prevenção e combate a incendio

Prevenção e Combate a Incêndio: como fazer + o que diz a norma?

A Prevenção e Combate a incêndio faz parte de uma série de medidas que toda empresa administradora de edifícios ou condomínios deve tomar para proteção da vida e também do patrimônio.

Por isso, é dever o cuidado com a manutenção correta de todas as instalações, bem como ter um plano de ação para situações emergenciais. A seguir, conheça as normas que falam de Prevenção e Combate a Incêndio, ações de precaução e controle, e veja um modelo de checklist para acompanhar as instalações e equipamentos.

Veja também: Modelo de checklist de extintores para prevenção e combate a incêndios

O que é Prevenção e Combate a Incêndio?

A Prevenção e Combate a Incêndio busca ações para minimizar a ocorrência de incêndios e combatê-los efetivamente. A prevenção se dá a partir de medidas como o mapeamento de instalações e locais de risco, orientações sobre instalação de hidrantes e extintores de incêndio, recomendações de sistema de iluminação de emergência, localização das saídas de emergência, portas corta-fogo, entre outros.

Já as medidas de combate a incêndio têm o objetivo de diminuir a propagação do fogo assim que iniciado, envolvendo atitudes corretas para proteção da vida, evacuação e uso adequado dos itens de extinção do fogo.

Checklist de inspeção de Sistema de Combate a Incêndios digital para usar dentro do sistema do Produttivo

Modelo gratuito de checklist de Prevenção e Combate a Incêndio

Uma ferramenta para assegurar que as medidas de Prevenção e Combate a Incêndio estejam sendo implementadas corretamente é o checklist, que pode ser usado em inspeções e vistorias das instalações.

Veja um modelo de checklist de sistemas contra incêndio em Word que pode ser baixado gratuitamente:

O checklist de sistemas contra incêndio faz parte do Kit Checklist do Produttivo, um material gratuito que ainda conta com mais 15 modelos de lista de verificação em Word.

O material também conta com um checklist de extintores para conferência dos equipamentos de combate a incêndios, olha só:

Todos os checklists do kit são em formato Word. Para usar e editar, é preciso baixar o documento no seu computador ou fazer uma cópia no seu Google Drive. Você pode fazer isso acessando o menu “Arquivo” e depois clicando em “Fazer uma cópia” para editar online no Google Docs ou em “Fazer o download” para editar no Word no seu computador.

Baixe grátis: Kit Checklist com checklist de sistemas contra incêndio, extintores e outros 14 modelos

Qual é a NR que fala de Prevenção e Combate a Incêndio?

A norma regulamentadora que fala de Prevenção e Combate a Incêndio é a NR 23 do Governo Federal. De acordo com a norma, todos os locais de trabalho devem possuir: 

  • Equipamentos de proteção contra incêndio;
  • Saídas suficientes para a rápida retirada da equipe em serviço, em caso de incêndio;
  • Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
  • Pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos.

O artigo ainda trata das dimensões de portas e saídas de emergência, escadas, sinalização, quantidade de extintores e distância máxima entre os equipamentos de proteção e controle.

Além disso, algumas normas técnicas da ABNT também orientam quanto a medidas de prevenção e combate a incêndios, conheça algumas delas:

  • NBR 10897: Proteção contra Incêndio por Chuveiro Automático;
  • NBR 10898: Sistemas de Iluminação de Emergência;
  • NBR 11742: Porta Corta-fogo para Saída de Emergência;
  • NBR 12615: Sistema de Combate a Incêndio por Espuma;
  • NBR 12692: Inspeção, Manutenção e Recarga em Extintores de Incêndio;
  • NBR 12693: Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio;
  • NBR 13434: Sinalização de Segurança contra Incêndio e Pânico – Formas, Dimensões e Cores;
  • NBR 13435: Sinalização de Segurança contra Incêndio e Pânico;
  • NBR 13437: Símbolos Gráficos para Sinalização contra Incêndio e Pânico;
  • NBR 13523: Instalações Prediais de Gás Liquefeito de Petróleo;
  • NBR 13714: Instalação Hidráulica Contra Incêndio, sob comando;
  • NBR 13714: Instalações Hidráulicas contra Incêndio, sob comando, por Hidrantes e Mangotinhos;
  • NBR 13932: Instalações Internas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – Projeto e Execução;
  • NBR 14039: Instalações Elétricas de Alta Tensão;
  • NBR 14276: Programa de Brigada de Incêndio;
  • NBR 14349: União para mangueira de incêndio – Requisitos e métodos de ensaio;
  • NBR 5410: Sistema Elétrico;
  • NBR 5419: Proteção Contra Descargas Elétricas Atmosféricas;
  • NBR 9077: Saídas de Emergência em Edificações;
  • NBR 9441: Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio.

Modelo de checklist NR 23

Para auxiliar no acompanhamento da implementação das medidas de Prevenção e Combate a Incêndio conforme a NR 23, o Produttivo criou um modelo de checklist NR 23 totalmente digital:

O checklist NR 23 do Produttivo deve ser preenchido via aplicativo durante a realização do serviço ou inspeção, armazenando as informações em nuvem mesmo offline e oferecendo recursos como:

  • Preenchimento automático de data, hora e localização;
  • Registro fotográfico com fotos da galeria ou tiradas na hora com marcação de data e horário;
  • Assinatura digital feita diretamente na tela do dispositivo;
  • E muito mais!

Você pode testar o checklist NR 23 agora mesmo, é só fazer o cadastro e começar a usar o sistema com todas as funcionalidades liberadas!

Qual a importância da Prevenção e Combate a Incêndio?

A Prevenção e Combate a Incêndio é essencial para preservar a vida e o bem-estar dos ocupantes de edifícios, trabalhadores e visitantes, garantindo que todos os ambientes possuam equipamentos para extinção e controle de incêndio.

Por isso, existem uma série de regulamentações, de acordo com o tipo de edificação, o risco de fogo e o tamanho do espaço, que ajudam a evitar acidentes, proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

As medidas de prevenção e combate devem ser implementadas em todos os tipos de imóveis, principalmente aqueles com grande fluxo de pessoas. Além disso, estabelecimentos que se enquadram na NR 23, como locais de trabalho, devem cumprir as diretrizes de Prevenção e Combate a Incêndio presentes na norma.

Quais as principais causas de incêndio?

Conhecer o risco é muito importante para encontrar soluções que minimizem as chances de um incêndio ocorrer. Por isso, entender as causas principais serve como guia no momento de planejar as medidas preventivas. Vamos conhecer as causas de incêndio mais comuns:

  • Causas naturais: aqui se enquadram acidentes causados por ação da natureza ou quando o incêndio ocorre sem que haja contato com fonte externa de calor. Por exemplo, descarga atmosférica, produtos químicos, pólvora, entre outros;
  • Causas acidentais: a falta de treinamento e a negligência com medidas preventivas são os principais fatores que levam a um incêndio acidental. São exemplos a falta de manutenção em sistemas elétricos, gerando aquecimento dos circuitos, e o uso cigarro, velas, palitos de fósforo, fogos de artifícios sem o manuseio correto;
  • Causas criminosas: incêndios desse tipo, causados intencionalmente, podem envolver qualquer um dos fatores listados acima e são de responsabilidade de um indivíduo causador.

Quais são as classes de incêndio?

Os tipos de incêndios são classificados de acordo com o tipo de material causador e ajudam na escolha correta do extintor. Vamos entender melhor:

  • Classe A: são incêndios causados por materiais sólidos, como madeira, papel e tecido;
  • Classe B: as causas são por líquidos inflamáveis, como gasolina, querosene, óleo, parafina, entre outros;
  • Classe C: incêndios causados por energia elétrica, envolvendo fiação elétrica, eletrodomésticos, quadros de força, etc;
  • Classe D: são incêndios relacionados a metais combustíveis, como magnésio, titânio, sódio, entre outros;
  • Classe K: o fogo ocorre por óleos vegetais e gorduras animais, ocorrendo em assadeiras e frigideiras, etc.

Sabendo a classe do incêndio, fica mais fácil saber qual é o tipo de extintor mais adequado para cada caso. Veja abaixo uma tabela que guia a escolha dos extintores de acordo com o tipo de fogo:

Classificação do incêndioAgente extintor
Classe AÁgua pressurizada, gás carbônico (CO²)
Classe BGás carbônico, pó químico (A/B/C), pó químico (B/C) e espuma mecânica
Classe CGás carbônico, pó químico (A/B/C), pó químico (B/C)
Classe DPó químico especial
Classe KGás carbônico, base alcalina

Ou seja, nem todo incêndio pode ser extinguido com água — em alguns casos, pode até piorar a situação. Portanto, disponibilize extintores adequados conforme as necessidades do edifício e a probabilidade de cada tipo de incêndio.

Quais são as ações de prevenção de incêndio?

Muitos incêndios acidentais e até naturais podem ser evitados com algumas ações simples de prevenção. Vamos conhecê-las:

Proibição do fumo

Além da restrição ao consumo de cigarros em lugares fechados, que já existe desde 2011 graças à Lei Federal nº 12.546, proibir o fumo em áreas próximas a materiais inflamáveis, combustíveis ou outros produtos perigosos também reduz as chances de incêndios.

Outro exemplo é a proibição ao cigarro em postos de combustível, já que tanto o cigarro em si quanto suas cinzas, além das chamas causadas por fósforos e isqueiros, podem causar um incêndio.

Armazenamento de materiais

Não basta ser proibido fumar perto de produtos perigosos: é preciso que os materiais sejam armazenados corretamente, especialmente os que podem apresentar algum tipo de risco. Para isso, deve-se considerar as embalagens utilizadas, as condições do local de armazenagem (como incidência direta de luz solar) e até a distância entre os produtos.

O armazenamento adequado deve vir acompanhado de limpeza apropriada do local, rótulos de risco e fichas como a FISPQ, sinalização e outras instruções de segurança. 

Desenergização do ambiente

Tanto em empresas quanto em residências, recomenda-se que haja a desenergização do espaço por meio do desligamento dos equipamentos que não estiverem em uso. Além de fazer o desligamento correto de máquinas e aparelhos após o expediente, se possível, desconecte-os da tomada também e realize outros procedimentos de desenergização recomendados.

Respeito às normas técnicas elétricas

As normas técnicas elétricas, como já mencionamos acima, oferecem diretrizes para evitar focos de incêndio e outros danos em instalações elétricas. Verifique as normas aplicáveis e siga-as corretamente para garantir que o projeto elétrico e os equipamentos eletroeletrônicos não sejam os responsáveis por eventuais incêndios.

O que fazer em caso de incêndio?

Ao identificar um foco de incêndio, é preciso seguir medidas recomendadas pelo Corpo de Bombeiros para preservar a saúde e segurança dos ocupantes. Veja:

Alarme geral

O primeiro passo é emitir um alerta geral para informar a todos os presentes que há um foco de incêndio e que os procedimentos devem ser iniciados. A maioria dos sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio conta com alarmes que disparam automaticamente ao detectar fumaça ou calor extremo mas, caso não haja um sistema automático, acione um alarme manual.

É muito importante alertar todas as pessoas presentes na edificação e dar início ao processo de evacuação, como veremos a seguir.

Além disso, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros para conter as chamas.

Evacuação da edificação

Após a emissão do alarme, as pessoas presentes do espaço devem iniciar a evacuação. O ideal é que sejam feitos treinamentos periodicamente para orientar os funcionários e ocupantes do local quanto às medidas corretas em caso de incêndio, inclusive o procedimento de evacuação.

A saída deve ser feita pelas escadas e portas de emergência, nunca pelo elevador. Caso não seja possível sair do local, aguarde a orientação dos bombeiros.

Leia também: DDS: O que é, como fazer e 20 sugestões de temas para aplicar

Combate ao fogo

Por fim, o combate ao fogo é recomendado para impedir a propagação das chamas, mas deve ser feito por uma pessoa capacitada, como um brigadista. Primeiro, deve ser feito o desligamento da chave elétrica geral; em seguida, é preciso usar um equipamento adequado para conter o incêndio.

Existem três métodos principais usados no combate ao fogo, são eles:

Abafamento

Em incêndios de classes B e K (aqueles causados por substâncias inflamáveis ou por óleos e gorduras), recomenda-se o abafamento, que consiste em conter as chamas com um cobertor ou toalha úmidos, mas não molhados, ou até uma tampa.

O abafamento reduz a concentração de oxigênio do local, ajudando a conter o fogo. Também pode ser feito por meio de extintores de espuma.

Isolamento

Já no isolamento, o foco das chamas é isolado para não se espalhar. Isso é feito removendo o material em combustão ou retirando outros materiais da proximidade das chamas, evitando que peguem em outros itens.

Resfriamento

Por fim, o resfriamento busca eliminar totalmente o calor resfriando o foco do incêndio até que as chamas sejam extinguidas e não gerem mais vapores ou gases. O resfriamento pode ser feito com água ou extintor, mas é preciso ficar de olho na classificação de incêndio para usar recursos adequados.

Em caso de dúvida, prossiga com a evacuação e chame o Corpo de Bombeiros para prosseguir com o combate ao fogo de maneira adequada e segura.

Quais são os princípios básicos da Prevenção e Combate a Incêndio?

Alguns princípios básicos podem fazer toda a diferença na Prevenção e Combate a Incêndio, ajudando tanto a evitar o fogo quanto a controlá-lo, caso venha a acontecer. Vamos conhecer esses princípios: 

Adoção de normas de segurança

O projeto de Prevenção e Combate a Incêndio deve se basear em normas de segurança pertinentes, que levem em consideração os riscos aos quais a empresa está exposta. Isso inclui disponibilização de EPIs, EPCs, equipamentos de combate a incêndio como extintores e saídas de emergência, e também restrição ao uso de cigarros, equipamentos elétricos não autorizados (como aquecedores) e outros itens que possam iniciar um incêndio.

Além disso, as normas de segurança devem ser divulgadas para que todos os funcionários estejam cientes de seus direitos e deveres e saibam os procedimentos corretos para evitar e controlar o fogo.

Armazenamento correto de materiais

Produtos químicos, inflamáveis, tecido, papel, algodão, borracha, gasolina e tintas, entre outros, devem ser armazenados corretamente, pois apresentam um alto grau de risco de combustão.

Por isso, os responsáveis devem ter ciência das classes de incêndio e ter os extintores adequados.

Realização de inspeções e manutenções periódicas

Equipamentos elétricos, como transformadores, geradores, motores e até computadores também entram em classes de incêndio. Devem ser realizadas inspeções periódicas que ajudem a aumentar sua eficiência energética, e manutenção preventiva para identificar possíveis riscos e assim prevenir princípios de incêndio por mau uso ou mau funcionamento.

Treinamento de equipe

Algumas empresas formam brigadas de incêndio internamente, preparando funcionários para medidas de evacuação e contenção do fogo, sendo obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários.

Mesmo que sua empresa não tenha necessidade de uma brigada, o treinamento de toda a equipe pode fazer a diferença em casos de acidentes, instruindo quanto a atividades que podem causar incêndios, métodos de controle e medidas de primeiros socorros.

Sistemas de detecção e extinção do fogo

O investimento em equipamentos de qualidade para combate a incêndios é primordial para a segurança dos ocupantes. Alguns exemplos são os detectores de fumaça, calor, temperaturas e chamas, central de alarme e detecção, alertas sonoros, entre outros.

Esses sistemas necessitam de manutenção preventiva para funcionarem adequadamente, principalmente em uma situação de emergência, portanto invista também em um plano de manutenção para assegurar que os equipamentos estejam sempre prontos para uso.

O que é o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI)?

O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) é um documento obrigatório em alguns estados que reúne todas as formas de precaução contra princípios de incêndios, como providências para controle do fogo, medidas de monitoramento e revisão dos padrões de segurança contra incêndios. 

Nesse documento são definidos os espaços e sistemas das edificações para casos de emergências e como deve ser feita a evacuação dos ocupantes. O projeto deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros e muitas vezes é obrigatório para emissão de alvará pelo órgão.

Normalmente, o PPCI contém:

  • Descrição das atividades desenvolvidas no local;
  • Análise de riscos de incêndio específicos para a edificação;
  • Medidas de prevenção implementadas, como sistemas de detecção de incêndio, extintores, saídas de emergência, sinalização, iluminação de emergência, entre outros;
  • Procedimentos de evacuação em caso de incêndio;
  • Plano de combate a incêndio, incluindo treinamento de brigada de incêndio, equipamentos de combate a incêndio e estratégias de controle.

Quando o PPCI é obrigatório?

O PPCI é obrigatório em todas as instalações industriais, comerciais, prédios, residências multifamiliares e em ambientes com concentração de pessoas. As especificações dependem de leis estaduais, então é preciso consultar o Corpo de Bombeiros do seu estado para entender qual é a classificação de risco da edificação.

Quem deve elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio?

A elaboração do PPCI deve ser feita por profissionais qualificados na área de segurança contra incêndios, como engenheiros especializados e devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

O profissional é responsável por avaliar os riscos específicos do imóvel, determinar as medidas de segurança necessárias e criar o plano de acordo com a legislação e regulamentos locais. Além disso, também será preciso emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Como a tecnologia pode ajudar na Prevenção e Combate a Incêndio?

A tecnologia é uma aliada na implementação e controle das medidas de Prevenção e Combate a Incêndio, já que muitos recursos ajudam a monitorar os equipamentos e assegurar seu bom funcionamento.

Um exemplo são os sensores usados na manutenção preditiva, que acompanham padrões de comportamento e indicam eventuais anomalias no sistema, o que permite realizar as correções necessárias antes que o ativo apresente falha que comprometa seu funcionamento.

Outra ferramenta que pode auxiliar são os relatórios e checklists digitais. O Produttivo conta com modelos prontos e personalizáveis para acompanhar a inspeção dos equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio, como veremos logo abaixo.

Os formulários digitais não precisam de papel para serem preenchidos e armazenados, o que reduz o risco de incêndios causados por esse material. Além disso, como todo o preenchimento é feito pelo celular, o técnico pode fazer suas anotações e considerações durante a inspeção, não sendo necessário retornar ao escritório para digitalizar e transcrever as informações.

Todos os laudos são armazenados em nuvem, não é preciso de internet para responder o documento e os modelos do Produttivo ainda oferecem recursos como:

  • QR Code para ser anexado aos equipamentos, permitindo consulta de histórico e abertura de chamados de forma rápida e prática;
  • Marcação automática de data, hora e local;
  • Questões de não conformidades que geram alertas para a gestão;
  • Mais de 13 tipos de resposta, como textos curtos e longos, múltipla escolha, cálculo de peças e serviços, e muito mais;
  • Preenchimento por voz, dispensando a necessidade de digitar enquanto faz a manutenção;
  • Inclusão de fotos tiradas na hora com registro de data e horário para evitar fraudes;
  • Assinatura digital feita diretamente na tela do dispositivo;
  • Personalização do relatório com a sua logo e cores da empresa ou do cliente;
  • Compartilhamento do relatório por e-mail ou WhatsApp;
  • E muitos outros diferenciais!

Faça um teste grátis e comece a criar seus relatórios digitais agora mesmo!

Modelo digital de checklist de Prevenção e Combate a Incêndio

O modelo digital de checklist de Prevenção e Combate a Incêndio do Produttivo é ideal para inspeção regular dos sistemas, verificando a data de vencimento de extintores, o funcionamento de sistemas de emergência, entre outros. A manutenção periódica desses elementos vai assegurar que eles estejam sempre prontos para uso, priorizando o bem-estar dos ocupantes de edificações e trabalhadores do local.

Veja só como fica o checklist preenchido dentro do software Produttivo e exportado em PDF:

O checklist pode ser usado para controle interno da manutenção de extintores e outros equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio, ou ainda anexado ao PPCI, atestando que os sistemas estão aptos para uso.

Além do modelo de checklist, o Produttivo ainda oferece outros recursos que ajudam na gestão dos equipamentos, como o plano de manutenção automático. Ele permite agendar inspeções e outros serviços com antecedência e na frequência desejada, assim não há risco de esquecer uma atividade.

O plano de manutenção é totalmente integrado à agenda dos técnicos e ainda gera alertas para o gestor.

Você pode começar a usar o checklist de prevenção e combate a incêndio e o plano de manutenção agora mesmo, é só fazer o cadastro e aproveitar o período de teste com todas as funcionalidades liberadas.


O Produttivo é um sistema para planejamento, execução e comprovação de serviços, por meio de funcionalidades como checklists, relatórios e ordens de serviço digitais, plano de atividades, portal de abertura de chamados e dashboard de indicadores.

Funciona assim: por meio do painel web, que é acessado pelo computador, o gestor tem acesso a todas as atividades, como serviços solicitados pelos clientes, tarefas pendentes, modelos de relatórios prontos para usar e até página para criação de formulários totalmente personalizados.

Ao receber um chamado ou criar uma atividade que precisa ser concluída, o gestor pode direcionar o serviço para o técnico, que recebe as informações em seu celular ou tablet via aplicativo.

Todo o preenchimento dos relatórios é feito pelo dispositivo, agilizando a coleta de informações e permitindo que o técnico faça várias visitas técnicas seguidas, sem precisar retornar ao escritório para repassar os dados.

O gestor tem acesso às informações obtidas em tempo real, podendo acompanhar o desenvolvimento das atividades e tendo acesso a gráficos que reúnem os principais indicadores da operação, mostrando de forma automática os pontos fracos e fortes.

Ah, e não se preocupe com o armazenamento: todos os relatórios e informações ficam guardados em nuvem, podendo ser acessados sempre que preciso. Também é possível enviar pesquisas de satisfação de forma automática para os clientes para entender melhor seus gargalos.

Tudo isso em um único sistema! Faça o teste grátis e aproveite para conhecer todos os recursos que o Produttivo oferece. Não precisa registrar cartão de crédito, é só se cadastrar e aproveitar!

Se preferir, agende uma demonstração sem custo com a nossa equipe de consultores e entenda na prática como o Produttivo pode auxiliar nas demandas da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima