Um check list de limpeza é essencial para empresas, indústrias e outras instalações para garantir que o serviço seja feito corretamente e de forma mais ágil.
As empresas prestadoras de serviços em limpeza precisam de processos padronizados para atender seus clientes com qualidade, orientando o treinamento da equipe, uso correto de produtos e rotas de limpeza para que não impactem a rotina no ambiente.
No artigo a seguir, veja a importância do check list de limpeza para uma higienização correta e eficaz, saiba como fazer e veja um modelo totalmente gratuito em Word, pronto para baixar e usar. Boa leitura!
Veja também: Modelo digital de Checklist de Limpeza Predial pronto para usar
O que é um check list de limpeza?
O check list de limpeza é uma lista de itens que serve como guia para a realização de atividades de higienização de um determinado local. Nele, devem estar listadas todas as áreas que precisam de limpeza, as tarefas a serem realizadas, sua frequência e outras informações relevantes.
Assim que o profissional responsável for executando as tarefas, ele pode marcá-las como concluídas, facilitando sua organização e a comprovação do que foi realizado.
O check list de limpeza também pode ser usado para guiar o trabalho do profissional, que sabe quais atividades precisam ser feitas e em que ordem.
Além do check list de limpeza, pode ser feito um check list de inspeção para a equipe de gestão conferir se a limpeza foi realizada da forma correta. Estes documentos, após o preenchimento, servem de comprovação ao cliente de que todos os procedimentos foram seguidos corretamente.
Exemplo de check list de limpeza
O check list de limpeza pode ser feito em vários formatos, como papel, Word ou até em softwares específicos para a criação de lista de itens e outros formulários.
Veja um exemplo de check list de limpeza desenvolvido no sistema Produttivo e exportado em PDF:
Experimente o check list de limpeza digital do Produttivo
Quais são as vantagens do check list de limpeza?
O check list de limpeza traz muitos benefícios, seja para empresas, indústrias e até ambientes domésticos. Vamos conhecer algumas das vantagens:
Segurança
O check list de limpeza é um aliado da segurança, pois elimina possíveis agentes de risco, como bactérias e vírus, e desobstrui o espaço, removendo eventuais causadores de acidentes e liberando o acesso a saídas de emergência ou extintores.
Além disso, para os colaboradores responsáveis pela limpeza, o check list serve como lembrete para o uso de EPIs, que preservam sua segurança.
Imagem profissional
Um ambiente limpo e organizado transmite uma imagem profissional da empresa para clientes, parceiros, visitantes e colaboradores, fortalecendo sua credibilidade e posição no mercado.
Saúde e bem-estar
Ambientes mal conservados trazem perigos para a saúde dos ocupantes, como problemas respiratórios, alergias e até contaminação por agentes de risco.
Por outro lado, quando o espaço é higienizado corretamente, ele traz bem-estar aos ocupantes, que usufruem de ar mais puro, superfícies e objetos livres de sujeira e um ambiente mais organizado, favorecendo a produtividade.
Qual deve ser a frequência do check list de limpeza?
O check list de limpeza pode ser personalizado para atender às suas necessidades, e isso inclui a frequência das atividades.
A periodicidade da limpeza pode ser diária, semanal, mensal ou personalizada, conforme a necessidade tanto do espaço quanto dos itens. Por exemplo: em um banheiro, o sanitário deve ser limpo diariamente, enquanto as lixeiras devem ser lavadas uma vez por semana.
Portanto, ao elaborar seu check list de limpeza, faça uma lista de todas as atividades que precisam ser realizadas em cada ambiente, e defina a frequência de cada uma. O checklist deve ser usado em todas as tarefas, então você pode separar suas listas por periodicidade.
Veja alguns exemplos:
Check list de limpeza diário
O check list de limpeza diário lista todas as atividades que devem ser feitas todos os dias, olha só:
Check list de limpeza semanal
Já o check list de limpeza semanal reúne tudo que deve ser feito na semana. As tarefas não precisam ser todas no mesmo dia — é possível personalizar o checklist para que ele mostre em qual dia cada atividade deve ser feita, veja:
Check list de limpeza mensal
Por fim, crie um check list de limpeza mensal que mostre tudo que deve ser feito uma vez ao mês. Você pode executar todas as tarefas em um único dia ou estabelecer um cronograma.
Experimente grátis: Check list de limpeza com planejamento automático das atividades
Como fazer um check list de limpeza?
O principal objetivo do check list de limpeza é reunir todas as atividades em um único documento, mas, para aproveitá-lo ao máximo, é preciso ter alguns cuidados na hora de elaborar o documento. Vamos entender melhor como fazer um check list de limpeza:
Identificação das áreas e tarefas
O primeiro passo do check list de limpeza é a identificação das áreas que serão higienizadas e quais tarefas devem ser realizadas em cada espaço. A separação do checklist por espaços assegura mais agilidade para o profissional, que sabe tudo que tem que fazer naquele ambiente antes de se deslocar para outro.
Frequência de limpeza para cada ação
Como falamos anteriormente, é preciso definir a frequência em que cada atividade será realizada, como diária, semanal, mensal, quinzenal ou outra.
Ao estabelecer a periodicidade da limpeza, leve em conta as necessidades do ambiente e a disponibilidade da equipe.
Padrões de higienização determinados
Uma dica para que a limpeza seja completa e atenda aos padrões da empresa é definir os procedimentos indicados para cada caso. Hospitais, por exemplo, têm padrões rigorosos de limpeza para evitar a contaminação dos pacientes.
Por isso, descreva como as tarefas devem ser realizadas, quais produtos devem ser usados, protocolos a serem seguidos e outras orientações para garantir que a limpeza seja padronizada e atenda às exigências.
Atribuição de responsabilidades
Caso o espaço seja grande o suficiente para exigir uma equipe de limpeza, é importante atribuir qual a responsabilidade de cada colaborador.
Defina também as obrigações dos funcionários da empresa que não estão envolvidos na limpeza — algumas responsabilidades são individuais, como lavar a própria louça ou higienizar as estações de trabalho.
Monitoramento e revisão regular
O ideal é que o check list de limpeza esteja sempre sendo atualizado para atender às necessidades da empresa e se adaptar às mudanças.
Fique de olho também nos resultados: caso note que a conservação do ambiente está abaixo do padrão de qualidade esperado, por exemplo, é sinal de que o check list de limpeza daquele espaço precisa ser revisto e atualizado.
O que deve constar em um check list de limpeza?
Como o check list de limpeza também tem o objetivo de comprovar a realização do trabalho, ele precisa conter campos padronizados para identificação da empresa, cliente, responsáveis pela limpeza e a descrição do serviço. A ordem das informações pode ser da seguinte maneira:
- Cabeçalho com logo da empresa prestadora de serviços;
- Campo para informações de nome, endereço e telefone do cliente;
- Qual foi o serviço realizado;
- Dados do serviço, como horário, dia e quem foi o responsável;
- Informações sobre EPIs, inclusive ficha de EPI atestando a distribuição e instruções de uso;
- Lista dos ambientes e quais itens foram higienizados;
- Assinatura do responsável.
Veja como o check de list de limpeza deve ficar:
Check list limpeza empresa
O check list de limpeza para empresas pode ter vários ambientes, setores e andares, o que requer uma rota de limpeza bem definida. Dê uma olhada nesse modelo gratuito em Word:
O check list de limpeza para empresas faz parte do Kit Checklist, junto com outros 15 modelos, e é totalmente gratuito. Para baixar, é só clicar na imagem abaixo!
Check list limpeza predial
O check list de limpeza predial ajuda na conservação de edifícios em geral, incluindo serviços de limpeza pesada. Conheça um modelo de check list de limpeza predial totalmente digital:
Experimente o check list de limpeza predial do Produttivo
Como elaborar um roteiro de limpeza?
O roteiro de limpeza tem a função de orientar o serviço de higienização, causando o menor impacto possível na rotina de trabalho dos ocupantes do espaço, evitando interrupção e ajudando também a realizar as tarefas com mais agilidade.
Para criar um roteiro de limpeza, é preciso seguir os seguintes passos:
- Listar todos os ambientes e equipamentos: por exemplo, em um escritório, saber quantas salas existem, salas de reunião, banheiros, cozinha, quais equipamentos estão em cada ambiente e que necessitam de limpeza;
- Defina a frequência: separe o que deve ser feito diariamente, semanalmente e mensalmente. Se necessário, crie periodicidades menores, como uma vez a cada 6 meses ou ao ano;
- Treinamento de equipe: um time bem capacitado vai executar os serviços de limpeza com excelência, sabendo como esterilizar e desinfetar, quais produtos são recomendados e as melhores práticas;
- Utilize EPIs: em muitos ambientes delicados, como hospitais, o uso de EPI é obrigatório, mas é sempre recomendado, em qualquer local, utilizar sapatos adequados, máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção;
- Entenda a rotina da empresa: um ponto que faz a diferença é entender quais locais ficam ociosos por mais tempo e os horários dos ocupantes dos ambientes, determinando os melhores períodos para executar a limpeza.
Check list de limpeza digital em aplicativo
Os tipos de check lists de limpeza sempre vão variar de acordo com o tipo da empresa e suas instalações. Com tanta documentação e procedimentos, utilizar ferramentas digitais para elaboração de checklists, ordens de serviço e relatórios é mais que um diferencial: é uma necessidade para prestadoras que buscam alavancar seus serviços sem perder qualidade.
O Produttivo é uma ferramenta que te ajuda a expandir seus atendimentos e realizar serviços com alto nível de confiabilidade. O Produttivo conta com modelos prontos de formulário e ainda permite criar checklists totalmente personalizados.
Veja um modelo de check list de limpeza digital preenchido dentro do aplicativo Produttivo:
Os relatórios são totalmente digitais — da criação por meio do painel ao web ao preenchimento, que pode ser feito pelo celular ou tablet durante a realização do serviço.
Os checklists online do Produttivo ainda contam com recursos como:
- Preenchimento automático do cabeçalho, poupando tempo do profissional;
- Informações do serviço, como horário de início e fim, e tempo total gasto;
- Inclusão de imagens com fotos tiradas na hora, com marcação de data, horário e localização, ideal para mostrar o “antes e depois”;
- Questões com mais de 13 tipos de resposta, como textos curtos ou longos com preenchimento por voz, lista de serviços e materiais, questões de não conformidade e muito mais;
- Assinatura digital feita diretamente no celular;
- Personalização do formulário com logo e cores da empresa e do cliente.
Além disso, o Produttivo conta com o recurso plano de atividades, que permite agendar tarefas recorrentes com antecedência e assim garantir a execução dos serviços. Olha só:
Você pode experimentar o check list de limpeza digital e o plano de atividades gratuitamente, é só fazer o cadastro e aproveitar o período de teste!