo sistema que você está avaliando. Por exemplo, se estiver avaliando a eficiência de um sistema de aquecimento, a energia útil seria a quantidade de calor produzida para aquecer um espaço.

Em seguida, identifique a energia total consumida pelo sistema durante o mesmo período de tempo, geralmente medida em joules (J) ou kilowatt-horas (kWh).

Por exemplo: se um sistema de aquecimento produz 5000kJ de calor útil e consome 7500kJ de energia total, nosso cálculo será:

Eficiência energética = (5000kJ ÷ 7500kJ) x 100% = 66,67%

A eficiência energética é expressa como uma porcentagem, em que valores mais altos indicam mais eficiência. No exemplo acima, isso significa que 66,67% da energia consumida pelo sistema foi convertida em energia útil de aquecimento, enquanto os outros 33,33% foram perdidos em forma de calor residual, ineficiências do sistema, etc.

É importante lembrar que os cálculos de eficiência energética podem ser mais complexos conforme o sistema. Por exemplo, em uma instalação industrial, podem ser necessárias considerações adicionais, como perdas de energia durante a transmissão ou conversão, eficiência de equipamentos individuais e fatores de carga.

O que significa a etiqueta de eficiência energética?

Você já deve ter visto eletrodomésticos e aparelhos com uma etiqueta colorida, indicando a classificação do consumo de energia daquele produto.

A etiqueta de eficiência energética é um rótulo padronizado que fornece informações sobre o desempenho energético de um produto, ajudando os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.

As etiquetas de eficiência energética geralmente incluem as seguintes informações:

  • Classificação energética: conforme explicamos anteriormente, é uma classificação que indica o nível de eficiência energética do produto, geralmente em uma escala de A (mais eficiente) a G (menos eficiente);
  • Consumo de energia: informações sobre o consumo de energia do produto, geralmente em termos de consumo anual de energia em kilowatt-horas (kWh);
  • Características do produto: dados adicionais sobre o produto, como capacidade, tipo de tecnologia utilizada, vida útil esperada, entre outros.

A etiqueta também deve conter informações sobre o fabricante, tipo de equipamento e modelo. Para assegurar a veracidade da etiqueta, procure pelo selo do INMETRO e do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energética Elétrica) que devem estar na parte de baixo.

Essas etiquetas são projetadas para serem facilmente compreendidas pelos consumidores, permitindo que comparem rapidamente o desempenho energético de diferentes produtos e façam escolhas informadas que levem em consideração não apenas o preço, mas também os custos operacionais ao longo do tempo e o impacto ambiental.

O que é o programa de eficiência energética?

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, ou Procel, é uma iniciativa do Governo Federal instituída em 1985 com o objetivo de incentivar o uso consciente da energia elétrica.

Composto por diferentes comitês e planos, ele é o principal apoiador da eficiência energética no Brasil, estimulando a adoção de boas práticas na geração, transmissão, distribuição e consumo de energia.

É o Procel, junto com o INMETRO, que emite a etiqueta que falamos acima, atestando a eficiência energética de equipamentos e aparelhos, além de outras atribuições.

Como o Produttivo pode apoiar a eficiência energética?

O Produttivo é um sistema totalmente digital para controle de serviços e emissão de relatórios, ordens de serviço e checklists.

Um dos recursos que o sistema oferece para apoiar a eficiência energética é o checklist de manutenção preventiva, que ajuda na preservação dos equipamentos e assegura que estejam operando bem. Veja como fica nosso modelo de Checklist de Manutenção Preventiva preenchido e exportado em PDF:

Todos os modelos do Produttivo são totalmente digitais: do planejamento ao preenchimento, todas as etapas são realizadas pelo painel web ou pelo celular do técnico durante o serviço. Assim, não é preciso imprimir e fazer cópias de papéis que ainda ficam sujeitos a rasuras e perdas.

O Produttivo ainda conta com outros modelos prontos voltados para o segmento de serviços elétricos, como o Checklist NR 10, que é ideal para verificar as condições de segurança em instalações elétricas:

Outra opção é o Laudo Técnico Elétrico, veja só:

Dentro do sistema Produttivo, você pode usar modelos prontos ou criar seu próprio formulário totalmente personalizado. Ah, e também é possível customizar com as cores e logo da sua empresa.

Faça um teste grátis e experimente os relatórios digitais agora mesmo!

O Produttivo também oferece outros recursos para o planejamento, execução e comprovação dos serviços, como o Plano de manutenção automático. Com ele, os serviços são agendados com antecedência, gerando alertas e evitando o esquecimento. Ideal para criar seu próprio plano de manutenção preventiva!

Exemplo de como funciona a criação de planos de manutenção automáticos e digitais no Produttivo

Já a página de abertura de chamados é perfeita para empresas que recebem solicitações de clientes. A partir de um link exclusivo ou QR Code anexado ao equipamento, o cliente abre o chamado, que é enviado ao gestor na hora.

Exemplo 02 de como a página de abertura de chamados do Produttivo pode ser personalizada

Através do painel web, o gestor pode direcionar o chamado para o técnico e acompanhar o status de todos os serviços, inclusive os que estão em andamento ou pendentes.

Você pode testar todos esses recursos agora mesmo, é só fazer o cadastro e começar a usar o sistema com todas as funcionalidades liberadas durante o período de teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima