equipe participando de uma dinamica segurança do trabalho

Dinâmica segurança do trabalho: 16 ideias para SIPAT e DDS

Manter o engajamento dos colaboradores em eventos de segurança do trabalho realizados pelas empresas pode ser um desafio. Nesses casos, a dinâmica segurança do trabalho é uma ótima opção para despertar o interesse dos funcionários, estimular a participação e gerar aprendizados. 

Neste artigo você aprende a como elaborar boas dinâmicas de segurança do trabalho e ainda tem acesso a um material para baixar gratuitamente com 16 dinâmicas em formato de passo a passo para aplicar nas ações da empresa. 

Experimente grátis: Modelo digital de checklist de segurança do trabalho para garantir o cumprimento de normas 

O que é dinâmica segurança do trabalho?

A dinâmica segurança do trabalho é caracterizada por um conjunto de atividades interativas, que envolvem a participação dos colaboradores. Esse tipo de ação busca trazer aprendizados e ensinamentos de forma leve e descontraída. 

Por recorrer a brincadeiras, competições e gincanas, as dinâmicas de segurança do trabalho oferecem dinamismo aos eventos, sendo uma alternativa à palestras e treinamentos. 

Além de trazer informações e estimular a participação dos colaboradores, as dinâmicas também são utilizadas para reforçar uma mensagem que pode estar relacionada à prevenção de acidentes ocupacionais ou a promoção de saúde no ambiente de trabalho.

Ebook com dinâmicas de segurança do trabalho pronto para baixar de graça

Para que a dinâmica segurança do trabalho pode ser utilizada?

A dinâmica segurança do trabalho pode ser utilizada em diferentes eventos realizados pelas empresas, os mais comuns são o DDS e a SIPAT. Saiba mais sobre cada um deles: 

Dinâmica para DDS

Os diálogos diários de segurança (DDS) são encontros realizados diariamente antes do início do turno dos trabalhadores com uma duração que varia entre 5 e 15 minutos, para orientar a equipe sobre os riscos de suas funções e medidas preventivas que devem ser aplicadas para evitar acidentes. 

É comum que a cada dia um novo tema seja tratado, sempre visando a conscientização dos trabalhadores. 

Uma das formas de abordar os temas propostos com efetividade, prendendo a atenção dos colaboradores e garantindo a absorção dos conhecimentos, é através de dinâmicas de segurança do trabalho. 

No DDS as dinâmicas vão garantir maior integração entre os colaboradores, constituindo assim um espaço seguro para participação, troca de ideias e esclarecimento de dúvidas. 

Baixe grátis: Cronograma para aplicação de DDS e ficha de presença

Dinâmicas para SIPAT 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é uma exigência da NR 5, que determina que as empresas devem ter uma semana para conscientizar os colaboradores sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. 

Durante a SIPAT acontecem uma série de eventos, com palestras, oficinas e treinamentos focados em reforçar os riscos das atividades e as medidas de prevenção que devem ser adotadas. 

Os assuntos abordados são os mais variados e vão desde a prevenção de doenças, até a saúde física e mental dos colaboradores. 

A dinâmica segurança do trabalho também pode ser parte integrante das atividades promovidas pela empresa, como uma forma de alternar entre palestras mais expositivas, para também prender a atenção dos colaboradores e promover a participação de forma ativa. 

Modelo pronto: Checklist digital para controle de EPI 

Exemplos de dinâmica segurança do trabalho para usar no DDS e na SIPAT 

Não sabe qual dinâmica de segurança do trabalho aplicar junto aos colaboradores? Preparamos algumas inspirações para deixar tudo mais divertido! 

1. Quiz de perguntas e respostas 

O quiz de perguntas e respostas é um clássico e se envolve competição ou algum prêmio deixa os colaboradores muito mais motivados. 

Uma dica é realizar o quiz depois de alguma palestra, fazendo perguntas relacionadas a ela. Mas lembre-se de avisar os colaboradores antes, para que eles possam prestar atenção em tudo que está acontecendo. 

Para deixar essa dinâmica segurança do trabalho ainda mais divertida, divida os colaboradores em pequenos grupos e faça com que para responder a pergunta seja necessário correr até um ponto específico, assim quem chegar antes ganha a chance de responder a pergunta primeiro.  

Além de melhorar a absorção dos conteúdos abordados pela palestra, essa dinâmica promove a movimentação física dos colaboradores, fazendo com que consigam ter mais atenção nas próximas atividades que vão acontecer. 

2. Mímica 

A mímica é outra brincadeira tradicional que pode ser adaptada para a dinâmica segurança do trabalho. 

Para isso, basta escrever em papéis nomes de EPIs ou situações relacionadas a segurança do trabalho, sortear entre os colaboradores e pedir para que eles representem através de gestos a palavra sorteada, enquanto o resto dos colegas tenta adivinhar. 

3. Caça ao tesouro 

Coloque a criatividade em ação para montar uma caça ao tesouro relacionada à segurança do trabalho. 

Comece dividindo os colaboradores em grupos e ofereça pistas que ao serem desvendadas conduzam os trabalhadores a algum lugar da empresa, ao chegar lá eles podem se deparar com prêmios, reflexões ou novas pistas para continuar a brincadeira. 

Nessa dinâmica de segurança do trabalho, a dica é contar com um ambiente em que a circulação dos trabalhadores possa acontecer e escrever pistas que além de serem possíveis de serem adivinhadas, promovam alguma reflexão. 

No final, peça para que as equipes compartilhem seus aprendizados com o time!

4. Teatro 

Escolha algumas situações relacionadas a segurança do trabalho, em seguida divida os trabalhadores em grupos e peça para que eles façam alguma cena que retrate aquela determinada situação. 

Incentive os colaboradores a fazerem encenações que despertem reflexões e gerem discussões construtivas. 

Após a finalização das cenas, conduza um debate entre os grupos sobre os temas abordados. 

5. Desafio de inspeção de EPIs

Para testar o conhecimento dos colaboradores sobre o uso e estado dos EPIs, uma boa dinâmica de segurança do trabalho é pedir que eles inspecionem alguns itens, verificando se estão em boas condições e se o uso está correto, respeitando as normas de segurança

6. Percepção de risco

A percepção de risco pode ser abordada através da seguinte dinâmica: Divida os colaboradores em duplas, em seguida peça para que um deles lance uma régua do alto, enquanto seus companheiros precisam pegar a régua antes que ela caia ao chão, com os braços esticados, lado a lado. 

Antes de soltar a régua, peça para que os colaboradores contem até três. No começo é normal que a régua caia no chão, mas com o tempo também é comum que os colegas consigam impedir que a régua caia. 

Em seguida oriente os colaboradores responsáveis por jogar a régua, a fazer isso sem a contagem regressiva, de forma surpresa. Nesses casos pegar a régua se torna muito mais difícil e é preciso mais concentração. 

Em seguida oriente uma discussão sobre como as situações de risco acontecem sem serem precedidas por avisos e da importância dos trabalhadores estarem sempre atentos para evitarem acidentes. 

7. Trabalho em equipe 

A dinâmica segurança do trabalho pode abordar a importância do trabalho em equipe através da brincadeira de nó humano. 

Para realizá-la, peça que os colaboradores se disponham em círculo, depois faça com que eles deem as mãos de forma aleatória. Em seguida, informe que eles precisam se desembaraçar, mas sem soltar as mãos. 

Para resolver a atividade, a equipe vai precisar de muito diálogo e cooperação. Assim, essa dinâmica mostra a importância de trabalhar em equipe, ouvir o outro e também de procurar soluções criativas para os problemas. 

8. Dinâmica das qualidades 

Essa dinâmica de segurança do trabalho deve ser utilizada quando for necessário criar um ambiente seguro para a interação entre os colaboradores, porque permite o reconhecimento das qualidades de cada um. 

Para realizá-la basta pedir que cada colaborador escreva em um papel aquela que acha ser a sua maior qualidade. Recolha todos os papéis em uma caixa, misture, e peça para que cada colaborador sorteie um papel e em seguida indique qual pessoa acha que tem aquela qualidade e o porquê. 

O profissional responsável por conduzir a dinâmica pode ainda ressaltar a importância daquela qualidade para a garantia da segurança do trabalho. 

Ebook com dinâmicas de segurança do trabalho pronto para baixar de graça

Qual a importância da dinâmica de segurança do trabalho?

A dinâmica segurança do trabalho é importante, porque além de prender a atenção dos colaboradores, contribui para que os profissionais fixem melhor os ensinamentos e aprendizados, garantindo uma atuação focada em prevenção. 

Assim, os profissionais passam a ser mais conscientes sobre suas ações e hábitos, tendo comportamentos que promovem a saúde, segurança e bem-estar de todos no ambiente de trabalho. 

Também fica muito mais fácil trazer para a prática do dia a dia, conceitos que até então eram só teóricos para os trabalhadores, sem muita ligação com o que poderiam viver no exercício de suas atividades. 

Ganha também o diálogo, interação e comunicação entre os trabalhadores que é fortalecido a cada nova dinâmica de segurança do trabalho, por promover um contato mais próximo entre os colaboradores, trocas e esclarecimentos de dúvidas. 

Experimente: Checklist digital de combate a incêndio 

Quais são os benefícios das dinâmicas sobre segurança do trabalho aplicadas na SIPAT e no DDS?

As dinâmicas segurança do trabalho trazem benefícios que se estendem aos colaboradores e a empresa como um todo. Confira as principais vantagens: 

Maior integração entre os colaboradores

A dinâmica segurança do trabalho promove um espaço propício para a troca de experiências e interações entre os colaboradores. Isso estimula a comunicação e criação de soluções em grupo, o que é extremamente favorável para a resolução dos desafios que a empresa vive no dia a dia. 

Além disso, os colaboradores se sentem muito mais confortáveis em compartilhar opiniões, esclarecer dúvidas e trazer dificuldades sobre o trabalho. 

As equipes se tornam assim, muito mais unidas, o que também favorece a segurança do trabalho, porque ações preventivas só têm sucesso quando acontecem de forma coletiva e quando podem contar com o engajamento de todo o time. 

Mais participação e engajamento nos eventos 

Palestras podem ser muito cansativas, enquanto dinâmicas de segurança do trabalho são interativas e divertidas, o que faz com que os colaboradores se envolvam mais e participem de forma ativa. 

Isso faz com que os assuntos possam ser absorvidos de forma leve e descontraída, cumprindo com o objetivo de conscientizar os colaboradores. 

Maior aprendizado sobre a importância da segurança do trabalho 

A absorção do conhecimento acontece de forma muito mais simples e rápida através das dinâmicas segurança do trabalho e o aprendizado pode ser aplicado de forma prática no dia a dia dos colaboradores. 

Além disso, fica muito mais visível e palpável para os colaboradores entender que os conceitos teóricos apresentados pelos palestrantes, também fazem parte da sua realidade. 

Aumento da produtividade

Quando os colaboradores têm uma maior integração entre si e os conceitos e normativas de segurança são absorvidos, a produtividade aumenta. 

Isso acontece porque os colaboradores acabam tendo mais facilidade de delegar tarefas ou pedir ajuda de colegas e também porque são estimulados a ter novas ideias, a pensar fora da caixa e trazer soluções para os desafios enfrentados no dia a dia. 

Redução de acidentes 

Se todos os trabalhadores conseguem entender suas atribuições e responsabilidades e visualizar as consequências de suas ações, consequentemente as medidas preventivas são implementadas com mais assertividade e a ocorrência de acidentes diminui. 

Afinal, através de dinâmicas de segurança do trabalho, a importância das responsabilidades individuais, os procedimentos preventivos internos e medidas de urgência podem ser abordados com muito mais eficiência.  

Kit Diálogo Diário de Segurança (DDS) pronto para baixar gratuitamente

Como elaborar boas dinâmicas de segurança do trabalho?

Para elaborar uma dinâmica segurança do trabalho que seja capaz de prender a atenção dos colaboradores e estimulá-los a participarem, você deve seguir alguns passos fundamentais. São eles:

1. Crie um cronograma e planeje as ações 

Toda ação de segurança do trabalho deve sempre começar com o planejamento das atividades e com a criação de cronogramas de aplicação. 

Para isso você deve levar alguns pontos em consideração: 

  • Tipo de ação a ser realizada (SIPAT, DDS, etc);
  • Tempo de duração destinado;
  • Profissional responsável por conduzir a atividade;
  • Comportamentos problemáticos dos trabalhadores em relação a segurança do trabalho que podem ser abordados na dinâmica;
  • Dúvidas da equipe, situações de perigo que aconteceram na empresa e problemas mais recorrentes que também podem ser abordados na ação;
  • Como anda o relacionamento entre os colaboradores, para entender se é necessário quebrar o gelo antes de aplicar qualquer dinâmica. 

Para construir um bom planejamento, não se esqueça de fazer um roteiro contendo os principais pontos que serão abordados na dinâmica. Prepare também a lista de presença dos participantes. Em seguida crie um roteiro considerando todas as questões analisadas acima. 

Para a aplicação do DDS o Produttivo criou um Kit para ser baixado gratuitamente e que facilita o controle e organização dos encontros. 

Nele você encontra um modelo de cronograma pronto em Excel e outro em Word, além de uma ficha de presença para coleta de assinatura dos trabalhadores. Veja cada um dos materiais: 

Cronograma em Excel: 

Modelo de cronograma de DDS pronto para ser baixado gratuitamente

Cronograma em Word:

Modelo de cronograma de DDS em Word para baixar gratuitamente

Ficha de presença em Word:

Para fechar, o Kit ainda vem com um Ebook com o passo a passo de 16 dinâmicas que podem ser aplicadas no DDS. Confira as duas primeiras páginas do Ebook:  

Baixe o KIT DDS gratuitamente aqui!

2. Use diferentes abordagens 

O que garante o sucesso da dinâmica segurança do trabalho é a abordagem. Quanto mais criativa e envolvente for a atividade, mais os colaboradores podem se encantar e engajar.

Lembre-se que um mesmo tema pode ser trabalhado sobre diversas perspectivas e ângulos. 

Nunca comece uma atividade do mesmo jeito, sempre pense em novos conteúdos, assuntos e até convidados para deixar a atividade ainda mais diferenciada. 

Algumas ideais que você pode aplicar para variar as ações de segurança do trabalho na sua empresa são: 

  • Convide pessoas diferentes e respeitadas na área para conduzir alguma das ações;
  • Use vídeos que ajudem na fixação dos conteúdos apresentados;
  • Traga notícias sobre o tema para serem discutidas;
  • Traga dados e estatísticas;
  • Explore exemplos do dia a dia da própria empresa. 

3. Conte com a participação dos colaboradores 

A participação dos colaboradores é essencial para uma boa dinâmica de segurança do trabalho, por isso além de incluí-los na dinâmica, permita que ao final da atividade eles também possam contribuir com suas opiniões e experiências. 

Caso necessário, para estimular a participação dos demais colaboradores, premie aqueles que estão participando e compartilhando suas ideais com todo o time. 

Outra dica é fazer uma “pesquisa de satisfação” entre os colaboradores para saber o que eles acharam sobre as atividades, se existem sugestões de melhorias ou temas que eles gostariam que fossem abordados nas próximas ações. 

Assim você saberá como conduzir as próximas dinâmicas e o tipo de atividades que eles mais gostam e se envolvem. 

Baixe grátis: Kit pesquisa de satisfação com 3 modelos para aplicar

4. Escolha temas atuais 

Abordar temas atuais é uma boa forma de prender atenção e gerar participação nas dinâmicas. 

Pesquise sobre notícias, estudos de caso, histórias interessantes e até acontecimentos do dia a dia para abordar durante as dinâmicas. 

Se possível abra um canal de comunicação com os colaboradores em que eles também possam enviar sugestões e contribuir de forma ativa com as ações criadas pela empresa. 

5. Prefira ações rápidas e interativas 

A dinâmica segurança do trabalho é mais eficiente quando é rápida, curta e interativa, porque faz com que os colaboradores se concentrem no que estão fazendo e que não dispersem. 

Prefira apresentações sucintas e visuais, que incentivem reflexões e causem impacto para os colaboradores. 

16 Dinâmica segurança do trabalho grátis para baixar 

Comece a aplicar suas dinâmicas de segurança do trabalho com a ajuda do Produttivo. Produzimos um material completo e gratuito que reúne 16 dinâmicas, passo a passo, para você encantar e engajar os colaboradores. 

Dá só uma olhada no material: 

As dinâmicas são descritivas para que você entenda exatamente o que deve ser feito e ainda são acompanhadas da lista de materiais necessários e da explicação do intuito da dinâmica, o que vai te guiar nas reflexões junto aos colaboradores. Veja um exemplo: 

Baixe grátis: KIT DDS: Ebook com 16 dinâmicas para aplicar

Baixe o material completo aqui e ainda tenha acesso a um cronograma de DDS em Excel e Word, ficha para controle de presença e dois checklists de segurança do trabalho. 

E caso queira ter mais controle sobre a segurança de trabalho da empresa, não deixe de conhecer as soluções do Produttivo. 

O Produttivo é um software de gestão de serviços de campo em que é possível agendar atividades, gerar relatórios digitais e acompanhar indicadores sobre a operação. Mais controle para os gestores e mais facilidade para a equipe técnica.

Além disso, no sistema é possível gerar diferentes tipos de relatório de segurança do trabalho para controle, como EPI, NR 1, NR 12, NR 35, inspeção de extintores e muito mais! 

Experimente todas as funcionalidades de forma gratuita, fazendo seu cadastro! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima