instalação de placa solar

Instalação de placa solar: como fazer, quanto custa e dicas

A instalação de placa solar é uma alternativa à forma tradicional de produção e consumo de energia. Por ser mais sustentável e apresentar um bom custo-benefício, reduzindo em até 95% o gasto com energia, é uma prática que ganhou destaque nos últimos anos. 

Mas você sabe a maneira correta de fazer a instalação de placas solares? Quais equipamentos precisam ser usados e como aperfeiçoar seus conhecimentos? Neste artigo vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre instalação de placas solares. 

Experimente grátis: Checklists, ordens de serviço e relatórios de visita técnica digitais para comprovar e controlar seus serviços

O que é um sistema de placa solar? 

Placas solares são componentes que fazem parte de um sistema fotovoltaico de produção de energia. Elas são as responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. 

Além das placas, um sistema fotovoltaico é composto por outros componentes que também auxiliam na transformação da energia, como conversores e baterias. 

Por isso, as placas solares são as partes mais importantes de um sistema fotovoltaico e também as que requerem maior cuidado na hora da instalação, porque se não forem bem instaladas, o sistema será prejudicado.

Relatório de Visita técnica Instalação de placa solar para usar em aplicativo

Onde é possível fazer a instalação de placa solar? 

A instalação de placa solar pode ser feita em diversos ambientes: residências, indústrias, condomínios, chácaras, fazendas, entre outros

O único fator importante para escolha do local é a incidência de luz solar, imprescindível para que a conversão da energia aconteça. 

Além da diversidade de locais em que a instalação pode ser feita, o objetivo da instalação também varia, podendo ser usado para gerar energia solar para: 

  • Residências;
  • Funcionamento de eletrodomésticos;
  • Indústrias
  • Iluminação pública como postes e faróis de trânsito;
  • Canteiros de obras
  • Geradores de energia para backup;
  • Iluminação rural;
  • Irrigação, transferência da água de poços artesianos, abastecimento de caixas d’água e técnicas de agricultura;
  • Eletrificação de cercas;
  • Veículos elétricos, recreativos, motorhomes, trailers e vans;
  • Sistemas de Telecomunicações;
  • Dispositivos autônomos;
  • Entre outros. 

Veja também: O que é relatório técnico e como fazer? Veja 9 exemplos

O que são sistemas de energia solar On Grid e Off Grid?

O sistema de energia solar On Grid está conectado à rede pública, através das concessionárias de energia. Assim, quando o sistema produz mais energia do que a que está sendo consumida, o excedente é destinado às concessionárias e o proprietário do sistema de energia solar fica com um crédito com a rede pública, que fará o repasse de energia em momentos de necessidade, como a noite ou em dias de baixa incidência solar.

Para a instalação de placa solar no sistema On Grid é importante que profissionais técnicos e engenheiros estejam envolvidos, porque será necessário solicitar a integração com as concessionárias e que uma série de requisitos sejam avaliados antes da instalação. 

Já o sistema Off Grid não está conectado à rede pública de energia. No lugar de destinar a produção excedente de energia para concessionárias, o sistema Off Grid armazena a energia gerada em baterias. É um sistema muito indicado para locais em que a concessionária não tem acesso. 

Ordem de Serviço  instalação de placa solar digital para usar

Equipamentos necessários para instalação de placa solar 

Toda instalação de placa solar requer um Kit de Energia Solar, que nada mais é do que uma série de materiais e componentes que são indispensáveis para o funcionamento do sistema fotovoltaico.  

Ao total são sete componentes básicos, mas que nem sempre são utilizados em toda instalação de placa solar. Tudo vai depender do tipo de sistema que será instalado (On Grid ou Off Grid) e das orientações do profissional que realizou a visita técnica.

O sistema On Grid, por exemplo, precisa apenas das placas solares e dos inversores, porque não necessita armazenar energia. Já o sistema Off Grid precisa também de baterias e controladores de carga. 

Todos os materiais utilizados precisam ter o selo INMETRO, porque só serão aceitos pelas concessionárias de energia se disporem desse selo. É preciso consultar também a garantia do fabricante e se há assistência técnica, caso seja necessário algum conserto. 

Vale lembrar que a garantia dos painéis solares é de 25 anos para perdas de produção e 10 anos para defeito de fabricação. 

Entre os equipamentos que devem ser utilizados, estão: 

Veja também: Controle de materiais: o que é, como fazer e 4 dicas

Placas

As placas solares ficam fixadas no telhado e são as partes mais importantes de um sistema fotovoltaico. Elas captam a energia solar e distribuem para todo o sistema. 

A quantidade necessária sempre será indicada pelos técnicos de acordo com o parecer técnico e com o projeto criado.  

Inversores 

Os inversores estão conectados às placas solares e têm a função de transformar a energia gerada por elas na energia que consumidos. Ou seja, eles transformam a corrente contínua (CC) em corrente alternada (AC). 

Nos sistemas On Grid os inversores alimentam os equipamentos ou injetam a energia na rede da concessionária. Já nos sistemas Off Grid os inversores estão conectados às baterias. 

Os tipos de inversores utilizados podem ser: de onda senoidal pura, onda senoidal modificada e onda quadrada. 

Os modelos senoidais são os mais indicados por serem compatíveis com as redes de concessionárias, mas têm um custo mais elevado. 

Por outro lado os de onda senoidal modificada são mais baratos, mas nem todos os equipamentos podem ser utilizados com esse tipo de inversor, como é o caso das lâmpadas eletrônicas. Os modelos de onda quadrada também possuem algumas restrições. 

Controladores de carga 

Os controladores de carga, como o próprio nome já diz, servem para limitar a voltagem para que ela não ultrapasse ou fique abaixo dos valores recomendados. Além de garantir a segurança dos equipamentos, os controladores de carga são responsáveis por garantir o aumento de vida útil e desempenho do sistema fotovoltaico, especialmente da bateria. 

Quando são usados com baterias de chumbo ácido, os controladores de carga trabalham em uma tensão de 10,5 V a 15V na bateria.

Baterias 

As baterias são muito utilizadas em sistemas de energia solar Off Grid, porque são as encarregadas de armazenar a energia gerada pelos painéis solares que não foi totalmente utilizada, para ser usada posteriormente, seja durante a noite ou em dias nublados. 

O tipo de bateria mais indicado para usar em sistemas fotovoltaicos são as baterias estacionárias de chumbo ácido, que além de ter um ótimo custo, tem uma boa vida útil. Mas também podem ser utilizados outros tipos de baterias como as VLRA e Gel. O uso de baterias automotivas é vedado. 

String Box

O string box é um conjunto de componentes que protegem os módulos contra falhas elétricas, problemas na rede e a chave de acesso de desligamento do sistema para manutenções ou reparos. 

Estruturas de suporte e ancoragem

As estruturas de suporte e ancoragem são todos os componentes encarregados de dar sustentação, fixação e estabilidade para o sistema fotovoltaico. São exemplos os trilhos e demais componentes de fixação. 

Cabeamento

São todas as fiações e conjuntos de cabos que fazem a ligação elétrica entre equipamentos que compõem o kit de energia solar. 

kit checklist para baixar e adaptar

Como instalar placa solar? 

A instalação da placa solar leva de 3 a 4 dias, dependendo do local de instalação e das condições do espaço. Abaixo mostramos o passo a passo de como fazê-la para ter maior segurança durante a instalação e garantir alta eficiência no funcionamento do sistema:  

1º Crie um projeto de instalação de placa solar considerando o local de instalação da placa solar 

O primeiro passo para a instalação da placa solar é conhecer o local de instalação e desenhar o projeto considerando alguns pontos: 

  • Existem sombreamentos na área de instalação das placas solares, como prédios, árvores ou antenas? As placas solares devem ficar totalmente livres de sombras, principalmente no maior período de incidência solar que costuma ser entre 9h e 15h. Caso haja alguma sombra ela poderá prejudicar o funcionamento do sistema;
  • Qual é a posição do sol no local de instalação? E a partir disso, qual a melhor posição para a instalação das placas solares? No Brasil o mais indicado é realizar a instalação da placa solar voltada para a linha do equador. Em sistemas On Grid é recomendado a instalação em latitudes de 13º e 17º. E nos sistemas Off Grid a instalação deve ser plana, com uma leve inclinação, apenas para evitar o acúmulo de água da chuva; 
  • Existe a necessidade de limpar o telhado antes da instalação da placa solar para que ela não seja prejudicada? Lembre-se que a sujeira pode comprometer a fixação e a sustentação dos painéis; 
  • Como é o telhado onde a instalação será feita? Ele está em boas condições para receber a instalação? Que cuidados precisam ser tomados para que a estrutura dos painéis solares tenha uma boa fixação? 
  • Qual o tipo de sistema solar é mais indicado para a área de instalação: On Grid ou Off Grid? Enquanto o sistema Off Grid é mais indicado para lugares afastados e em que não há acesso a uma rede de concessionária, o sistema On Grid é melhor em casos em que a concessionária está próxima ao local;

Para responder a todas essas perguntas, o profissional deverá fazer uma visita técnica, subir no telhado, avaliar todas as condições de instalação e começar a desenhar onde cada componente será instalado e como a montagem deve ser feita. 

Essa análise é de extrema importância porque garante eficiência do sistema fotovoltaico e a segurança de instalação das placas solares. 

Além disso, é no momento da visita técnica que o profissional vai criar o orçamento de instalação, determinando todos os custos envolvidos. Afinal, se a distância for grande a instalação deve seguir um preço diferente do que locais mais próximos. 

Após aprovação do orçamento, a equipe técnica encaminha o projeto para a rede concessionária, adiantando o processo de conexão do sistema à rede. 

kit checklist para baixar e adaptar

2º Monte a estrutura 

Após a submissão e a aprovação do projeto de instalação de placa solar pela rede concessionária o projeto pode ser instalado. 

Na montagem da estrutura o cuidado deve ser para que a estrutura do telhado suporte o peso das placas e que os painéis fiquem bem presos e não se soltem com o vento. É necessário também fazer uma vedação para que não haja infiltrações quando houver chuvas. 

Para que a vedação seja feita de forma correta, o mais indicado é usar a cola e vedar os furos antes de parafusar a estrutura. Outra recomendação é que as buchas devem ser cumpridas o suficiente para garantir uma boa fixação e que atravesse toda a placa do telhado para que a instalação da placa solar fique mais firme. 

A inclinação é outro fator que deve ser conferido antes da montagem da estrutura, afinal é um fator que influencia muito na produção de energia. Geralmente a inclinação é feita utilizando a inclinação do próprio telhado, minimizando gastos extras e prevenindo que as próprias placas solares façam sombra umas sobre as outras. 

O ideal da inclinação varia entre 10º e 30º para sistemas On Grid e até 45º para sistemas Off Grid. Em áreas planas, estruturas triangulares podem ser instaladas para ajustar a inclinação, como é o caso das lajes.  

Outro fator para observar na hora da instalação das placas solares é o tipo de telhado. Telhados de cerâmica ou fibrocimento têm os suportes instalados debaixo das telhas. Se o telhado é de metal os suportes devem ser parafusados nas telhas. E em telhados de barro as telhas precisam ser removidas e os suportes são parafusados nesses pontos. 

Vale lembrar que a montagem da estrutura deve ser sempre realizada em solo e só depois ser acomodada no telhado. 

3º Escolha os itens de fixação

A lista de itens de fixação é extensa e a escolha vai depender de cada situação e dos apontamentos realizados no projeto de instalação de placa solar. 

São exemplos de itens de fixação muito utilizados: 

kit checklist para baixar e adaptar

Conjunto de hastes

É um item de fixação muito utilizado em telhados de fibrocimento e permite o controle de altura e de aperto do sistema. É formado pela haste inox 304, com três porcas sextavadas flangeadas e arruela de vedação em EPDM.  

Parafuso cabeça martelo 

Como o próprio nome diz, a cabeça desse parafuso se assemelha a um martelo, o que faz com que seja possível um melhor encaixe em trilhos, grampos e outros suportes de fixação. É comumente utilizado junto a porcas. 

Arruela 

As arruelas auxiliam no aumento da superfície de contato evitando que os fixadores afrouxem e as placas solares se desprendam. Devem ser utilizadas junto a parafusos e porcas. Os modelos mais comuns são as dentadas, lisas e de pressão. 

Parafuso sextavado 

A cabeça do parafuso sextavado aumenta o torque, o que garante uma maior estabilização das peças e, consequentemente, maior segurança na sustentação das estruturas. São exemplos a rosca soberba e métrico. 

Porcas 

Podem apresentar formato sextavado ou quadrado e devem ser utilizadas junto a parafusos e barras roscadas. 

Soquete sextavado 

Sua principal característica é chave sextavada que tem amplo encaixe e pode ser utilizado tanto na instalação, quanto na remoção de parafusos, hastes e porcas. 

4º Realize a instalação dos trilhos 

Os trilhos são as estruturas em que as placas solares serão instaladas. Podem ser feitos tanto de alumínio quanto de aço, e seu objetivo é prender perfeitamente os painéis solares para que não haja torção ou encaixes mal feitos. Podem ser instalados com parafusos cabeça de martelo. 

Após a instalação dos trilhos é que as placas solares podem ser fixadas e os cabos conectados.

5º Faça a instalação da placa solar 

A instalação da placa solar começa com os módulos sendo desembalados e içados por cordas até o telhado, local em que serão fixados nos trilhos já instalados. 

Quando a instalação da placa solar é finalizada a próxima etapa é conectar os cabos. O inversor e o string box são interligados no quadro de distribuição de energia e a conexão é realizada com ajuda de disjuntores e cabos fotovoltaicos. 

6º Instalação da parte elétrica 

Em seguida, a instalação da parte elétrica deve ser realizada. O inversor conectado aos painéis solares deve também ser interligado à rede elétrica do local. Essa é uma atividade destinada ao eletricista. 

Além da instalação de toda a parte elétrica relacionada ao sistema fotovoltaico é necessário realizar o aterramento dos componentes metálicos, como os trilhos e o inversor. 

Ao final da instalação elétrica todos os componentes de proteção devem ser verificados, incluindo o cabeamento das placas solares. 

Veja também: Laudo técnico elétrico: o que é, como fazer e modelo pronto

7º Execute os ajustes finais 

Entre os ajustes finais estão todos os testes que devem ser executados para garantir que não há nenhum problema no sistema, como a aferição dos níveis de tensão da corrente. 

Em seguida, a equipe técnica deve homologar a instalação das placas solares com a rede concessionária de energia e a partir da homologação o sistema está pronto para ser utilizado.  

Leia também: Relatório de não conformidade: o que é e como elaborar

Manutenção de placa solar 

Como todo equipamento, as placas solares também precisam de manutenção, mas ela é mínima e tem baixos custos.

A manutenção mais frequente é a de limpeza que deve ser realizada a cada 6 meses, um ano ou quando o sistema apresentar quedas de produção de energia. A limpeza pode ser realizada de forma simples com a ajuda de um pano e um pouco de água. 

Já a manutenção preventiva que demanda o apoio de uma equipe técnica deve ser realizada a cada um ano para conferência do inversor solar, da parte elétrica, da isolação dos sistemas, fixação da estrutura e verificação da existência de corrosão.

Estimativas mostram que o impacto da manutenção no custo de energia é baixo, não chegando a mais do que 1% ao ano do custo total do sistema.  

Checklist Digital de Manutenção Preventiva   para experimentar grátis

Instalação de placa solar preço

O preço de instalação de placa solar depende de vários fatores, como local e nível de complexidade da instalação. Mas estima-se que para imóveis pequenos o valor do investimento seja entre R$ 12.000 e R$ 15.000. 

São fatores que podem influenciar no custo de instalação de placa solar: 

  • Distância: quanto maior for o deslocamento, maior poderá ser seu investimento na instalação de placa solar; 
  • Altura do telhado: Locais muito altos dificultam o trabalho dos técnicos e aumentam o risco de acidentes. Em alguns casos pode ser necessário até mesmo a contratação de uma grua para içar os painéis;
  • Tipo do telhado: Lajes e telhados de metal facilitam a instalação das placas solares, enquanto telhados inclinados ou com telhas de barro demandam maiores cuidados. 
  • Condições do telhado: Telhados de fibrocimento, principalmente os mais antigos, exigem maior impermeabilização e são mais quebradiços, o que faz com que possa existir a necessidade de substituição das telhas;
  • Estrutura do telhado: Telhados de vigamento espaçados precisam de adaptação na estrutura para instalação de placa solar, já os com vigamento metálico demandam parafusos e ferramentas especiais; 
  • Distância entre o local da instalação e o ponto de conexão: Quanto mais próximo o quadro de luz for do local de instalação da placa solar, mais simples será a instalação e menos cabeamento e conduítes precisarão ser utilizados. 
  • Relógio de luz: Para fazer a homologação da instalação da placa solar a concessionária de energia fará uma visita técnica e o relógio de luz precisa atender às regras impostas pela concessionária. Por isso, se o local de instalação tiver mais de 20 anos, talvez seja necessário realizar ajustes. 

Leia também: Carta proposta de prestação de serviços: como fazer

Orçamento de Serviço digital para usar grátis

Quanto ganha um instalador de placa solar?

O técnico instalador de placa solar pode ganhar entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Tudo vai depender do nível de experiência do profissional, das certificações recebidas e em qual região ele trabalha. 

Vale a pena instalar placas de energia solar?

Mas afinal, quais são os ganhos de quem decide fazer a instalação de placa solar? Separamos algumas vantagens em usar esse sistema de energia: 

  • A economia na conta de luz pode chegar a 95% segundo estimativas;
  • A vida útil dos equipamentos é de 25 anos;
  • O sistema exige baixa necessidade de manutenção;
  • A geração de energia solar é silenciosa; 
  • Optar pela energia solar diminui os impactos ambientais;
  • Ajuda na valorização do imóvel. 

Curso de Instalação de placa solar 

Deseja se especializar na área de instalação de placa solar? Separamos a indicação de três cursos que podem te ajudar a se destacar nesse mercado: 

  • Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica: Esse curso do SENAI capacita profissionais para planejarem, executarem e avaliarem instalações de placas solares. Na grade estão matérias como componentes do sistema de energia solar fotovoltaica, dispositivos de proteção e seccionamento, identificação de problemas e atendimento ao cliente;
  • Instalador de Energia Solar Fotovoltaica + NR 35: O curso do instituto da construção traz ensinamentos como conceitos básicos de elétrica, manutenção, orçamento e checklist e procedimentos na instalação e manutenção do sistema fotovoltaico; 
  • Pós-Graduação em Energia Solar Fotovoltaica: A pós-graduação a distância da Uninter prepara os profissionais para gerenciar processos de instalação de placas solares e implementar práticas de energia limpa de acordo com exigências previstas na legislação. 

Veja também: Aplicativo de checklist: como utilizar no seu negócio

Quer otimizar o seu processo de instalação de placa solar? O Produttivo pode te ajudar. Ele é um app de execução e comprovação de serviços para trabalhos de campo que te ajuda com a produção de relatórios de visita técnica, não conformidade, checklists de manutenção e ordens de serviço totalmente digitais. 

Veja todas as funcionalidades que vão te ajudar a poupar tempo e investir mais tempo em gestão e na conquista de novos clientes. Não deixe de experimentar todos os recursos de forma gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima