prontuário de instalações elétricas

Prontuário de instalações elétricas: o que é e como fazer

O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) é uma exigência da NR-10 para alguns empreendimentos. Além disso, ele ajuda no cuidado com a segurança dos profissionais da área.

No artigo a seguir, entenderemos qual a importância do PIE, o que diz a norma regulamentadora e como elaborar.

Veja também: Modelo de checklist de inspeção visual de SPDA digital para usar e adaptar

O que é o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE)?

O Prontuário de Instalações Elétricas, ou PIE, é um conjunto de documentos que reúne todos os dados referentes às instalações elétricas de um empreendimento.

Isso inclui laudo técnico elétrico, relatórios de auditoria, projeto elétrico do imóvel, descrição dos procedimentos de emergência, certificações dos EPIs e EPCs, entre outros.

Também deve conter um plano de ação com possíveis melhorias a serem realizadas para que o sistema esteja em conformidade com a norma regulamentadora.

Assim, o Prontuário de Instalações Elétricas reúne todas as informações referentes à parte elétrica do empreendimento (que podem ser solicitadas por órgãos fiscalizadores em caso de vistoria) e contribui para a segurança do trabalho, já que informa também as medidas de prevenção e controle.

Modelo de checklist de Inspeção Visual digital para usar no sistema do Produttivo

Quais os principais objetivos do Prontuário de Instalações Elétricas?

Além de ser uma obrigatoriedade para alguns imóveis, o Prontuário de Instalações Elétricas ainda tem diversos objetivos, como:

  • Garantir a adequação do estabelecimento às normas regulamentadoras;
  • Registrar o uso de materiais e equipamentos adequados;
  • Documentar os procedimentos a serem adotados;
  • Informar quais procedimentos já foram realizados em intervenções anteriores;
  • Atuar como uma análise de risco para informar sobre os perigos apresentados;
  • Padronizar o registro de informações;
  • Registrar o cronograma de manutenção dos equipamentos para consulta;
  • Entre outros.

Ou seja, o PIE é ideal para documentar, padronizar e reunir todas as informações pertinentes àquela instalação elétrica, dados esses que podem ser usados como referência para consulta.

Leia também: Manutenção elétrica preventiva: o que é e o que inspecionar

Qual a Norma Regulamentadora que exige o Prontuário de Instalações Elétricas?

A norma regulamentadora que exige o Prontuário de Instalações Elétricas é a NR-10.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 10 do Governo Federal:

10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas […].

Além disso, o PIE também é abordado pela NBR 16.384 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fornece recomendações para a segurança do trabalho com eletricidade.

A NBR instrui quanto à elaboração de memorial descritivo do projeto e das intervenções, procedimentos de serviços de operação, manutenção, reparo e substituições, e informações para o levantamento de riscos, entre outras orientações.

Leia também: Ordem de serviço eletricista: como fazer e modelos prontos

Checklist NR 10 de instalações elétricas para usar em aplicativo

Qual a importância do Prontuário de Instalações Elétricas na segurança do trabalho?

Um dos pontos abordados no Prontuário de Instalações Elétricas é o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva apropriados.

Entre os documentos reunidos no PIE encontra-se a ficha de EPI, que registra a entrega dos equipamentos para os funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro.

O prontuário também pode conter os requisitos técnicos para operação dos equipamentos e até uma análise de risco que informe os colaboradores dos perigos da instalação elétrica e instrua quanto a medidas de prevenção e controle.

Caso ocorra um acidente, a empresa pode utilizar as informações documentadas no PIE para comprovar que não houve negligência nos procedimentos adotados.

Para facilitar a elaboração do Prontuário de Instalações Elétricas, uma opção é investir nos relatórios digitais. Com o Produttivo, você pode fazer a verificação dos EPIs diretamente pelo celular e exportar um relatório em PDF para armazenar as informações sem precisar de papel.

Olha só como fica uma ficha de EPI preenchida dentro do sistema Produttivo:

Outra opção é o checklist segurança do trabalho, indicado para vistoriar e registrar não conformidades relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores:

São mais de 20 modelos prontos com recursos como relatório fotográfico, preenchimento por voz, assinatura digital e muito mais. Ah, também dá para personalizar as questões e até customizar o relatório com as cores e logo da sua empresa.

Faça já um teste grátis e comece a usar todas as funcionalidades agora mesmo

O Prontuário de Instalações Elétricas é obrigatório?

O Prontuário de Instalações Elétricas é obrigatório para todos os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW, segundo a NR-10.

Conforme a norma, “o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade”.

Mesmo para os empreendimentos que não se encaixam na exigência da norma, a disponibilização de um PIE que contenha todas as informações da instalação elétrica traz mais segurança e produtividade.

Modelo digital de checklist de manutenção predial para usar em sistema

O que deve constar no Prontuário de Instalações Elétricas?

A Norma Regulamentadora nº 10 traz algumas exigências do que deve constar no Prontuário de Instalações Elétricas dos estabelecimentos com carga instalada acima de 75 kW. Olha só o que a NR pede:

  • Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção;
  • Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde implantadas e descrição das medidas de controle existentes;
  • Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e aterramentos elétricos;
  • Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  • Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
  • Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

Além disso, de acordo com a NR-10, as empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem acrescentar ao prontuário uma descrição dos procedimentos para emergências e as certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

O mesmo é válido para empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Elétrico de Potência.

Modelo de checklist de Inspeção Visual digital para usar no sistema do Produttivo

Quais documentos compõem o Prontuário de Instalações Elétricas?

Como o Prontuário de Instalações Elétricas não é um documento em si, mas um conjunto de documentos, ele é composto por:

  • Instruções técnicas para realização das tarefas;
  • Análise Preliminar de Risco (APR);
  • Sinalização do canteiro de trabalho;
  • Condições para uso do aterramento temporário;
  • Laudo de Certificado de autorização (CA);
  • Laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas;
  • Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;
  • Certificados de conformidade dos equipamentos;
  • Plano de atendimento a situações de emergência (PASE);
  • Passo a passo das etapas da segurança;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Todos os documentos devem ser anexados ao PIE e disponibilizados aos colaboradores e agentes de fiscalização.

Quem é o profissional responsável pelo Prontuário de Instalações Elétricas?

Segundo a NR-10, “os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado”.

Como o PIE deve ser acompanhado da ART, o ideal é que ele seja assinado por um Engenheiro Eletricista registrado no CREA.

O Prontuário de Instalações Elétricas tem validade?

O Prontuário de Instalações Elétricas não tem data de validade, mas indica-se que seja revisado anualmente para garantir que as informações contidas estejam atualizadas.

Também é preciso elaborar um novo PIE caso o empreendimento passe por alterações no seu sistema elétrico. A cada mudança, um novo prontuário deve ser emitido.

Modelo de checklist de Inspeção Visual digital para usar no sistema do Produttivo

Ao elaborar o Prontuário de Instalações Elétricas, você pode investir em um checklist digital que registre todas as informações do sistema de forma prática e segura.

Para não depender do papel, que tal conhecer o checklist NR-10 do Produttivo? Ele é totalmente preenchido pelo celular ou tablet do técnico durante o atendimento. Veja como fica o relatório exportado:

O chamado pode ser feito pelo cliente por um link exclusivo, e o serviço é repassado automaticamente ao técnico. O gestor pode acompanhar todas as etapas da visita pelo painel web, mesmo à distância.

Assim que o atendimento for concluído, os dados são registrados em um relatório em PDF que pode ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp, o cliente recebe atualizações em tempo real. É perfeito para compor o Prontuário de Instalações Elétricas!

Também é possível planejar as atividades por meio do plano de manutenção, assim o técnico recebe os alertas pelo celular e não perde nenhum serviço.

Ah, e depois que a visita for concluída, uma pesquisa de satisfação é disparada automaticamente para o cliente avaliar seu serviço e deixar elogios ou sugestões.

Como funciona a pesquisa de satisfação do Produttivo

Teste grátis todos os recursos do Produttivo sem cadastrar cartão de crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima