O que é service 4.0

O que é service 4.0 e como impacta na sua rotina

Com o mercado e consumidores cada vez mais exigentes, otimizar a prestação de serviços é uma ação necessária. Por isso, conhecer e aplicar os conceitos de Service 4.0 é tão importante.

O termo “Service 4.0” ou Serviços 4.0 representa um avanço nos mais diversos ramo da indústria de serviços, tanto para B2B quanto B2C. Com tecnologia envolvida, o setor consegue entregar mais qualidade, com menos tempo e até faturar mais rápido – visto que ganha tempo em tarefas.

Essa fase visa ser uma evolução para os processos aplicados hoje nas mais diversas empresas. Essa necessidade surgiu até para evitar perdas e corresponder à exigência de seus clientes, que já estão em contato com tantas novidades tecnológicas. Uma mudança simples de ser observada, por exemplo, é a utilização de papel para registrar as informações, enquanto existem diversas plataformas em nuvem que conseguem salvar os dados com mais precisão e segurança.

Do ponto de vista dos conceitos, são muito parecidos com os da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial. As principais mudanças estão na operação em si, com mais automações, robôs e inteligência artificial aplicados à sua realidade.

Selecionamos alguns termos que você precisa estar habituado para aplicar:

Big Data:

A informação precisa ser muito valorizada dentro dos serviços prestados. Portanto, essa tecnologia visa guardar e aproveitar as informações dos clientes para aprender e alinhar as melhores estratégias.

Nuvem de dados ou Internet dos serviços:

Todas os dados que você precisa coletar devem ter a maior segurança. Por isso, a famosa “nuvem de dados” aparece tão forte nesse contexto. Cada vez mais, é preciso substituir pastas físicas ou no computador por plataformas em que consiga administrar na nuvem.

Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT):

Conexão entre as áreas e serviços através de automações e que seja possível fazer o monitoramento online, sem que haja a necessidade de um supervisor o tempo todo. Aqui, também entra o ponto de “Bionic Computing”, que se trata justamente da interação dos sistemas também com os clientes ou consumidores.

Toda essa tecnologia aplicada para os serviços, oferecem a oportunidade de trocar os trabalhos manuais por automáticos e mais rápidos. Um exemplo simples é a emissão de relatórios automáticos depois de um checklist de manutenção. Mas, também podemos pensar nas manutenções preditivas com o IoT, em que a inteligência da máquina permitirá a identificação de possíveis inconformidades sem necessidade do olho humano.

Essa evolução permitirá que as empresas ofereçam para os clientes:

  • Mobilidade: A época de usar papel para se organizar (ou desorganizar) acabou. Hoje, é necessário que as empresas estejam dispostas a investirem em aplicativos para gerenciar suas tarefas em campo, sistemas para emissão de boletos e outros complementares que agilizem a rotina.
  • Customização: O cuidado com as necessidades de cada cliente fica mais fácil com as informações organizadas. Realizar serviços e entregar relatórios que atendam necessidades específicas de cada cliente é um grande diferencial para as empresas.
  • Dados: Com o armazenamento na nuvem de todas as informações, essa será uma grande fonte de insights para otimizar a cada período o seus serviços. Por meio da sua própria base de dados, pode entender o que está funcionando bem na sua operação e para seus clientes.
  • Tempo real: Tudo funciona mais rápido hoje e essa será uma das exigências. Portanto, monitorar tudo que está acontecendo em tempo real é uma vantagem muito grande para qualquer serviço.

Além das melhorias para entrega de serviços, o impacto do Service 4.0 está na rentabilidade e economia da empresa. No entanto, todas essas novidades só poderão ser colocadas em prática se a empresa toda estiver alinhada.

Portanto, invista em estudo, testes e aplicações para combinar aos poucos os processos antigos com os novos. Assim, em breve, você poderá ser uma das principais histórias de sucesso de serviços.

Aproveite para conhecer um pouco da história de empresas que sentiram a diferença em utilizar o celular para prestação de serviços, automatizar relatórios e acompanhar indicadores, nesse link.

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