Você já parou para pensar nos riscos que existem nos processos realizados na sua empresa? É de interesse de gestores e técnicos garantir a segurança e a padronização para evitar acidentes e falhas. O check list de segurança do trabalho é uma ferramenta indispensável para instruir os trabalhadores e ajudar a evitar esses problemas.
O documento funciona como uma conferência de vários itens relacionados a normas, processos e procedimentos, para averiguar se estão em conformidade e não representam riscos. Pode também incluir meios de comprovação de que o serviço está sendo cumprido da maneira correta e segura.
Neste artigo, além de conhecer seus objetivos, importância e aplicabilidade nas mais diversas áreas, você poderá baixar gratuitamente 5 modelos prontos para começar a otimizar a sua gestão de segurança do trabalho. Boa leitura!
Veja também: Check list de segurança do trabalho digital gerado em minutos
- O que é check list segurança do trabalho?
- Qual a importância do check list segurança do trabalho?
- Quais são as vantagens de utilizar um check list segurança do trabalho?
- Qual norma fala sobre check list segurança do trabalho?
- Quais são os tipos de check list segurança do trabalho?
- Como fazer um check list de segurança do trabalho?
- 5 erros que você deve evitar ao montar seu check list segurança do trabalho
- Modelo check list segurança do trabalho Word gratuitos
- Modelo de check list de segurança do trabalho digital em aplicativo
O que é check list segurança do trabalho?
O check list segurança do trabalho é um documento composto por perguntas objetivas que verificam se normas ou procedimentos estão sendo cumpridos corretamente.
Como a segurança do trabalho envolve diversos processos, esse check list pode ser aplicado em diversas situações. O modelo padrão conta com várias questões simples que permitem a checagem através de respostas como “conforme” e “não conforme”, “sim” e “não”, mas outros tipos de perguntas podem ser aplicadas dependendo do caso.

Modelo gratuito de check list segurança do trabalho
Trouxemos para você um exemplo de modelo disponível no nosso kit check list, com perguntas relacionadas à verificação das condições de um sistema contra incêndio:



Nesse exemplo, são utilizadas apenas questões de não conformidade para verificar as condições de um sistema. Mas o check list também pode ser utilizado para:
- Analisar as condições de equipamentos, máquinas, ferramentas;
- Avaliar a execução de procedimentos;
- Inspecionar condições dos ambientes de trabalho;
- Averiguar as condutas de acordo com as políticas da empresa;
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O principal objetivo do check list de segurança do trabalho é garantir que os principais parâmetros de segurança sejam cumpridos, atendendo às exigências das normas técnicas e da legislação vigente. Para cada caso, o documento é baseado em diretrizes diferentes.
A checagem periódica de processos, ativos e ambientes permite identificar e corrigir riscos rapidamente, evitando acidentes de trabalho. É fundamental que o check list seja elaborado por profissionais especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, para que todos os aspectos essenciais sejam contemplados no documento.
Veja também: Modelos digitais de check list de segurança do trabalho
Qual a importância do check list segurança do trabalho?
O check list de segurança do trabalho é de extrema importância não só para preservar a saúde dos trabalhadores e garantir segurança em suas execuções, mas também para que a empresa possa comprovar o cumprimento das leis e otimizar seus resultados, melhorando procedimentos, antecipando problemas e pensando em boas soluções.
Além disso o check list de segurança do trabalho é importante porque:
Evita falhas relacionadas ao esquecimento do uso de EPI
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para garantir que, no caso de acidentes, os trabalhadores não sofram danos à sua saúde ou integridade física.
É obrigação do empregador fornecer EPIs, garantir que eles estão em bom estado e assegurar-se de que os funcionários estão utilizando corretamente.
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Contribui para melhorar a organização de processos
Padronizar processos é importante para garantir qualidade nas entregas e segurança durante a execução. Isso pode ser feito através de ordens de serviço, documento obrigatório segundo o artigo 157 da Lei 6.514 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Aumenta a produtividade
Ter todos os processos guiados por check lists elimina riscos e desafios, já que a maioria dos problemas acontece por falta de planejamento ou esquecimentos. Com menos possibilidades de erros e auxílio para lembrar-se de cada procedimento, os colaboradores executam as funções mais rapidamente e com mais qualidade.
Além disso, ter certeza de que a sua segurança está sendo uma preocupação para a empresa é um grande benefício para a saúde mental dos servidores.
Saiba mais: Como a segurança, a saúde e o meio ambiente são importante para a sua empresa
Comprova a realização do serviço
Após o preenchimento do check list, é feito um relatório de segurança do trabalho. Esse documento serve tanto para comprovar a realização do serviço com segurança para clientes quanto para garantir que a empresa fornece e fiscaliza o uso de EPIs, EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e outras ferramentas.
Leia também: Como fazer um relatório de segurança do trabalho + Modelo digital!
Quais são as vantagens de utilizar um check list segurança do trabalho?
Com um check list de segurança do trabalho bem estruturado é possível alcançar bons resultados que vão muito além da área de segurança da empresa. O documento colabora para que as companhias cresçam de forma geral, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços e se destacando no mercado.
Abaixo separamos algumas das muitas vantagens em fazer uso desse documento de checagem:
Melhora a eficiência de processos
Ao adotar um check list de segurança do trabalho a empresa colabora para que todos os processos estejam organizados e alinhados com a equipe, que sabe exatamente o que precisa fazer em cada situação.
Além disso, o check list oferece uma visão geral de todas as etapas de trabalho, contribuindo para direcionar os profissionais no desenvolvimento de suas tarefas de forma mais ágil e assertiva, diminuindo tempo de execução, aumentando a produtividade e alcançando excelência operacional.
Aumenta a qualidade de serviços e produtos
Como já vimos, a partir das verificações do check list de segurança do trabalho é possível comprovar a conformidade e aderência de processos a normas técnicas. Essa prática contribui para a padronização dos trabalhos, o que influencia diretamente a qualidade de produtos e serviços.
Afinal, ao ter a certeza de que o ambiente de trabalho, as ferramentas utilizadas e os equipamentos estão em boas condições, as entregas terão um resultado melhor, sem riscos, falhas, erros ou necessidade de retrabalhos.
Saiba mais: Confira os conteúdos do blog Produttivo sobre normas regulamentadoras
Aumenta a segurança do trabalho
A garantia da segurança dos trabalhadores é o principal objetivo da execução de um check list de segurança do trabalho, por isso essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do uso desse tipo de documentação.
Para além da segurança do trabalhador, que sabe que todos os processos estão obedecendo às diretrizes e sua saúde está sendo preservada, o check list contribui para a segurança de pessoas que possam estar ao redor do local de trabalho e do próprio ambiente.
Um exemplo são os check lists relacionados ao canteiro de obras, que devem responder à NR 18 em uma série de parâmetros que ditam as regras de segurança tanto para os colaboradores que trabalham na obra, quanto para a segurança do entorno do local.
Além disso, a empresa também fica segura quanto ao cumprimento das legislações, evitando multas, despesas trabalhistas e danos à sua reputação.
Saiba mais: O que é Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho e qual a sua importância
Contribui para uma análise de dados assertiva
O check list de segurança do trabalho serve como um verdadeiro banco de dados, em que é possível, por exemplo, identificar as irregularidades mais recorrentes e, a partir disso, traçar planos de ação para a resolução desses problemas. Esse tipo de informação faz com que as análises se tornem mais precisas e as ações mais assertivas. Tendo como um exemplo um check list de equipamentos, podemos obter dados como a negligências de manutenções e média de vida útil dos equipamentos.

Qual norma fala sobre check list segurança do trabalho?
A NR 1 – Disposições Gerais é a norma que regulamenta a produção de check lists de segurança do trabalho. Ela é uma das poucas normas que vale para todos os segmentos.
Segundo a NR 1 atualizada, em vigência a partir do dia 26 de maio de 2025, cabe ao empregador:
- Garantir que normas sobre saúde e segurança no trabalho estão sendo cumpridas;
- Informar aos trabalhadores quais são os riscos existentes no local de trabalho e quais medidas a empresa toma para eliminá-los ou reduzi-los;
- Manter os trabalhadores a par dos resultados de seus exames médicos e de diagnóstico aos quais foram submetidos por intermédio da empresa;
- Divulgar internamente os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho;
- Elaborar ordens de serviços sobre higienização, saúde e segurança no trabalho;
- Permitir que eventuais fiscalizações sobre saúde e segurança no trabalho sejam acompanhadas por representantes dos trabalhadores;
- Determinar quais procedimentos devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas;
- Implementar medidas de prevenção, eliminando fatores de risco ou minimizando-os por meio de equipamentos de proteção coletiva, medidas administrativas ou equipamentos de proteção individual, nessa ordem de prioridade.
Leia também: O que é PGR? – Programa de Gerenciamento de Risco?
Além da NR 1, existem outras diretrizes que orientam a criação de check list segurança do trabalho, mas cada uma tem sua indicação de uso específica. Trouxemos alguns exemplos de Normas Regulamentadoras e que tipo de processo elas regulam. Confira:
- NR 10 – Instalações elétricas
- NR 12 – Apreciação de risco
- NR 13 – Inspeção de vasos de pressão
- NR 15 – atividades desenvolvidas em ambientes insalubres
- NR 16 – Atividades consideradas perigosas, condições para recebimento do adicional de periculosidade e aposentadoria especial.
- NR 18 – Ambiente de trabalho em construção civil
- NR 20 – Líquidos inflamáveis e combustíveis
- NR 35 – Trabalhos desenvolvidos em altura
Para acessar outras informações e consultar outras Normas Regulamentadoras, é só acessar a página com esses documentos no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quais são os tipos de check list segurança do trabalho?
Existem tipos diferentes de check list segurança do trabalho para cada tipo de processo ou condição que você quer verificar. Separamos para você as principais características dos check lists mais utilizados. Confira:
Checklist de conformidade
O check list de conformidade é usado para verificar se um equipamento ou processo está de acordo com o padrão estipulado por alguma lei, norma técnica ou diretriz interna.
Imagine, por exemplo, um check list utilizado para verificar se as instalações de um canteiro de obra estão de acordo com a NR 18. Uma das perguntas pode ser: “Os alojamentos têm uma área de ventilação de no mínimo 1/10 (um décimo) da área do piso?”. E as opções de respostas podem ser “conforme” ou “não conforme”, ou até mesmo “sim” ou “não”.
Existe também a possibilidade de uma terceira resposta, que é “não se aplica” ou (N/A). No nosso exemplo do canteiro de obras, os trabalhadores podem não ficar alojados. Neste caso, a questão acima e todas as outras relacionadas ao alojamento poderiam ser respondidas como “não se aplica”.
Um dos modelos que disponibilizamos que utiliza o método da conformidade é o check list de combate a incêndio. Trouxemos imagens do documento preenchido para ilustrar melhor:



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Checklist de afirmação
Para o check list de afirmação, as possibilidades de respostas são “sim” e “não” ou “positivo” e “negativo”. Elas buscam responder uma pergunta objetiva que deseja identificar se um determinado procedimento está acontecendo.
Como um exemplo temos a pergunta sobre EPI: “O protetor auricular está sendo utilizado?”. As possibilidades de resposta são apenas “sim/positivo” ou “não/negativo”.
Confira um exemplo de check list segurança do trabalho NR-13, que contém uma seção de afirmação e outra de conformidade, para que você entenda melhor a diferença:






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Checklist de ferramentas e equipamentos
Os check lists de ferramentas e equipamentos são utilizados para averiguar as condições de uso desses materiais, identificando se os cronogramas de manutenção estão sendo cumpridos e verificando se eles estão funcionando corretamente.
Esse check list pode ser preenchido sempre que os equipamentos forem utilizados ou a cada troca de turno. Seu objetivo é assegurar que eles estão prontos para serem usados e que não representam riscos aos trabalhadores.
No check list você pode abordar questões como:
- As ferramentas apresentam falhas?
- As ferramentas apresentam sinais de danos?
- As ferramentas elétricas contém indicação de voltagem?
- As máquinas garantem movimentações seguras e rápidas?
- Os equipamentos que oferecem risco de ruptura possuem proteções?
Caso seja identificado que algum equipamento está danificado ou representa risco, ele deve ser encaminhado imediatamente para troca ou reparo.

Checklist de EPI
O check list de EPI é utilizado sempre que os equipamentos são utilizados, para garantir que nenhum item foi esquecido e que eles estão em boas condições, sem qualquer avaria que prejudique seu uso.
Por isso, é importante que seja verificada a conservação de EPIs como:
- protetores auriculares;
- capacetes de segurança;
- aventais;
- botas de segurança;
- luvas de proteção;
- óculos de segurança;
- máscara de proteção respiratória.
Caso algum material esteja furado, rasgado, rachado ou sem a certificação de aprovação, o empregador deve ser comunicado e tem o dever de realizar o descarte e substituição do equipamento.

Check list de procedimentos
Os check lists de procedimentos servem para certificar que a execução dos procedimentos operacionais padrões da companhia está de acordo com o esperado. Assim, as questões reúnem perguntas sobre as etapas e passo a passo adotados durante um processo.
Baixe grátis: Modelo de Procedimento Operacional Padrão em Word + fluxograma
Um exemplo são todos os processos envolvidos na logística da venda de produtos: recebimento do pedido, localização dos itens no estoque, separação e embalagem, agendamento de entrega, conferência dos itens recebidos e assinatura de recebimento.
Ao mapear como uma atividade está sendo desenvolvida é possível identificar falhas nos processos e formular planos de ação direcionados e efetivos para corrigi-las.




Check list áreas administrativas
Para garantir a segurança das áreas administrativas, esse tipo de check list assegura a conformidade do espaço de trabalho. Para verificar a adequação, o documento pode conter as seguintes questões:
- Sistema elétrico adequado a NR 10;
- Existência de kit de primeiros socorros;
- Treinamento dos colaboradores para utilização do kit de primeiros socorros e uso dos extintores;
- Condição dos extintores;
- Existência de avisos de segurança;
- Disponibilidade de números de emergência;
- Cumprimento do PMOC;
- Existência de procedimentos para evacuação de emergência.
Abaixo, separamos um exemplo de modelo de check list de extintor de incêndio para verificação das áreas administrativas:



Check list segurança para laboratórios
O check list de segurança para laboratórios visa checar as condições de operações e o cumprimento das normas técnicas, baseado em questões como:
- Uso de EPI (condição dos EPIs e existência de espaços de armazenamento);
- Existência de EPC (existência de um sistema de exaustão geral, sinalização de segurança);
- Higiene química (existência de um gerenciamento de resíduos, se há consumo de alimentos e bebidas no laboratório);
- Segurança química (inventários de produtos químicos, fácil disposição das FISPQ);
- Máquinas e equipamentos (cumprimento dos cronogramas de manutenções, existência de manual dos equipamentos, realização do PMOC nos aparelhos de ar-condicionado)
- Riscos elétricos: (existência de instalações elétricas inadequadas, quadro elétrico obstruído, identificação de voltagem nas tomadas);
- Gestão da segurança (existência de um manual de biossegurança, regras de segurança, POP de atividades com equipamentos);
- Condições de segurança do ambiente de trabalho (buracos e aberturas no piso, trincas na parede, condição da laje);
- Situações de emergência (existência de veículos à disposição em casos de emergência, abertura das portas para dentro, iluminação à prova de explosão);
- Condições de conforto no ambiente de trabalho (condição dos sanitários, uso de toalhas coletivas, fornecimento de água potável);
- Riscos biológicos (realização de atividades com vetores de riscos, separação de resíduos infectantes, procedimentos de gestão de risco)
Veja outros pontos que podem ser usados no check list de segurança para laboratórios:



Como fazer um check list de segurança do trabalho?
Vamos te ensinar a criar um check list de segurança do trabalho. Confira o passo a passo com todas as informações importantes: o que seu relatório deve conter, como planejar e qual modelo de documento escolher.
1. Crie um planejamento
O planejamento é a base de qualquer atividade e, para a construção de um check list de segurança do trabalho, a situação não é diferente. Nessa fase, é preciso pensar em todos os processos e condições de trabalho que podem ser avaliados.
A ideia aqui é prever quais requisitos devem ser cumpridos e qual a periodicidade ideal para a realização do check list. No caso do uso dos EPIs, por exemplo, o check list deve ser aplicado sempre que algum colaborador estiver em atividade, ou seja, diariamente. Já outros sistemas, como a verificação de maquinário, pedem uma checagem semanal ou até mensal.
O segredo nesse primeiro momento é mapear todos os processos que exigem instruções de segurança específica dentro da sua empresa e criar um check list para cada situação específica. Então, é só agendar cada uma de acordo com a necessidade, para evitar esquecimentos.
Não se esqueça de planejar também a forma como os check lists serão documentados e arquivados e como serão as análises a partir dos dados coletados. Ao documentar tudo e criar um histórico de informações é possível encontrar as principais irregularidades, quais são as não conformidades que mais aparecem e, a partir disso, pensar em ações estratégicas corretivas.
Inclua no seu planejamento a necessidade de treinamento de colaboradores e outras demandas que evitem surpresas na hora da aplicação do check list. É preciso que a pessoa que irá responder o check list tenha orientações sobre o preenchimento do documento, saiba como proceder em casos de não conformidades e conheça as regras e normas que devem respeitar.
Saiba mais: O que é Diálogo Diário de Segurança e 20 temas para aplicar em 2025
2. Consulte normas, requisitos e especificações técnicas
As normas regulamentadoras, requisitos e especificações técnicas são as principais responsáveis por nortear a criação do check list de segurança do trabalho. Afinal, é a partir delas que as perguntas de verificação são criadas.
Não se esqueça de incluir como questões no check list as recomendações do fabricante de equipamentos e máquinas, elas contribuem para que os materiais sejam utilizados da forma correta e ofereçam um melhor aproveitamento. Nessa fase se dedique a mapear cada um desses parâmetros, incluindo também os POPs de cada setor, atividade ou processo e demais normas e políticas da empresa, caso necessário.

3. Escolha um modelo e monte o check list
Anteriormente já apresentamos vários tipos de check lists de segurança do trabalho e exemplos de modelos que você pode adaptar para criar o seu próprio check list. Por isso, nessa fase você irá escolher qual desses modelos é o mais aderente a sua necessidade.
Tendo o modelo em mente e as diretrizes que irão guiar as questões do formulário, comece a montá-lo. Você sempre deve começar incluindo questões básicas como:
- Nome da empresa;
- Data da inspeção;
- Área/Setor/Processo que está sendo avaliado.
A seguir inclua todos os requisitos que devem ser verificados. Para te ajudar a pensar em quais itens incluir, deixamos alguns exemplos de questões:
- Existência de sinalização de segurança;
- Condições e validade dos extintores;
- Estado de conservação, guarda e necessidade de manutenção dos EPIs;
- Existência de treinamento admissional;
- Condições de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias;
- Funcionamento dos alarmes de incêndio;
- Existência de saídas de emergência;
- Condições dos equipamentos de combate a incêndio;
- Cumprimento das normas do CIPA.

4. Mantenha o check list atualizado
O check list de segurança do trabalho precisa ser revisto de tempos em tempos para garantir que os processos inspecionados não sofreram nenhuma alteração e que o check list estará sempre atualizado.
Além disso, é muito comum que as normas regulamentadoras sejam modificadas, exigindo que mais itens estejam em conformidade e sigam determinados parâmetros. Uma exigência que as organizações devem começar a seguir e incluir em seus processos de inspeções, adequando portanto seus check lists.
5 erros que você deve evitar ao montar seu check list segurança do trabalho
Se você não tiver um check list de segurança do trabalho bem estruturado e dentro das boas práticas, podem acontecer ruídos de comunicação entre a equipe, falta de padronização, ausência de informações importantes e até mesmo preenchimento incorreto.Por isso, separamos aqui alguns erros que você deve evitar:
1. Falta de DDS (Diálogo Diário de Segurança)
O DDS é uma conversa diária realizada entre gestores e funcionários com o objetivo de discutir, antes do início da jornada de trabalho, as medidas de segurança adotadas e os principais riscos enfrentados.
Neste momento, é muito importante que o gestor ou responsável técnico ouça seu time, pergunte aos colaboradores como está a rotina de trabalho, quais as sugestões de melhorias e se o check list existente está realmente atingindo os resultados esperados.
O DDS é a melhor forma de tornar claro os procedimentos a serem seguidos e quais são as ações de proteção indicadas, além das boas práticas em segurança do trabalho.
Evite negligenciar esta etapa: a falha de comunicação pode gerar erros recorrentes que geram atrasos, má qualidade do produto ou serviço final e acidentes ocupacionais. Fique atento!
Para facilitar a organização e aplicação do DDS o Produttivo criou um material completo que vem com:
- Cronograma de DDS em Excel;
- Cronograma de DDS em Word;
- Ficha para controle de presença;
- Ebook com dinâmicas para aplicar no DDS;
- Check list de segurança do trabalho
- Check list de EPI.

Baixe o material gratuitamente aqui!
2. Ausência de padronização
A falta de padronização dentro de um check list segurança do trabalho pode confundir o técnico, fazendo com que informações importantes sejam esquecidas ou perdidas.
A longo prazo, esse problema pode impactar no histórico das atividades, nos resultados e entregas e até mesmo na credibilidade do trabalho, seja ele interno ou terceirizado.
Para evitar isso, tenha um modelo de check list de segurança do trabalho consistente. Você pode começar elencando quais são os principais procedimentos e protocolos que seu time realiza. Depois, os itens que precisam ser seguidos em cada um deles. Aqui temos duas dicas preciosas:
- Dica 1: Torne o preenchimento dos itens obrigatórios;
- Dica 2: Use fotos para comprovar alguns dos itens. Por exemplo, se a questão a ser verificada é o uso correto de EPIs, além de anotar a conformidade, tire uma foto (se possível com data e hora) para a comprovar que de fato estava conforme.
Se o formato de check list segurança do trabalho que você usa atualmente é Excel ou papel, a tarefa se torna um pouco mais complexa, mas não impossível. A indicação é apostar no uso da tecnologia, aplicativos e ferramentas existentes que já tenham essas opções prontas para agilizar ainda mais as suas demandas.

3. Desvalorização da importância da comprovação de evidências
Muitas empresas apostam apenas nos itens de preenchimento do check list e não dão a devida importância para os recursos complementares que potencializam a confiabilidade da vistoria, como é o caso dos relatórios fotográficos e dos recursos de marcação de GPS, data e hora.
Garantir a comprovação de evidências registrando e armazenando as imagens proporcionam segurança jurídica para a empresa e para os colaboradores.
Usando novamente o exemplo dos EPIs, preencher o check list e verificar o que está conforme ou não conforme, a qualidade dos materiais de proteção e a própria data e horário de entrega desses itens são essenciais.

4. Desatenção as jornadas de trabalho
Na gestão da equipe de segurança do trabalho, existem dois fatores importantes que precisamos lembrar sempre: a falta de trabalho e os excessos.
Por isso, analisar com cautela o tempo médio de cada colaborador para realizar as tarefas já é um caminho. O ideal é ter uma ferramenta que possa te ajudar nesse acompanhamento, com geolocalização, marcação de hora de entrada e saída dos técnicos, entre outros.
Essa análise vai garantir uma gestão mais eficiente e estratégica. Você pode tirar métricas internas da área, analisar e propor melhorias contínuas para o time, revertendo tanto para a motivação da equipe, quanto para os bons resultados da empresa.
5. Uso de ferramentas de gestão inadequadas
Ter o conhecimento das boas práticas e aplicar os procedimentos, sem dúvidas, já é meio caminho andado. Mas ter as ferramentas adequadas é ainda mais primordial para uma boa execução do trabalho.
Para que toda a equipe técnica realize as atividades com a agilidade e qualidade esperada, é essencial que todos tenham acesso a bons recursos de trabalho, que podemos resumir aqui de duas formas:
- Treinamentos e capacitações periódicas: momento de repassar pontos importantes, solucionar possíveis gaps, reforçar normas e orientar a equipe sobre metas e objetivos;
- Ferramentas digitais para execução de check lists de segurança do trabalho: os modelos digitais proporcionam recursos que vão além de papel, como fotos tiradas na hora, GPS, marcação de campos obrigatórios, emissão de alertas de não conformidade e criação de um banco de informações que facilita a análise de dados e indicadores.

Ao fazer uso desses dois pilares na execução dos check lists de segurança do trabalho, sua organização ganhará em produtividade, tempo, tomada de decisões mais estratégicas e diferencial competitivo no mercado.
Modelo check list segurança do trabalho Word gratuitos
Em busca de um modelo pronto para usar ou personalizar do jeito que você quer? Aqui estão 5 opções em formato word, totalmente gratuitos e prontos para você imprimir. São eles:

Check list Segurança do Trabalho NR 10
Voltado para instalações elétricas, esse modelo possui as principais questões da norma NR 10, como:
- Dados do cliente;
- Dados do equipamento;
- Dados do responsável pela inspeção;
- Itens de sinalização;
- Condições internas e externas para verificação de disjuntores, cabeamentos, painéis, quadros, barramentos e outros.
Ao todo possui 24 questões. Veja algumas delas:




Baixe o check list NR 10 gratuitamente aqui
Check list Segurança do Trabalho NR 12
Esse é um modelo bem completo de check list segurança do trabalho para NR 12. Ele traz, ao longo de suas 73 questões distribuídas em 9 páginas, os principais itens para a inspeção de máquinas envolvendo:
- Dados do cliente, da máquina e do responsável pela inspeção de segurança;
- Área de circulação;
- Sinalização;
- Verificação de dispositivos de partida, acionamento e parada;
- Sistemas de Segurança
- Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos
Observe uma parte do material:




Baixe o check list NR 12 gratuitamente aqui
Check list Segurança do Trabalho NR 13
Esse modelo é focado na inspeção de segurança em caldeiras, seguindo a norma NR 13. Ele possui 9 páginas, trazendo 67 questões que envolvem:
- Dados do cliente e do equipamento;
- Conformidade da documentação;
- Inspeções e testes realizados (Hidrostático e de Alimentação);
- Inspeção externa (aparência, tampos, vazamento, soldas e outros itens);
- Inspeção interna (ultrassom, trincas, deformações e outros itens);
- Dispositivos de segurança;
- Dispositivos de alimentação.
Veja uma prévia abaixo:




Baixe o check list NR 13 gratuitamente aqui
Check list Segurança do Trabalho NR 35
Voltado para trabalho em altura, esse check list de segurança do trabalho possui 63 questões com os principais itens da norma NR 35, envolvendo todos os requisitos mínimos durante o planejamento, a organização e a execução do trabalho. Confira:




Baixe o check list NR 35 gratuitamente aqui
Check list Extintores de Incêndio
O check list para extintores de incêndio verifica as condições de uso e funcionamento do equipamento através da inspeção de aspectos gerais e da sinalização dos ambientes. As questões envolvem:
- Conformidade com a NBR 11861;
- Validade;
- Pressão interna;
- Lacre;
- Pino de travamento;
- Sinalização da área e do solo.
O relatório possui 3 páginas e 17 questões.



Baixe o check list extintores de incêndio gratuitamente aqui
Check list EPI
O check list de equipamentos de segurança (EPI’s) averigua o uso e a conformidade dos seguintes materiais:
- Cinto
- Descensor
- Trava de Queda
- Mosquetão
- Fita de Posicionamento
- Estribo
- Luvas
- Óculos
- Mais 15 itens
São 3 páginas de relatório e 19 questões:



Baixe o check list EPI gratuitamente aqui
Modelo de check list de segurança do trabalho digital em aplicativo
Os modelos de check lists de segurança do trabalho digitais são os mais indicados para quem deseja aumentar a produtividade, eliminar retrabalhos, automatizar processos e centralizar dados.
Isso acontece porque diferente do papel e do controle de planilhas, o uso de softwares dispensa tarefas manuais, tempo para organizar a papelada gerada após uma inspeção e ainda evita erros de preenchimento.
Nos apps, o check list é respondido com poucos cliques e, ao final, o laudo ou relatório já sai pronto, no formato certo e padronizado para enviar para o cliente.
Veja um exemplo abaixo:


Além disso, os aplicativos possuem diversas funcionalidades para agilizar a coleta de informações e aumentar a confiabilidade, como:
- Fotos com marcação de data, hora e localização para comprovação de conformidades e não conformidades;
- Localização GPS do serviço;
- Preenchimento automático de informações, como dados do cliente e equipamento;
- Preenchimento de informação por voz;
- Questões de conformidade e não conformidade com pontuação;
QR Code para identificação fácil de máquinas e equipamentos.

Você pode montar o checklist com as questões e recursos que desejar. O técnico preenche o documento por aplicativo, gerando relatórios em poucos cliques, logo após a finalização do serviço, que já pode ser compartilhado com gestor e cliente, em um modelo bonito e padronizado.
Você pode montar o check list com as questões e recursos que desejar. O técnico preenche o documento por aplicativo, gerando relatórios automaticamente, logo após a finalização do serviço, que já pode ser compartilhado com gestor e cliente, em um modelo bonito e padronizado.
Além disso, o acompanhamento dos dados e indicadores de maneira digital é muito mais fácil. Tabelas e gráficos te ajudam a acompanhar o serviço e detectar quais são as mudanças necessárias para aperfeiçoá-lo cada vez mais.
No Produttivo, você tem acesso a essas e muitas outras funcionalidades. Quer saber mais sobre planos, benefícios e condições? Converse com um de nossos consultores ou inicie agora mesmo um teste grátis de 15 dias.