Aplicativo de serviços: quais são os apps mais completos?

O aplicativo de serviços possui soluções rápidas para melhorar a oferta e a gestão de serviços, e promover a transformação digital dos negócios. Através dele é possível captar novos clientes, divulgar o trabalho dos profissionais e melhorar a gestão da operação, garantindo mais qualidade e eficiência. 

Existem diferentes tipos de aplicativos de serviços e neste artigo te mostramos quais são as opções mais indicadas para cada segmento e como o aplicativo do Produttivo pode deixar as tarefas do dia a dia mais simples e práticas. 

Agende serviços com praticidade e comprove o trabalho com relatórios inteligentes: Conheça todas as funcionalidades do aplicativo do Produttivo

O que é um aplicativo de serviços? 

O aplicativo de serviços é uma plataforma que simplifica o contato entre profissionais e clientes e oferece mais agilidade para a execução das tarefas diárias. 

As funcionalidades permitem enviar e receber informações com mais praticidade, automatizar tarefas, reduzindo atividades manuais e integrar de forma completa a operação desde a emissão do orçamento, até a conclusão do trabalho com o envio do relatório de prestação de serviço.

Em aplicativos em que é possível encontrar e contratar prestadores de serviço, uma das grandes vantagens voltada aos profissionais é conseguir expor seu trabalho, e para os contratantes, a possibilidade de ter à sua disposição vários profissionais e encontrar aquele com melhor recomendação e custo-benefício de forma rápida e digital.

Já para aplicativos focados na gestão dos serviços, as vantagens se estendem para toda a operação: desde a facilidade na emissão do orçamento, até centralização da comunicação com o cliente e maior agilidade e confiabilidade na execução dos serviços. 

Conheça o aplicativo de gestão de serviços Produttivo

Como funciona um aplicativo de serviços? 

O funcionamento do aplicativo de serviços vai depender do seu objetivo. Em aplicativos pensados para a divulgação do trabalho dos profissionais, o processo é o seguinte: o profissional se cadastra e baixa o aplicativo, cria um perfil expondo seus serviços, os clientes solicitam o orçamento e com a aprovação já podem emitir um contrato e combinar os detalhes da prestação de serviço. 

Já em aplicativos como o Produttivo, que realizam a gestão completa dos serviços, a empresa ou profissional faz a assinatura do sistema e pode concentrar todo o gerenciamento das atividades no sistema, utilizando de funcionalidades como: 

  • Recebimento de solicitação dos clientes via abertura de chamados;
  • Agendamento de serviços manual ou automático em caso de serviços recorrentes (como manutenções, inspeções e auditorias);
  • Notificação da equipe técnica com instruções sobre a atividade e indicação do relatório, formulário ou checklist que deve ser preenchido;
  • Acesso ao aplicativo da equipe técnica, que consegue preencher o relatório de prestação de serviços com fotos, textos e valores de peças e materiais e sem precisar de acesso à internet para isso;
  • Acompanhamento do andamento das atividades em tempo real e notificação enviada de forma automática aos clientes;
  • Envio de pesquisas de satisfação automaticamente sempre que um serviço é finalizado;
  • Acompanhamento de indicadores da operação, para decisões mais assertivas e baseadas em números. 

Agende manutenções, inspeções e serviços de forma automática: Conheça o plano de atividades do Produttivo

Quais são os principais tipos de aplicativos de serviço que existem? 

Dependendo dos tipos de atividades que você exerce, existe um aplicativo de serviço mais focado em atender demandas do seu segmento. Aprenda mais sobre cada um: 

Aplicativo de ordem de serviço

No aplicativo de ordem de serviço, a OS é emitida de forma digital, para dar mais agilidade à operação, melhorar a comunicação com a equipe técnica e a comprovação do serviço. 

No celular, os técnicos conseguem fazer todo o preenchimento da ordem de serviço, incluindo fotos, diagnósticos, questões de checklist e valores de serviços, peças e materiais. 

Por ser um documento digital, erros comuns do preenchimento em papel são evitados, como: perdas de informação, rasuras, esquecimentos de preenchimento, entre outros. 

Em um aplicativo de serviços como o Produttivo, os recursos de emissão da OS são feitos para economizar tempo. Alguns exemplos são:

  • Cabeçalho com informações de identificação da empresa, do cliente e do equipamento;
  • Preenchimento por comando de voz em campos textuais;
  • QR Code para consulta de histórico e preenchimento de dados de equipamentos em que os serviços serão realizados;
  • Cálculo automático de valores de peças, materiais e serviços;
  • Coleta de assinaturas feitas na tela do celular ou tablet. 
Exemplo de recursos do Aplicativo de ordem de serviço do Produttivo 01
Exemplo de recursos do Aplicativo de ordem de serviço do Produttivo 02

Experimente grátis: Modelo de ordem de serviço digital para usar no aplicativo do Produttivo

Aplicativo para prestadores de serviços externos

Um aplicativo de serviço para equipes externas deve facilitar o gerenciamento do time e a comunicação entre gestores e técnicos, mesmo à distância. 

Nesses casos, na escolha do aplicativo devem ser consideradas funcionalidades que permitam o agendamento dos serviços integrados à agenda dos técnicos e o repasse de informações e instruções sobre a realização da atividade. 

Outro recurso importante é a análise de indicadores como tempo e volume de atendimento e a satisfação dos clientes, que permitam avaliar o desempenho da equipe em campo. 

No Produttivo o gerenciamento da equipe de campo acontece através do sistema web que é acessado pelo computador e o uso acontece da seguinte forma:

  1. Ao criar planos de atividades, os gestores agendam para a equipe técnica o serviço de forma automática com base em informações como periodicidade e recorrência;
  2. No celular, a equipe técnica recebe as instruções sobre o serviço com endereço e informações de contato do cliente;
  3. Os relatórios são preenchidos no celular e já podem ser enviados aos responsáveis após a conclusão do serviço;
  4. No computador, os gestores acompanham o andamento dos serviços e os indicadores gerados a partir do preenchimento dos relatórios. 
exemplo de como os indicadores podem ser acompanhados no Produttivo
Exemplo de indicador de tempo de atendimento dashboard de manutenção

Aplicativo de serviços de manutenção

Para a realização de manutenções, o aplicativo de serviços deve trazer funcionalidades que automatizam e digitalizam diferentes etapas da prestação de serviços, como: 

  • Cadastro de clientes, locais e equipamentos;
  • Cadastro de valores de peças, materiais e serviços realizados;
  • Criação de planos de manutenção automáticos nas frequências estabelecidas;
  • Páginas de abertura de chamado para solicitação dos clientes;
  • Preenchimento de checklists e demais relatórios via aplicativo;
  • Acompanhamento de indicadores sobre o serviço. 

No Produttivo, você encontra todos esses recursos para eliminar o uso do papel, economizar tempo e ter histórico de dados que permitam decisões mais assertivas sobre o negócio. 

Software de manutenção para controle automático de serviços

Aplicativo relatório de serviço 

Em aplicativos de relatório de serviço a criação e o preenchimento dos documentos é simplificada, para que eles sejam emitidos com mais agilidade através de diferentes recursos digitais.  

Os benefícios em relação ao papel são inúmeros: 

  • A emissão do documento é feita sem a necessidade de acesso à internet;
  • Os relatórios podem ser integrados à dashboards de indicadores; 
  • Esquecimentos de preenchimentos são eliminados, porque as respostas podem ser marcadas como obrigatórias, o que bloqueia a emissão do documento até que as questões sejam respondidas;
  • Erros de grafia ou rasuras são eliminados com o preenchimento por voz e assistentes de IA que corrigem o texto dos documentos;
  • Os relatórios podem ser enviados assim que o serviço é realizado por e-mail ou Whatsapp de forma bem profissional. 

No Produttivo, os relatórios podem ser totalmente personalizados: questões, tipos de resposta, logo e cores. Tudo para deixar o documento com a cara da empresa e muito mais confiável.

Exemplo de como funciona o aplicativo de relatório de serviço do Produttivo

Experimente os modelos de relatórios do Produttivo ou crie o seu do zero!

Aplicativo para orçamento de serviços

É sempre um diferencial quando as empresas têm um modelo de orçamento formal para apresentar aos clientes, porque passa mais profissionalismo e segurança aos contratantes. 

Para deixar os orçamentos mais personalizados, com a cara da empresa, e para agilizar o envio da resposta aos clientes, existem alguns aplicativos, como o Produttivo, que também automatizam a emissão do orçamento.

Basta cadastrar os serviços executados, peças e materiais junto aos respectivos valores e o próprio profissional pode emitir o documento em seu aplicativo, apenas selecionando os itens necessários e o sistema realiza o cálculo sozinho. Veja um exemplo: 

Aplicativo de serviços elétricos 

O aplicativo de serviços elétricos precisa reunir funcionalidades que comprovem a qualidade do trabalho entregue e o diagnóstico com as condições dos principais sistemas e equipamentos avaliados. 

Para isso é comum que os sistemas ofereçam funcionalidades como: 

  • Produção de checklists digitais com sistema de pontuação que facilitam a identificação de não conformidades;
  • Geração de alertas ao gestores quando não conformidades são encontradas;
  • Avaliação do volume de não conformidades por tipo e clientes, para uma atuação mais assertiva. 

Além dos recursos que permitem a gestão dos serviços como agendamento, recebimento de chamados e acompanhamento de indicadores. 

Modelo pronto e digital: Laudo técnico elétrico para registro e comprovação dos serviços

Aplicativo de agendamento de serviços

O aplicativo de agendamento de serviços serve para organizar melhor a agenda da equipe técnica, controlar as solicitações do cliente e prever com mais assertividade a capacidade de atendimento das empresas e profissionais.

Algumas funcionalidades presentes nos melhores aplicativos de agendamento de serviços:

  • Agendamento feito de forma automática pelo próprio sistema; 
  • Lembretes automatizados para que nenhum serviço seja esquecido e para que renovações de contrato sejam aplicadas;
  • Páginas de abertura de chamados para uma comunicação direta e ágil com os clientes;
  • Envio de notificações para a equipe técnica com informações sobre o serviço;
  • Consulta de históricos por QR Code. 
Exemplo de como funciona a criação de planos de manutenção automáticos e digitais no Produttivo
exemplo de como funciona o plano de atividades do Produttivo

Aplicativo de serviços de construção civil

O aplicativo de serviços de construção civil faz uso de algumas automações que acabam com o retrabalho e o trabalho burocrático. 

Os relatórios diários de obra (RDO) e checklists de obra são gerados em instantes com fotos que comprovam a evolução dos serviços e facilitam o acompanhamento das obras. 

O Produtivo, por exemplo, oferece algumas facilidades, como: 

  • Acesso ao aplicativo mesmo sem acesso à internet;
  • Criação de cronogramas de obra;
  • Produção de relatórios e orçamentos digitais;
  • Monitoramento das atividades a partir de dados e indicadores;
  • Integração com outros sistemas. 

Leia também: Software de gestão de obras: como escolher o melhor?

Aplicativo serviço de limpeza

Serviços de limpeza também podem contar com a ajuda de aplicativos para guiar a realização dos serviços, evidenciar o “antes e depois” da limpeza e comprovar a qualidade do serviço prestado. 

Nesses casos os aplicativos precisam ter funcionalidades focadas na divisão das equipes e dos serviços, organização de datas e periodicidades para a execução de cada tarefa e produção de relatórios em campo, para registrar o que foi feito. 

No Produttivo é possível organizar a agenda da equipe e criar diferentes checklists de limpeza, contendo: fotos, questões de checklist, assinatura, campos textuais, entre outros. 

Experimente grátis: Modelo de relatório fotográfico digital do Produttivo

4 aplicativos de serviço que vão ajudar a otimizar o seu trabalho 

Conheça aplicativos de serviços que contribuem para o controle e divulgação do seu trabalho. Eles podem ser baixados nas lojas da AppStore e GooglePlay.

Produttivo – Aplicativo de prestação de serviços

O Produttivo é um sistema e aplicativo com funcionalidades que simplificam e automatizam a gestão, execução e comprovação dos mais variados serviços como: manutenções, inspeções, instalações, auditorias e demais trabalhos externos, realizados em campo. 

Ele é dividido entre o sistema web, acessado pelo computador com recursos de gerenciamento focados em atividades de gestão; e o aplicativo, acessado pelo celular pela equipe técnica para criação de relatórios de prestação de serviço. 

Através do Produttivo é possível eliminar o uso do papel e economizar tempo automatizando tarefas que antes eram manuais e trabalhosas. São exemplos de funcionalidades disponíveis no sistema: 

  • Plano de atividades com agendamento automático;
  • Acompanhamento do andamento dos serviços;
  • Envios de comunicação automática com os clientes por WhatsApp;
  • Recebimento e gerenciamento de chamados;
  • Produção de relatórios digitais e personalizados com mais de 13 recursos digitais que poupam tempo de preenchimento da equipe técnica;
  • Acompanhamento de indicadores em tempo real e muito mais!

Se interessou? Você pode se cadastrar gratuitamente no sistema para testar ou então marcar uma demonstração com um de nossos consultores no melhor momento para você. 

Conheça o aplicativo de gestão de serviços Produttivo

Timesheet – Horas Trabalhadas

O Timesheet é um aplicativo de serviços direcionado a autônomos, empreiteiros, trabalhadores por hora ou empregados. Através dele é possível acompanhar as horas trabalhadas, emitindo relatórios em excel, CSV ou HTML e ainda criar faturas com valores para clientes. 

Exemplo de como funciona o aplicativo de serviços Timesheet

GetNinjas – Divulgação da empresa

O GetNinjas é um aplicativo de serviço que funciona como se fosse um classificado virtual para divulgação de diferentes trabalhos. 

Segundo dados da plataforma, são mais de 65 mil profissionais cadastrados em todo Brasil e de diversos segmentos: assistência técnica, design, reformas, reparos, eventos, serviços de beleza e até serviços domésticos. 

O aplicativo pode ser baixado de graça, mas para ter acesso aos pedidos e propostas de serviço dos clientes é preciso assinar um plano. É o profissional que entra em contato com o dono da publicação para negociar as condições do trabalho. 

Exemplo de como funciona o aplicativo de serviços GetNinjas

Triider – Divulgação da empresa

O Triider possui uma proposta semelhante ao GetNinjas, porém, é focado no ramo de manutenção e serviços gerais. 

O usuário recebe até 3 orçamentos em 24 horas e é obrigatório ao prestador de serviço preencher diversos campos em seu cadastro, inclusive comprovando a experiência e incluindo referências.

O aplicativo não cobra mensalidade, mas sim uma taxa caso o serviço seja contratado. 

Exemplo de como funciona o aplicativo de gestão de serviços Triider

O que é possível fazer no aplicativo de prestação de serviço do Produttivo?

O Produttivo ajuda no controle de diferentes tipos de serviço, garantindo maior qualidade e confiabilidade e proporcionando a transformação digital do negócio, com redução de atividades burocráticas e manuais. Veja algumas funcionalidades do aplicativo: 

Cadastrar clientes, equipamentos, peças e materiais

O cadastro de dados do cliente e dos equipamentos ajuda a empresa no acompanhamento e criação de histórico, além de ser um recurso fundamental para o preenchimento automático nos relatórios. 

Cada cadastro gera um QR Code exclusivo que pode ser impresso e colado no local para facilitar a localização do ativo e o preenchimento do formulário. 

Ao escanear o QR Code, o próprio sistema preenche os dados de identificação do ativo e a equipe técnica ainda pode consultar relatórios de inspeções anteriores e outras informações que foram cadastradas sobre eles.

cadastro de ativos inventário de máquinas do Produttivo
cadastro de equipamentos para controle de inspeção de extintores no Produttivo

Agendar serviços de forma automática 

A funcionalidade de planos de atividade permite que a gestão agende serviços recorrentes de forma automática ou configure alertas e lembretes para renovações de contrato. 

Para isso, é preciso definir algumas configurações como: 

  • Para qual cliente é o plano de serviços;
  • Qual formulário/relatório a equipe técnica deve responder durante a execução do serviço;
  • A frequência de realização das atividades (diária, semanal, mensal, quinzenal, entre outros);
  • Quando a atividade deve ser criada para visualização da equipe e dos gestores nos painéis de controle;
  • Data de quando as atividades vão começar e quando vão finalizar de acordo com o contrato;
  • Horário estimado de tempo de execução para os serviços e horário em que devem acontecer
plano de inspeção de extintores automático

Acompanhar o andamento dos serviços das equipes externas

O acompanhamento do andamento dos serviços é feito pelo computador e permite uma visualização completa sobre o status das atividades, facilitando a identificação quando as tarefas estão: 

  • Planejadas ou a realizar;
  • Em andamento;
  • Previstas para acontecer no dia de hoje;
  • Atrasadas;
  • Finalizadas;
  • Revisadas.
exemplo de como funciona o plano de atividades do Produttivo

Receber e gerenciar chamados 

No Produttivo também é possível gerar uma página personalizada de abertura de chamados para que seus clientes solicitem serviços de maneira rápida e digital.

Para acessar a página, cada cliente recebe um acesso diferente, seja por QR Code ou link exclusivo. As informações do solicitante ou do equipamento em questão já são preenchidas pelo próprio sistema e cabe ao cliente apenas deixar um nome e número de contato, descrever a solicitação e, se necessário, anexar fotos. 

Assim que um chamado é criado no sistema, um alerta é gerado tanto no painel administrativo dos gestores, como no aplicativo dos técnicos. Assim a equipe é direcionada para o serviço de forma rápida e eficaz. 

Criar relatórios para registrar e comprovar a execução do serviço

Os serviços são registrados e comprovados através de modelos prontos ou personalizados de ordens de serviço, orçamentos, checklists, relatórios fotográficos e muitos outros tipos de formulários. 

O preenchimento é realizado pelo aplicativo com recursos que economizam tempo na resposta das questões, como:

  • Preenchimento automático de informações do cabeçalho do documento, como identificação da empresa e do cliente feitos pelo próprio sistema;
  • Localização em tempo real preenchida automaticamente;
  • Preenchimento por voz em campos textuais;
  • Inserção de fotos com marcação de data, hora e local de onde e quando foram tiradas;
  • Questões de conformidade e não conformidade com pontuação e geração de alerta;
  • Leitura de QR Code para identificação dos ativos e equipamentos dos clientes;
  • Cálculo automático de tempo de execução do serviço e de valores de peças, serviços e materiais; 
  • Marcação de questões como obrigatórias que evitam a finalização do documento sem que antes todas as questões sejam respondidas; 
  • Coleta de assinaturas na tela do celular ou tablet. 

Depois de finalizar o preenchimento do formulário, o relatório em PDF ou Excel é gerado na hora, já no padrão da sua empresa e pode ser enviado por e-mail ou WhatsApp em instantes. 

Veja um exemplo de relatório criado no sistema do Produttivo:

Modelo pronto e digital: Experimente o modelo de relatório de visita técnica no Produttivo

Assim, o cliente recebe em poucos cliques o relatório do serviço executado, em um documento objetivo e confiável.

Gerar orçamentos com cálculo automático de valores

Orçamentos também podem ser gerados em instantes no aplicativo de serviços do Produttivo. Basta usar um modelo pronto ou personalizá-lo, escolhendo questões e campos de resposta. 

No aplicativo, os responsáveis apenas selecionam os serviços prestados, peças e materiais necessários que já estejam cadastrados no sistema com os respectivos valores, e ao exportar o relatório, ele já sai com o cálculo final dos valores dos serviços. 

Veja um exemplo de orçamento feito no sistema do Produttivo: 

Crie orçamentos personalizados em segundos: Experimente o modelo de orçamento do Produttivo

Comunicar clientes sobre o andamento dos serviços de forma automática 

Com a ajuda do Produttivo o contato com os clientes se torna mais rápido e profissional. Cada atualização sobre os serviços realizados é notificada aos clientes direto do WhatsApp, assim eles conseguem saber em que pé está o serviço. 

Além disso, solicitações podem ser feitas via página de abertura de chamados com inclusão de fotos e descrição do problema que precisa ser solucionado. 

Veja um exemplo de comunicado enviado automaticamente pelo sistema sobre o andamento dos serviços contratados: 

Como funciona a notificação via WhatsApp para clientes

Acompanhar indicadores de operação 

Os indicadores sobre os serviços podem ser acompanhados através dashboards com gráficos bem visuais que facilitam a análise dos dados. 

É possível acompanhar informações como: 

  • Volume de trabalho;
  • Tempo de atendimento;
  • Não conformidades;
  • Nível de satisfação dos clientes; 

Através desses dados é possível entender se a precificação do serviço está correta, se existem períodos de ano que o volume de trabalho aumenta ou cai, a qualidade do serviço vs a satisfação dos clientes e quais são as não conformidades mais recorrentes e quais ações podem ser implementadas para evitá-las. 

Exemplo de dashboard de manutenção com indicador de inspeções

Quais são as vantagens dos aplicativos de serviços?

As vantagens em utilizar um aplicativo de serviços são inúmeras e trazem benefícios para a operação como um todo. Confira: 

Divulgação a um custo mais baixo

Normalmente os aplicativos para divulgação de serviços não cobram mensalidade, mas sim, uma taxa sobre cada serviço contratado, o que torna o seu uso mais barato e vantajoso, principalmente para autônomos e pequenas empresas.

Funcionalidades que facilitam a rotina diária das equipes 

Já os aplicativos de serviço para gerenciamento das demandas possuem recursos que facilitam a rotina das equipes, automatizando tarefas, eliminando o uso do papel, promovendo digitalização e integrando informações importantes para a tomada de decisão. 

Além disso, se tornam descomplicadas a criação de relatórios, a comunicação com os clientes e o gerenciamento da equipe em campo. 

Controle da demanda de serviços na palma da mão

Alguns aplicativos de serviços auxiliam no controle de tempo de execução de atividades e também na criação da agenda da equipe, o que melhora a organização dos profissionais, a previsibilidade das demandas e faz com que não existam atrasos ou esquecimentos.  

Praticidade no preenchimento de relatórios

Seja na hora de criar ou preencher um relatório de prestação de serviço, o aplicativo de serviços agiliza o trabalho, possibilitando também o compartilhamento do documento em tempo real com o gestor ou o cliente.

Fim de preenchimentos no papel

O papel ainda está presente em diversas empresas prestadoras de serviços, no entanto, possui várias desvantagens, como rasuras, fragilidade do documento, esquecimentos, retrabalhos e dificuldades de armazenamento. 

Ao possibilitar a criação de relatórios digitais, o aplicativo de serviços digitaliza a operação e elimina todos esses problemas, inclusive acabando com algumas atividades que antes eram manuais e agora podem ser feitas pelo próprio sistema. 

Dados salvos na nuvem automaticamente

Aplicativo de serviços oferecem o backup automático dos documentos na nuvem, o que facilita a consulta de informações e acaba com o desafio do armazenamento comum com o uso do papel. 

Além disso, os documentos gerados já podem ser enviados em instantes por e-mail ou WhatsApp, agilizando as próximas etapas do trabalho.

Redução do tempo de execução de atividades manuais

Se antes era preciso transferir os documentos no papel para o computador, com o aplicativo de serviços essa etapa é eliminada. 

Além disso, os sistemas digitais reduzem as chances de retrabalho em casos de erros no preenchimento. Tudo vai depender do tipo de aplicativo de serviços e qual a finalidade do gestor em utilizá-lo.

Fidelização de clientes 

O relacionamento entre clientes e profissionais é simplificado com a ajuda do aplicativo de serviços, porque toda a comunicação é feita em instantes por WhatsApp ou canais oficiais da empresa, como páginas de abertura de chamados. 

Ao oferecer uma boa comunicação e o suporte necessário, os profissionais estão contribuindo para a satisfação e fidelização dos clientes, que também pode ser acompanhada e medida através do envio de pesquisas de satisfação. 

Transformação digital do negócio 

Utilizar um aplicativo de serviços significa dar mais um passo em direção à transformação digital do negócio, que é muito importante devido a alta competitividade do mercado e a busca por novos clientes e ampliação da atuação dos profissionais. 

Redução do tempo gasto com tarefas manuais

A automação de tarefas que alguns aplicativos de serviços proporcionam, fazem com que tarefas que antes eram manuais possam ser desenvolvidas pelo próprio sistema ou sejam agilizadas com recursos digitais. 

Assim, o tempo ganho com essas ferramentas pode ser investido em atividades mais estratégicas para o aprimoramento e crescimento do negócio. 

Aplicativo de serviços Produttivo: Funcionalidades para controle completo do seu negócio!

Aproveite para fazer um cadastro no sistema do Produttivo e experimentar todas as funcionalidades liberadas enquanto durar o período de teste. Veja como o controle dos serviços pode economizar tempo, fidelizar mais clientes e melhorar a qualidade dos serviços. 

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