NBR 5410

NBR 5410: o que diz, onde se aplica e principais exigências

Todo profissional que trabalha com elétrica precisa conhecer a NBR 5410. A norma funciona como um manual de boas práticas que detalha recomendações do que fazer ou evitar em instalações elétricas. 

Veja os principais pontos abordados pela NBR 5410, em quais casos ela deve ser aplicada e como se especializar em todos os aspectos tratados por ela. 

Veja também: Modelos de checklists e ordens de serviço digitais em aplicativo para instalações e manutenções elétricas

O que é NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma técnica aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para as instalações de baixa tensão, ou seja, aquelas que apresentam até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. 

Os profissionais responsáveis pelas instalações elétricas devem seguir todas as diretrizes estipuladas pela norma, que determina procedimentos necessários para garantir a segurança, qualidade e o bom desempenho das instalações, eliminando qualquer fonte de risco. 

A norma trata de questões como:

  • Necessidade do uso de dispositivos DR e isolamentos como forma de proteção contra choques;
  • Regras para instalação de quadros de distribuição, iluminação e tomadas;
  • Como realizar o dimensionamento correto de eletrocalhas, eletrodutos e condutores; 
  • Entre outras. 

Ao todo são mais de 200 páginas com diretrizes detalhadas sobre os diversos aspectos que envolvem a criação e execução do projeto elétrico. Você pode consultar a norma completa aqui!

Modelo de checklist NR10 digital para instalações elétricas

Qual a última versão da NBR 5410?

A última versão da NBR 5410 é de 2004 e em 2008 a norma sofreu uma retificação. Mas estudos para atualização da norma estão sendo desenvolvidos desde 2012 e prometem trazer transformações importantes.

Entre as mudanças previstas para a nova NBR 5410 está uma subseção que ajuda o profissional a não esquecer de itens importantes na hora da elaboração do projeto, como: considerar os parâmetros da fonte de alimentação no dimensionamento, considerar as harmônicas no cálculo da corrente e considerar o valor máximo da impedância para a proteção contra curto-circuitos.

Outra alteração se refere a quais tipos de instalação a norma se destina. Agora, além das instalações prediais e residenciais, as instalações em vias públicas também serão contempladas. São exemplos os postes de iluminação, semáforos, radares, câmeras, sistemas de sinalização e totens de publicidade.  

modelos diversos de relatórios digitais para instalações elétricas em aplicativo

Qual o objetivo da NBR 5410?

Ao dizer como as instalações elétricas devem ser realizadas, estabelecendo padrões e normativas conforme estudos, a NBR 5410 garante a segurança dos próprios profissionais e dos ocupantes do espaço, reduzindo o risco de choques elétricos, curto-circuitos, incêndios e qualquer outro tipo de acidente.  

Além disso, a NBR 5410 também assegura a qualidade das instalações ao criar um padrão de execução e o bom funcionamento dos sistemas. 

Veja também: NR 10 o que é, como se adequar a norma e principais exigências

Qual a diferença entre NBR 5410 e NBR 14039?

A principal diferença entre a NBR 5410 e a NBR 14039 é a qual tipo de instalação e tensão elas se destinam. 

Enquanto a NBR 5410 estabelece diretrizes para instalações de baixa tensão (1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua) a NBR 14039 orienta como devem ser as instalações de média tensão (1000V e 34.600V em tensão alternada). 

Além disso, a NBR 10039 se destina a projetos elétricos maiores, como de indústrias e determina normas mais rígidas para o projeto, a execução, a manutenção e a inspeção das instalações. 

Modelo de relatório de não conformidade digital para instalações elétricas em aplicativo

Onde se aplica a NBR 5410?

Devem seguir as orientações da NBR 5410 as instalações que apresentarem as seguinte características: 

  • Instalações novas ou já existentes e em reformas;
  • Edificações externas, que estejam descobertas;
  • Áreas de camping, marinha ou semelhantes;
  • Instalações temporárias como canteiros de obras;
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada ou a 1500 V e corrente contínua; 
  • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, estão sob tensão superior a 1000 volts e são alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts de corrente alternada, como circuitos de lâmpadas de descarga,
  • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Linhas elétricas fixas de sinal (com exceção de circuitos internos elétricos de equipamentos). 

Leia também: Como fazer manutenção elétrica predial

Onde a NBR 5410 não se aplica?

A NBR 5410 não se aplica nos seguintes casos: 

  • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios;
  • Instalações em cercas elétricas; 
  • Instalações elétricas de automotores;
  • Instalações de tração elétrica;
  • Instalações elétricas de embarcações 
  • Instalações elétricas aeronaves;
  • Instalações em minas;
  • Instalações de Iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição de energia elétrica;
  • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas. 
Modelo de checklist NR10 digital para instalações elétricas

Qual a importância de cumprir a norma NBR 5410?

A adequação das instalações elétricas conforme a NBR 5410 é fundamental porque: 

  • Garante a segurança dos profissionais;
  • Garante a segurança dos ocupantes do espaço;
  • Garante o funcionamento correto das instalações; 
  • Garante que as instalações foram feitas com qualidade;
  • Garante conformidade com a lei. 

Veja também: Laudo técnico elétrico: o que é, como fazer e modelo pronto

Os principais tópicos abordados na NBR 5410

A NBR 5410 é um guia com mais de 200 páginas e aborda diversos processos relacionados a criação do projeto, a execução, a manutenção e a vistoria das instalações elétricas. 

Nos próximos tópicos preparamos um resumo sobre a NBR 5410 e os principais pontos que ela trata:

NBR 5410 aterramento

O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. 

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C. 

Veja também: Tudo sobre ficha de verificação de serviços

NBR 5410 quadro de distribuição

O quadro de distribuição deve ser instalado em locais de fácil acesso, sem a existência de obstáculo e com uma boa iluminação. Locais molhados ou com muita umidade devem ser evitados, a não ser em casos em que o quadro elétrico possua as proteções apropriadas para essas situações. 

Caso o quadro elétrico seja acessível a pessoas não qualificadas, ele deve apresentar dois avisos. O primeiro deixando claro os perigos da substituição dos fusíveis ou disjuntores por outros com correntes nominais maiores, sem que tenha havido o correspondente aumento da seção nominal dos condutores. E o segundo evidenciando a importância de não desligar ou retirar o dispositivo DR, responsável por garantir a proteção e segurança. 

O circuito terminal do quadro de distribuição deve ter fusíveis ou disjuntores para proteção contra sobrecorrentes. Os componentes do conjunto devem ser identificados de forma a deixar claro a correspondência entre componentes e circuitos, seguindo a notação adotada no projeto e outros documentos. 

Já as conexões elétricas precisam ser instaladas de modo a garantir a continuidade elétrica durável, a suportabilidade e a proteção mecânica. Ao escolher as conexões do quadro elétrico devem ser considerados: 

  • Material dos condutores (incluindo isolação);
  • Quantidade de fios 
  • Formato dos condutores;
  • Seção dos condutores;
  • Número de condutores conectados conjuntamente. 
Modelo de relatório de não conformidade digital para instalações elétricas em aplicativo

NBR 5410 circuito reserva 

Outra exigência da NBR 5410 relacionada aos quadros elétricos é que eles tenham um espaço reserva para acrescentar mais disjuntores, circuitos elétricos e aumentar a carga.

Por isso, o projeto e a instalação elétrica devem ser realizados pensando em mudanças, ampliações e alteração de cargas futuras. A quantidade de espaços reservados é estipulada de acordo com a quantidade de circuitos que o quadro já tem ocupado. 

Segundo a normatização da NBR 5410 a quantidade deve ser: 

  • Até 6: 2 espaços de reserva;
  • 7 a 12: 3 espaços de reserva;
  • 13 a 30: 4 espaços de reserva;
  • Acima de 30: Multiplicar o valor de circuitos por 0,15

NBR 5410 tomadas

A NBR 5410 exige que uma tomada seja instalada, pelo menos, a cada 5 metros e que os circuitos terminais sejam distintos para pontos de tomada e iluminação. 

As tomadas de corrente fixas devem ser do tipo com contato de aterramento (PE), as residenciais devem ser conforme a NBR 6147 e NBR 14136 e as industriais conforma e IEC 60309-1.

O ponto de tomada deve ser classificado de acordo com a tensão do circuito que o alimenta, o número de tomadas de corrente previstas, o tipo de equipamento a ser alimentado e a corrente nominal das tomadas de corrente utilizadas. 

Não devem existir conexões indevidas entre plugues e tomadas que não sejam compatíveis. E quando existirem circuitos de tomadas com diferentes tensões, as tomadas fixas dos circuitos de tensão mais elevada devem ter um aviso evidenciando a sua tensão. O aviso pode ser feito por placa ou adesivo e não pode ser retirado facilmente.   

Já os pontos de tomada SELV e PELV devem atender os seguintes requisitos: 

  • Não deve ser possível inserir o plugue SELV/PELV em tomadas de outras tensões;
  • A tomada SELV/PELV deve impedir a introdução de plugues de outras tensões;
  • A tomada SELV não deve possuir contato para condutor de proteção. 

NBR 5410 iluminação

No que diz respeito à iluminação, a NBR 5410 determina que todo ambiente tenha, pelo menos, um ponto de luz fixo no texto e que possa ser acionado por um interruptor na parede. 

A potência da iluminação deve seguir a recomendação abaixo: 

  • Ambientes com menos ou até 6m²: carga mínima de 100 VA; 
  • Ambientes com mais de 6m²: 100 VA para os primeiros 6m² mais 60 VA para cada aumento de 4m² inteiros. 

Aos equipamentos de iluminação a norma estipula que: 

  • Sejam bem fixados de forma que pendentes mesmo que em rotações repetidas no mesmo sentido não possam interferir nos meios de sustentação e que a sustentação não recaia sobre os condutores de alimentação; 
  • Quando destinados a ambientes molhados ou úmidos sejam feitos para esse uso, não permitindo que a água se acumule nos condutores, porta-lâmpadas ou outras partes elétricas;
  • Os porta-lâmpadas sejam selecionados considerando a corrente e a potência absorvida pelas lâmpadas previstas;
  • O contato lateral dos porta-lâmpadas com rosca sejam ligados ao condutor neutro, quando ele existir;
  • Em instalações residenciais sejam usados porta-lâmpadas protegidos contra riscos de contatos acidentais com partes vivas ou equipamentos de iluminação que confiram ao porta-lâmpada, quando não protegido por construção, uma proteção equivalente;
  • O tipo de lâmpada seja compatível com o tempo de comutação da fonte, para que a iluminação especificada possa ser mantida;
  • Para os aparelhos fixos de iluminação a descarga e a potência nominal a ser considerada deve incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares. 
modelos diversos de relatórios digitais para instalações elétricas em aplicativo

NBR 5410 tabela de cores de fios elétricos

A estruturação de cores dos fios elétricos de acordo com a NBR 5410 deve seguir a seguinte divisão: 

  • Cabo azul claro: Destinado a condutores neutros com isolação;
  • Cabo verde ou verde com amarelo: Refere-se aos condutores de proteção (PE), também chamados de fio terra. Esse condutores são ligados a hastes que ficam na terra e servem para proteger de sobrecargas e choques elétricos;
  • Cabo vermelho, preto ou marrom: Usado em condutores fase. Apesar de ser a cor mais convencional, esse tipo de item também pode ser identificado com outras cores, que não a azul, verde ou amarela. 

A cor deve estar presente na isolação do condutor isolado, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do cabo unipolar.  

Veja também: Como criar um check list NR 12 e 3 modelos prontos para usar

NBR 5410 queda de tensão 

A NBR 5410 orienta no item 6.2.7 que a queda de tensão não pode ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal: 

  • 7% calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 
  • 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 
  • 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 
  • 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio. 

E no item 5.5 a norma reforça a importância da adoção de medidas preventivas que evitem a queda ou falta total de tensão. Entre elas o uso de relés ou disparadores de subtensão para atuarem sobre contatores, disjuntores ou contatores com contato auxiliar de auto-alimentação. 

Além disso, a norma esclarece que os dispositivos de proteção contra quedas e faltas de tensão podem ser temporizados caso o equipamento protegido suporte uma queda de tensão de curta duração. 

Ao usar contatores, a temporização na abertura ou no fechamento não deve impedir o seccionamento instantâneo de outros dispositivos de comando e proteção. E quando o religamento de um dispositivo de proteção puder causar perigo, o religamento não pode ser feito de forma automática. 

Modelo de checklist NR10 digital para instalações elétricas

NBR 5410 capacidade de condução de corrente 

A capacidade de condução de corrente é determinada pelo método de instalação, pela temperatura máxima para serviço contínuo e o agrupamento de condutores. Em alguns cenários também é preciso considerar as características da carga e, para os cabos enterrados, a resistividade térmica real do solo. 

A corrente durante períodos prolongados em funcionamento normal não deve apresentar temperatura superiores às apresentadas na tabela abaixo: 

Tipo de isolaçãoTemperatura máxima para serviço contínuo (condutor) °CTemperatura limite de sobrecarga (condutor) °CTemperatura limite de curto-circuito (condutor) °C
Policloreto de vinila (PVC) até 300 mm270 100 160  
Policloreto de vinila (PVC) maior que 300 mm270 100 140  
Borracha etileno-propileno (EPR) 90 130 250
Polietileno reticulado (XLPE) 90 130 250

Além disso, a própria NBR traz tabelas que ajudam a identificar a capacidade de condução de corrente e também a como fazer a correção em caso de solos muito secos, que apresentem uma resistividade térmica superior a 2,5 K.m/W e também para linhas elétricas que tenham mais condutores do que os apresentados nas tabelas. 

Você pode consultar as tabelas a partir do item 6.2.5 da NBR 5410. 

Veja também: Modelo de Checklist: 16 exemplos para diversos segmentos

Norma NBR 5410 curso 

Para se aprofundar nas regras estabelecidas pela NBR 5410 é possível realizar cursos na área de elétrica que abordem o tema. Aqui vão algumas indicações: 

  • Curso ABNT NBR 5410 (ABNT Catálogo): Curso online que capacita profissionais para executar e fiscalizar projetos elétricos com base na NBR 5410. Entre os temas abordados no curso estão: proteção de motores e condições de partida, região de sobrecarga, quadro geral de baixa tensão e análise de laudos técnicos de projeto. 
  • Curso como aplicar a NBR 5410 (Revista Potência): Contempla todas as fases da instalação elétrica: da criação do projeto à inspeção, com ensinamentos sobre o que é a norma, medidas de proteção e dimensionamento de circuitos.
  • Curso engenharia das instalações elétricas: Além de aprendizados sobre a NBR 5410, o curso oferece outros conhecimentos importantes aos profissionais da elétrica: certificação de instalações elétricas de baixa tensão, proteção contra descargas atmosféricas, instalações elétricas fotovoltaicas e muito mais. 

Leia também: Aplicativo de check list: o que é e como utilizar

Faça a gestão das suas instalações elétricas com o Produttivo. Um software completo para criação de checklists de conformidade, gestão e comprovação de serviços e acompanhamento de indicadores. 

Teste grátis modelos prontos de checklists de instalação elétrica ou adapte checklists que você já usa, para o modelo digital, e veja como suas operações vão se transformar, com economia de tempo e aumento de confiabilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima