Como fazer relatório de segurança do trabalho + modelo

Todas as empresas estão sujeitas a acidentes durante o expediente, mas um relatório de segurança do trabalho ajuda a corrigir e evitar esses problemas. Esse tipo de documento permite a detecção de falhas de segurança e abre espaço para possíveis medidas corretivas.

O governo brasileiro segue normas internacionais para garantir a saúde e segurança no trabalho. Por isso, seu relatório deve levar essas diretrizes em consideração.

No artigo a seguir, saiba o que diz a legislação sobre o assunto, entenda a importância do relatório de segurança do trabalho, veja como fazer e tenha acesso a um modelo digital pronto para usar. Boa leitura!

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O que é relatório de segurança do trabalho?

O relatório de segurança do trabalho é um documento que detalha os riscos presentes no local de trabalho aos quais os trabalhadores estão expostos, formalizando a análise dos perigos. Ele também deve conter informações de medidas corretivas e outras observações relacionadas à saúde e integridade dos colaboradores.

É uma ferramenta fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, promovendo a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e garantindo a proteção dos trabalhadores.

No relatório, são analisados aspectos como a presença de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, além de registrar eventuais incidentes e propor medidas preventivas para evitar novas ocorrências, bem como correções para remediar o problema.

Além disso, o relatório de segurança do trabalho é essencial para que a empresa esteja em conformidade com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Governo Federal e outras legislações relacionadas à saúde e segurança ocupacional.

Ele pode incluir informações como a descrição detalhada das atividades desenvolvidas, análises de riscos, evidências documentais (fotos, gráficos e tabelas), laudos técnicos e recomendações práticas para melhorias no ambiente de trabalho.

Entre os tipos de documentos que podem compor ou se relacionar a um relatório de segurança do trabalho estão:

Esses documentos não apenas auxiliam na gestão da segurança do trabalho, mas também ajudam a prevenir multas, reduzir custos relacionados a afastamentos e processos trabalhistas e manter a produtividade da empresa, preservando a saúde física e mental dos funcionários.

Relatório de segurança do trabalho em formato de checklist digital para usar no sistema do Produttivo

Qual norma fala sobre relatório de segurança do trabalho?

De acordo com a ISO 45001, normativa da International Organization for Standardization, (ou Organização Internacional de Normalização), a empresa é responsável pela segurança de seus colaboradores durante a realização do serviço.

Para isso, é necessário relatar as necessidades da empresa, suas possíveis falhas de segurança e citar medidas de correção para que esses riscos ocupacionais não se transformem em acidentes.

O relatório de segurança do trabalho pode ser usado para monitorar riscos em potencial, ou ainda para identificação de medidas corretivas em casos de acidentes já ocorridos.

Além da ISO 45001, as normas regulamentadoras do Governo Federal também determinam a responsabilidade da empresa na manutenção de um ambiente de trabalho seguro, o que inclui a elaboração do relatório.

Quais são os benefícios de um relatório de segurança do trabalho?

Ao usar o relatório de segurança do trabalho para registrar suas operações, a empresa pode monitorar os riscos e criar métricas de segurança para garantir a integridade dos colaboradores. Vamos entender melhor:

Redução de acidentes e doenças ocupacionais

O relatório identifica e analisa os riscos existentes no ambiente de trabalho, permitindo que a empresa implemente medidas preventivas e corretivas para minimizar ou eliminar esses perigos.

Dessa forma, pode reduzir a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, protegendo a saúde e a integridade dos colaboradores.

Cumprimento da legislação

Ao elaborar e seguir as recomendações de um relatório de segurança, a empresa garante conformidade com as normas regulamentadoras (NRs) e outras leis trabalhistas e de segurança ocupacional. Isso evita multas, penalidades e problemas legais.

Melhoria no clima organizacional

Ambientes de trabalho mais seguros aumentam a confiança e satisfação dos colaboradores, contribuindo para um clima organizacional mais positivo. Trabalhadores que se sentem protegidos tendem a ser mais engajados e produtivos.

Redução de custos

Com a diminuição de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa reduz despesas com afastamentos, pagamento de indenizações, tratamentos médicos e contratação de substitutos.

Além disso, evita custos com multas e interrupções nas operações devido à falta de conformidade.

Prevenção de passivos trabalhistas

A adoção de práticas de segurança baseadas nos relatórios reduz a chance de processos trabalhistas e ações judiciais relacionadas a acidentes de trabalho ou condições insalubres, protegendo a empresa de prejuízos financeiros e danos à reputação.

Leia também: Insalubridade: o que é, quem tem direito e modelo de laudo

Aumento da produtividade

Ambientes mais seguros e saudáveis proporcionam maior eficiência e produtividade dos trabalhadores, já que eles conseguem desempenhar suas funções com menos preocupações e interrupções devido a incidentes.

Melhoria na imagem da empresa

Empresas que priorizam a segurança do trabalho são vistas como responsáveis e comprometidas com o bem-estar dos colaboradores, fortalecendo sua reputação no mercado e atraindo talentos e até clientes.

Base para planejamento e melhoria contínua

Os dados e análises presentes no relatório ajudam a empresa a tomar decisões mais assertivas e embasar ações futuras para melhorar continuamente as condições de segurança e saúde ocupacional.

Identificação de problemas ocultos

Os relatórios permitem a descoberta de riscos que, à primeira vista, poderiam passar despercebidos, como problemas ergonômicos, falhas em equipamentos ou padrões de comportamento inadequados.

Engajamento dos colaboradores

Quando o relatório é elaborado com a participação dos trabalhadores, ele também promove o engajamento, já que os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados no processo de criação de um ambiente mais seguro.

A elaboração de um relatório de segurança do trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também um investimento na saúde, na produtividade e na sustentabilidade da empresa, resultando em benefícios a curto e longo prazo.

Relatório de segurança do trabalho em formato de checklist digital para usar no sistema do Produttivo

O que deve constar em um relatório de segurança do trabalho?

Para que o relatório de segurança do trabalho siga as diretrizes contidas na ISO 45001 e nas normas regulamentadoras, ele deve conter algumas informações essenciais. São elas:

Identificação do local e dos responsáveis

O primeiro campo a ser preenchido é a identificação do local e dos responsáveis pela empresa. Inclua:

  • Nome da empresa;
  • CNPJ;
  • Endereço completo;
  • Ramo de atividade;
  • Responsável técnico pela elaboração do relatório (como um engenheiro ou técnico de segurança do trabalho).

Condições gerais de trabalho

Aqui devem ser abordadas as condições gerais do trabalho, como:

  • Caracterização dos setores ou locais avaliados;
  • Descrição das atividades realizadas pelos trabalhadores;
  • Quantidade de colaboradores em cada setor.

Caso haja contato com agentes de risco, acrescente essa informação também.

Avaliação de riscos

Uma das etapas mais importantes de um relatório de segurança do trabalho é a avaliação de riscos presentes no ambiente. Para isso, você vai precisar fazer:

  • Levantamento detalhado de riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes);
  • Avaliação da exposição dos trabalhadores a cada tipo de risco;
  • Métodos de análise utilizados, como inspeções visuais, medições de ruído, calor, iluminação, entre outros.

Leia também: Análise Preliminar de Risco: o que é e como fazer

Equipamentos de proteção individual (EPI)

Outra parte importante do relatório é a listagem dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Documente todos os EPIs fornecidos, qual trabalhador recebeu, seu estado de conservação e outros dados relevantes.

Para isso, você pode usar uma ficha de EPI, como este modelo gratuito feito pelo Produttivo:

Ficha para controle de epi eletricista em Word pronta para baixar e usar

Baixe grátis: Ficha de EPI para imprimir + checklist e declaração de recebimento

A ficha de EPI pode ser anexada ao relatório ou suas informações podem ser usadas para complementá-lo.

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Condições de máquinas e equipamentos

Assim como a avaliação de risco, a análise de máquinas e equipamentos é importante para identificar perigos apresentados por esses ativos, bem como as medidas a serem adotadas (como uso de EPI ou manutenção corretiva).

Registros de acidentes

Caso a empresa tenha registrado um acidente, informe:

  • Descrição dos acidentes, incidentes ou quase acidentes ocorridos;
  • Análise de suas causas e consequências;
  • Propostas para evitar recorrências.

Indicadores de segurança do trabalho

Uma ferramenta que pode complementar o relatório de segurança do trabalho são os indicadores de segurança. Por meio de fórmulas, eles podem ser calculados para monitorar o desempenho das medidas de segurança.

A partir dos indicadores, fica mais fácil identificar pontos fracos e avaliar a situação geral da empresa. 

Medidas corretivas

Aqui, é importante fazer uma descrição das medidas já implementadas para prevenir ou mitigar os riscos, como uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), manutenção de máquinas e sinalizações de segurança.

Também é possível fazer recomendações futuras, como implementação de EPCs, desativação de equipamentos perigosos ou adequação a um cronograma de manutenção.

Como fazer um relatório de segurança do trabalho?

Seu relatório deve levar em consideração os pontos citados acima, mas também as particularidades da sua empresa. Você pode criar seu documento como preferir, mas é importante seguir alguns passos:

Defina o objetivo

Determine o propósito do relatório, como avaliar riscos, registrar condições de trabalho, propor melhorias, atender a exigências legais ou realizar auditorias internas.

Tenha clareza sobre o escopo do relatório, como quais setores, processos ou atividades serão analisados.

Coleta de dados

Realize uma inspeção detalhada do ambiente de trabalho, utilizando métodos apropriados para identificar riscos e condições inadequadas. Os dados podem ser obtidos por meio de:

  • Visitas ao local: inspeção visual para identificar perigos;
  • Entrevistas: converse com trabalhadores e supervisores para entender as dificuldades e riscos percebidos;
  • Medições técnicas: utilize equipamentos específicos para avaliar ruído, iluminação, temperatura, umidade, agentes químicos, entre outros;
  • Documentação prévia: analise laudos técnicos, relatórios anteriores e registros de acidentes ou incidentes.

Leia também: Termografia: o que é e como usar na manutenção preditiva

Identificação e análise de riscos

Identifique os riscos presentes em cada setor (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes).

Avalie o grau de exposição dos trabalhadores a cada risco, considerando a probabilidade de ocorrência e a gravidade das possíveis consequências.

Estudo das normas e regulamentações

Consulte as NRs aplicáveis ao seu segmento e também as mais abrangentes, como:

  • NR 6: EPIs;
  • NR 9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR 17: Ergonomia.

Certifique-se de que o ambiente atende aos requisitos mínimos estabelecidos pela legislação.

Elaboração do relatório

Organize as informações coletadas em um formato claro e estruturado. O relatório deve incluir:

  • Identificação;
  • Objetivo;
  • Métodos utilizados na coleta de dados (inspeções, medições, entrevistas);
  • Resultados;
  • Análise;
  • Recomendações;
  • Cronograma;
  • Conclusão.

Você pode incluir outros campos que achar relevantes para o seu relatório — quanto mais completo, melhor. Certifique-se de que as informações estejam claras e completas, sem deixar margem para questionamentos ou confusão.

Não se esqueça que o relatório é um documento, muitas vezes com valor legal. Trate-o com a formalidade necessária.

Apresente o relatório

Uma vez que esteja pronto, compartilhe o relatório com os gestores e colaboradores relevantes.

Realize uma reunião para explicar as conclusões e as medidas recomendadas, promovendo o engajamento de todos no processo de melhoria. Uma oportunidade para isso é o DDS.

Kit DDS com checklist de segurança pronto para baixar

Monitore a implementação

Por fim, acompanhe a execução das ações propostas no cronograma.

Avalie os resultados periodicamente e, se necessário, elabore relatórios adicionais para ajustes ou novas recomendações.

Modelo de relatório de segurança do trabalho digital

Para facilitar a criação do seu relatório de segurança do trabalho, você pode usar o modelo pronto do Produttivo e modificar para atender às necessidades da sua empresa.

Veja só como fica:

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O relatório de segurança do trabalho do Produttivo é totalmente digital: o preenchimento é feito diretamente pelo celular ou tablet do responsável por meio do aplicativo.

Todos os modelos do Produttivo podem ser personalizados e contam com recursos como:

  • Preenchimento automático dos dados de identificação;
  • Registro fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data e horário, para evitar fraudes;
  • Questões de conformidade que geram alertas para os gestores saberem dos pontos de atenção;
  • Mais de 13 opções de respostas, incluindo múltipla escolha, textos curtos ou longos, preços e muito mais;
  • Preenchimento por voz dos campos textuais;
  • Assinatura digital feita diretamente na tela do dispositivo;
  • Customização com as cores e logos da sua empresa;
  • Funcionamento offline, dispensando a necessidade de conexão com a internet durante o preenchimento;
  • Armazenamento em nuvem que permite consultar os relatórios preenchidos de qualquer lugar sempre que quiser;
  • E muitos outros recursos!

Além do modelo de relatório de segurança do trabalho, o Produttivo ainda conta com modelos como:

Você pode usar os modelos prontos, adaptá-los às suas necessidades ou criar seu próprio formulário, totalmente personalizado.

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