técnico realizando uma inspeção de extintores

Inspeção de extintores: como fazer e modelo pronto de ficha

A inspeção de extintores, quando realizada de forma correta, evita acidentes e faz com que ninguém seja pego de surpresa em momentos de emergência. Isso porque avalia mensalmente uma série de fatores que atestam a condição de funcionamento dos equipamentos.

Entenda como a inspeção de extintores funciona, quais requisitos ela avalia e tenha acesso a um modelo pronto de ficha de inspeção digital para usar no sistema de Produttivo, junto a uma série de outras funcionalidades que permitem controlar as não conformidades detectadas e a realização do seu serviço como um todo. 

Experimente: Modelo pronto de ficha de inspeção de extintores digital em formato de checklist 

O que é uma inspeção de extintores? 

A inspeção de extintores é uma avaliação periódica que examina as condições de vários componentes, de forma a identificar não conformidades que apontem a necessidade de manutenções. 

Ao analisar aspectos externos aos extintores como selos, mangueira e manômetro, a inspeção busca entender qual a condição de operação do equipamento e o tipo de manutenção que pode ser empregada, caso necessário. 

Devido à importância de extintores na prevenção e combate contra incêndio, as inspeções devem ser realizadas todos os meses, conforme os cronogramas pré-estabelecidos. 

Modelo de checklist de manutenção de extintores para usar no aplicativo do Produttivo. Modelo com questões de conformidade, fotos, assinatura digital e mais

Para que serve a inspeção de extintores?

Ao averiguar detalhes sobre os equipamentos de combate contra incêndio, a inspeção de extintores assegura o funcionamento e o desempenho adequado desses dispositivos, além de contribuir para a segurança dos usuários. 

Em última instância, as inspeções realizadas nas frequências corretas fazem com que as empresas, edifícios e demais espaços coletivos cumpram as normas regulamentadoras, se enquadrando nas exigências da lei. 

Experimente agora: Modelo digital de checklist de combate a incêndio

Qual a periodicidade de inspeção de extintores?

A inspeção de extintores deve ser realizada mensalmente de acordo com diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Já nos casos de manutenção de extintores, as intervenções variam para cada nível de manutenção a ser realizada, conforme veremos mais adiante.

O que se deve verificar numa inspeção de extintores?

A preocupação da inspeção de extintores deve ser em investigar indícios que apontem a necessidade de realização de manutenções nos equipamentos, de forma a deixá-los aptos para uso o mais rápido possível. Por isso, ela avalia os seguintes aspectos: 

Integridade do lacre 

O lacre dos extintores é um mecanismo de segurança, que ajuda a evitar o acionamento não autorizado e a garantir que o equipamento está bem lacrado e em boas condições de uso. Por isso, a checagem deve avaliar a inviolabilidade do lacre e garantir que ele não apresenta possibilidades de ruptura ao ser utilizado.

Quadro de instruções 

O quadro de instruções deve conter as orientações a respeito do manuseio dos extintores, de acordo com cada modelo. Nesse caso, a inspeção de extintores deve avaliar se as informações estão legíveis e íntegras e se não apresentam desgastes que prejudiquem a identificação e leitura dos dados.  

Componentes externos 

Quanto aos componentes externos, a inspeção deve verificar os seguintes itens: 

  • Existência de danos e corrosões nas partes externas dos cilindros dos extintores e seus componentes;
  • Integridade e adequação da mangueira de descarga, das válvulas, do pinho, difusor e cilindro para o gás expelente, quando aplicável;
  • Existência de danos nas conexões da mangueira, no bico, no pino e nos lacres;
  • Posição e condição do ponteiro do indicador de pressão do manômetro;
  • Cores dos anéis, indicando que o extintor passou por manutenções; 
  • Integridade do conjunto de rodagem e transporte.

Passagem de carga dos extintores CO²

A inspeção de extintores também deve avaliar a carga real de gás, que pode ser realizada através da pesagem, que, por sua vez, vai averiguar a massa encontrada em comparação com o valor presente na válvula de descarga, tendo uma tolerância de até 10% da carga descrita.

Local de instalação e existência de obstruções 

O espaço em que o extintor está instalado deve ser examinado segundo alguns critérios como: localização e alturas adequadas, facilidade de visualização, presença de sinalizações, apoios ou suportes em que estejam apoiados, além da existência de obstruções que possam atrapalhar o acesso ao equipamento.

Sinalização e posicionamento

A sinalização dos extintores deve seguir as normativas previstas na NR 23, que exigem: 

  • Marcação do espaço destinado aos extintores com um círculo vermelho ou com uma seta larga vermelha, com bordas amarelas;
  • Pintura do piso abaixo do extintor com tinta vermelha numa faixa que compreenda uma área de 1,00m x 1,00m.

Prazos de próximas intervenções

E, por último, a inspeção de extintores deve se certificar que as datas de próximas intervenções (sejam inspeções ou manutenções) estejam identificadas no equipamento. 

Outras informações que devem ser observadas são a data da última manutenção, do último teste hidrostático, da última recarga, as validades de cada intervenção, a existência do selo do Inmetro e os dados do fabricante. 

Checklist de inspeção de Sistema de Combate a Incêndios digital para usar dentro do sistema do Produttivo

O que é Inspeção Nível 1, 2 e 3 em extintores?

A inspeção de extintores em nível 1, 2 e 3 acontece quando os equipamentos precisam passar por manutenções. 

O que vai definir o nível de inspeção é o tempo desde a última intervenção, além de alguns outros critérios relacionados ao aparecimento de desgastes nos extintores, como veremos a seguir: 

Manutenção de nível 1

É um tipo de inspeção de extintores que acontece todos os meses com o objetivo de avaliar detalhadamente todos os componentes dos equipamentos, de forma a garantir que estão em boas condições de operação. 

Essa avaliação é realizada no local de instalação dos extintores e avalia os pontos técnicos que citamos anteriormente: 

  • Condições das mangueiras;
  • Integridade das conexões e do bico;
  • Estado do anel que envolve a válvula do extintor;
  • Indicação verde no manômetro;
  • Informações presentes no selo do Inmetro.

Caso seja necessário, limpezas, reapertos ou substituição de componentes podem ser realizados de forma preventiva, evitando o desgaste dos componentes com o passar do tempo.

Registre inspeções e manutenções com um modelo de checklist de extintores digital!

Manutenção de nível 2

A manutenção de segundo nível acontece anualmente para a realização da recarga dos extintores e verificação do estado de componentes internos. Para ser realizada, o equipamento é encaminhado até a empresa responsável que realiza os seguintes procedimentos: 

  • Desmontagem completa do equipamento, 
  • Limpeza de componentes; 
  • Inspeção de peças e partes internas;
  • Ensaios nos componentes;
  • Recargas e pressurização;
  • Colocação dos anéis, travas e lacres. 

Manutenção de nível 3

A manutenção de terceiro nível realiza as mesmas verificações que a manutenção de segundo nível, revisando o extintor por inteiro. 

A única diferença é que no terceiro nível, o teste hidrostático é executado. Esse procedimento verifica a presença de vazamentos e a resistência do instrumento, comprovando assim que as estruturas dos extintores estão íntegras e em condições de uso.

O que diz a NBR inspeção de extintores? 

Existem uma série de normativas que tratam sobre extintores, cada uma aborda um aspecto diferente. Conheça as principais: 

  • NBR 12962: É a norma técnica que trata especificamente sobre a realização de inspeções e manutenções nos extintores. Nela estão descritas orientações sobre como deve ser o processo de checagem do equipamento e os critérios de qualidade que devem ser respeitados;
  • NBR 12274: Nesta norma estão dispostos os requisitos mínimos para a inspeção e ensaio de verificação de cilindros de gases;
  • NBR 14105-1: Trata dos medidores de pressão, estabelecendo requisitos de fabricação, classificação, realização de ensaios e utilização;
  • NBR 15808: Determina os requisitos para garantia da segurança e do desempenho de extintores de incêndio portáteis;
  • NBR 15809: Estabelece normativas a serem adotadas para extintores de incêndio sobre rodas, como requisitos de enchimento e de pressão.
  • NBR 5426: Define como devem ser os planos de amostragem e os procedimentos de inspeção por atributos. 
Modelo de checklist de manutenção de extintores para usar no aplicativo do Produttivo. Modelo com questões de conformidade, fotos, assinatura digital e mais

Como fazer inspeção de extintores?

A inspeção de extintores é simples, mas requer muita organização, planejamento e documentação. Veja como realizá-la passo a passo com as dicas que preparamos:

1. Crie uma lista contendo todos os extintores do local

Mapear a quantidade e os tipos de extintores, bem como a localização de cada um, é essencial para organizar as inspeções e não perder prazos. 

Por isso, comece fazendo uma listagem de todos os extintores que precisam passar por inspeção. Reúna as principais informações sobre eles e que podem contribuir com o processo de inspeção. 

Lembre-se que esse mapeamento pode servir como uma ótima fonte de histórico de dados. Por isso, aqui a dica aqui é preferir realizá-lo em um sistema digital, que permita um armazenamento seguro das informações, além de uma melhor organização.

Um exemplo é o Produttivo, software de gestão de serviços em que é possível cadastrar todos os ativos de forma simples e descomplicada. Veja um exemplo:

cadastro de equipamentos para controle de inspeção de extintores no Produttivo

Ao cadastrar os extintores, eles recebem um QR Code exclusivo que pode ser fixado no local de instalação, o que ajuda na localização dos técnicos, no preenchimento dos relatórios digitais e também na abertura de chamados, caso seja necessário. 

2. Desenvolva um plano de inspeção

O plano de inspeção de extintores é o documento que vai organizar as datas de realização das checagens, a periodicidade em que devem ocorrer e os responsáveis, funcionando como um cronograma de inspeções. 

Ele oferece uma visão geral e completa sobre os serviços que precisam ser realizados, de modo que nenhuma verificação seja negligenciada. 

Ele pode ser feito em planilhas eletrônicas, como esse modelo em Excel, criado pelo Produttivo e que você pode baixar gratuitamente e adaptar a sua necessidade: 

Imagem do plano de manutenção predial conforme NBR 5674 em excel para baixar gratuitamente

Baixe o plano de manutenção gratuitamente aqui!

Além de identificar o extintor que passará pela inspeção é possível incluir quais itens serão verificados. 

Outra opção é montar um plano de inspeção em software e aplicativos que realizam o agendamento das inspeções de forma automática, conforme as configurações e definições de periodicidades determinadas no sistema. Veja um exemplo de como o plano de inspeção é criado no Produttivo:

plano de inspeção de extintores automático

3. Elabore uma ficha de inspeção em formato de checklist 

Depois do plano de inspeção é hora de planejar o documento que vai guiar todo esse processo: a ficha de inspeção de extintores. 

Ela serve para orientar as ações dos responsáveis pela execução do serviço, lembrando quais itens devem ser verificados e abrindo espaço para anotações, inclusões de fotos ou outras informações que precisem ser registradas e auxiliem na comprovação de realização do serviço. 

A recomendação é que a ficha de inspeção de extintores seja criada no formato de checklist, porque assim garante que nenhum detalhe seja esquecido na realização do serviço. 

Veja um exemplo: 

Experimente grátis o modelo de checklist de inspeção de extintores

Nos checklists digitais, feitos em sistemas como o Produttivo, as fichas podem ser totalmente personalizadas e adaptadas, sendo possível escolher entre mais de 13 opções de campos de resposta e incluir fotos tiradas na hora com marcação de data e horário. 

Além disso, as informações da empresa, do cliente e do extintor são preenchidas de forma automática pelo próprio sistema, com base nos cadastros realizados na plataforma. As assinaturas também são coletadas digitalmente na tela do celular dos responsáveis. 

4. Documente tudo o que foi identificado na visita e oriente sobre as próximas ações 

Utilize as fichas de inspeção para documentar todos os pontos identificados nas visita, principalmente quais itens estão em não conformidade e ações sugeridas como próximos passos para corrigir as irregularidades identificadas.

Modelo de ficha de inspeção de extintores 

A ficha de inspeção é uma exigência para todos os extintores e deve apresentar as seguintes informações: 

  • Data de realização da inspeção;
  • Identificação do extintor (Sigla, nome do fabricante, mês e ano de fabricação, código e patrimônio);
  • Identificação da empresa que realizou a inspeção (Nome, endereço, CNPJ, telefone, e-mail);
  • Identificação do proprietário do extintor (Nome, endereço, CNPJ, telefone, e-mail);
  • Informações de histórico (Data de realização da última inspeção, número do selo do INMETRO, nível de manutenção executado, responsável pela inspeção);
  • Assinaturas.

Veja alguns exemplos de ficha de inspeção de extintores prontos que você pode utilizar no formato que preferir: 

Ficha de inspeção de extintores Word 

Essa ficha de inspeção em Word, faz parte do Kit Checklist criado pelo Produttivo. Ela é feita em formato de checklist e traz questões sobre aspectos gerais do equipamento, conformidade com normas técnicas e sinalizações necessárias, entre elas: 

  • Certificado de ensaios conforme a norma ABNT NBR 11861 nas mangueiras;
  • Aspecto Geral do Equipamento;
  • Pressão Interna;
  • Validade;
  • Capacidade;
  • Classe;
  • Lacre;
  • Manômetro;
  • Carga;
  • Mangueira;
  • Pino de travamento;
  • Alavanca;
  • Alça;
  • Suporte;
  • Sinalização da área;
  • Sinalização do solo.

É possível personalizar o modelo incluindo outras questões, adicionando fotos ou observações em formato de texto. Para quem prefere, o modelo pode ser impresso para ser levado na inspeção e preenchido em papel. Veja como ele fica: 

Baixe o modelo de ficha de inspeção de extintores gratuitamente

Ficha de inspeção de extintores PDF

A ficha de inspeção de extintores em PDF do Produttivo é gerada logo ao final da visita, e já sai pronta para ser enviada a clientes ou gestores. 

O grande diferencial é que o preenchimento acontece em aplicativo e todas as informações são coletadas no celular ou tablet do responsável pela inspeção: assinaturas, imagens que saem com marcação de data e hora e campos de checklist. 

Para facilitar o preenchimento ainda mais, tornando-o mais rápido, o sistema disponibiliza vários recursos: 

  • Informações da empresa, do cliente e dos extintores preenchidas automaticamente com base nos cadastros feitos no sistema;
  • Preenchimento de campos textuais por comando de voz;
  • Marcação de geolocalização com base nas coordenadas geográficas de onde o preenchimento foi realizado;
  • Marcação de questões como obrigatórias, evitando o esquecimento de preenchimentos;
  • E muito mais!

Veja como o modelo fica após ser preenchido: 

Teste o modelo grátis e personalize do seu jeito!

Ainda é possível incluir logo e mudar as cores do relatório, deixando-o mais profissional. Que tal experimentar na prática? Para isso basta fazer seu cadastro no Produttivo e aproveitar! 

Planilha de inspeção de extintores em Excel

Agora, se você busca melhorar o controle sobre as inspeções de extintores da sua empresa, te indicamos o material gratuito de plano de manutenção. 

Ele funciona como um calendário em que você registra as frequências de datas das inspeções, junto aos responsáveis e extintores que passarão pelas checagens. 

Essa planilha te ajuda a melhorar a organização das inspeções e a não perder prazos. Veja como usá-la na prática, através desse passo a passo que preparamos: 

Baixe o plano de manutenção gratuitamente

Como a tecnologia pode melhorar o controle de inspeção de extintores?

A tecnologia pode trazer inúmeras transformações na forma como você realiza o controle de inspeções de extintores:

  • Agilizar e digitalizar a produção de relatórios;
  • Desburocratizar e automatizar atividades que antes eram manuais;
  • Melhorar a organização dos planos de inspeção e manutenção;
  • Melhorar o controle sobre a equipe técnica e os serviços prestados;
  • Melhorar a criação de histórico e o armazenamento de informações;
  • Ter uma gestão de ativos mais eficiente. 

Essas são só algumas das facilidades que uma empresa tem ao optar por digitalizar os serviços utilizando softwares e aplicativos. Se você também deseja se beneficiar dessas vantagens, te apresentamos o Produttivo

O Produttivo é um software e aplicativo criado para promover uma gestão de serviços mais digital, descomplicada e livre dos problemas causados por controles em papel. Por isso, o Produttivo oferece: 

  • Criação de planos de inspeção e atividades de forma automática;
  • Acompanhamento em tempo real de demandas planejadas, em atraso e realizadas;
  • Relatórios inteligentes, digitais e padronizados com recursos que colaboram para um preenchimento mais ágil;
  • Página de abertura de chamados para envio e gerenciamento de solicitações dos clientes;
  • Painel de indicadores sobre a operação e atendimento da equipe técnica;
  • Comunicação facilitada com o cliente, de forma automática através do envio de notificações sobre o status do serviço por WhatsApp;
  • Envio de pesquisas de satisfação para mensuração da opinião dos clientes sobre os serviços prestados;
  • E muito mais. 

Conheça as soluções e funcionalidades do Produttivo para o seu serviço, fazendo um cadastro no sistema e aproveitando todos os recursos disponíveis por 15 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima