Laudo técnico elétrico o que é, como fazer e modelo pronto

Laudo técnico elétrico: o que é, como fazer e modelo pronto

O laudo técnico elétrico é um documento que atesta a segurança de todo o sistema elétrico de uma edificação ou residência, bem como se atende às normas regulamentadoras vigentes. Isso evita acidentes e, no caso de ocorrer algum problema, as administradoras e síndicos possuem uma proteção legal.

Neste artigo você vai entender como criar o laudo técnico elétrico, quem pode fazer o documento e quais pontos são essenciais para que o laudo atenda a todos os requisitos necessários.

Experimente grátis: Modelo de laudo técnico elétrico digital

O que é um laudo técnico elétrico?

O laudo técnico elétrico, também chamado de laudo de instalações elétricas ou laudo técnico de instalação elétrica, é um documento que contém uma perícia nos sistemas elétricos das edificações, além de recomendações de melhoria. Além disso, o documento aponta se os requisitos das normas brasileiras (NBRs e outras) estão sendo atendidos. 

Esse documento pode ser exigido por prefeituras, Corpo de Bombeiros, certificadoras, ou seguradoras. O laudo também pode ser requerido por órgãos federais, como Ministério do Trabalho ou companhias de energia elétrica.

Modelo de Laudo técnico elétrico digital para usar em aplicativo com mais de 13 opções de campo de resposta, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Para que serve o laudo elétrico?

O laudo elétrico inspeciona os sistemas elétricos, principalmente voltado à segurança de equipamentos, instalações e usuários, eliminando ou neutralizando os riscos potenciais de acidentes de origem elétrica.

É tarefa também do responsável pelo laudo elétrico analisar a documentação da edificação, histórico de manutenções preventivas das instalações elétricas. Além de servir como comprovação de segurança perante a lei, orienta futuras inspeções, manutenções e adequações para evitar curtos-circuitos, choques, incêndios, explosões, etc.

Outro objetivo do laudo elétrico é ser uma segurança jurídica para administradoras de condomínios e edifícios, evitando acusações de negligência em casos de acidentes elétricos.

Quem pode fazer um laudo elétrico?

O laudo elétrico pode ser realizado e assinado por engenheiros eletricistas, havendo a possibilidade de ser assinado por um técnico em eletrotécnica. Todos os profissionais devem ser registrados no CREA de seu estado e solicitar uma anotação de responsabilidade técnica para realização da atividade.

Quais são os tipos de laudos?

Existem diversos tipos de laudo técnico elétrico, sendo que dois deles precisam estar sempre atualizados para atender às normas vigentes: laudo de SPDA e o Laudo de Instalações Elétricas. Vamos falar sobre cada um a seguir!

Laudo de Instalações Elétricas (L.I.E – NR – 10)

Este laudo pode ser utilizado por edificações comerciais, residenciais, industriais e públicas, verificando toda a estrutura elétrica do local: cabeamento, dispositivos de proteção, sistema de aterramento, quadros de distribuição e medição, padrão de entrada e transformador.

Este laudo precisa atender à NBR 5410 e às normas técnicas do estado, estabelecendo as condições adequadas para instalações elétricas de baixa tensão. 

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – LAUDO DE SPDA

O laudo SPDA atesta que todo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas está funcionando adequadamente, atendendo aos requisitos da NBR 5419, garantindo que o sistema está envolvido por uma blindagem de ótima condutividade elétrica e aterrada com uma espessura adequada.

Laudo de Aterramento (LA)

O laudo de aterramento é muito semelhante ao SPDA, que visa proteger o usuário de equipamentos contra qualquer tipo de descargas atmosféricas ou eletricidade estática.

Prontuário NR 10

O PIE ou Prontuário das Instalações Elétricas conforme NR10 é um conjunto de documentos que estabelece procedimentos e instruções técnicas de segurança e saúde, reunindo também a documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos. É item obrigatório para empresas que possuem carga igual ou superior a 75kW.

Outros documentos que fazem parte do Prontuário NR 10:

  • Quais são os equipamentos de proteção coletiva e individual aplicáveis, conforme a NR 10;
  • Documentação atestando a qualificação da equipe de trabalho, bem como treinamentos realizados;
  • Resultados de testes de isolamento elétrico realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Certificações dos equipamentos e materiais elétricos;
  • Apresentação de cronograma para adequações necessárias, bem como o relatório técnico de inspeções atualizado.
Modelo de Laudo técnico elétrico digital para usar em aplicativo com mais de 13 opções de campo de resposta, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Quanto custa um laudo técnico elétrico?

O valor varia de acordo com o tamanho da edificação e complexidade do sistema elétrico. A emissão do certificado de inspeção pode custar entre R$600 e R$2000.

Como fazer um laudo elétrico?

Agora, vamos te explicar o passo a passo para realização da inspeção e emissão do laudo técnico elétrico. É muito importante, como mencionamos anteriormente, que o trabalho seja executado por profissional devidamente habilitado e credenciado ao CREA do seu estado.

Instrumentos e ferramentas

Durante a inspeção, são realizadas diversas medições dos componentes elétricos, por isso, alguns equipamentos são indispensáveis para um bom trabalho. 

  • Alicate amperímetro e multímetro: medições de correntes, tensões, etc.
  • Termômetro (megger): medição da resistência do sistema de aterramento;
  • Megômetro: item que ajuda a medir o isolamento dos condutores, motores, etc.
  • Luxímetro: este item mede o índice de luminosidade do ambiente;
  • Chave de fenda
  • Alicate universal
  • Jogo de chave allen
  • Jogo de chave combinada (boca x estria)
  • Equipamentos de proteção individual: luva, capacete, óculos de proteção, botas adequadas, etc.
  • Máquina fotográfica ou smartphone: o registro fotográfico pode ser incluído no relatório final.

Qualquer outro material ou equipamento vai depender da complexidade das instalações elétricas a serem analisadas.

Pontos analisados na inspeção de instalações elétricas

Com os materiais e equipamentos em mãos, chegou a hora de pôr a mão na massa. Por isso, alguns pontos das edificações não podem ficar de fora da inspeção. Conheça os principais:

  • Entrada de energia: condições de conservação de cabos, dispositivos, aterramento, além de outros pontos sobre fornecimento de energia. É preciso anotar qualquer entrada que esteja fora do padrão, orientando as soluções.
  • Quadro de distribuição de circuitos: verificar quantidade de circuitos, se existem circuitos de reserva e quais cargas são alimentadas pelos mesmos. Verificar se há quedas de tensão entre a entrada de energia e o quadro. Se possível, medir as correntes por fase e fase-neutro. Averiguar se o disjuntor não está com aquecimento excessivo.
  • Iluminação: verificar quais são os tipos de luminárias e lâmpadas utilizadas, bem como o estado de conservação. Medir o nível de iluminação e comparar com os recomendados pelas normas.
  • Tomadas: verificar se estão dentro dos padrões da ABNT, se recebe os condutores nas cores padronizadas. Medir as tensões
  • SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas: verificar qual é o SPDA utilizado e se está atendendo às normas vigentes.
  • Aterramento: verificar se existe aterramento funcional e/ou de proteção, bem como esquema utilizado (TN-C, TN-S ou TT). Medir a resistência do aterramento.
  • Conclusão do laudo: por fim, devem ser apontadas possíveis irregularidades e quais medidas devem ser tomadas para corrigir ou atualizar o sistema elétrico.

Laudo técnico elétrico PDF

As inspeções possuem vários detalhes e, gerar o relatório de serviço é um dos maiores desafios dos técnicos e gestores. Por isso, no Produttivo a equipe que vai a campo conta com um aplicativo para preenchimento de checklists, averiguando as condições dos sistemas elétricos e gerando relatórios digitais logo após a finalização do serviço.

Veja um exemplo de laudo técnico elétrico gerado no Produttivo:

Experimente esse modelo gratuitamente e adapte de acordo com as suas necessidades!

O relatório conta com campos de:

  • Conformidade e não conformidade
  • Resposta em texto, múltipla escolha, seleção única;
  • Preenchimento por voz.
Modelo de Laudo técnico elétrico digital para usar em aplicativo com mais de 13 opções de campo de resposta, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Além disso, é possível inserir fotos diretamente pelo celular, que vão para o relatório com marcação de data e hora. Você pode experimentar este modelo e muitos outros gratuitamente. Basta acessar o banner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima