A telemetria é uma forma de mensurar e acompanhar remotamente dados ou indicadores em tempo real. Na tecnologia, esse termo pode ser usado para monitorar informações à distância, seja de máquinas, equipamentos ou sistemas.
Quando utilizada corretamente, a telemetria permite a coleta de informações e assim melhorar o acompanhamento da operação, indicando pontos de atenção e oportunidades para manutenção. Entenda melhor sobre isso no artigo!
Veja também: Software para planejar, executar e comprovar manutenção
- O que é telemetria?
- Para que serve a telemetria?
- Como funciona uma telemetria?
- Onde a telemetria pode ser utilizada?
- Quais são as formas de telemetria?
- O que é telemetria veicular?
- Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?
- De que maneira a solução contribui para a gestão de frotas?
- Sistema para gestão de frotas
O que é telemetria?
Como dissemos logo acima, telemetria pode ser definida como medir dados à distância e em tempo real. Ou seja, com base nas informações emitidas pelo equipamento (falaremos mais sobre isso adiante), a empresa tem uma visão abrangente sobre pontos de melhoria e gargalos.
Um exemplo de telemetria é a manutenção preditiva, que utiliza dados coletados pela máquina para prever possíveis falhas futuras.
Esse tipo de manutenção usa o monitoramento do sistema para entender seu desempenho. É o caso da manutenção preditiva monitorada, que não exige a presença do técnico no local: ela é feita com sensores que monitoram o funcionamento da máquina e enviam esses dados para análise por relatório.
Para que serve a telemetria?
Embora a telemetria seja muito usada para a gestão de frotas, pois permite levantar dados como média de velocidade do veículo, gasto de combustível e muitos outros, ela oferece muitas outras possibilidades.
Alguns dos objetivos da telemetria são:
- Garantir o bom funcionamento dos equipamentos;
- Prolongar sua vida útil e otimizar o funcionamento;
- Identificar gargalos a serem corrigidos;
- Planejar a manutenção preventiva sem prejudicar a operação.
Tudo isso de maneira remota, permitindo que a equipe tenha informações relevantes sobre o ativo para facilitar a tomada de decisão.
Como funciona uma telemetria?
O levantamento de dados pode variar conforme o equipamento em questão (falaremos mais sobre isso logo abaixo), mas normalmente o próprio maquinário possui um sistema de envio de informações.
Também é possível instalar dispositivos específicos que coletam e transmitem esses dados para um sistema externo.
Com esses dados em mãos, o gestor pode então analisar as informações de cada equipamento e tomar decisões mais assertivas a partir delas.
Leia também: O que é o Programa OEA, objetivos e como obter o certificado
Onde a telemetria pode ser utilizada?
A telemetria pode ser usada em diferentes segmentos, olha só:
Internet das Coisas (IoT)
A internet das coisas (ou IoT, sigla para Internet of Things) é um conceito que utiliza a tecnologia para captar dados de forma inteligente e automática através de sensores e softwares.
Como os sensores são usados para monitorar o funcionamento dos equipamentos, sua aplicação é uma das principais aplicações da telemetria. Um exemplo são os dispositivos inteligentes, que são conectados à internet e o próprio usuário pode receber relatórios com informações sobre seu funcionamento.
Sistemas da informação
O setor de tecnologia também utiliza a telemetria por meio de sistemas da informação. Assim como a IoT, esse tipo de software também se baseia na coleta, processamento e armazenamento de dados.
Logística
A área de logística é uma das mais beneficiadas pela telemetria, já que faz toda a parte de rastreio e acompanhamento da frota. Com isso, o gestor pode acompanhar remotamente a localização dos veículos, previsão de chegada e até dados técnicos, como velocidade média e gasto de combustível.
Assim, une o acompanhamento do dia a dia da equipe com a clareza de informações para o cliente.
Agricultura
Já na agricultura, a telemetria pode ser usada para registrar o plantio e a colheita, identificar pragas nas lavouras, reconhecer alterações climáticas, entre outros. Desse modo, o produtor consegue se planejar e fazer as adaptações necessárias.
Leia também: Manutenção de máquinas agrícolas
Quais são as formas de telemetria?
A telemetria pode ser feita de duas maneiras: analógica e digital. Vamos entender melhor a diferença entre elas:
Telemetria analógica
A telemetria analógica é feita de forma mais manual, pois muitas vezes exige a instalação de um dispositivo para fazer o acompanhamento do equipamento. Assim, são instalados sensores que medem a informação desejada, muitas vezes sendo preciso mais de um sensor para obter diferentes dados.
Mesmo que o equipamento já possua um dispositivo acoplado, ainda é necessário que a análise das informações seja realizada por uma pessoa ou equipe, tornando o processo mais lento e oneroso.
A telemetria analógica é indicada para ativos mais antigos, que precisam de monitoramento mas não dispõem de um sistema próprio para isso, como carros antigos.
Telemetria digital
Já a telemetria digital é feita por um software específico para essa finalidade, que faz todo o processo de análise e envia as informações diretamente para o responsável. Normalmente é conectada a uma rede de internet para fazer o compartilhamento dos dados.
Com isso, todos os dispositivos analógicos podem ser substituídos por um único sistema digital.
O que é telemetria veicular?
A telemetria veicular é uma das suas utilizações mais populares, pois permite a coleta de informações sobre os veículos, sejam eles utilizados para logística ou até mesmo para uso pessoal.
Assim como na gestão de logística, a telemetria veicular fornece dados como localização e estado de conservação do veículo, facilitando o diagnóstico de falhas e a análise dos indicadores de performance.
Alguns dados que são coletados na telemetria veicular são:
- RPM (rotações por minuto) do motor;
- Consumo de combustível;
- Temperatura do motor;
- Nível de óleo, água e combustível;
- Desgastes das peças;
- Disponibilidade dos veículos.
Todas essas informações podem ser usadas para avaliar o estado de conservação do veículo e se antecipar a falhas. Também abrem espaço para a implementação de melhorias na operação.
A telemetria veicular é feita a partir da rede CAN (Controller Area Network), que permite a comunicação entre os veículos e uma unidade de comando.
Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?
Embora a telemetria possa envolver rastreamento, são conceitos diferentes. O rastreamento informa somente a geolocalização do ativo, enquanto a telemetria fornece dados mais abrangentes, como detalhes do funcionamento.
De que maneira a solução contribui para a gestão de frotas?
Como mencionamos acima, a gestão de frotas tem muito a ganhar com a implementação da telemetria nas empresas, por exemplo:
Ranking de motoristas
Alguns dados que são captados pela telemetria envolvem o comportamento dos motoristas na condução dos veículos. Por isso, a captação e análise dessas informações auxilia no ranking dos colaboradores, reconhecendo os que estão fazendo um bom trabalho e dando oportunidade de melhoria para os que necessitam de reciclagem.
Controle real do consumo de combustível
Com a telemetria, é possível obter informações confiáveis sobre o consumo de combustível de cada veículo, não dependendo apenas de dados isolados como quilômetros por litro.
Ou seja, a empresa consegue saber os gargalos que estão levando a um gasto maior, como o veículo, o desempenho do motorista, o trajeto e os horários, bem como ter acesso a outras informações da frota que podem ajudar a identificar a causa do problema.
Autonomia na gestão de dados
Usando um sistema próprio para realizar a telemetria, a empresa tem mais autonomia na gestão dos dados, uma vez que tem acesso a todos os indicadores e assim por ter uma visão abrangente de todas as etapas do processo.
Redução de acidentes
Não é só o gestor que se beneficia da telemetria: a partir dos dados enviados pelo veículo, é possível monitorar os indicadores e até alertar os motoristas quanto a eventuais riscos, como excesso de velocidade.
Também existe a possibilidade de limitar a velocidade máxima do veículo, garantindo que a equipe esteja dentro das medidas de segurança e contribuindo ainda mais para evitar acidentes.
Sistema para gestão de frotas
O Produttivo é um software que permite planejar, executar e comprovar serviços como manutenções e orçamentos.
Nosso sistema oferece modelos digitais de ordens de serviço, checklists e relatórios para você acompanhar sua operação de ponta a ponta. Você pode personalizar questionários, ou usar modelos prontos, como o checklist de veículos:
O checklist de veículos digital pode ser preenchido com informações como quilometragem, horário de entrada e saída e questões de não conformidade, como nível de óleo, freios e cinto de segurança.
Também é possível anexar fotos para comprovação. Assim, você acompanha sua frota e registra todas as informações dos veículos. Após o preenchimento, o relatório pode ser enviado por e-mail ou WhatsApp e os dados são armazenados em nuvem. Tudo isso pela tela do celular ou tablet!
Que tal conhQue tal conhecer todos os nossos modelos digitais? Faça o teste grátis e comece a usar todos os recursos e funcionalidades agora mesmo!