check list limpeza hospitalar

Check list limpeza hospitalar: dicas + modelo

Entenda como criar um check list limpeza hospitalar, quais normas regulamentam o serviço e dicas para assegurar a qualidade final.

A limpeza de ambientes hospitalares e de serviços de saúde é muito importante para evitar a contaminação e disseminação de micro-organismos e doenças. Além do grande número de circulação de pessoas doentes, existe toda a equipe médica, que também corre riscos se a higienização e limpeza não forem realizada da maneira correta.

Empresas terceirizadas que realizam a limpeza hospitalar precisam seguir protocolos rígidos para realizar a higienização de ambientes, superfícies, limpeza e descarte de dejetos. Logo, esse serviço representa um papel importante na prevenção de infecções, sendo essencial utilizar técnicas e ferramentas que tornem esse trabalho de alta confiabilidade.

O que é check list limpeza hospitalar

O check list limpeza hospitalar reúne todas as ações que precisam ser executadas para limpeza, desinfecção e esterilização dos ambientes, equipamentos, móveis e utensílios presentes em hospitais e centros médicos.

checklist de limpeza hospitalar para baixar

Seguir um check list assegura que nenhum ponto vai ficar de fora, aumentando a eficiência do serviço e como vantagem:

  • Contribui para evitar a propagação de micro-organismos com potencial nocivo à saúde;
  • Controle de vetores;
  • Manutenção da infraestrutura de higiene pessoal;
  • Reduz riscos de acidentes de trabalho;
  • Proporciona conforto e bem-estar aos pacientes, equipe médica e demais pessoas que frequentam o local.

Confira: Modelo de Check list Manutenção Predial

Pontos principais da limpeza hospitalar

A limpeza hospitalar pode se dividir em quatro etapas principais, sendo elas:

  1. Remoção de sujidades: referente à limpeza completa de pisos e superfícies, com remoção total de sujidades.
  2. Sistematização: os responsáveis pela manutenção, limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares devem seguir protocolos durante a execução do serviço. A empresa responsável pelo serviço deve elaborar um Manual Operacional e Procedimentos Operacionais, o POP.
  3. Proteção profissional de limpeza: os profissionais que realizam os serviços de limpeza devem seguir a NR 32 da Portaria  nº 485-GM/OS-2005, que dispõe sobre quais são os uniformes adequados, luvas, sapatos, botas, conjuntos emergenciais para situações de risco, entre outros.
  4. Proteção do Ambiente: toda área ou ambiente deve conter placas de sinalização durante o processo de limpeza, respeitando o trânsito de pessoas e ter organização quanto aos materiais de limpeza.

Os produtos que podem ser utilizados, materiais, medidas de biossegurança, boas práticas e o papel de cada profissional durante a execução do serviço podem ser consultados no Manual de Limpeza e Desinfecção de Superfícies elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Leia também: Limpeza predial: como funciona e checklist para usar

Check list Serviços de Higienização Hospitalar

O processo de limpeza de ambientes hospitalares é muito delicado, tornando-se importante avaliar os equipamentos utilizados durante os procedimentos. Abaixo, um modelo de check list que pode ser criado em formato digital no software do Produttivo ou no Excel.

Você pode personalizar os campos de pontuação e conformidade, adicionando todos os itens que fazem parte dos procedimentos de limpeza, higienização e esterilização.

Itens avaliadosQuantidadeQualidadeFuncionalidade Valor da
Pontuação
1 = suficiente
0 = insuficiente
1 = boa
0 = ruim
1 = boa
0 = ruim
(máx 3 pontos)
Carro para transporte de lixo( ) suficiente
( ) insuficiente
nº existente___
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Boa ( ) Ruim
Aspirador de pó( ) suficiente
( ) insuficiente
nº existente___
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Boa ( ) Ruim
Aspirador de líquido( ) suficiente
( ) insuficiente
nº existente___
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Boa ( ) Ruim
Máquina de Alta pressão( ) suficiente
( ) insuficiente
nº existente___
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Boa ( ) Ruim
Sacos para resíduo comum( ) suficiente
( ) insuficiente
nº existente___
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Boa ( ) Ruim

Plano de limpeza hospitalar

Um hospital possui diversos ambientes, desde a recepção até a sala de cirurgia, onde várias medidas devem ser seguidas para manter a biossegurança e asseio. 

Portanto, cada ambiente requer uma frequência de limpeza de acordo com sua criticidade, ou seja, qual nível suscetibilidade à contaminação. Abaixo, disponibilizamos um exemplo de plano de limpeza de acordo com a criticidade. Você pode criar este modelo digital gratuitamente no Produttivo ou em Excel.

Não esqueça de incluir todos os ambientes, seus respectivos equipamentos e utensílios. Aqui vale lembrar que limpeza concorrente se caracteriza por ser uma limpeza úmida, sem a utilização de equipamentos. Já a limpeza terminal é mais completa, envolvendo superfícies verticais e horizontais, com uso de equipamentos.

checklist de limpeza hospitalar para baixar

Exemplo plano de limpeza de área não crítica

Ambiente/SuperfícieProdutoMétodoLimpeza concorrenteLimpeza terminal
Lumináriaságua + detergentelimpeza mecânicaMensal
Tomada elétricaPano levemente úmido com água e detergentelimpeza mecânicaMensal
Maçaneta Portaságua + detergente + Álcool 70%limpeza mecânica + fricção por 30 segundos1 vez ao dia, em horário pré-estabelecidoMensal
Aparelhos telefônicoságua + detergente + Álcool 70%limpeza mecânica + fricção por 30 segundos1 vez ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal

Exemplo plano de limpeza de área não crítica específica

Ambiente/SuperfícieProdutoMétodoLimpeza concorrenteLimpeza terminal
Corredores, salões, rampasCom produtos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientações técnicas1 vez ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal
Áreas externasCom produtos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientações técnicas1 vez ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal
Telhados e calhasCom produtos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientações técnicasSemestral

Exemplo plano de limpeza de área semi-crítica

Ambiente/SuperfícieProdutoMétodoLimpeza concorrenteLimpeza terminal
Paredes e rodapésÁgua + detergenteLimpeza mecânicaQuinzenal e na saída do paciente
Interruptor de luzÁgua + detergenteLimpeza mecânica2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoQuinzenal e na saída do paciente
BebedourosÁgua + detergenteLimpeza mecânica2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal

Exemplo plano de limpeza de área semi-crítica específica

Ambiente/SuperfícieProdutoMétodoLimpeza concorrenteLimpeza terminal
ConsultóriosProdutos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientação técnica2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal
Sala de exames não invasivosProdutos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientação técnica3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal
Sala de triagemProdutos de acordo com o material do localConforme necessidade ou orientação técnica3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal

Exemplo plano de limpeza de área crítica

Ambiente/SuperfícieProdutoMétodoLimpeza concorrenteLimpeza terminal
Divisóriaságua + detergenteLimpeza mecânicaSemanal e na saída do paciente
Suporte do soro, suporte de hamperÁgua + detergente e Álcool 70%limpeza mecânica + fricção por 30 segundos3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecidoSemanal e na saída do paciente
Sala de pequenas cirurgiasCom produtos de acordo com o material do localConforme rotina das orientações técnicasApós cada procedimentoSemanal

Check list limpeza Hospitalar

Depois de averiguar as condições dos equipamentos de limpeza, bem como seguir o plano adequado e executar o serviço, vem a parte da inspeção e comprovação. 

De forma geral, o check list de inspeção vai conter todos os ambientes, itens e equipamentos, acrescentando uma coluna para indicar conformidade ou não conformidade.

Abaixo, um modelo de check list que você pode gerar de forma digital no software do Produttivo, que agiliza o preenchimento e também a comprovação da qualidade do serviço.

ItensAvaliação da LimpezaObservação
Teto e luminárias( ) Conforme ( ) Não conforme
Janelas( ) Conforme ( ) Não conforme
Armários( ) Conforme ( ) Não conforme
Piso( ) Conforme ( ) Não conforme

Pensando no porte dos hospitais, no detalhamento necessário para que cada item, equipamento ou ambiente esteja seguro e livre de contaminantes, a quantidade de check lists é grande, considerando também que é preciso ter um histórico. Como reduzir essa papelada?

O software e aplicativo do Produttivo foi pensado para solucionar esse problema, oferecer mais eficiência operacional e também confiabilidade dos serviços executados.

É possível planejar todos os serviços a serem executados, agendar para a data correta de acordo com a necessidade de limpeza e, depois da execução, comprovar com relatórios gerados automaticamente.

Quer conhecer o Produttivo? Teste os modelos disponíveis no software gratuitamente e veja a qualidade dos seus serviços crescerem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima