manutenção elétrica

O que é manutenção elétrica e quais os tipos

A manutenção elétrica é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos, para a boa conservação dos imóveis e também para evitar acidentes.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da manutenção elétrica, seus benefícios e te mostrar quais são os tipos. Continue acompanhando!

Veja também: Relatório de visita técnica digital

O que é manutenção elétrica?

A manutenção elétrica consiste em boas práticas para manter o bom funcionamento dos aparelhos e a conservação adequada dos imóveis. Por meio de intervenções adequadas, é possível garantir que o projeto elétrico esteja operando corretamente.

Seu objetivo é manter a estrutura elétrica funcionando adequadamente, assim evitando acidentes e gastos desnecessários com manutenção corretiva.

A manutenção elétrica envolve diversos cuidados: troca de peças desgastadas, limpeza, reaperto de partes soltas, reparos, entre outras intervenções na parte elétrica dos imóveis. Quando realizadas regularmente, elas mantêm o bom funcionamento da estrutura elétrica e diminuem a incidência de danos.

modelo digital de relatório de visita técnica que pode ser baixado gratuitamente

Qual é a importância da manutenção elétrica?

Quando a manutenção elétrica é realizada corretamente, ela ajuda no funcionamento geral da estrutura e dos equipamentos que são conectados à rede elétrica (qualquer aparelho ligado na tomada), favorecendo o bom funcionamento dos ativos.

Além disso, a manutenção preventiva permite identificar e corrigir falhas antes que elas se tornem problemas, evitando paradas não programadas e danos graves, como incêndios e perda dos equipamentos.

Leia também: Laudo técnico elétrico: o que é, como fazer e modelo pronto

Benefícios da manutenção elétrica preventiva

Como mencionamos acima, a manutenção elétrica ajuda o imóvel e os aparelhos conectados a manter seu bom funcionamento e evitar transtornos. Olha só algumas vantagens desse tipo de manutenção:

  • Aumento da vida útil dos equipamentos, preservando seu bom funcionamento;
  • Prevenção de acidentes, como incêndios causados por curto-circuito;
  • Redução de custos com falhas, paradas e manutenções não planejadas ou emergenciais.

Ou seja, a manutenção elétrica é essencial para manter a segurança dos imóveis e ainda evitar gastos indesejados com manutenções e troca de aparelhos danificados.

ordem de serviço de manutenção elétrica para usar

Manutenção elétrica: periodicidade

Em instalações elétricas de baixa tensão, a manutenção elétrica preventiva deve ser realizada anualmente ou a cada seis meses, dependendo da necessidade do espaço. Essa é uma orientação da NBR 5410, da ABNT, embora a frequência possa variar conforme a importância e complexidade do sistema.

Já a manutenção corretiva elétrica deve ser realizada sempre que for preciso, já que as falhas instauradas podem se tornar ameaças à integridade do edifício e à segurança e saúde de seus ocupantes.

Quais os tipos de manutenção elétrica?

Podemos separar os tipos de manutenção entre preventiva (intervenções feitas antes do sistema apresentar falha, antecipando os problemas) e corretiva (quando a falha já foi identificada e não pode mais ser prevenida, apenas corrigida).

Além disso, a manutenção elétrica também pode ser separada conforme as necessidades de cada sistema, por exemplo:

Manutenção elétrica residencial

Nesse tipo de manutenção, as intervenções são realizadas em imóveis residenciais, garantindo que a rede elétrica atenda a todas as necessidades dos ocupantes. Isso inclui gerenciar a rede de abastecimento da estrutura, reduzir o consumo de energia pelos eletrodomésticos e evitar cobranças desnecessárias na conta de luz.

Para isso, o profissional deve realizar a limpeza dos painéis, ajuste e aperto de peças, verificar a capacidade dos disjuntores, conferir aterramento, analisar correntes e cargas.

Em caso de não conformidade, pode ser necessário realizar troca de peças, instalar novos pontos de utilização e outras medidas corretivas.

modelo digital de relatório de visita técnica que pode ser baixado gratuitamente

Manutenção elétrica predial

A manutenção elétrica predial é semelhante à residencial, embora envolva diferentes unidades. Normalmente, a manutenção elétrica preventiva faz parte do cronograma de manutenção do condomínio e deve ser acompanhada pelo síndico ou administradora. 

A manutenção predial elétrica ajuda a evitar quedas de energia, reduz o consumo, favorece o bom funcionamento de equipamentos de uso comum, como elevadores, e evita que danos em uma unidade ou espaço afetem o imóvel inteiro.

Leia também: Como fazer manutenção elétrica predial

Manutenção elétrica industrial

Já a manutenção industrial elétrica é indicada para empresas que atuam com linha de produção, manufatura e indústrias em geral.

Quando realizada adequadamente, ela evita danos à produção, reduz custos com manutenção corretiva (que tendem a ser mais elevados) e garante o bom aproveitamento do maquinário.

Além disso, a ausência de manutenção apropriada pode levar a acidentes de trabalho, incêndios e outros problemas tanto para os colaboradores quanto para o produto final.

Portanto, recomenda-se que a instalação elétrica esteja de acordo com a NR-10 do Governo Federal, e podem ser necessárias atividades como limpeza, desobstrução, troca de peças e soluções corretivas relacionadas aos problemas apresentados.

ordem de serviço de manutenção elétrica para usar

Manutenção elétrica automotiva

A manutenção elétrica automotiva é diferente das manutenções em imóveis. Uma falha na parte elétrica do veículo pode suspender seu funcionamento, aumentando o risco de acidentes de trânsito.

Portanto, é necessário fazer revisões periódicas para avaliar componentes como bateria, alternador, faróis e lanternas, alarmes elétricos e outros periféricos.

Leia também: Tudo sobre controle de frota

Quem pode fazer manutenção elétrica?

A manutenção elétrica pode ser feita por um engenheiro eletricista ou técnico em elétrica. Conforme a NBR 5410, “verificações e intervenções nas instalações elétricas devem ser executadas somente por pessoas advertidas ou qualificadas […]”.

Portanto, não se recomenda que a manutenção seja feita por moradores ou usuários sem capacitação adequada, a não ser que devidamente advertidos dos riscos apresentados pela eletricidade ou supervisionados por “pessoas com conhecimento técnico ou experiência tal que lhes permite evitar os perigos da eletricidade (engenheiros e técnicos)”.

Profissionais que buscam capacitação na área podem buscar por um curso de engenharia elétrica ou até graduação em engenharia elétrica à distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima