Relatório Diário de Obra RDO

RDO (Relatório Diário de Obra): o que é + modelo digital

Saiba o que é RDO (Relatório Diário de Obra), veja como fazer e entenda como funciona um modelo digital para uso em aplicativo.

O RDO, sigla para Relatório Diário de Obra, é um documento utilizado na construção civil para registrar o andamento do projeto.

No artigo a seguir, vamos te mostrar a importância do RDO, como fazer, e também um modelo de RDO digital para agilizar o serviço. Boa leitura!

Veja também: Modelo de RDO (Relatório Diário de Obra) digital no aplicativo pronto para usar

O que é um RDO?

O RDO, ou Relatório Diário de Obra, é um registro feito diariamente relatando todas as informações referentes ao andamento da obra.

É uma ferramenta essencial para o acompanhamento das obras, permitindo que todas as informações relevantes sejam documentadas de forma organizada.

Esse documento é elaborado e preenchido por um responsável designado, geralmente o encarregado, mestre de obras ou um profissional da equipe de gestão do canteiro. Conforme o nome já diz, ele deve ser feito todos os dias para trazer um registro diário.

O relatório é muito importante na gestão do projeto, pois ajuda a manter a obra organizada, facilita a tomada de decisões e proporciona um histórico completo do desenvolvimento do empreendimento, permitindo a análise do desempenho ao longo do tempo.

Além disso, o RDO pode ser usado para controle de qualidade, prestação de contas, monitoração do uso de recursos, identificação de problemas, como ferramenta de comunicação e, em alguns casos, para cumprir requisitos contratuais.

Isso porque, em casos de disputas ou problemas legais, o relatório pode ser usado como prova para esclarecer questões relacionadas ao andamento da construção. Portanto, é fundamental que o RDO seja preenchido de forma precisa e confiável.

Modelo de relatório de obra digital com recursos de fotos, Qr Code e muito mais!

Qual a principal diferença entre o Relatório Diário de Obra (RDO) de construção civil e de infraestrutura?

O Relatório Diário de Obra (RDO) é utilizado tanto na construção civil quanto em projetos de infraestrutura. A principal diferença entre eles está relacionada ao escopo e às especificidades de cada tipo de obra. Vamos entender melhor essas diferenças:

RDO Construção Civil

O RDO na construção civil geralmente é aplicado em obras de menor porte, como construção de casas, edifícios residenciais ou comerciais, reformas e pequenos empreendimentos. Nesse caso, o Relatório Diário de Obra é usado para registrar as atividades realizadas diariamente no canteiro de obras, detalhando o progresso e as tarefas executadas pelas equipes, como alvenaria, elétrica, hidráulica e acabamento.

Alguns elementos que devem ser incluídos no RDO da construção civil são:

  • Descrição das atividades realizadas por cada equipe;
  • Informações sobre a presença e participação da mão de obra;
  • Registros de materiais utilizados;
  • Condições climáticas que possam ter afetado a obra;
  • Observações sobre problemas ou desafios enfrentados durante o dia.

Infraestrutura

Por outro lado, o RDO na área de infraestrutura é mais comum em projetos de maior escala, como construção de rodovias, pontes, ferrovias, túneis, barragens e sistemas de transporte em geral. Nessas obras, o RDO abrange informações sobre o progresso do projeto em termos de etapas da construção e instalação de grandes componentes estruturais.

No RDO de infraestrutura deve constar:

  • Descrição das atividades executadas por diferentes frentes de trabalho;
  • Registros de atividades específicas, como terraplanagem, concretagem, montagem de estruturas, etc.;
  • Relato sobre o avanço das obras em relação ao cronograma geral;
  • Informações sobre o uso de máquinas pesadas e sua eficiência;
  • Detalhes sobre desafios enfrentados na execução, como questões geotécnicas ou ambientais.

Ou seja, a principal diferença entre o RDO de construção civil e de infraestrutura está na complexidade e escala dos projetos. Ambos são ferramentas fundamentais para o registro e controle do progresso das obras em seus respectivos contextos.

Modelo de relatório de obra digital com recursos de fotos, Qr Code e muito mais!

Quais as vantagens do RDO para a obra?

O Relatório Diário de Obra (RDO) traz muitos benefícios para o andamento e gestão de uma obra. Algumas das principais vantagens do RDO são:

Monitoramento das atividades

O RDO atua como um registro diário das atividades realizadas na obra, permitindo que todos os envolvidos tenham uma visão clara do progresso do projeto ao longo do tempo. Isso ajuda a acompanhar o cronograma e identificar atrasos ou avanços.

Leia também: Como fazer cronograma de obra + modelos de relatório

Aumento da produtividade

Ao documentar as tarefas executadas diariamente, é possível analisar a produtividade da equipe e o desempenho dos equipamentos e dos materiais utilizados. Essas informações podem ser usadas para melhorar a eficiência operacional e otimizar os recursos disponíveis.

Cumprimento de prazos

Por registrar o progresso em tempo real, o Relatório Diário de Obra permite identificar com antecedência possíveis atrasos e gargalos que podem prejudicar o andamento do projeto e contorná-los, garantindo a entrega da obra dentro do prazo previsto.

Controle dos recursos materiais

Além do progresso da obra, o RDO pode conter informações sobre o uso de equipamentos, o consumo de materiais e outros dados relevantes que ajudam a identificar desperdícios e encontrar oportunidades de economia de recursos.

Redução de custos

Com o controle proporcionado pelo Relatório Diário de Obra, é possível evitar pedidos excessivos que consomem recursos financeiros desnecessariamente, bem como identificar processos ou atividades que estejam gerando desperdício de tempo ou capital, abrindo espaço para a adoção de medidas corretivas para reduzir esses custos.

Leia também: Lean Construction: o que é e 5 princípios fundamentais

O que deve conter no RDO?

O Relatório Diário de Obra geralmente é preenchido pelo mestre de obras ou outro profissional responsável pelo canteiro, e deve conter detalhes como:

  • Data: a data em que o relatório foi preenchido;
  • Informações do projeto: descrição da obra e geolocalização;
  • Equipe: nomes dos colaboradores presentes e suas funções;
  • Atividades realizadas: descrição das tarefas executadas no dia;
  • Materiais utilizados: lista dos materiais empregados na obra;
  • Equipamentos em uso: relação dos equipamentos utilizados;
  • Condições climáticas: informações sobre o clima, caso seja relevante para as atividades;
  • Fotos: anexar um relatório fotográfico para comprovação do progresso da obra;
  • Observações e ocorrências: qualquer informação relevante, como problemas encontrados, atrasos, alterações no projeto, entre outros;
  • Assinatura do responsável: o encarregado deve assinar o relatório para validar as informações registradas.

O modelo de RDO do Produttivo já vem com os campos prontos para serem preenchidos, e ainda com o recurso de preenchimento automático das informações do cabeçalho, poupando tempo no dia a dia.

Veja só como fica o Relatório Diário de Obra exportado em PDF:

Faça o teste grátis e comece a usar esse e outros modelos de relatório para sua obra!

Quais são os possíveis problemas em não ter um RDO adequado?

A falta de um Relatório Diário de Obra (RDO) adequado pode levar a uma série de desafios para o andamento do projeto. Alguns dos principais problemas relacionados à falta de um RDO adequado são:

  • Falta de controle e monitoramento: sem um RDO, não há uma documentação formal das atividades realizadas diariamente na obra. Isso dificulta o controle e o monitoramento do progresso do projeto, tornando mais difícil identificar atrasos, problemas e desvios do cronograma;
  • Dificuldade na tomada de decisões: a ausência de informações atualizadas e detalhadas dificulta a tomada de decisões informadas por parte da gestão, o que pode levar a decisões inadequadas que comprometem o sucesso da obra;
  • Falta de transparência e comunicação: o relatório é uma ferramenta importante para manter a transparência entre as equipes e outras partes interessadas no projeto. Sem um RDO adequado, a comunicação pode ser prejudicada, resultando em ruídos e desentendimentos;
  • Riscos legais e contratuais: o Relatório Diário de Obra é uma documentação essencial em casos de disputas contratuais. Sua ausência dificulta a comprovação de atividades realizadas, prazos cumpridos, uso de materiais adequados e qualidade do trabalho, causando problemas no âmbito jurídico;
  • Prejuízos financeiros: a falta de controle do progresso e dos recursos pode levar a gastos excessivos, retrabalhos e desperdícios;
  • Dificuldade na identificação de problemas: sem um registro diário das ocorrências, torna-se mais difícil identificar e corrigir problemas rapidamente. Questões que poderiam ser resolvidas prontamente podem se agravar e impactar negativamente o projeto;
  • Perda de histórico e aprendizado: o RDO serve como um registro histórico da obra, permitindo que experiências e aprendizados sejam documentados e utilizados em futuros projetos. A falta de documentação adequada resulta na perda do histórico para consulta;
  • Má gestão de prazos: sem informações precisas e atualizadas sobre o andamento da obra, a gestão de prazos pode ser comprometida, levando a atrasos na entrega do projeto.

Viu como o Relatório Diário de Obra faz toda a diferença no sucesso do seu projeto? Portanto, invista em um RDO completo e atualizado como parte da gestão eficaz das obras.

Modelo de relatório de obra digital com recursos de fotos, Qr Code e muito mais!

Como fazer um RDO?

Fazer um Relatório Diário de Obra requer organização para registrar todas as informações relevantes de forma clara e padronizada. Por isso, criamos um passo a passo para te ajudar a elaborar o RDO:

1. Defina o formato do RDO

O RDO pode ser elaborado em papel, Word ou até em softwares específicos. Dê preferência às versões digitais para não ter dor de cabeça com rasuras, transcrição das informações e outras limitações dos relatórios em papel.

Além disso, os relatórios feitos em sistema ainda têm a vantagem de serem armazenados em nuvem e utilizarem recursos como preenchimento automático e marcação de data e hora, que deixam o registro ainda mais rápido.

Com o Produttivo, você pode usar modelos prontos ou personalizar relatórios inteligentes para que eles atendam às suas necessidades. Fale com a gente e veja como o Produttivo pode te ajudar na elaboração do Relatório Diário de Obra!

2. Identifique as informações necessárias

Determine quais informações precisam ser incluídas no RDO de acordo com as particularidades da obra. Normalmente, o relatório deve conter os seguintes itens:

  • Data do preenchimento;
  • Descrição da obra e localização;
  • Equipe de trabalho presente;
  • Atividades realizadas no dia;
  • Materiais utilizados;
  • Equipamentos utilizados;
  • Condições climáticas relevantes;
  • Observações;
  • Fotos.

O conteúdo do seu Relatório Diário de Obra pode conter outros campos, se necessário.

3. Registre as informações diariamente

O RDO deve ser preenchido diariamente, portanto designe um profissional responsável pelo documento e instrua-o a registrar as informações todos os dias. As anotações podem ser feitas ao longo do dia para garantir a precisão e evitar esquecimentos.

4. Seja detalhado, mas conciso

As informações registradas devem ser detalhadas o suficiente para fornecer um panorama amplo do que foi realizado, mas também concisas e fáceis de entender para não tornar o RDO muito longo.

5. Registre problemas e soluções

Inclua qualquer problema encontrado durante o dia, bem como as soluções adotadas para resolvê-los. Isso ajuda a criar um histórico útil para futuras referências.

6. Faça um relatório fotográfico

Incluir um relatório fotográfico com fotos do andamento da obra pode ser uma forma eficaz de complementar o relatório e comprovar o progresso.

7. Mantenha a regularidade

Certifique-se de preencher o RDO diariamente, mesmo que o progresso da obra seja aparentemente pequeno. A regularidade do relatório é fundamental para obter um registro completo e confiável.

8. Revise e assine

Antes de finalizar o RDO, revise todas as informações para garantir a precisão dos dados. Em seguida, o responsável deve assinar o relatório para validar as informações registradas e atestar a veracidade do documento.

9. Arquive adequadamente

Se optar pelo relatório em papel, mantenha todos os RDOs arquivados de forma organizada para ter acesso fácil a informações importantes no futuro, se necessário.

Caso prefira os modelos digitais, como os do Produttivo, o arquivamento fica ainda mais fácil, já que os relatórios são armazenados dentro do próprio sistema e podem ser acessados rapidamente pelo painel do gestor.

10. Invista na tecnologia

O uso de aplicativos ou softwares específicos para registro de RDO facilita o processo e a organização das informações. O Produttivo, por exemplo, oferece recursos adicionais, preenchimento automático, envio por e-mail ou WhatsApp, status em tempo real e muitas outras funcionalidades que deixam o Relatório Diário de Obra mais completo, ágil e confiável.

Modelo de relatório de obra digital com recursos de fotos, Qr Code e muito mais!

Modelo de RDO digital

O Produttivo é um sistema desenvolvido para o planejamento, execução e comprovação de serviços em diversos segmentos, inclusive na construção civil.

O software conta com mais de 30 modelos de relatórios, ordens de serviço e checklists prontos para uso. Dê uma olhada no modelo de Relatório Diário de Obra (RDO) do Produttivo:

O preenchimento é feito diretamente pelo celular ou tablet, e o relatório em PDF fica pronto na hora para ser enviado por WhatsApp ou e-mail.

Além disso, o Produttivo oferece recursos como:

  • Marcação de data, hora e localização automática;
  • Registro fotográfico com fotos tiradas na hora;
  • Questões de não conformidade com pontuação;
  • Questões de resposta obrigatória;
  • Cálculo de peças, serviços e materiais;
  • Diversos tipos de resposta, como textos curtos ou longos, números, lista de itens e muito mais;
  • Preenchimento por voz;
  • Assinatura digital;
  • Alerta de não conformidades;
  • Plano de atividades para planejar serviços futuros;
  • Relatórios personalizados com as logos e cores da sua empresa;
  • E muitos outros!

Faça o cadastro e comece a usar o modelo de RDO agora mesmo! Você também pode testar os outros modelos digitais ou ainda criar seu próprio relatório. É só clicar no banner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima