Entenda como criar um check list limpeza hospitalar, quais normas regulamentam o serviço e dicas para assegurar a qualidade final.
A limpeza de ambientes hospitalares e de serviços de saúde é muito importante para evitar a contaminação e disseminação de micro-organismos e doenças. Além do grande número de circulação de pessoas doentes, existe toda a equipe médica, que também corre riscos se a higienização e limpeza não forem realizada da maneira correta.
Empresas terceirizadas que realizam a limpeza hospitalar precisam seguir protocolos rígidos para realizar a higienização de ambientes, superfícies, limpeza e descarte de dejetos. Logo, esse serviço representa um papel importante na prevenção de infecções, sendo essencial utilizar técnicas e ferramentas que tornem esse trabalho de alta confiabilidade.
O que é check list limpeza hospitalar
O check list limpeza hospitalar reúne todas as ações que precisam ser executadas para limpeza, desinfecção e esterilização dos ambientes, equipamentos, móveis e utensílios presentes em hospitais e centros médicos.
Seguir um check list assegura que nenhum ponto vai ficar de fora, aumentando a eficiência do serviço e como vantagem:
- Contribui para evitar a propagação de micro-organismos com potencial nocivo à saúde;
- Controle de vetores;
- Manutenção da infraestrutura de higiene pessoal;
- Reduz riscos de acidentes de trabalho;
- Proporciona conforto e bem-estar aos pacientes, equipe médica e demais pessoas que frequentam o local.
Confira: Modelo de Check list Manutenção Predial
Pontos principais da limpeza hospitalar
A limpeza hospitalar pode se dividir em quatro etapas principais, sendo elas:
- Remoção de sujidades: referente à limpeza completa de pisos e superfícies, com remoção total de sujidades.
- Sistematização: os responsáveis pela manutenção, limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares devem seguir protocolos durante a execução do serviço. A empresa responsável pelo serviço deve elaborar um Manual Operacional e Procedimentos Operacionais, o POP.
- Proteção profissional de limpeza: os profissionais que realizam os serviços de limpeza devem seguir a NR 32 da Portaria nº 485-GM/OS-2005, que dispõe sobre quais são os uniformes adequados, luvas, sapatos, botas, conjuntos emergenciais para situações de risco, entre outros.
- Proteção do Ambiente: toda área ou ambiente deve conter placas de sinalização durante o processo de limpeza, respeitando o trânsito de pessoas e ter organização quanto aos materiais de limpeza.
Os produtos que podem ser utilizados, materiais, medidas de biossegurança, boas práticas e o papel de cada profissional durante a execução do serviço podem ser consultados no Manual de Limpeza e Desinfecção de Superfícies elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Leia também: Limpeza predial: como funciona e checklist para usar
Check list Serviços de Higienização Hospitalar
O processo de limpeza de ambientes hospitalares é muito delicado, tornando-se importante avaliar os equipamentos utilizados durante os procedimentos. Abaixo, um modelo de check list que pode ser criado em formato digital no software do Produttivo ou no Excel.
Você pode personalizar os campos de pontuação e conformidade, adicionando todos os itens que fazem parte dos procedimentos de limpeza, higienização e esterilização.
Itens avaliados | Quantidade | Qualidade | Funcionalidade | Valor da Pontuação |
1 = suficiente 0 = insuficiente | 1 = boa 0 = ruim | 1 = boa 0 = ruim | (máx 3 pontos) | |
Carro para transporte de lixo | ( ) suficiente ( ) insuficiente nº existente___ | ( ) Boa ( ) Ruim | ( ) Boa ( ) Ruim | |
Aspirador de pó | ( ) suficiente ( ) insuficiente nº existente___ | ( ) Boa ( ) Ruim | ( ) Boa ( ) Ruim | |
Aspirador de líquido | ( ) suficiente ( ) insuficiente nº existente___ | ( ) Boa ( ) Ruim | ( ) Boa ( ) Ruim | |
Máquina de Alta pressão | ( ) suficiente ( ) insuficiente nº existente___ | ( ) Boa ( ) Ruim | ( ) Boa ( ) Ruim | |
Sacos para resíduo comum | ( ) suficiente ( ) insuficiente nº existente___ | ( ) Boa ( ) Ruim | ( ) Boa ( ) Ruim |
Plano de limpeza hospitalar
Um hospital possui diversos ambientes, desde a recepção até a sala de cirurgia, onde várias medidas devem ser seguidas para manter a biossegurança e asseio.
Portanto, cada ambiente requer uma frequência de limpeza de acordo com sua criticidade, ou seja, qual nível suscetibilidade à contaminação. Abaixo, disponibilizamos um exemplo de plano de limpeza de acordo com a criticidade. Você pode criar este modelo digital gratuitamente no Produttivo ou em Excel.
Não esqueça de incluir todos os ambientes, seus respectivos equipamentos e utensílios. Aqui vale lembrar que limpeza concorrente se caracteriza por ser uma limpeza úmida, sem a utilização de equipamentos. Já a limpeza terminal é mais completa, envolvendo superfícies verticais e horizontais, com uso de equipamentos.
Exemplo plano de limpeza de área não crítica
Ambiente/Superfície | Produto | Método | Limpeza concorrente | Limpeza terminal |
Luminárias | água + detergente | limpeza mecânica | – | Mensal |
Tomada elétrica | Pano levemente úmido com água e detergente | limpeza mecânica | – | Mensal |
Maçaneta Portas | água + detergente + Álcool 70% | limpeza mecânica + fricção por 30 segundos | 1 vez ao dia, em horário pré-estabelecido | Mensal |
Aparelhos telefônicos | água + detergente + Álcool 70% | limpeza mecânica + fricção por 30 segundos | 1 vez ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Exemplo plano de limpeza de área não crítica específica
Ambiente/Superfície | Produto | Método | Limpeza concorrente | Limpeza terminal |
Corredores, salões, rampas | Com produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientações técnicas | 1 vez ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Áreas externas | Com produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientações técnicas | 1 vez ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Telhados e calhas | Com produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientações técnicas | – | Semestral |
Exemplo plano de limpeza de área semi-crítica
Ambiente/Superfície | Produto | Método | Limpeza concorrente | Limpeza terminal |
Paredes e rodapés | Água + detergente | Limpeza mecânica | – | Quinzenal e na saída do paciente |
Interruptor de luz | Água + detergente | Limpeza mecânica | 2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Quinzenal e na saída do paciente |
Bebedouros | Água + detergente | Limpeza mecânica | 2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Exemplo plano de limpeza de área semi-crítica específica
Ambiente/Superfície | Produto | Método | Limpeza concorrente | Limpeza terminal |
Consultórios | Produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientação técnica | 2 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Sala de exames não invasivos | Produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientação técnica | 3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Sala de triagem | Produtos de acordo com o material do local | Conforme necessidade ou orientação técnica | 3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal |
Exemplo plano de limpeza de área crítica
Ambiente/Superfície | Produto | Método | Limpeza concorrente | Limpeza terminal |
Divisórias | água + detergente | Limpeza mecânica | – | Semanal e na saída do paciente |
Suporte do soro, suporte de hamper | Água + detergente e Álcool 70% | limpeza mecânica + fricção por 30 segundos | 3 vezes ao dia, em horário pré-estabelecido | Semanal e na saída do paciente |
Sala de pequenas cirurgias | Com produtos de acordo com o material do local | Conforme rotina das orientações técnicas | Após cada procedimento | Semanal |
Check list limpeza Hospitalar
Depois de averiguar as condições dos equipamentos de limpeza, bem como seguir o plano adequado e executar o serviço, vem a parte da inspeção e comprovação.
De forma geral, o check list de inspeção vai conter todos os ambientes, itens e equipamentos, acrescentando uma coluna para indicar conformidade ou não conformidade.
Abaixo, um modelo de check list que você pode gerar de forma digital no software do Produttivo, que agiliza o preenchimento e também a comprovação da qualidade do serviço.
Itens | Avaliação da Limpeza | Observação |
Teto e luminárias | ( ) Conforme ( ) Não conforme | |
Janelas | ( ) Conforme ( ) Não conforme | |
Armários | ( ) Conforme ( ) Não conforme | |
Piso | ( ) Conforme ( ) Não conforme |
Pensando no porte dos hospitais, no detalhamento necessário para que cada item, equipamento ou ambiente esteja seguro e livre de contaminantes, a quantidade de check lists é grande, considerando também que é preciso ter um histórico. Como reduzir essa papelada?
O software e aplicativo do Produttivo foi pensado para solucionar esse problema, oferecer mais eficiência operacional e também confiabilidade dos serviços executados.
É possível planejar todos os serviços a serem executados, agendar para a data correta de acordo com a necessidade de limpeza e, depois da execução, comprovar com relatórios gerados automaticamente.
Quer conhecer o Produttivo? Teste os modelos disponíveis no software gratuitamente e veja a qualidade dos seus serviços crescerem!