aplicativo pesquisa de satisfação

Aplicativo pesquisa de satisfação: como usar + 5 apps

Para quem busca mensurar o desempenho da empresa com os clientes, o uso de um aplicativo pesquisa de satisfação é uma solução prática e confiável.

Os apps permitem que o cliente faça a avaliação em poucos segundos, deixando suas impressões para que a empresa possa identificar pontos de melhoria.

Mas como escolher o melhor aplicativo para pesquisa de satisfação? Continue acompanhando o artigo para conhecer algumas opções de app e dicas para sua pesquisa de satisfação ficar ainda melhor!

Veja também: Pesquisa de satisfação online

Aplicativo pesquisa de satisfação: para que serve?

O aplicativo pesquisa de satisfação é uma ferramenta prática e automatizada para obter a opinião do cliente sobre um produto ou serviço. É uma versão atualizada das pesquisas em papel, em que o cliente tem espaço para dar uma nota e emitir uma opinião.

Existem aplicativos específicos para realizar pesquisas de satisfação, como veremos abaixo, e também funcionalidades integradas a outros sistemas, que é o caso da pesquisa de satisfação do Produttivo.

O objetivo é o mesmo em ambas as opções: saber o que o cliente pensa sobre a empresa e usar essas informações para melhoria constante. Na versão in app, a empresa elabora o formulário na plataforma e envia ao cliente por meio de um link ou e-mail.

Kit pesquisa de satisfação para baixar de forma gratuita

Como usar aplicativo para fazer pesquisa de satisfação?

Os aplicativos para pesquisa de satisfação seguem o mesmo princípio das tradicionais pesquisas em papel. Basta escolher os pontos que você quer que sejam avaliados, e transcrevê-los em perguntas claras e objetivas.

Algumas sugestões de questões que você pode adaptar ao seu negócio para o cliente avaliar são:

  • Atendimento da equipe;
  • Prazo e pontualidade;
  • Qualidade do serviço ou produto.

Sabendo o que você quer monitorar, selecione o tipo de pesquisa de satisfação conforme suas necessidades. Veja alguns exemplos:

  • Pesquisa fácil: fornece dados gerais sobre a visão do cliente, podendo ser aplicada para entender se os clientes estão satisfeitos de maneira geral. É ampla e direta;
  • Customer Satisfaction Escort (CSAT): o cliente avalia cada aspecto em uma escala numérica ou múltipla escolha. É indicada para ser preenchida após a execução do serviço, permitindo a avaliação de diferentes pontos, como pontualidade e atendimento;
  • Net Promoter Score (NPS): avalia a lealdade dos clientes, questionando se indicariam ou não a empresa.

Esses são só alguns exemplos de como estruturar sua pesquisa para que ele seja ao mesmo tempo fácil para o cliente, mas também apresente resultados confiáveis.

Leia mais sobre os tipos de pesquisa de satisfação

Agora é só escolher o melhor aplicativo de pesquisa de satisfação (calma, separamos algumas sugestões abaixo) e colocar em prática. É preciso respeitar a interface de cada aplicativo, mas todos permitem personalizar a pesquisa como necessário.

Alguns apps podem ser baixados no celular, enquanto outros devem ser usados pelo navegador no computador.

Aplicativo integrado com pesquisa de satisfação

Vantagens do app pesquisa de satisfação

Como falamos anteriormente, o aplicativo pesquisa de satisfação é uma versão moderna das pesquisas em papel. Veja alguns benefícios desse formato:

Produtividade e assertividade

Nas pesquisas em papel, normalmente uma pessoa fica responsável por transcrever todas as respostas obtidas, gerando retrabalho e ocupando um tempo precioso. Quando essa função é automatizada, o colaborador pode direcionar seu tempo e atenção para outras atividades.

Gráficos automatizados

Muitos apps pesquisa de satisfação “traduzem” as respostas para gráficos com indicadores, assim não é preciso analisar cada resposta individualmente. Com isso, os resultados são confiáveis e fáceis de interpretar.

Fácil para o cliente

Não é só a empresa que vai se beneficiar de um app pesquisa de satisfação: eles também são fáceis de usar para o cliente, que não precisa gastar muito tempo com o feedback. Isso aumenta a satisfação do cliente e também eleva a taxa de preenchimento das pesquisas.

Personalização

Você pode escolher quais perguntas inserir na sua pesquisa de satisfação, mas também é possível ir além, personalizando o formulário com as cores da empresa e logo para reforçar sua identidade visual.

Sem desperdício

Imagine que você elaborou uma pesquisa e imprimiu em grande quantidade, mas percebeu um erro de digitação, ou em pouco tempo uma das questões ficou obsoleta. Seria necessário jogar fora os papéis, ou alterá-los um a um. Por outro lado, caso a pesquisa seja feita em uma plataforma digital, você pode só fazer as alterações necessárias, nada de desperdício.

Automatização

Com a pesquisa de satisfação in app, não é preciso direcionar um colaborador para o preenchimento da pesquisa. O próprio aplicativo faz o disparo automático, e as respostas são imediatamente disponibilizadas para a empresa. Isso agiliza o processo e garante que todos os clientes recebam a pesquisa.

Kit pesquisa de satisfação para baixar de forma gratuita

5 aplicativos pesquisa de satisfação

A seguir, listamos 5 opções de aplicativos pesquisa de satisfação que podem ser personalizados e facilitam a rotina de pós-venda da sua empresa, olha só:

Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta gratuita do Google que permite criar diferentes modelos de formulário, mas exige que os clientes acessem um link separado para fazer a avaliação e é preciso uma conta na plataforma para criar os formulários e analisar os dados obtidos. É ideal para empresas que ainda não utilizam pesquisas de satisfação.

MindMiners

A MindMiners foi desenvolvida para analisar o comportamento do consumidor com base em dados. Trazendo diferentes gráficos para análise de indicadores, ela oferece diversos tipos de plano. 

Opinaê

Indicada para uso no celular e tablet, o Opinaê conta com diferentes modelos de pesquisa de satisfação para diversos segmentos. Além disso, está disponível na versão para totens, para pesquisas imediatas em ambientes físicos.

Respondi

O Respondi é uma ferramenta nacional com planos gratuitos e pagos que permite a elaboração de pesquisas em vários formatos. As pesquisas podem ser personalizadas, os dados são salvos automaticamente de maneira instantânea, e as respostas podem ser exportadas para o Excel.

SurveyMonkey

Disponível em vários idiomas, a SurveyMonkey oferece diferentes opções de preço conforme as suas necessidades. A plataforma conta com modelos prontos para uso que podem ser personalizados, oferecendo desde feedbacks em tempo real até pesquisas de mercado mais amplas.

Aplicativo integrado com pesquisa de satisfação

Pesquisa de satisfação Produttivo

Se você já é cliente Produttivo, que tal aproveitar a nossa funcionalidade Pesquisa de Satisfação? Ela é totalmente integrada à plataforma: após a finalização do serviço, ela pode ser enviada automaticamente para o cliente responder.

É possível personalizar sua pesquisa, e as respostas são exibidas em formato de gráfico e indicadores super fáceis de interpretar.

Você também pode testar grátis esse e outros recursos do Produttivo, sem precisar de cartão de crédito. É só se cadastrar e começar a usar gratuitamente!

Para quem ainda não é cliente Produttivo, outra opção é o nosso Kit Pesquisa de Satisfação gratuito. Ele conta com três modelos de pesquisa de satisfação prontos para uso. É só fazer o download grátis e aproveitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima