telemetria

Telemetria: saiba o que é, para que serve e entenda como funciona

A telemetria é uma forma de mensurar e acompanhar remotamente dados ou indicadores em tempo real. Na tecnologia, esse termo pode ser usado para monitorar informações à distância, seja de máquinas, equipamentos ou sistemas.

Quando utilizada corretamente, a telemetria permite a coleta de informações e assim melhorar o acompanhamento da operação, indicando pontos de atenção e oportunidades para manutenção. Entenda melhor sobre isso no artigo!

Veja também: Software para planejar, executar e comprovar manutenção

O que é telemetria?

Como dissemos logo acima, telemetria pode ser definida como medir dados à distância e em tempo real. Ou seja, com base nas informações emitidas pelo equipamento (falaremos mais sobre isso adiante), a empresa tem uma visão abrangente sobre pontos de melhoria e gargalos.

Um exemplo de telemetria é a manutenção preditiva, que utiliza dados coletados pela máquina para prever possíveis falhas futuras.

Esse tipo de manutenção usa o monitoramento do sistema para entender seu desempenho. É o caso da manutenção preditiva monitorada, que não exige a presença do técnico no local: ela é feita com sensores que monitoram o funcionamento da máquina e enviam esses dados para análise por relatório.

checklist para baixar

Para que serve a telemetria?

Embora a telemetria seja muito usada para a gestão de frotas, pois permite levantar dados como média de velocidade do veículo, gasto de combustível e muitos outros, ela oferece muitas outras possibilidades.

Alguns dos objetivos da telemetria são:

  • Garantir o bom funcionamento dos equipamentos;
  • Prolongar sua vida útil e otimizar o funcionamento;
  • Identificar gargalos a serem corrigidos;
  • Planejar a manutenção preventiva sem prejudicar a operação.

Tudo isso de maneira remota, permitindo que a equipe tenha informações relevantes sobre o ativo para facilitar a tomada de decisão.

Como funciona uma telemetria?

O levantamento de dados pode variar conforme o equipamento em questão (falaremos mais sobre isso logo abaixo), mas normalmente o próprio maquinário possui um sistema de envio de informações.

Também é possível instalar dispositivos específicos que coletam e transmitem esses dados para um sistema externo.

Com esses dados em mãos, o gestor pode então analisar as informações de cada equipamento e tomar decisões mais assertivas a partir delas.

Leia também: O que é o Programa OEA, objetivos e como obter o certificado

Onde a telemetria pode ser utilizada?

A telemetria pode ser usada em diferentes segmentos, olha só:

Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas (ou IoT, sigla para Internet of Things) é um conceito que utiliza a tecnologia para captar dados de forma inteligente e automática através de sensores e softwares.

Como os sensores são usados para monitorar o funcionamento dos equipamentos, sua aplicação é uma das principais aplicações da telemetria. Um exemplo são os dispositivos inteligentes, que são conectados à internet e o próprio usuário pode receber relatórios com informações sobre seu funcionamento.

Sistemas da informação

O setor de tecnologia também utiliza a telemetria por meio de sistemas da informação. Assim como a IoT, esse tipo de software também se baseia na coleta, processamento e armazenamento de dados.

Logística

A área de logística é uma das mais beneficiadas pela telemetria, já que faz toda a parte de rastreio e acompanhamento da frota. Com isso, o gestor pode acompanhar remotamente a localização dos veículos, previsão de chegada e até dados técnicos, como velocidade média e gasto de combustível.

Assim, une o acompanhamento do dia a dia da equipe com a clareza de informações para o cliente.

Agricultura

Já na agricultura, a telemetria pode ser usada para registrar o plantio e a colheita, identificar pragas nas lavouras, reconhecer alterações climáticas, entre outros. Desse modo, o produtor consegue se planejar e fazer as adaptações necessárias.

Leia também: Manutenção de máquinas agrícolas

checklist de manutenção para baixar

Quais são as formas de telemetria?

A telemetria pode ser feita de duas maneiras: analógica e digital. Vamos entender melhor a diferença entre elas:

Telemetria analógica

A telemetria analógica é feita de forma mais manual, pois muitas vezes exige a instalação de um dispositivo para fazer o acompanhamento do equipamento. Assim, são instalados sensores que medem a informação desejada, muitas vezes sendo preciso mais de um sensor para obter diferentes dados.

Mesmo que o equipamento já possua um dispositivo acoplado, ainda é necessário que a análise das informações seja realizada por uma pessoa ou equipe, tornando o processo mais lento e oneroso.

A telemetria analógica é indicada para ativos mais antigos, que precisam de monitoramento mas não dispõem de um sistema próprio para isso, como carros antigos.

Telemetria digital

Já a telemetria digital é feita por um software específico para essa finalidade, que faz todo o processo de análise e envia as informações diretamente para o responsável. Normalmente é conectada a uma rede de internet para fazer o compartilhamento dos dados.

Com isso, todos os dispositivos analógicos podem ser substituídos por um único sistema digital.

checklist de manutenção para baixar

O que é telemetria veicular?

A telemetria veicular é uma das suas utilizações mais populares, pois permite a coleta de informações sobre os veículos, sejam eles utilizados para logística ou até mesmo para uso pessoal.

Assim como na gestão de logística, a telemetria veicular fornece dados como localização e estado de conservação do veículo, facilitando o diagnóstico de falhas e a análise dos indicadores de performance.

Alguns dados que são coletados na telemetria veicular são:

  • RPM (rotações por minuto) do motor;
  • Consumo de combustível;
  • Temperatura do motor;
  • Nível de óleo, água e combustível;
  • Desgastes das peças;
  • Disponibilidade dos veículos.

Todas essas informações podem ser usadas para avaliar o estado de conservação do veículo e se antecipar a falhas. Também abrem espaço para a implementação de melhorias na operação.

A telemetria veicular é feita a partir da rede CAN (Controller Area Network), que permite a comunicação entre os veículos e uma unidade de comando.

Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?

Embora a telemetria possa envolver rastreamento, são conceitos diferentes. O rastreamento informa somente a geolocalização do ativo, enquanto a telemetria fornece dados mais abrangentes, como detalhes do funcionamento.

De que maneira a solução contribui para a gestão de frotas?

Como mencionamos acima, a gestão de frotas tem muito a ganhar com a implementação da telemetria nas empresas, por exemplo:

checklist de manutenção para baixar

Ranking de motoristas

Alguns dados que são captados pela telemetria envolvem o comportamento dos motoristas na condução dos veículos. Por isso, a captação e análise dessas informações auxilia no ranking dos colaboradores, reconhecendo os que estão fazendo um bom trabalho e dando oportunidade de melhoria para os que necessitam de reciclagem.

Controle real do consumo de combustível

Com a telemetria, é possível obter informações confiáveis sobre o consumo de combustível de cada veículo, não dependendo apenas de dados isolados como quilômetros por litro.

Ou seja, a empresa consegue saber os gargalos que estão levando a um gasto maior, como o veículo, o desempenho do motorista, o trajeto e os horários, bem como ter acesso a outras informações da frota que podem ajudar a identificar a causa do problema.

Autonomia na gestão de dados

Usando um sistema próprio para realizar a telemetria, a empresa tem mais autonomia na gestão dos dados, uma vez que tem acesso a todos os indicadores e assim por ter uma visão abrangente de todas as etapas do processo.

Redução de acidentes

Não é só o gestor que se beneficia da telemetria: a partir dos dados enviados pelo veículo, é possível monitorar os indicadores e até alertar os motoristas quanto a eventuais riscos, como excesso de velocidade.

Também existe a possibilidade de limitar a velocidade máxima do veículo, garantindo que a equipe esteja dentro das medidas de segurança e contribuindo ainda mais para evitar acidentes.

Sistema para gestão de frotas

O Produttivo é um software que permite planejar, executar e comprovar serviços como manutenções e orçamentos.

Nosso sistema oferece modelos digitais de ordens de serviço, checklists e relatórios para você acompanhar sua operação de ponta a ponta. Você pode personalizar questionários, ou usar modelos prontos, como o checklist de veículos:

O checklist de veículos digital pode ser preenchido com informações como quilometragem, horário de entrada e saída e questões de não conformidade, como nível de óleo, freios e cinto de segurança.

Também é possível anexar fotos para comprovação. Assim, você acompanha sua frota e registra todas as informações dos veículos. Após o preenchimento, o relatório pode ser enviado por e-mail ou WhatsApp e os dados são armazenados em nuvem. Tudo isso pela tela do celular ou tablet!

Que tal conhQue tal conhecer todos os nossos modelos digitais? Faça o teste grátis e comece a usar todos os recursos e funcionalidades agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima