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O que é NPS, tipos de zona de classificação e como calcular

A metodologia NPS, sigla para Net Promoter Score, ajuda a sua empresa a avaliar o nível de satisfação de seus clientes, encontrando pontos de melhoria e também pontos positivos que se tornam diferenciais competitivos. De forma ampla, é possível saber se os clientes recomendariam a empresa, produtos ou serviços para outras pessoas.

Neste conteúdo você vai entender mais a fundo como funciona a metodologia NPS, quais são os benefícios e como avaliar a satisfação dos clientes.

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O que é NPS?

Net Promoter Score, ou NPS, é uma metodologia para avaliar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores. Foi criada em 2003, por Fred Reichheld, em uma publicação para a Harvard Business Review. Posteriormente, Fred se aprofundou no tema e lançou o livro “A Pergunta Definitiva”, importante para gestores que desejam fidelizar seus consumidores.

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Para que serve o NPS?

O NPS permite que a empresa avalie quais pontos ou áreas precisam de mudanças ou investimentos mais imediatos, traçando um plano de ação mais certeiro e evitando desperdícios de recursos. Também ajuda a criar estratégias para que os clientes se mantenham mais ativos e entender porque deixaram de comprar com sua empresa.

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O que é a metodologia NPS?

A metodologia NPS se baseia em uma pergunta simples, que é a “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo?”. Pode parecer simples, no entanto, a metodologia propõe que ela seja cruzada com dados de recompra, indicação e outros indicadores de crescimento da empresa. A partir dos resultados, avalia-se a lealdade dos clientes, ponto importante para a rentabilidade e saúde do negócio.

Também existem dois tipos principais de NPS, que são o NPS transacional e o NPS relacional, cada um aplicado em momentos distintos na jornada de compra do consumidor. Entenda mais abaixo.

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NPS Transacional

Imagine que você seu cliente acabou de fazer uma compra em sua loja ou e-commerce. Pode ser também o cenário onde sua empresa prestou um serviço, seja ao consumidor ou outra empresa. Logo após essa transação, é enviada uma pesquisa de satisfação: esse é o NPS transacional, ou seja, aplicado a um ponto específico do seu negócio. 

É vantajoso porque possibilita a avaliação de cada ponto de contato entre a empresa e o cliente.

NPS Relacional

Já o NPS relacional é uma pesquisa que avalia o nível de satisfação e lealdade dos clientes com a empresa como um todo. Pode ser uma pesquisa enviada com recorrência, semestralmente ou trimestralmente, por exemplo. Com isso, a empresa ganha uma visão da de quais áreas precisam melhorar, quais estão em destaque e fazer uma comparação com a concorrência.

Vantagens de usar o NPS

É fascinante ver que uma única pergunta, quando aplicada no momento certo e com a frequência adequada, permite ter uma visão tão ampla sobre o andamento do negócio. Por isso, o NPS em sua simplicidade oferece uma série de vantagens, entre elas, vale citar três principais.

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Facilidade de aplicação

Já existem sistemas, como o Produttivo, que automatizam o envio da pesquisa NPS. Logo, o gestor programa o envio na frequência desejada e obtém dados sobre a satisfação dos clientes. Também podem ser formulários criados com o Google Forms, mas que precisam ser disparados manualmente, seja quando o cliente realiza uma compra ou depois de um período, avaliando a relação do cliente com a empresa.

Agilidade no Feedback

Como citamos anteriormente, os sistemas enviam dados em tempo real para os gestores, mas mesmo em uma pesquisa manual, os dados são recebidos assim que o cliente responde a pesquisa. Como são respostas objetivas, com notas, a leitura dos resultados também é mais rápida.

Possibilidade de benchmarking

Como o NPS permite entender tanto os pontos de atenção quanto os pontos positivos da empresa, é importante comparar com os dados ou qualidades que seus concorrentes divulgam. É raro que uma empresa divulgue a própria nota de NPS, mas normalmente são as qualidades que eles divulgam que normalmente possuem boa pontuação.

Quando isso não acontece, outra possibilidade é buscar a nota de NPS do seu segmento. A OpinionBox, empresa que realiza pesquisas de mercado, criou um ranking de NPS nos 31 principais segmentos de mercado. Esse infográfico ajuda empresas que precisam comparar seus resultados com a concorrência, mas não possuem dados claros. Veja abaixo:

A partir dessa média, você pode entender se a sua empresa está saudável ou se precisa de ações para reter e satisfazer os clientes.

Quais as perguntas usadas no NPS?

A pergunta clássica é a “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa a um amigo?”, mas ela pode ser alterada caso você esteja avaliando pontos específicos do seu negócio.

Por exemplo, na área de atendimento: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você ficou satisfeito com o atendimento recebido?”. Também avaliar a resolução de problemas, por exemplo “O quanto foi difícil resolver seu problema? Sendo 0 para muito difícil e 10 para muito fácil”. 

Como fazer uma pesquisa NPS?

A primeira etapa é definir se uma área em específico será avaliada ou a empresa como um todo. Isso é importante para escolher a frequência com a qual a pesquisa será enviada. Não faz sentido avaliar uma venda, por exemplo, semanas depois de ela ter acontecido, porque o cliente pode esquecer de como se sentiu durante a experiência.

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Como enviar a pesquisa NPS

Definido o objetivo, escolha uma ferramenta para envio da pesquisa: pode ser por e-mail, por ferramentas como o Google Forms, que é gratuito, ou com sistemas pagos. A desvantagem do envio manual ou por meio de formulários é que o tratamento dos dados precisa ser feito por meio de fórmulas no excel para se obter os indicadores.

Além da pergunta principal, é interessante incluir um campo aberto para comentários. São estas respostas que elucidam experiências relevantes para o aprendizado dos gestores, que entendem melhor a percepção dos consumidores sobre a empresa ou uma área em específico.

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Como calcular o Net Promoter Score?

Ao disparar a pesquisa, a próxima etapa é calcular o NPS da empresa. Com o recebimento das respostas, os clientes são classificados em três categorias: detratores, passivos/neutros e promotores.

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Detratores

Se a maior parte das notas foi de 0 a 6, a empresa possui mais detratores. São estes consumidores que não recomendam os serviços ou não voltariam a comprar com a empresa, podendo divulgar a empresa de forma negativa. É um grande ponto de atenção e, dependendo da área avaliada, requer um plano de ação para melhorias.

Passivos/Neutros

Se a maior parte das respostas é 7 ou 8, os clientes são neutros. Eles não recomendam, mas também não reclamam sobre os pontos negativos. Provavelmente estão satisfeitos naquele momento, mas dificilmente comprariam novamente. 

Promotores

Estes clientes deram nota 9 ou 10 para a sua empresa. Eles são engajados e indicam seu negócio para outras pessoas. Dessa maneira, são leais e ajudam a mostrar os pontos positivos da empresa.

Agora, chegou a hora de calcular o NPS. O valor é dado a partir da seguinte conta:

%PROMOTORES – %DETRATORES = NET PROMOTER SCORE

Em um exemplo prático, digamos que você tenha recebido 100 respostas. Sendo 60 promotores, 20 neutros e 20 detratores. Transformando para porcentagem, ficam 60% de promotores, 30% de neutros e 30% de detratores. 

O próximo passo é subtrair o valor de promotores e detratores, ignorando o neutro

60% PROMOTORES – 20% DETRATORES = 40%

Desta forma, seu NPS é 40. 

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Zonas de Classificação

Calculado o NPS, chegou o momento de descobrir em qual zona a empresa se encontra. Elas variam de acordo com a pontuação, que vai de -100 a 100. São quatro zonas que explicaremos a seguir.

Zona de Excelência

Se o NPS da empresa fica entre 76 e 100, significa que o cliente teve uma ótima experiência com a área analisada ou com a empresa. Também há grandes possibilidades de ter “embaixadores de marca”, que são aqueles que defendem a empresa, divulgam positivamente.

Zona de Qualidade

Aqui entram as empresas que possuem NPS entre 51 e 75. significa que alguns pontos precisam ser melhorados, para que a pontuação não reduza. 

Zona de Aperfeiçoamento

São empresas que possuem NPS entre 1 e 50. Nesta zona, a atenção é redobrada, porque pode significar que em algum momento da jornada de compra o cliente esteja tendo uma experiência ruim.

Zona Crítica

Nesta zona, entram as pontuações de -100 a 0. Significa que têm muitos clientes que tiveram uma experiência ruim e estão falando mal da empresa para outros consumidores. Chegou o momento de criar planos de ação para as áreas críticas, a fim de melhorar os indicadores.

Modelo de Pesquisa de NPS

Para ajudar gestores na tarefa de avaliar a satisfação e fidelidade dos clientes, criamos um kit com 3 modelos de pesquisa, que podem ajudar no cálculo do NPS. A primeira pesquisa é um modelo simples, no qual o cliente marca o campo que mais corresponde com sua experiência.

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O segundo modelo é a pesquisa de nps de 1 a 10, no qual o cliente pontua se sua experiência foi boa ou ruim.

exemplo de pesquisa de satisfação

Depois de colhidos os resultados, basta utilizar a fórmula que ensinamos para determinar o NPS e a zona em que a empresa se encontra.

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O terceiro modelo de pesquisa de satisfação é a pesquisa com múltipla escolha, no qual as respostas podem ser personalizadas de acordo com o tipo de serviço ou produto que está sendo avaliado.

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Se você quer um sistema que automatize o envio da pesquisa de satisfação, pode testar o Produttivo gratuitamente. O sistema e aplicativo ajudam na organização e execução de diversos serviços, como manutenções, orçamentos, ordem de serviço e muitos outros.

O gestor pode definir o envio da pesquisa logo após a realização do serviço, obtendo informações que são colocadas em gráficos visuais e fáceis de interpretar. Veja como fica no sistema:

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