Gestores aplicando um checklist de obras para avaliação de conformidade

Check list de obra: como fazer + modelo digital

O check list de obra é essencial para acompanhar o andamento das etapas do projeto, e as versões digitais garantem mais praticidade e confiabilidade no preenchimento.

Vamos conhecer a importância do checklist de obra, como fazer e dicas para automatizar o processo com segurança. Acompanhe!

Veja também: Software para criação de checklists personalizados

O que é um check list de obra?

Um check list de obra é uma lista detalhada de tarefas ou itens que precisam ser realizados durante o processo de construção de uma edificação.

Essa lista serve como um guia para garantir que todos os aspectos relevantes da obra sejam cuidadosamente executados e verificados, a fim de assegurar a qualidade, a segurança e a conformidade com os padrões estabelecidos.

Cada item na lista deve ser marcado conforme for concluído, permitindo um acompanhamento visual do progresso da obra. Isso também ajuda a equipe de construção a identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem mais difíceis e caros de resolver.

Modelo de relatório de obra digital com recursos de fotos, Qr Code e muito mais!

Qual o objetivo do check list de obra?

O objetivo do check list de obra é evitar falhas e erros que possam comprometer a qualidade da construção, a segurança dos ocupantes e o cumprimento das normas regulamentadoras.

Por meio do acompanhamento, o checklist permite realizar a gestão das atividades e assim controlar o cumprimento de prazos, orçamento e padrão de qualidade.

Leia também: Software de gestão de obras: como escolher o melhor?

Quais as vantagens de usar um check list de obra?

O check list de obra é uma ferramenta para planejamento e acompanhamento das atividades no canteiro, podendo trazer vantagens como:

Mais controle no canteiro

O checklist ajuda a assegurar que cada aspecto da obra seja executado de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos. Isso reduz a probabilidade de erros, falhas de construção e retrabalho, economizando tempo e recursos.

Ao marcar itens concluídos no checklist, é possível visualizar de maneira clara e organizada o progresso da obra. Isso ajuda na gestão do cronograma e permite tomar medidas corretivas caso atrasos ocorram em determinadas tarefas.

Informações seguras

Obras em geral lidam com muitos documentos e informações, e o uso do check list de obra ajuda a reunir esses dados com organização e segurança.

Além disso, os modelos digitais de checklist têm o diferencial de limitar o compartilhamento de informações e evitar vazamentos ou perda de dados.

Com o Relatório Diário de Obra do Produttivo, por exemplo, todas as informações são preenchidas diretamente no celular e ainda ficam armazenadas em nuvem.

Olha só como fica o relatório preenchido e exportado em PDF:

Teste grátis o modelo Relatório Diário de Obra (RDO)

O checklist também funciona como um registro documentado do processo de construção. Isso pode ser útil no futuro para referência, manutenção e possíveis questões legais ou de seguro.

Controle de recursos

Para garantir que a equipe tenha todos os materiais necessários, o check list de obra assegura que todos os recursos que serão utilizados estejam disponíveis e acessíveis, evitando o imprevisto causado pela falta de itens que pode levar a atrasos e outros inconvenientes.

Segurança dos clientes

Seus clientes também querem acompanhar o andamento do projeto para garantir que seja concluído a tempo e satisfatoriamente. Assim, o check list de obra pode ser usado para comprovação e para dar mais segurança quanto ao progresso da construção.

O que o check list de obra deve conter?

Cada check list de obra é diferente, já que precisa levar em conta as necessidades de cada projeto. Porém, algumas informações que podem ser incluídas no seu checklist de acompanhamento são:

  • Preenchimento da ficha de verificação de serviço;
  • Conferência de regularizações e taxas pendentes;
  • Avaliação do plano de segurança;
  • Análise de orçamento;
  • Contratação de mão de obra;
  • Compra ou locação de equipamentos, insumos e ferramentas;
  • Verificação de estoque;
  • Remoção de entulhos;
  • Aplicação de treinamentos;
  • Avaliação de progresso;
  • Vistoria final.

Lembre-se que seu check list de obra não precisa seguir o modelo acima, o importante é que ele seja adaptado para o seu projeto.

Como criar um check list de obra?

Agora que você já sabe o que incluir no check list de obra, vamos ver como criar o seu próprio modelo de checklist:

Avalie o planejamento

O primeiro passo para elaboração do check list de obra é o planejamento. Portanto, avalie se seu planejamento está realista e adequado às necessidades da obra, levando em consideração prazos, atividades programadas, recursos exigidos, etc.

Assim que confirmar que o planejamento está dentro do esperado, siga para as próximas etapas.

Categorize as atividades do checklist

Como a obra tende a ter muitas etapas e serviços, é interessante categorizar as atividades do seu check list para que ele não fique muito extenso e complicado.

Você pode separar o check list de obra por etapa, ordem cronológica ou outra divisão que fizer sentido para o seu projeto.

Nesse check list de obra gerado pelo Produttivo, por exemplo, separamos as etapas entre Concretagem, Carpintaria e outras:

Delegue as responsabilidades

Assim como categorizar o check list pode ajudar a garantir sua eficácia, delegar responsabilidades também auxilia no controle mais próximo da obra.

Portanto, selecione colaboradores confiáveis para que cada um se responsabilize por uma parte do checklist. Assim, o gestor não fica sobrecarregado e a conferência da obra também não é prejudicada.

Estabeleça deadlines e instruções

Além do prazo final para entrega do projeto, coloque no seu check list de obra prazos menores para acompanhar o andamento de cada etapa. Desse modo, se houver algum imprevisto, você tem espaço para corrigir o erro a tempo.

Forneça também instruções detalhadas para que a equipe em campo saiba exatamente o que inspecionar em cada checklist.

Uma dica é usar o plano de ação 5w2h.

Compartilhe o check list

Compartilhar o check list de obra com a equipe cria uma cultura de trabalho colaborativa, em que todos se envolvem nas responsabilidades do projeto. Com isso, o gestor tem ainda mais controle das tarefas.

Plano de sustentabilidade

Como a construção civil tem grande impacto ambiental, inclua no seu check list de obra um plano de sustentabilidade que inclua a gestão de resíduos, como entulho, a licença ambiental e outros documentos necessários, como o relatório ambiental simplificado.

Para facilitar o controle ambiental da obra, você pode investir em um Modelo de Relatório Ambiental Simplificado, como o do Produttivo. Olha só como fica:

Teste grátis o Modelo de Relatório Ambiental Simplificado

Modelo de check list de obra digital

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de criar o check list de obra e colocá-lo em prática. Alguns sistemas de checklist, como o Produttivo, permitem criar questionários personalizados para acompanhar o planejamento, execução e comprovação do projeto.

Você pode incluir questões de não conformidade, orçamento de peças e serviços, campos de textos curtos ou longos, relatório fotográfico, marcação automática de data e hora, e muito mais.

Veja um exemplo de check list de obra criado pelo Produttivo:

Além disso, o relatório pode ser personalizado com as cores e logo da sua empresa. Depois de preenchido, o checklist pode ser enviado ao cliente por e-mail ou até WhatsApp.

Para que o acompanhamento seja completo, o gestor tem acesso a todas as informações por meio do painel web, e os resultados do checklist são armazenados em nuvem, para não perder nada.

Que tal fazer um teste grátis e criar seu próprio check list de obra com o Produttivo?

Se preferir, fale com a gente para agendar uma demonstração e ver na prática como o Produttivo pode auxiliar empresas de construção civil.

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