Ao avaliar os maquinários de uma empresa, o laudo NR12 classifica os equipamentos como seguros ou não, mapeia as principais irregularidades, faz recomendações de adequações e ajuda a prevenir o risco de acidentes nas empresas.
Entenda a importância do documento, as consequências da sua não emissão e veja dicas práticas de como fazer o laudo NR12, além de um modelo pronto e digital para aplicar agora mesmo nas suas operações!
Modelo pronto: Checklist NR12 digital
- O que é o Laudo de NR12?
- O que diz a NR12?
- Para que serve o laudo NR12?
- Quais itens o laudo NR12 deve conter?
- Quando o laudo NR12 deve ser feito?
- Quem pode emitir um laudo de NR 12?
- Qual a importância do laudo NR12?
- Qual a validade do laudo NR12?
- Qual a diferença entre laudo NR12 e apreciação de risco?
- Qual a diferença entre laudo e parecer técnico?
- Como fazer laudo NR12?
- Quais são as consequências do não cumprimento da NR12?
- Modelo de laudo NR12 PDF
- Modelo de laudo NR12 Excel
O que é o Laudo de NR12?
O laudo NR12 é um documento técnico que avalia a conformidade de máquinas e equipamentos com as diretrizes da norma regulamentadora nº 12, analisando sua segurança e condições gerais de funcionamento, de forma bem detalhada e minuciosa.
Através desse documento é possível entender quais equipamentos apresentam não conformidades, qual o nível de criticidade das irregularidades e quais ações precisam ser priorizadas, levando em conta o risco que representam para a operação.
No documento estão contidas informações sobre os principais riscos que os equipamentos apresentam aos trabalhadores, evidências fotográficas das não conformidades encontradas e sugestões de adequações à norma.
Laudo NR12 exemplo
O laudo NR12 pode ser elaborado através de um checklist, mais conhecido como lista de verificação, contendo as principais exigências da norma, de forma ordenada e separada por temas ou assuntos.
Já as respostas das questões podem ser “Sim, não e não se aplica” ou “Conforme, não conforme e não se aplica”.
Esse modelo de formulário ajuda a guiar melhor o responsável pelas inspeções, garantindo que nenhum item seja esquecido e que as não conformidades marcadas no relatório fiquem mais visíveis.
Para complementar ainda é possível incluir fotos que comprovem a informação apontada no relatório, como alguma irregularidade.
Veja esse exemplo de laudo NR12 em formato de checklist online feito no Produttivo e que pode ser testado gratuitamente:
Você pode experimentar esse modelo gratuitamente aqui! O diferencial é que ele é totalmente digital, o preenchimento acontece no aplicativo sem a necessidade de acesso à internet e as informações são armazenadas na nuvem.
Outras facilidades são as fotos que são anexadas na hora ao relatório final, a possibilidade de preencher campos textuais por voz, a pontuação dos checklists e a assinatura digital.
O que diz a NR12?
A NR12 reúne as principais regras e diretrizes sobre a segurança de máquinas e equipamentos.
Em seu texto a norma especifica como devem ser as medidas de proteção dos maquinários, sua fabricação, procedimentos de segurança e o processo para capacitação dos trabalhadores.
Além disso, a norma também prevê:
- Como devem acontecer os procedimentos seguros para operação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção e descarte dos equipamentos;
- Proibições para alterações realizadas em mecanismos de segurança ou proteções mecânicas;
- Participação dos trabalhadores em todos os treinamentos ofertados pelas empresas;
- Como devem ser realizadas as instalações dos equipamentos;
- Normativas para os dispositivos de partidas, acionamentos e paradas;
- Como devem ser os sistemas de segurança;
- Aspectos ergonômicos do trabalho;
- Diretrizes para a realização de manutenções, reparos e limpezas;
- Entre outros.
Para que serve o laudo NR12?
O laudo NR12 garante que todas as diretrizes estipuladas pela norma regulamentadora nº 12 estão sendo seguidas corretamente e que aqueles equipamentos que apresentam não conformidades serão identificados e adequados.
Assim, o documento serve como prevenção, uma vez que ajuda a promover um ambiente de trabalho mais seguro aos trabalhadores, melhorando sua saúde e bem-estar e evitando que acidentes aconteçam.
Além disso, o laudo NR12 é um documento que serve como comprovação perante a lei e demais fiscalizações que venham acontecer e que ajuda os gestores a terem uma visão completa das operações, entendendo o que deve ser feito e como.
Quais itens o laudo NR12 deve conter?
O laudo NR12 deve apresentar uma descrição completa dos itens que foram avaliados durante a inspeção, a listagem das não conformidades detectadas e as observações e recomendações observadas pelo profissional no momento da avaliação.
Também é comum que o documento traga as seguintes informações:
- Descritivo dos maquinários;
- Limites dos equipamentos;
- Inventário da máquina;
- Análise de riscos;
- Estudo e classificação de riscos;
- Categoria de segurança em que os equipamentos se enquadram;
- Qualificação profissional dos operadores;
- Sinalização;
- Sistema de segurança e emergência;
- Manuais, projetos e demais documentações necessárias;
- Lista de priorização das adequações necessárias;
- Ações e recomendações de adequações.
Leia também: Como reduzir os riscos com máquinas e equipamentos?
Quando o laudo NR12 deve ser feito?
O laudo de NR12 deve ser feito para todas as empresas que se enquadrem nas diretrizes da NR12 e que trabalhem com máquinas e equipamentos que representem riscos de operação.
O ideal é que ele seja feito já na fabricação de máquinas novas, para reconhecer riscos de máquinas já existentes na empresa, quando os equipamentos passarem por alterações ou modificações e sempre que seja necessário a realização de alguma inspeção.
Quem pode emitir um laudo de NR 12?
A própria norma regulamentadora define que o laudo e demais documentos técnicos devem ser emitidos por profissionais habilitados e capacitados na área, como engenheiros eletricistas ou engenheiros mecânicos.
Qual a importância do laudo NR12?
O laudo NR12 ajuda as empresas a se adequarem às exigências da lei, mas seus benefícios vão além disso, alguns exemplos são:
- Criação de um ambiente de trabalho mais seguro para os trabalhadores;
- Identificação dos maiores perigos relacionados aos maquinários;
- Mapeamento de ações corretivas para riscos encontrados;
- Aumento da eficiência das operações;
- Prolongamento da vida útil dos ativos, garantindo maior conservação;
- Melhora do cumprimento das rotinas de manutenção;
- Redução de ocorrências de acidentes e desenvolvimento de doenças ocupacionais;
- Aumento da produtividade da equipe.
Qual a validade do laudo NR12?
O recomendado é que o laudo NR12 seja atualizado anualmente, principalmente se os equipamentos passaram por mudança e se novos maquinários foram adquiridos.
Qual a diferença entre laudo NR12 e apreciação de risco?
A apreciação de risco é parte integrante do laudo NR12. Enquanto a apreciação de risco busca mapear e avaliar todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, ao operarem um equipamento, o laudo NR12 busca trazer um diagnóstico completo sobre a situação dos equipamentos, garantindo que eles são seguros.
Ou seja, o laudo NR12 utiliza das informações técnicas reunidas pela apreciação de risco, para avaliar os maquinários e sugerir ações ou mudanças que tornem aquele equipamento mais seguro para uso.
Qual a diferença entre laudo e parecer técnico?
O laudo é um documento que reúne a avaliação feita por um profissional sobre determinado assunto. No caso do laudo NR12, por exemplo, estão contidas o registro das inspeções realizadas nos equipamentos, a análise de risco e a classificação de segurança.
Já o parecer técnico documenta as opiniões, sugestões e recomendações de um especialista.
Vale lembrar que a NBR 14653 determina que toda análise realizada por um profissional habilitado é considerada um laudo.
Como fazer laudo NR12?
Apesar de existirem variações, o laudo NR12 precisa apresentar algumas informações básicas. Preparamos um passo a passo que te mostra quais são elas e explica como elas vão ajudar a construir o laudo NR12, confira:
1. Mapeie as informações sobre os maquinários
A produção do laudo NR12 deve começar com a criação de um inventário de máquinas, que nada mais é do que um documento que reúne todos os maquinários da empresa junto de informações que ajudem a identificar cada um.
Para criar seu inventário você deve reunir em um documento as seguintes informações sobre cada equipamento individualmente:
- Nome;
- Fabricante;
- Número de série;
- Patrimônio ou TAG;
- Ano de fabricação;
- Setor em que o equipamento está localizado;
- QR Code de identificação;
- Responsáveis técnicos;
- Imagens dos equipamentos;
- Fontes de energia utilizadas;
- Sistemas e dispositivos de segurança presente nos maquinários;
- Características do processo (o abastecimento e descarga são manuais, semi-automáticos ou automáticos?);
- Capacidade;
- Produtividade;
- Tempo de operação por dia;
- Diagnóstico de conformidade referente à NR12.
Veja um exemplo de inventário de máquinas e equipamentos em Excel que pode ser baixado gratuitamente:
Baixe gratuitamente o Kit Inventário de Máquinas e Equipamentos
Depois de baixar essa planilha, é possível editar todas as informações de exemplo, inserindo novas colunas e linhas, além de poder adequar a aparência da planilha para a identidade da sua empresa.
Ao ter em mãos esse mapeamento, ficará muito mais fácil ter uma visão completa dos ativos da empresa, entendendo os equipamentos mais críticos e os potenciais riscos que oferecem à operação.
Outra informação importante que pode ser adicionada ao seu inventário é a planta baixa, contendo a localização de cada equipamento. Esse tipo de documento ajuda na localização dos ativos, o que facilita a realização de auditorias, inspeções e resgates.
Uma vantagem adicional em ter essas informações reunidas em um só lugar é a criação de um histórico completo sobre os equipamentos, o que ajuda nas decisões e periodizações de adequações da gestão.
2. Realize a análise e classificação dos riscos
É através da análise preliminar de riscos (APR) que os principais perigos para a operação são detectados para orientar ações e estratégias que resolvam ou minimizem os riscos encontrados.
Para fazer a análise de risco, os responsáveis devem avaliar todo o ambiente de trabalho, considerando as rotinas das operações e buscando por riscos como trabalho em altura, manipulação de sistemas elétricos, entre tantos outros que podem existir.
A NR12 orienta que durante a APR devem ser inspecionados:
- Arranjos físicos e instalações;
- Instalações e dispositivos elétricos;
- Dispositivos de acionamento, partida e parada;
- Sistemas de segurança;
- Dispositivos de parada de emergência;
- Componentes pressurizados;
- Aspectos ergonômicos;
- Riscos adicionais.
Depois de listar todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos é necessário pensar nos danos que podem surgir a partir desses riscos e classificá-los dos mais potenciais, aos menos potenciais.
3. Documente o sistema de segurança e emergência
Ainda durante o desenvolvimento da APR, um cuidado a mais deve ser empregado na análise do sistema de segurança e emergência.
Devem ser avaliados a validade, certificados e recomendações de fabricantes. Para que a inspeção desse sistema seja eficaz, faça perguntas como:
- Qual estratégia de segurança vai ser utilizada?
- O que será feito em casos de emergência durante o manuseio?
- O que os trabalhadores devem fazer em casos de emergência?
- Quais serão as estratégias de primeiros socorros e correção?
- Quais equipamentos de segurança serão disponibilizados aos funcionários?
4. Defina as prioridades das adequações
Depois de avaliar os sistemas de segurança e ter os riscos mapeados é necessário identificar quais deles são mais críticos e por isso precisam ser priorizados no planejamento das adequações.
Para fazer a priorização é preciso pensar na gravidade da lesão provocada por aquele risco, na frequência de exposição e na probabilidade que ele tem de ocorrer. Ao combinar esses três critérios, estabelecendo notas para cada um, será possível metrificar os riscos mais graves.
Para chegar nesse dado é utilizado o método HRN, que calcula a gravidades dos riscos através da multiplicação de três fatores, usando a seguinte fórmula:
HRN = LO x FE x DPH x NP
Em que:
- LO = Probabilidade de ocorrência;
- FE = Frequência de exposição;
- DPH = Grau da possível lesão;
- NP = Número de pessoas expostas ao risco.
As notas devem ser atribuídas considerando os seguintes critérios:
Probabilidade de ocorrência (LO)
Quase impossível | 0,033 |
Altamente improvável | 1 |
Improvável, mas pode acontecer | 1,5 |
Possível, mas incomum | 2 |
Alguma chance | 5 |
Provável, não surpreso | 8 |
Muito provável | 10 |
Certo, sem dúvidas | 15 |
Frequência de exposição (FE)
Anualmente | 0,5 |
Mensalmente | 1 |
Semanalmente | 1,5 |
Diariamente | 2,5 |
Em termos de hora | 4 |
Constantemente | 5 |
Grau da possível lesão (DPH)
Arranhão, hematoma ou escoriação | 0,1 |
Dilaceração, corte, enfermidade leve | 0,5 |
Fratura leve de ossos (dedos das mãos e dos pés) | 1 |
Fratura grave de ossos (mão, braço ou perna) | 2 |
Perda de 1 ou 2 dedos nas mãos ou nos pés | 4 |
Amputação de perna, mão ou perda parcial da audição ou visão | 8 |
Amputação de 2 pernas ou mãos, perda parcial da audição ou visão em ambos os olhos ou ouvidos | 10 |
Enfermidade permanente ou crítica | 12 |
Fatalidade | 15 |
Número de pessoas sob risco (NP)
1-2 pessoas | 1 |
3-7 pessoas | 2 |
8-15 pessoas | 4 |
16-50 pessoas | 8 |
Mais de 50 pessoas | 12 |
Veja um exemplo de como fica um laudo NR12 digital em Excel com o cálculo automático do método HRN dos maquinários:
Experimente o modelo de checklist HRN para avaliação de riscos com base na NR12
O modelo pode ser testado gratuitamente no sistema do Produttivo e você pode personalizar questões, tipos de resposta e até a aparência do documento.
5. Finalize com sugestões e recomendações
A finalização do laudo NR12 acontece com as sugestões e recomendações dos responsáveis pelas análises.
Após avaliar os riscos, algumas perguntas devem ser respondidas com a elaboração do documento, como:
- Quais ações devem ser implementadas na empresa para cumprimento da NR12?
- Como é possível colocar em prática as recomendações sugeridas?
- Quem será o responsável por fazer as adequações à NR12?
- Quando os procedimentos serão realizados e concluídos?
- Quais são os recursos financeiros e humanos estimados para atender à NR12?
Quais são as consequências do não cumprimento da NR12?
Caso as empresas não se adequem à norma e não tenham o laudo NR12 como forma de comprovar os requisitos atendidos, elas podem sofrer com:
- Notificações consultivas;
- Sanções;
- Multas que podem chegar até 50 vezes o valor de referência do equipamento;
- Ações trabalhistas.
Modelo de laudo NR12 PDF
O modelo de laudo NR12 em PDF gerado no Produttivo é 100% digital, preenchido direto no aplicativo e ao fim da inspeção já está pronto para ser emitido e enviado aos responsáveis.
Veja uma prévia do modelo:
Experimente o modelo de Laudo NR12
Ele é feito em formato de checklist e conta com mais de 87 questões para adequação à norma, abordando diretrizes sobre sinalização, áreas de circulação, instalações elétricas, manutenção, inspeção e muito mais!
Ainda é possível personalizar o modelo do jeito que quiser, alterar questões, tipos de resposta e até a apresentação visual do documento.
O diferencial do modelo digital é que ele tem recursos que poupam tempo de preenchimento e melhoram a confiabilidade das informações apresentadas, como:
- Preenchimento automático de informações sobre a empresa, o cliente e o maquinário;
- Questões de checklist com sistema de pontuação e geração de alertas quando não conformidades são marcadas no relatório;
- Preenchimento por comando de voz em campos textuais;
- Possibilidade de bloqueio para fotos inseridas direto da galeria;
- Fotos tiradas pelo aplicativo com marcação de data, horário e localização;
- Assinatura digital;
- E muito mais!
Modelo de laudo NR12 Excel
O modelo de laudo NR12 em Excel automatiza o cálculo de análise de risco feito por meio do método HRN. Veja como ele fica depois de preenchido no aplicativo:
Experimente o modelo em Excel de HRN para adequação à NR 12
Através desse modelo é possível avaliar cada risco mapeado pela APR de forma individual, considerando a probabilidade de ocorrência, frequência, grau da lesão e quantidade de pessoas envolvidas.
Além disso, no modelo também é possível incluir fotos do maquinário, checklist de inspeção e as recomendações para as adequações necessárias, tudo de forma prática.
No Produttivo, as soluções vão muito além da produção de checklists que agilizam as inspeções, no sistema também é possível:
- Agendar serviços de forma manual ou automática, de acordo com a recorrência da atividade;
- Cadastrar clientes, locais, ativos, serviços, peças e materiais para um controle mais completo da operação;
- Acompanhar o status de realização das atividades, identificando as que estão em atraso;
- Receber e administrar alertas de não conformidade;
- Gerenciar chamados e solicitações de serviço;
- Acompanhar indicadores através de gráficos bem visuais;
- E muito mais!
Aproveite todas as funcionalidades do sistema durante o período de teste. Faça seu cadastro e crie laudos NR12 muito mais confiáveis e profissionais, com controle total das operações.