Sinalização de emergência conforme NR 26

NR 26 – Sinalização de segurança: o que é e como aplicar?

A NR 26 é a norma regulamentadora do Governo Federal que estabelece as diretrizes para sinalização de segurança no ambiente de trabalho, utilizando cores padronizadas para indicar os riscos existentes no local.

No artigo a seguir, entenda a importância da NR 26, veja como a sinalização de segurança é feita e conheça ferramentas digitais para acompanhar o cumprimento da norma. Boa leitura!

Veja também: Modelo de Ordem de Serviço NR 1 digital para preencher em aplicativo

O que é a NR 26 Sinalização de segurança?

A NR 26 é uma norma regulamentadora que faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho. Ela estabelece medidas de sinalização de segurança no ambiente de trabalho de modo a prevenir acidentes e garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Essa norma define as cores que devem ser utilizadas para identificar e alertar sobre os riscos nos ambientes de trabalho, definindo também os formatos e as dimensões dos sinais de segurança.

Ou seja, a NR 26 determina o uso da sinalização e suas cores, alertando dos perigos de forma visual, padronizada e fácil de entender.

Modelos de checklist NR 13 e outras NRs para baixar gratuitamente

Qual o objetivo da NR 26?

O objetivo da NR 26, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, é regular a utilização de sinais de segurança nos locais de trabalho, a fim de prevenir acidentes e garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Ela busca assegurar que os ambientes laborais sejam devidamente sinalizados, de acordo com padrões definidos, de forma a alertar sobre os possíveis riscos presentes no local.

Além disso, a NR 26 estabelece as responsabilidades das empresas e dos colaboradores em relação à sinalização de segurança, estabelecendo uma comunicação clara e eficaz para que todos compreendam os potenciais perigos existentes no ambiente de trabalho e possam agir de maneira adequada para evitar acidentes.

A norma deve ser considerada uma medida preventiva, com o objetivo de reduzir acidentes e doenças ocupacionais. Ainda, de acordo com a normativa, a sinalização de segurança não substitui outras formas de prevenção, mas deve ser aplicada em conjunto com outras medidas.

Onde a NR 26 se aplica?

A NR 26 se aplica a todos os locais de trabalho no Brasil, independentemente do setor ou da atividade realizada. Ela é direcionada a todas as empresas e estabelecimentos que possuem funcionários, sejam eles públicos ou privados, tais como indústria, comércio, serviços e outros espaços.

Nesses ambientes, a NR deve ser usada para identificar:

  • Equipamentos de segurança, como EPIs;
  • Tubulações que conduzem líquidos e gases;
  • Áreas delimitadas;
  • Produtos químicos;
  • E outros riscos existentes.

Além disso, a NR 26 ainda determina a rotulagem e classificação de produtos químicos, como veremos mais adiante.

Como deve ser feita a sinalização de segurança?

A norma regulamentadora nº 26 se baseia em dois recursos principais: a sinalização por cores, e a classificação e rotulagem dos produtos químicos. Vamos entender mais sobre isso:

Sinalização por cores

A NR 26 determina quais cores devem ser utilizadas para identificar qual tipo de risco, e a sinalização deve respeitar o padrão de cores determinadas.

A adoção das cores é obrigatória para comunicação de segurança a respeito dos riscos, além de sinalizar a presença de tubulações, equipamentos e áreas delimitadas, como vimos anteriormente. Um exemplo é a sinalização de extintores, que são equipamentos de segurança e sempre são indicados por placas de cor vermelha.

O uso das cores ainda é importante porque permite uma comunicação visual de fácil entendimento que não causa distrações, já que as cores são padronizadas.

Continue lendo o artigo para saber quais são as cores utilizadas e quais perigos cada uma representa.

Classificação e rotulagem

Já a classificação e rotulagem preventiva de produtos químicos se refere aos produtos utilizados no local de trabalho que apresentam riscos à saúde ou segurança dos funcionários.

Os critérios para identificação desses riscos são estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), que é uma abordagem universal estabelecida pela ONU.

Para a classificação dos perigos, é necessário fazer uma avaliação toxicológica que analise os limites de toxicidade do produto em caso de ingestão, contato tópico ou inalação.

São nove classes de produtos perigosos no total, vamos conhecê-las:

  • Explosivos;
  • Gases;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Sólidos inflamáveis;
  • Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • Substâncias tóxicas e infectantes;
  • Materiais radioativos;
  • Materiais corrosivos;
  • Substâncias perigosas diversas.

Produtos que se enquadram em alguma das categorias acima devem passar, após a classificação, por uma rotulagem preventiva que inclua:

  • Identificação e composição do produto;
  • Pictogramas de perigos;
  • Palavra de advertência;
  • Frases de perigo;
  • Frases de precaução;
  • Informações suplementares.

Essas informações devem constar tanto no rótulo do produto quanto em uma ficha de segurança, a FISPQ. Cada produto deve possuir sua própria ficha.

Caso o produto não seja classificado como perigoso conforme o GHS, ele deve passar por rotulagem preventiva simplificada contendo o nome, do que se trata e recomendações de precaução.

Modelos de checklist NR 13 e outras NRs para baixar gratuitamente

Quais são as cores para a sinalização de segurança?

A NR 26 define e padroniza as cores usadas para sinalização de segurança no ambiente de trabalho — cada uma possui significados específicos, e seu uso correto é fundamental para alertar os trabalhadores sobre os diferentes tipos de riscos e situações presentes no local.

Vamos conhecer quais são as cores usadas na sinalização de segurança e seus respectivos significados:

Vermelho

Deve ser usado para indicar equipamentos de proteção e combate a incêndio, como extintores e portas de saída de emergência.

A cor vermelha também é utilizada em botões de parada de emergência, sinais de parada obrigatória e de proibição, sinalização de tapumes e barricadas. Além disso, em equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser vermelha.

Leia também: Inspeção de extintores: como fazer e modelo pronto de ficha

Laranja

Já o laranja é um indicador de perigo, sendo utilizado para indicar as partes móveis de máquinas e equipamentos, faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos, entre outros.

Também é usado para sinalizar equipamentos de salvamento aquático, como boias, coletes salva-vidas e outros.

Amarelo

O amarelo indica que é necessário tomar cuidado. É usado em corrimões, parapeitos, pisos, portas de elevadores, escadas rolantes, meio-fio com diferença de nível, áreas ao redor de equipamentos de combate a incêndios e equipamentos de transporte e manipulação de materiais, tais como empilhadeiras e tratores.

Também pode ser utilizado para sinalizar prevenção de acidentes, indicando cuidado com áreas de risco ou onde há necessidade de atenção especial. Quando usado em conjunto com o preto, indica perigo duplo.

Leia também: Check list empilhadeira: como fazer? Baixe modelos grátis!

Verde

Por sua vez, o verde é uma cor que representa segurança. A cor é usada para identificar equipamentos de primeiros socorros, EPIs, faixas de segurança que delimitam o acesso a áreas com riscos mecânicos, áreas de vivência (como espaço para fumantes), sinalização de portas de entrada em salas de atendimento de urgência, saídas de emergência e pontos de encontro.

Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de oxigênio deve ser de cor verde.

Azul

O azul é usado para indicar uma ação obrigatória, tais como o uso de EPIs, ou ainda para impedir a inicialização ou movimentação de equipamentos. Por isso, pode ser utilizado também para sinalizar dispositivos de segurança em máquinas.

Leia também: Como fazer uma ficha de EPI + modelo pronto

Púrpura

Já o púrpura indica os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É usado em portas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos, recipientes contendo materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos, e em sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

Branco

O branco indica áreas de circulação e passagens de pessoas, além de demarcar o sentido de circulação e outras setas de sinalização. Também é usado para identificar equipamentos como coletores de resíduos de serviços de saúde e áreas de armazenamento de equipamentos de emergência.

Preto

Por fim, o preto sinaliza áreas onde há riscos específicos, como zonas de movimentação de cargas pesadas ou materiais perigosos. Por isso, é usado para indicar a presença de coletores de resíduos não relacionados a serviços de saúde.

Também pode ser usado para identificar canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.


Essas cores são utilizadas em diversos tipos de sinalização, como placas, adesivos, fitas e pinturas, e são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Qual a relação da NR 26 com produtos químicos?

Conforme explicamos anteriormente, a NR 26 é a norma que determina a classificação dos produtos químicos conforme padrões internacionais, bem como sua rotulagem e a elaboração da ficha de segurança para cada produto.

Dessa forma, as diretrizes da norma orientam quanto à conscientização dos riscos associados ao manuseio, armazenamento e utilização de substâncias químicas perigosas.

A sinalização adequada também pode ajudar a identificar áreas onde esses produtos estão armazenados, indicar os equipamentos de proteção individual necessários para lidar com eles e alertar sobre os procedimentos de emergência em caso de vazamentos ou acidentes.

A sinalização de segurança relacionada a produtos químicos inclui o uso de cores específicas, símbolos e avisos que alertam os trabalhadores sobre os perigos envolvidos e as precauções necessárias para manipular essas substâncias com segurança.

Qual a relação da NR 26 com a NBR 7195?

Apesar das normas regulamentadoras serem diretrizes do Governo Federal relacionadas à segurança do trabalho, elas abordam temas em comum com as NBRs, que são normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tanto a NR 26 quanto a NBR 7195 estão associadas à sinalização de segurança no ambiente de trabalho, embora sejam regulamentações distintas com propósitos diferentes. Vamos entender melhor:

  • NR 26: a norma regulamentadora nº 26, como falamos anteriormente, define os requisitos para a sinalização de segurança nos locais de trabalho, com o objetivo de prevenir acidentes e promover a saúde e integridade dos trabalhadores;
  • NBR 7195: é uma norma brasileira estabelecida pela ABNT que trata especificamente das cores utilizadas na identificação de tubulações para o transporte de fluidos em geral. Essa norma estabelece um código de cores para a identificação visual rápida e eficaz dos conteúdos das tubulações industriais, facilitando a compreensão e o manejo seguro dos sistemas.

Embora a NR 26 e a NBR 7195 abordem aspectos diferentes da sinalização no ambiente de trabalho, elas estão relacionadas quando se trata de manter um ambiente de trabalho seguro, especialmente em ambientes industriais onde há o transporte e manuseio de substâncias químicas e fluidos. Portanto, é essencial observar as diretrizes de ambas as normas para garantir a segurança e a conformidade no local de trabalho.

Modelos de checklist NR 13 e outras NRs para baixar gratuitamente

Como aplicar a NR 26?

Para aplicar a NR 26 de forma eficaz, é fundamental que as empresas tomem algumas medidas importantes. Separamos um passo a passo para te ajudar a aplicar a NR 26 na sua empresa:

Identifique e mapeie os riscos

Realize uma avaliação completa do local de trabalho para identificar todos os potenciais riscos e determinar quais áreas necessitam de sinalização de segurança.

Leia também: Mapa de Riscos: o que é, para que serve e quais são os tipos?

Ao fazer a análise de riscos, você pode documentar os possíveis perigos em um checklist de segurança do trabalho, como este modelo de checklist de segurança do trabalho gratuito em Word:

O checklist segurança do trabalho pode ser preenchido diretamente pelo computador, ou ainda impresso. Para baixar gratuitamente, é só acessar o Kit DDS e aproveitar mais 6 materiais totalmente gratuitos que podem fazer parte da rotina de Diálogos Diários de Segurança e contribuir par a segurança do trabalho na sua empresa!

Kit DDS com checklist de segurança pronto para baixar

Crie um programa de prevenção com plano de ação

Com a identificação e registro dos riscos, o próximo passo é criar um programa de prevenção que alie a sinalização de segurança a outras medidas preventivas, de modo a evitar a ocorrência de acidentes.

Uma sugestão é criar um plano de ação, com prazos, medidas que serão implementadas, responsáveis, métodos que serão empregados e até procedimentos para avaliar a efetividade das estratégias aplicadas.

Leia também: Modelo de plano de ação: o que é e como fazer?

Treine os colaboradores

Forneça treinamento adequado para os funcionários, para que eles compreendam o significado das diferentes cores e sinais de segurança, bem como saibam os procedimentos a serem seguidos em situações de emergência.

Acompanhe números e indicadores

Esteja atento a feedbacks e sugestões dos funcionários e promova uma cultura de segurança contínua, buscando sempre aprimorar os protocolos de segurança existentes.

Você também pode estabelecer alguns indicadores de segurança do trabalho, como quantidade de acidentes, taxa de gravidade dos acidentes, quantidade de EPIs utilizados, entre outros.

Seguindo esses passos, é possível implementar a NR 26 de maneira eficaz, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os funcionários.

O que verificar na inspeção de NR 26?

Mesmo após aplicar as medidas da NR 26 com sucesso, é preciso fazer inspeções regulares para avaliar se as medidas estão sendo eficazes e se será necessário fazer alguma alteração ou atualização.

Veja alguns itens que devem ser verificados na inspeção de NR 26:

  • Sinalização adequada nos equipamentos de proteção contra incêndio;
  • Sinalização adequada nos equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Sinalização adequada nas partes móveis de máquinas e equipamentos;
  • Sinalização adequada em escadas, escadas rolantes, pisos e elevadores;
  • Sinalização adequada de cada área, como:
    • Áreas de descanso;
    • Áreas para fumantes;
    • Salas de atendimento de urgência;
    • Saídas de emergência, entre outras.
  • Sinalização adequada de ações obrigatórias;
  • Sinalização de áreas de passagem e circulação de pessoas;
  • Uso adequado das cores conforme exigido pela NR 26.

Para isso, você pode utilizar um checklist, que é uma lista de itens que precisam ser conferidos e assinalados como conforme ou não conforme pelo responsável.

Modelo de Checklist NR 26

Com o Produttivo, você pode criar um checklist NR 26 personalizado e ainda fazer o preenchimento direto pelo celular ou tablet durante a inspeção.

Olha só como fica um checklist NR 26 preenchido pelo sistema Produttivo e exportado em PDF:

É possível alterar as questões e as opções de resposta, usando recursos como textos longos, curtos, questões de resposta obrigatória, valores, preenchimento por voz e muito mais.

Os checklists digitais do Produttivo ainda contam com muitos diferenciais que vão agilizar as inspeções na sua empresa, como:

  • Possibilidade de personalizar o relatório com as cores e logo da empresa;
  • Envio automático do relatório por e-mail ou WhatsApp logo após o preenchimento;
  • Acompanhamento de todas as atividades em tempo real por meio do painel web;
  • Registro fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data e horário, para comprovação;
  • Assinatura digital;
  • E muitos outros recursos.

Para criar seu próprio checklist com o Produttivo, é só se cadastrar e aproveitar o teste grátis por 15 dias com todas as funcionalidades liberadas!


O Produttivo é um software e aplicativo que te ajuda a planejar, executar e comprovar seus serviços. Além dos checklists totalmente personalizados, o sistema ainda oferece modelos prontos de relatórios, ordens de serviço e outros formulários.

Olha só o modelo digital de Ordem de Serviço NR 1:

A ordem de serviço NR 1 é ideal para evidenciar os riscos ocupacionais, instruir quanto a precauções para evitar acidentes e destacar medidas preventivas adotadas pela empresa.

Para quem faz inspeções de segurança do trabalho, o Checklist Digital Segurança do Trabalho é um aliado na busca por perigos e não conformidades que ameaçam a saúde e integridade dos colaboradores:

O checklist de segurança do trabalho contém perguntas básicas para verificar se um procedimento ou uma norma está sendo cumprida da forma correta, preservando a segurança dos trabalhadores.

Já o modelo de Ficha de EPI digital ajuda a acompanhar a distribuição dos equipamentos de proteção individual para a equipe:

Como o uso de EPI é obrigatório e a responsabilidade de fiscalização é da empresa, o uso da ficha é uma garantia, além de ajudar a controlar o estoque e conscientizar os trabalhadores.

Todos os modelos do Produttivo são totalmente digitais, evitando problemas como acúmulo de papel, rasuras e retrabalho na digitalização dos documentos.

Além disso, o Produttivo ainda conta com:

  • Preenchimento automático do cabeçalho com base nos cadastros do sistema, agilizando a inspeção;
  • Preenchimento offline do relatório, permitindo que o responsável insira as informações no sistema mesmo sem acesso à internet;
  • Armazenamento de todos os relatórios em nuvem;
  • Plano de atividades para agendar as próximas inspeções com antecedência;
  • QR Code exclusivo para cada equipamento, facilitando o acompanhamento de cada maquinário;
  • Indicadores automáticos para identificar gargalos e pontos fortes da empresa;
  • E muito mais!

Faça já o teste grátis e experimente na prática todos os benefícios que o Produttivo oferece para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima